SóProvas


ID
1291300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares. A respeito do inquérito policial, considerado procedimento legal destinado à apuração de fatos tidos como criminosos, com pena superior a dois anos, julgue os itens subseqüentes.

Apesar de se tratar de procedimento administrativo, o prazo para conclusão do inquérito policial é processual.

Alternativas
Comentários
  • Correto. CPP. Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

      § 1o  A autoridade fará minucioso relatório do que tiver sido apurado e enviará autos ao juiz competente.

      § 2o  No relatório poderá a autoridade indicar testemunhas que não tiverem sido inquiridas, mencionando o lugar onde possam ser encontradas.

      § 3o  Quando o fato for de difícil elucidação, e o indiciado estiver solto, a autoridade poderá requerer ao juiz a devolução dos autos, para ulteriores diligências, que serão realizadas no prazo marcado pelo juiz.


  • Por que o prazo não é material (inclui o dia de começo e exclui o último)?

  • Regra da contagem de prazo é processual, isto é, exclui o dia de início e inclui o final.  Em se tratando de preso em flagrante o prazo é penal, ou seja, conta da data em que se efetivou a prisão em flagrante.

  • Considero questão errada !

    O tema não é pacífico.

    Como se trata de matéria relacionada à liberdade de locomoção do investigado, do prazo deve ser contado sob a ótica do direito material, ou seja, nos termos do art. 10 /CP . É a posição majoritária. Nesse sentido: Guilherme de Souza Nucci (Código de Processo Penal Comentado, 2002, p. 77); Rômulo Moreira (Artigo: Inquérito policial. Comentários acerca do Projeto de Lei nº 4.209 /01. Jus Navigandi, jul. 2002); Tourinho Filho (Processo Penal, v. 1, 1998, p. 272); Luiz Flavio Gomes (O direito de apelar em liberdade, 1996, p. 76).

    Em sentido contrário está Mirabete (Código de Processo PenalInterpretado, 2002, p. 109).

     

    Fonte: http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/99815/na-contagem-do-prazo-de-conclusao-do-inquerito-policial-para-indiciado-preso-prevalece-o-teor-do-art-10-do-codigo-penal-ou-o-do-art-798-1-do-codigo-de-processo-penal-marcio-pereira

  • Concordo com o Marcos Paulo.

     

     

  • Essa eu deixaria em branco fácil !  Divergência fodastica

  • A prisão segue o prazo processual e penal. O problema é que o examinador nao teve o bom senso de colocar na qstão de há um agente que cometeu crime e que está preso ou não.

    Lamentável.

    Mas me corrijam se a prisão penal é a regra, e processual é a exceção, talvez.

  • Estando o indiciado preso, os prazos são de direito material, ainda que a prisão seja
    de natureza processual.

    Se o indiciado estiver solto, a contagem de prazo é de direito processual.

     

  • Questão controversa (gabarito: certo)

     

    Segundo Néstor Távora (2017, p. 54):

     

    "a) Estando o indiciado preso, os prazos são de direito material, ainda que a prisão seja de natureza processual. Neste caso, além de se incluir o dia de início na contagem (art. 10, CP), devem ser desconsideradas as frações de dia (art. 11, CP). Deste modo, não importa qual o horário em que se efetuou a prisão, mas sim o dia em que ela ocorreu.

     

    b) Se o indiciado estiver solto, a contagem de prazo é de direito processual."

     

  • Eu só lembrei que a gnt estuda Inquérito no CPP rsrsrs

  • Há uma regra e excessão? Se a regra for processual, e penal a excessão, então não há nada de errado com o gabarito. O enunciado é genérico. Trata-se de inquérito policial de uma maneira geral e não quando há indiciado preso preventiva ou temporariamente.
  • foi foda essa questão vei.... pra fuder quem estuda! há situações de prazo material sim! e há situações em que o prazo é processual! os dois existem no inquérito policial! meliante preso é prazo material! meliante solto é prazo processual! CESPE é muito infeliz! puta merda!

  • Absurso isso!

    Prazo será processual apenas no caso de indiciado solto. Caso contrário, o prazo é material.

    Enfim, não tem como discutir com a CESPE.

     

  •  Art. 798.  Todos os prazos correrão em cartório e serão contínuos e peremptórios, não se interrompendo por férias, domingo ou dia feriado.

            § 1o  Não se computará no prazo o dia do começo, incluindo-se, porém, o do vencimento.

     

    A regra é a do art. 798  § 1o , do Código de Processo Penal, já que se trata de prazo processual. Assim despreza-se, na contagem, o da inicial (termo a quo), incluindo-se o dia final (termo ad quem). Não se aplica a regra segundo a qual a contagem do prazo cujo termo a quo cai na sexta e inicia-se somente no primeiro dia útil, porquanto na polícua judiciária há expedientes sábados, domingos e feriados, em tempo integral, graças aos plantões e rodízios. 

  • GABARITO CORRETO

     

    MEU GABARITO : ERRADO KKK

     

    SE PRESO ( PENAL )

    SE SOLTO ( PROCESSUAL )

     

    A questão generalizou e não deu índicios de nada.

  • CORRETO!

    SE ESTIVER PRESO ( MATERIAL)

    SE ESTIVER SOLTO (PROCESSUAL)

  • Preso é material, questão lixo
  • Preso (material) / Solto (processual) FONTE: Programa do Datena.
  • Muitas questões antigas do CESPE são antididáticas e atrapalham a preparação!

  • Em se tratando de investigado solto o prazo é processual penal. Em se tratando de investigado preso temos 2 correntes:


    1C) O prazo é penal (Nucci) Min.


    2C) O prazo é processual penal (Renato Brasileiro, Mirabete etc) Maj.




  • Investigado preso: prazo material.

    Investigado solto: prazo processual. 

  • Não dá pra entender a finalidade de uma questão dessa. Avalia o que? Pergunta incompleta, sem resposta correta. Examinador parece que faz de sacanagem.

  • Bizu:

     

    PRAZO PENAL

    Direito de Punir do Estado

    Liberdade do Indivíduo

     

    PRAZO PROCESSUAL PENAL

    Demais Casos

     

    A questão fala em Direito de Punir do Estado ou Direito à Liberdade do Indivíduo ? Não ? Então é "Demais Casos"

     

    Avante !

  • Entendo que o gabarito é ERRADO, a questão generalizou afirmando que o prazo é processual. Ora, não é! Se o acusado estiver preso, o prazo é material.

  • GAB: CERTO

  • CONCORDO COM O DIEGO, A CONTAGEM DO PRAZO VAI DEPENDER SE O ACUSADO ESTÁ PRESO OU SOLTO.

  • Referida questão deveria ser anulada ou ser colocada como desatualizada, pois conforme entendimento majoritário da doutrina e da jurisprudência, estando o indiciado preso o prazo é considerado MATERIAL, e se estiver SOLTO o prazo será PROCESSUAL.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • GABARITO CONFUSO

    Em se tratando de indiciado solto, o prazo é processual. Em se tratando de indiciado preso o prazo é material (conta-se o dia do começo).

  • Estuda pra tu vê uma coisa!

    CESPE e suas questões ridículas!

  • GENTE, o que passa na cabeça dessas pessoas que colocam assim? GAB: CERTO GAB: ERRADO.

    Se não tenho um cometário que vai ajudar a complementar os comentários nem posto.

  • QUESTÃO DE 2004. AO MEU VER, DEVE SER ANULADA, POIS, O PRAZO SERÁ PROCESSAL OU MATERIAL A DEPENDER DO CASO.

  • QUESTÃO DE 2004. AO MEU VER, DEVE SER ANULADA, POIS, O PRAZO SERÁ PROCESSAL OU MATERIAL A DEPENDER DO CASO.

  • Segundo o CPP, a contagem de prazo, no caso de réu preso preventivamente, dá-se na forma penal, as demais na forma processual.

    O IP é de procedimento administrativo, porém, o prazo para conclusão do inquérito policial é processual.

    >> Na questão não falou que está preso, logo, o prazo é processual.

    Estando o indiciado preso, o prazo terá como termo inicial a data da efetivação da prisão. Trata-se, de prazo material (penal), ou seja, inclui-se o dia do começo na contagem, não se prorrogando o prazo caso o último dia seja domingo ou feriado.

    >> O que seria o prazo processual e penal?

    PRAZO PROCESSUAL - exclui-se da contagem o dia do início e inclui-se o do fim.

    PRAZO PENAL - inclui-se na contagem o dia do início.

    GABARITO: ERRADO!

  • MARCIO ANTONIO DE ARAUJO,

    Muitos não têm assinatura, então quando vc estiver diante de um comentário que esteja

    "GAB: CERTO GAB: ERRADO."

    Pense neles.

  • SE ESTIVER PRESO ( MATERIAL)

    SE ESTIVER SOLTO (PROCESSUAL)