-
Alguém sabe por que a alternativa B e não a D é a correta?
-
Pois é Jônathan Dambros. A resposta correta é a D mesmo mas a banca não mudou o gabarito. Lamentável.
-
Pq é a letra B? Não faz sentido algum isso.
-
Essa questão deveria ter sido anulada, pois não apresenta resposta correta. Repare que a unidade cal / mol ºC é exatamente igual à cal / mol.K. Para que isso fique claro, basta utilizar a fórmula de capacidade calorífica molar: Q = n.C.(delta T), de tal modo que C = Q / [n.(delta T)]. Nessa fórmula, Q está em calorias e representa a quantidade de calor; n está em mols; e delta T é a variação de temperatura durante o processo. Em suma, essa equação representa a quantidade de calor (em calorias) necessária para elevar em 1 grau, uma quantidade de matéria de 1 mol de uma dada substância. Ora, como a variação na escala Celcius é exatamente igual à variação na escala Kelvin, então o delta T será o mesmo para ambas as escalas. A consequência disso é que a capacidade calorífica molar, C, expressa em cal / mol ºC é numericamente igual à capacidade calorífica molar, C, expressa em cal / mol.K. Dessa forma, a equação dada pela questão, de fato, já indica a resposta em cal/mol.K (e para fornecer essa resposta, a temperatura do lado direito deve estar em graus Celcius), não sendo necessárias quaisquer modificações nela. Se fosse dito que a equação deveria ser reformulada, de modo a fornecer a resposta em cal / mol.K, e adicionalmente a questão exigisse que o T (do lado direito da equação) fosse expresso em K, então aí sim a resposta seria letra D. Bastaria fazer que: Cp = 33,25 + 0,033.(T-273) e rearrumar para encontrar Cp = 24,241+0,033T. De qualquer forma, não há possibilidade alguma do gabarito ser letra B. Na minha opinião, nem a letra D seria a opção correta, mas ainda sim daria para considerá-la.
Questão mal formulada que deveria ter sido anulada, sendo cabível processo em caso contrário.
Espero ter ajudado!
Douglas
-
LETRA D.
Até se você fizer o teste de temperatura usando uma temperatura qualquer, a LETRA D é a única que fornece um resultado plausível.
primeiro avaliando o Cp, como estamos falando em variação, o Cp n tem que mexer, pq a variação de celsius = variação de kelvin.
Agora na equação: T (ºC) = T (K) - 273
SUBSTITUI NA EQUAÇÃO
cp = 33,25 + 0,033 ( T ºC)
cp = 33,25 + 0,033 ( T (K) - 273)
aplica a propriedade distributiva de multiplicação
Cp = 24,241 + 0,033 T (K)
Alguém discorda ?
pra quem tiver dúvida...
pg 69, livro do himmelblau, sétima edição
-
Por mim não teria mudanças de forma alguma na equação, visto que no CP temos é uma variação de temperatura. Agora por qual motivo colocar T-273? se Kelvin é T+273.
-
Mais uma vez a Cesgranrio erra e não muda o gabarito...