SóProvas


ID
1293595
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral

A análise do custo da qualidade agrega todos os custos em que a empresa incorre ao produzir bens e serviços não conformes às especificações. Uma medida financeira de conformidade da qualidade são os custos da qualidade, que são agrupados em quatro categorias: custos de prevenção, de avaliação, de falha interna e de falha externa.

A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - A engenharia de qualidade pode ser classificada como um exemplo de custo de prevenção, e o retrabalho, como um custo de avaliação.
II - Reparos podem ser classificados como um custo de falha interna, e inspeção de laboratório, como um custo de prevenção.
III - Controle estatístico do processo e manutenção de equipamento de produção podem ser classificados como custos de avaliação.
IV - Análise de falhas pode ser classificada como um custo de falha interna, e auditorias de qualidade, como um custo de prevenção.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Custos de Prevenção: Se referem ao planejamento da qualidade, treinamento e educação de todos os envolvidos no processo.

    Custos de Avaliação: Se referem às inspeções, medições, retiradas de amostras e testes para avaliação de requisitos de conformidade.

    Custos de Falha Interna: retrabalho, correção de peças mal produzidas, refugos e reparos

    Custos de Falhas Externas: Se referem a serviços durante a garantia, multas por atraso, na entrega e devolução de produtos defeituosos após a venda, imagem da empresa.

    O sucesso é 1% inspiração e 99% transpiração!
  • Forma simples de distinguir Prevenção de Avaliação:

    Prevenção: Produto não está pronto e devemos garantir que não haja problema com ele;

    Avaliação: Produto está pronto e será analisado;

    Logo:

    I - Errado. "RE"'s (retrabalho, refugo) são falhas internas (Engenharia é sim prevenção);

    II - Errado. Na Inspeção o produto está pronto, logo, Avaliação;

    III- Errado. Manutenção é prévia à produção - Prevenção! Já o CEP está correto, pois o produto está pronto, logo é Avaliação

    IV - Correto.

    Não precisava nem saber o conceito da IV, bastava o conceito de prevenção e avaliação que eliminaria as questões que contém as opções I e II.

    Letra B

  • Mais um gabarito extremamente questionável desta banca.

    Em (II), não necessariamente na inspeção de laboratório um produto estará pronto. Pode ser uma inspeção de recebimento, e portanto aplicável à matéria-prima, e assim sendo, preventiva. Ou seja uma "inspeção" genérica não será, obrigatoriamente, de um produto acabado.

    E em (IV), análise é sinônimo de avaliação, e custos decorrentes de falhas, como muito bem discorreu o amigo andre coelho, são: retrabalho, correção de peças mal produzidas, refugos e reparos.