-
Independência Funcional - A atuação institucional do membro somente será limitada pela lei e não por superiores administrativos.
Parágrafo único. São
princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e
a independência funcional.
-
CSMP é o órgão responsável por rever o arquivamento (não arquivar, quem arquiva é o promotor).
-
Gabarito C
L8625/93
Conselho Superior do MP - rever arquivamento de Inquérito Civil.
Colégio de Procuradores de Justiça - rever decisão de arquivamento de Inquérito Policial ou peça de informação determinada pelo PGJ.
Procurador Geral de Justiça - determina o arquivamento de CPI, Inquérito Policial.
-
Gente, o PGJ não pode fazer nada, ok. Mas aí como fica o Pedro? rs
-
Só uma dica: Conselho Superior não arquiva inquérito Civil, ele revê. Quanto ao desarquivamento de inquérito civil ele decide se desarquiva ou não.. Essa questão é clássica nas provas de legislação do MP.
-
Raissa, tendo em vista que se trata somente de inquérito civil, Pedro nada poderá fazer, já que está apenas sendo investigado. Cabe ressaltar, que o inquérito civil possui natureza inquisitiva. E, sendo esta medida destinada à colheita de provas, se Pedro realmente não foi o causador do dano, isso restará demonstrado no curso do inquérito. Não há qualquer tipo de dano a ser sofrido por pedro. Ele está "sofrendo por antecipação" rsrsrsrs.
É o que ocorre, por exemplo, no inquérito policial, ou seja, por mais que o cidadão entenda que é inocente, a polícia tem o dever de investigar para apurar os fatos que embasarão uma possível ação penal.
Bons estudos.
-
Muito obrigada, Allan!