A remuneração variável é o processo de remunerar os colaboradores de forma que uma parte do salário seja fixa e outra não. A parte fixa é geralmente determinada pela empresa e a parte não fixa é resultado de uma negociação entre empregados e empregadores. Nesta negociação são levados em consideração o desempenho do funcionário ou da sua equipe de trabalho e, principalmente, o desempenho da empresa.
A remuneração variável está ganhando espaço, pois é através desta que os empregadores esperam atingir vários objetivos, como por exemplo:
a) conseguir o comprometimento do trabalhador, como forma a garantir uma melhor performance dos resultados da empresa através da participação dos mesmos nos processos de decisão, a fim de torná-los co-responsáveis pelos índices de resultados da empresa;
b) otimizar a obtenção da produção no mesmo período de tempo, exigida pela concorrência, e com isso a remuneração vai se atrelando a critérios flexíveis, ou seja, é confrontado o que é produzido com o que foi estipulado como meta;
c) gerar um espírito de competição sadia entre as diferentes unidades, melhorando o clima de trabalho, estabelecendo uma base cultural para trabalhadores específicos voltados à melhoria contínua, através dos desafios propostos e do cumprimento de metas;
d) obter melhores índices de resultado através do envolvimento dos trabalhadores, a fim de que tomem iniciativas do tipo controle de qualidade, identificação de defeitos, participação em grupos de melhoria e outras formas de ação que requerem disposição e motivação para participar; e) amenizar a incompatibilidade entre os elevados tributos e contribuições, provenientes do pagamento dos salários,
e) a competitividade entre as empresas que exige que as mesmas tenham um diferencial, no caso o ser humano.
Gabarito letra B.
A - ERRADO - As estruturas mais novas têm a figura da autoridade centralizada na cúpula da organização. A AUTORIDADE DAS ESTRUTURAS ATUAIS SÃO DESCENTRALIZADAS E DISTRIBUÍDAS PELOS NÍVEIS INFERIORES.
B - CORRETO - O salário variável conforme o atingimento de metas é aplicado como instrumento nas organizações mais contemporâneas.
C - ERRADO - A existência de poucos níveis hierárquicos é uma realidade nos modelos mais antigos de organizações. A DESCENTRALIZAÇÃO REPERCUTE NA AMPLITUDE DA ESTRUTURAS, OU SAJA, ENQUANTO A CADEIA DE COMANDO DIMINUI, A AMPLITUDE TENDE A AUMENTAR. A ESTRUTURA PERDE NÍVEIS E SE TORNA MAIS HORIZONTAL.
D - ERRADO - A política de treinamento nas instituições mais tradicionais é desenhada para o seu ocupante, não para o cargo que ele ocupa. AS POLÍTICAS TRADICIONAIS DE TREINAMENTO ESTÃO FOCADAS NO CARGO QUE A PESSOA OCUPA. JÁ AS POLÍTICAS MODERNAS DE TREINAMENTO ESTÃO FOCADAS NO OCUPANTE DO CARGO, AQUI A ORGANIZAÇÃO PROCURA DESENVCOLVER O INDIVÍDUO.
GABARITO ''B''