SóProvas


ID
1298965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação às correspondências oficiais, julgue o seguinte item. 


Os princípios da publicidade e da impessoalidade, que regem toda a administração pública, devem nortear a elaboração das comunicações oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    trecho do MROPR

    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37:
    "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)".

    Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais

    Bons estudos

  • Questão correta, uma outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2014 - TJ-SE - Conhecimentos Básicos para os Cargos 3,8 a 18

    Disciplina: Redação Oficial

    Os atributos da comunicação oficial, a exemplo da clareza, concisão, formalidade e uniformidade, estão associados aos princípios que, segundo a Constituição Federal, norteiam a administração pública, como os da publicidade e da impessoalidade.

    GABARITO: CERTA.


  • Questão simples de princípio.

    Lembrem que as comunicações oficiais elas não podem ter traços de pessoalidade.
    E que em regra deve-se publicar.

  • A questão informa que "os princípios da publicidade e da impessoalidade, que regem toda a administração pública, devem nortear a elaboração das comunicações oficiais".

    Segundo o Manual, "sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais. (...) Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão".


    A resposta está correta. 

  • Certo.

    As comunicações oficiais são regidas pelos seguintes princípios: impessoalidade, uso do padrão culto/ formal de linguagem, concisão, clareza, uniformidade, formalidade.

  • Desde quando o principio da publicidade rege a REdacao oficial???

    alguém pode ajudar aqui???

  •  A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão".

  • De incio pensei como a colega Carla, contudo, após pensar mais um pouco percebi que além dos princípios próprios do Manual (clareza, impessoalidade, padrão culto da lingua, uniformidade...) pensei que todos os atos do poder público regem-se pelos princípios do LIMPE (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiencia)

  • E os assuntos sigilosos ficam onde nessa história?

  • Certo.

    O LIMPE norteia a elaboração das comunicações oficiais.

  • Kelwin, o fato de, em regra, os atos serem públicos deve nortear a redação oficial, por conta da transparência e da clareza que deve ser redigida para que todos compreendam.

  • Certa

    "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais. "
    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

     

  • Errei, achei que PUBLICIDADE não fazia parte dos atributos da redação oficial, ainda mais NORTEAR a elaboração dessa. 

  • Embora a assertiva destaque apenas publicidade e impessoalidade, não possamos nos esquecer da legalidade, moralidade e eficiência.

     L.I.M.P.E

     

  • Certo.

    "[...] Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro
    está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais". p. 3 do MRPR.

  •                                                                                                             Resumo

     

    Impessoalidade: não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora. Evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento     personalista dado ao texto.

     

     Linguagem padrão culta: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idiomapor definição avessa a vocábulos de circulação  como a gíria e o jargão. 


    Formalidade: As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma.



    Padronização: A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.



    Clareza e concisão: A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras
    claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão.  Faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam

     

  • Pessoal, assuntos sigilosos são exceções. Em regra, os documentos são norteados pelo LIMPE. Cuidado ! 

    Só estaria errado, caso a questão afirmasse que seriam regidos por TODOS os documentos oficiais. 

  • Publicidade ? Táquepariu hein !

     

  • Certo

    Três princípios norteiam a elaboração de expedientes oficiais:

    • Impessoalidade.

    • Publicidade.

    • Eficiência.