SóProvas


ID
128992
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O barramento frontal de um microcomputador, com velocidade normalmente medida em MHz, tem como principal característica ser

Alternativas
Comentários
  • Questão técnica, exigindo conhecimento do chamado "clock externo", que é a frequência de trabalho da placa-mãe.

    Também conhecido como FSB (front side bus), o clock externo indica a frequência de trabalho do barramento (barramento externo que liga o processador com o chipset da placa mãe, ponte norte, e a memória Ram). Barramento são os caminhos, vias de ligação.

    A frequência é medida em Hz, onde as mais atuais chegam a 800 MHz.

    Não confundir com o clock interno, que é o do procesador, aquele que nos passam quando vamos adquirir um computador, tbém medido em Hz, onde os principais tem alguns GHz.

  • O barramento frontal (FSB) é a medida com que o processador "agüenta" a comunicação entre a memória RAM e todos os outros componentes do computador com o processador. Em tese, quanto mais rápido o FSB, maior será a sinergia com os outros periféricos e mais capacidade o processador terá de ter seu clock aumentado.
  • É engraçado que esta questão esteja em "Noções de Informática". Apelaram.
  • Átila meu amigo; não é só caso dessa questão em específico, mesmo se tratando de prova para cargo de nível superior. Para cumprirmos as exigências em concursos que requerem ensino médio- na atualidade- devemos saber o mesmo que um aluno de ensino técnico em informática  no seu segundo ano de curso ou, no caso do Direito, o mesmo que a OAB exige na primeira fase. Talvez, os mais preparados achem exagero levando em conta os vários anos que já se dedicam aos estudos, contudo não nos esqueçamos de como vão as coisas no nosso ensino médio desde o início da década de noventa; afinal nem todo mundo tem grana para estudar em escolas particulares.
  • Acho que, de cara, a questão até assusta um pouco, mas é possível a pessoa simplificá-la e matar a charada só pelo conceito de barramento (via de ligação, linha de comunicação...). Assim, como só a letra A fala nesse aspecto, as outras alternativas são eliminadas.
  • Fui no mesmo raciocínio da Hellen.
    A questão é aparentemente difícil, porém sabendo o conceito de barramento, elimina-se as demais questões.
  • Gente, essa questão não é difícil. No computador, no que toca aos componentes do processador, nós temos:
    - O clock 1: que a frequência, um fator interno da velocidade de um processador, ao qual um processador realiza suas operações; O clock não determina a velocidade necessariamente, porém quanto maior o clock mais operações o processador realiza em um menor ciclo de tempo.
     - O clock 2 é chamado de barramento frontal, ou FRONT SIDE BUS, é utilizado para interligar o processador com a memória principal, para transação de dados, ou endereços. As bancas usualmente nominam a memória principal como memória RAM, João Antônio, porém, cita a existência de uma memória principal não - volátil, que seria a memória ROM.

    Com bases nesses comentários rápidos, a única alternativa seria a que cita o processador e a memória RAM.

    Bons estudos!
  • barramento é um conjunto de linhas de comunicação (fios elétricos condutores em paralelo) que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação, como: CPU; HD e outros periféricos.

  • Simplificando para quem não é assinante, assim como eu, a resposta é a letra "A".
  • São dois verbos (haver/existir e ser) e por isso, duas orações. Uma é a oração principal e a outra ("que há") é uma Oração Subordinada Adjetiva restritiva.

    O "que" é um pronome relativo e antes dele nunca aparecerá um artigo, logo o "o" é um pronome demonstrativo (pode ser substituído por "aquilo"). O pronome relativo sempre será anafórico (retoma o que veio atrás) e nunca catafórico.

    "" é verbo impessoal e não possui sujeito, logo o "que" é objeto direto.

    Ao trocar "" por "existe", o "que" passa a ser o sujeito e a concordância é com o referente "o".

    Se fosse "aquilo há", "aquilo" seria OD. E se fosse "aquilo existe", "aquilo" seria o sujeito.

    Olhando para a oração principal, o verbo "são" é verbo de ligação e concorda com o predicativo.