SóProvas


ID
1290985
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Acerca do que dispõem as normas do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Regimento Interno do TCE-SC Art. 137. Cabem Embargos de Declaração para corrigir obscuridade, omissão ou contradição de acórdão ou de decisão recorridos. § 1º Os Embargos de Declaração serão interpostos por escrito pelo responsável, interessado ou pelo Ministério Público junto ao Tribunal, dentro do prazo de dez dias contados da publicação do acórdão ou da decisão no Diário Oficial do Estado. § 2º É dispensada a manifestação do Ministério Público no recurso de Embargos de Declaração

  • As justificativas foram retiradas da Lei Orgânica do Tribunal de Santa Catarina.

    A) E. Não se conhecerá de recurso interposto fora do prazo, mesmo que SALVO para 

    Art. 135, § 1º

    i) retificar erros de cálculo; ii) corrigir inexatidões materiais; iii) em razão de fatos supervenientes que comprovem (I, II, III...)

    B) CORRETO.

    Art. 137. Cabem Embargos de Declaração para corrigir obscuridade, omissão ou contradição de acórdão ou de decisão recorridos.

    § 2º É dispensada a manifestação do Ministério Público no recurso de Embargos de Declaração.

    C) Errado.

    Art. 75 Em todas as etapas do processo de julgamento de contas, de fiscalização de atos e contratos e de apreciação de atos sujeitos a registro, será assegurada aos responsáveis e interessados ampla defesa

    D)Errado.

    Art. 141 §1º

    O agravo contra despacho será examinado pelo Relator que o proferiu, a quem compete :

    a) reconsiderá-lo, determinando o translado, para os autos principais, do inteiro teor do despacho e o arquivamento do processo de agravo. 

    b) submetê-lo à deliberação da Câmara ou do Plenário, de acordo com a natureza da matéria

    E)Errado.

    Art. 82. De decisão preliminar do Tribunal e das Câmaras e de despacho singular do relator cabe Agravo, sem efeito suspensivo, podendo ser interposto pelo responsável ou interessado no prazo de cinco dias do recebimento da comunicação ou da publicação, conforme o caso, na forma estabelecida no Regimento Interno.