Gabarito: letra A
Os métodos da Conservação Preventiva baseiam-se no conceito de que adeterioração dos acervos pode ser reduzida de forma substancial através decontrole de fatores presentes no ambiente de guarda do acervo e dosprocedimentos aos quais são submetidos.
Sustenta-se atravésda integração com outras disciplinas das área de humanas, exatas e biológicas.Alcança seus objetivos através da implementação de políticas e procedimentospara os seguintes segmentos:
* Controle dos fatores ambientais;
* Manuseio e procedimentos para armazenagem
* Exposição
* Transporte e uso
* Manejo integrado de pragas
* Preparo e resposta a situações de emergência
* Gerenciamento de riscos
* Reformatação/duplicação quando o objetivo é a conservação do original
Os arquivos temcomo finalidade a guarda de documentos ea preocupação, de mante-los organizados e em boas condições de manuseio. Maspara isso acontecer as instituiçõesdevem se utilizar de um meio p/minimizar a perda dos documentos de arquivo ou seja, um plano de preservaçãodos documentos.
Um plano de emergência é um meio pelo qual o arquivoseria preservado em casos extremos. Ele está contido dentro do plano depreservação do documento e trata de como se deve agir em casos em que o arquivocorre risco imediato. Todainstituição arquivística deve contar com um Planode Emergência escrito,direcionado para a prevenção contra riscos potenciais e para o salvamento deacervos em situações de calamidade com fogo, água, insetos, roubo e vandalismo.
Umplano de emergência contém as providências necessárias para o salvamento dosdocumentos. Entre os preparativos estão os de minimizar ao máximo os riscos defogo, por meio de sistemas de alarmes e supressão automática, e todos os outrosriscos potenciais, por meio de vistorias e manutenção periódicas.
Acervos de grande importância para ainstituição deverão ser identificados com antecedência. O ideal é que esteprocedimento inclua uma planta baixa que indique claramente a localização dosacervos prioritários para efeito de resgate.