-
F • V • F • V • V
-
Qual o erro na opção 1?Alguem?Pessoais e individuais dentro deste contexto não é a mesma coisa?a) Ausência de impressões individuais de quem comunica:
-
CRISTIANE, a questão 1 diz:
...Uma de suas características é a informalidade... O correto seria impessoalidade.
-
( ) Em países com grandes diferenças regionais, como o Brasil, aceitam-se regionalismos vocabulares ou jargões técnicos nas comunicações oficiais para facilitar a compreensão por parte do público em geral.
Na hora de responder deu dúvida, mas é bom pra ver os posicionamentos.
-
A questão pede que sejam marcas as sentenças como falsas ou verdadeiras.
Ao analisar cada uma percebemos que há duas falsas: a primeira, pois segundo o Manual de Redação Oficial, "as comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das já mencionadas exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente da eterna dúvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível (...); mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação".
Outra que é falsa é a terceira, pois "as comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada".
As outras frases estão corretas.
A resposta é a letra D.
-
ERRADO : A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Uma de suas características é a informalidade, ou seja, a ausência de impressões pessoais de quem comunica. > Uma das caracteristicas é a formalidade
CORRETO: O padrão culto é aquele em que se observam as regras da gramática formal e um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. >
ERRADO : Em países com grandes diferenças regionais, como o Brasil, aceitam-se regionalismos vocabulares ou jargões técnicos nas comunicações oficiais para facilitar a compreensão por parte do público em geral. > Não é permitido regionalismo, os jargões podem até ser usados (caso seja impossivel nao usar) mas devem ser EVITADOS
CORRETO : O texto oficial deve ter como característica a concisão, isto é, transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.
CORRETO: O memorando é a forma de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, portanto, eminentemente interna.
-
( ) A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos
normativos e comunicações. Uma de suas características é a impessoalidade (e não informalidade), ou seja, a ausência de impressões pessoais de quem
comunica.
-
O Material PDF de Redação Oficial dos passos 12 à 15 não estão abrindo... Gentileza verificar, pois tenho total interesse de visualizar. Obrigada!!!
-
Concisão é um dos atributos da redação oficial que mais cai: FALE POUCO E SEJA OBJETIVO. ( maximo de informação com o minimo de palavras).
GABARITO ''D''
-
Não vi a informalidade na letra A
-
Eu li IMPESSOALIDADE na alternativa A
SOCORRO kkk
-
MRPR
Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo.
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
-
Leiri Gaguita eu também li impessoalidade!
kkkkkkkkkkkkkkkk ficando doida
-
Concisão é um dos atributos da redação oficial que mais cai: FALE POUCO E SEJA OBJETIVO. ( maximo de informação com o minimo de palavras).
Uma das características da redação oficial é a impessoalidade.
GABARITO ''D''