SóProvas


ID
1293394
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                               A ciência rigorosa
      A vampirologia - não ria - acaba de perder um expoente. Morreu no sul da França o historiador romeno Radu Florescu, 88 anos, professor emérito do Boston College, nos EUA, e responsável por revelar a ligação entre o conde Drácula, personagem criado pelo escritor inglês Bram Stoker em 1897, e um monarca do século 15, o príncipe Vlad Tepes [pronuncia-se como te-pesh], que dominou a região da Valáquia, entre o Danúbio e os Cárpatos, perto da Transilvânia, na atual Romênia.
      Em parceria com seu colega de cátedra, o americano Raymond T. McNally, Florescu foi autor, em 1972, do livro “Em Busca de Drácula", grande sucesso de vendas e que tornou Vlad quase tão famoso quanto o próprio conde. Um dos motivos era o fato de que, em seu apogeu, o príncipe mandou empalar cerca de 100 mil otomanos, quase devastando as matas da região com sua política de obrigar os inimigos a sentar-se sobre estacas pontiagudas.
      O fato de Vlad gostar de sangue e ser também conhecido como Dracul - dragão ou, na intimidade, o diabo - foi suficiente para que Florescu e McNally explorassem a crença daquela região em vampiros e fizessem a conexão. Na verdade, não há uma linha no livro em que se prove essa identidade. O que há é uma argumentação que finge que se leva a sério, dá voltas em torno do assunto e sugere muito mais do que afirma. Infalível para convencer quem quer se deixar convencer.
      Até então, Florescu era um homem austero, especialista em Leste europeu e autor de livros sérios, um deles sobre as relações diplomáticas anglo-turcas. O estouro de "Em Busca de Drácula" mudou sua vida. De repente - e até o fim - , ele passou a viver de palestras muito bem pagas em universidades, às quais comparecia usando uma capa de vampiro.
      A história - como bem sabem os historiadores - já foi uma ciência mais rigorosa.
(Ruy Castro, Folha de São Paulo)

“A história - como bem sabem os historiadores".
Assinale a opção em que se repete corretamente a mesma relação das palavras sublinhadas.

Alternativas
Comentários
  • Quanto à letra A, está incorreta, pois deveria ser astrólogo. 

    as·tró·lo·go 

    adjetivo e substantivo masculino

    Que ou quem exerce a astrologia.


    "astrólogo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/astr%C3%B3logo [consultado em 10-10-2014].



    as·tro·lo·gi·a 
    (latim astrologia, -aedo grego astrología, -asastronomia)

    substantivo feminino

    Estudo da influência dos astros nos acontecimentos mundiais ou nas pessoas, .em suas características e traços psicológicos e na evolução da sua vida. = URANOSCOPIA


    "astrologia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/astrologia [consultado em 10-10-2014].


  • qual é o erro da letra D?epidemiologia está relacionada a que? fiquei na duvida entre a D e a B, marquei B pois achei a D meio estranha.

  • Eu resolvi de uma forma bem simples.

    Historiadores são os "profissionais" da história. Estudiosos, pesquisadores, etc...

    Contador é o profissional da contabilidade

    Astrônomo é o profissional dos Astros. Astrologia é o estudo que busca identificar uma relação entre suas posições e deslocamentos no céu e o destino e a conduta moral dos seres humanos.

    Cosmologia é o estudo do cosmos e por ai vai... rs

  • A FGV quis relacionar a ciência ao profissional da área....o profissional de história é historiador...o profissional de epidemiologia claro que não é a epidemia rs. Abraço!

  • Quanto a letra B (pra quem não marcou) A banca quis sacanear pondo a palavra contador no singular.(diferente das demais) Levando um leigo a crer que está errada.

  • Se o gabarito for b mesmo, a questao esta extremamente equivocada. Contador nao quer dizer que trabalha com contabilidade. O correto seria Contabilista. E a epidemiologia esta sim relacionado com epidemias. Complicado responder questoes com essa banca.

  • Entendi assim, galera: Epidemiologia - EPIDEMIOLOGISTA (tinha que ser profissão para estar correto) 

  • Gente do céu. Eu tava batendo cabeça com Proparoxítona e afins.... A questão trata de coisas TOTALMENTE diferentes. kkkkkk

  • Contabilidade -> CONTADOR

    O termo “contabilista” é usado popularmente para se referir ao técnico em contabilidade, que é o profissional que antigamente era conhecido como “guarda-livros”