SóProvas


ID
1288618
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O aumento da sobrevida da população mundial tem colocado novos desafios para as profissões de saúde, aí incluindo as questões do cuidador.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cuidador é um ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação. A ocupação de cuidador integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162, que define o cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida". É a pessoa, da família ou da comunidade, que presta cuidados à outra pessoa de qualquer idade, que esteja necessitando de cuidados por estar acamada, com limitações físicas ou mentais, com ou sem remuneração. 

    Nesta perspectiva mais ampla do cuidado, o papel do cuidador ultrapassa o simples acompanhamento das atividades diárias dos indivíduos, sejam eles saudáveis, enfermos e/ou acamados, em situação de risco ou fragilidade, seja nos domicílios e/ou em qualquer tipo de instituições na qual necessite de atenção ou cuidado diário.



    A função do cuidador é acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, fazendo pela pessoa somente as atividades que ela não consiga fazer sozinha. Ressaltando sempre que não fazem parte da rotina do cuidador técnicas e procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas, particularmente, na área de enfermagem.



    Tendo dito isso, vamos à análise das alternativas:


    A) INCORRETA. O perfil predominante é  o feminino.


    B) INCORRETA. A tarefa de cuidar de alguém geralmente se soma às outras atividades do dia-a-dia. O cuidador fica sobrecarregado, pois muitas vezes assume sozinho a responsabilidade pelos cuidados, soma-se a isso, ainda, o peso emocional da doença que incapacita e traz sofrimento a uma pessoa querida. Diante dessa situação é comum o cuidador passar por cansaço físico, depressão, abandono do trabalho, alterações na vida conjugal e familiar.

    C) INCORRETA. A rede de apoio ao cuidador é formada por Instituições não-governamentais (ONGs), como Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança, Associação de Bairro, entre outros.; igrejas que realizam trabalhos específicos, inclusive aquelas que prestam serviços no domicílio com ajuda para o banho, curativo e emprestam cadeiras de rodas, muletas etc;  Centros de Referência, casas-lares, instituições de longa permanência (ILPI), hospital-dia, centros de convivência, centros de reabilitação, centros-dia, entre outros. Infelizmente não observamos um aumento nessa rede.


    D) INCORRETA. Pelo contrário, a religião é promotora do acolhimento, criação de vínculos e apoio social, com papel nos hábitos e estilos de vida no contexto do cuidar ao idoso.


    E) CORRETA. De fato, o Guia  Prático do Cuidador do Ministério  da Saúde, possui uma seção dedicada ao cuidado que deve ser destinado ao próprio cuidador, na qual explicita a importância da atividade física.


    O guia pode ser acessado em: https://www.google.com/url?q=http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pratico_cuidador.pdf&sa=U&ved=2ahUKEwiC443l3uDkAhWiHbkGHdn9DncQFjAAegQIARAB&usg=AOvVaw0K1heru0k8FxCyDWJ4qExW



    GABARITO: E