SóProvas


ID
1288648
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As residências terapêuticas são modalidades propostas pela Reforma Psiquiátrica para auxiliar a reinserção social do paciente que teve longas internações e não manteve laços sociais que permitam sua reintegração à família.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) 8 participantes

    b) Cada casa deve ser organizada segundo as necessidades e gostos de seus habitantes: afinal é uma moradia! Por isso, a rigor, deverão existir tantos tipos de moradias quanto de moradores.

    c) O acompanhamento na residência é realizado conforme recomendado nos programas terapêuticos individualizados dos

    moradores e também pelos Agentes Comunitários de Saúde do PSF, quando h o u v e r.

    d) o cuidador é um profissional importante no projeto. Ele passa a operar em uma residência e isso causa impactos importantes. Os

    profissionais que cuidam de moradores do SRT deverão saber dosar sempre o quanto de cuidado deverá ser oferecido para auxiliar na aquisição de autonomia pelo usuário, numa negociação constante. Este novo lugar de trabalho também vai requerer dos profissionais a realização de atividades que vão muito além de sua formação inicial, tais como: auxiliar em tarefas domésticas, ajudar no pagamento de contas, na administração do próprio dinheiro etc., requerendo dos trabalhadores o desenvolvimento de novas formas de cuidar

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/120.pdf


  • A desinstitucionalização e efetiva reintegração de doentes mentais graves na comunidade é uma tarefa a que o SUS vem se dedicando com especial empenho nos últimos anos. Juntamente com os programas De Volta Para Casa e Programa de Reestruturação dos Hospitais Psiquiátricos, o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) vem concretizando as diretrizes de superação do modelo de atenção centrado no hospital psiquiátrico.

    As residências terapêuticas constituem-se como alternativas de moradia para um grande contingente de pessoas que estão internadas há anos em hospitais psiquiátricos por não contarem com suporte adequado na comunidade.

    Além disso, essas residências podem servir de apoio a usuários de outros serviços de saúde mental, que não contem com suporte familiar e social suficientes para garantir espaço adequado de moradia.

    Não encontrei referência específica para a questão onde fosse apontada, por exemplo, essa dificuldade encontrada pelos cuidadores, dada como o gabarito da questão. Porém, é possível encontrar no Manual lançado em 2004 pela Ministério da Saúde, intitulado “Residências terapêuticas: o que são, para que servem", referências que nos fazem atestar as incorreções das demais alternativas. Vejamos:

    A) INCORRETA. O número máximo é de 8 moradores por módulo residencial

    B) INCORRETA. Não existe essa regra. Cada casa deve ser organizada segundo as necessidades e gostos de seus habitantes, afinal é uma moradia. Por isso, a rigor, deverão existir tantos tipos
    de moradias quanto de moradores. Os profissionais devem evitar imprimir expectativas e anseios próprios do que deveria ser uma casa ideal para eles. Ao contrário, devem permitir que aflorem hábitos e formas de ocupar o espaço próprios dos habitantes de um dado SRT. A realização de tarefas cotidianas é negociação constante entre necessidade, vontade expressa e disponibilidade, fazendo parte do processo de reabilitação psicossocial.

    C) INCORRETA. O acompanhamento na residência é realizado conforme recomendado nos programas terapêuticos individualizados dos moradores e também pelos Agentes Comunitários de Saúde do PSF, quando houver. Devem ser desenvolvidas, junto aos moradores, estratégias para obtenção de moradias definitivas na comunidade. Este é o tipo mais comum de residências, onde é necessário apenas a ajuda de um cuidador (pessoa que recebe capacitação para este tipo de apoio aos moradores: trabalhador do CAPS, do PSF, de alguma instituição que faça esse trabalho do cuidado específico ou até de SRTs que já pagam um trabalhador doméstico de carteira assinada com recursos do De Volta Para Casa).

    D)  CORRETA.

    E)  INCORRETA. O cuidador é um profissional importante no projeto. Ele passa a operar em uma residência e isso causa impactos importantes. Este novo lugar de trabalho também vai requerer dos profissionais a realização de atividades que vão muito além de sua formação inicial, tais como: auxiliar em tarefas domésticas, ajudar no pagamento de contas, na administração do próprio dinheiro etc., requerendo dos trabalhadores o desenvolvimento de novas formas de cuidar.

    O manual pode ser acessado em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/120.pdf]
    GABARITO: D

  • Só para atualizar a quantidade de participantes inseridos nas RT's.

    A nota téc. publicada em 2019 menciona que as residências passam a integrar 4 usuários, no mínimo, e 10 usuários, no máximo.

  • Gab D

    Uma das dificuldades dos cuidadores que atuam junto aos pacientes é a ausência de avaliações sistemáticas que focalizem as dificuldades encontradas