SóProvas


ID
1299091
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia

Na perspectiva da Teoria Crítica do Currículo, são considerados, na organização curricular, conceitos como ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência. A intenção é que o currículo se converta em possibilidade de emancipação pelo conhecimento, seja ideologicamente situado e considere as relações de poder existentes nos múltiplos espaços sociais e educacionais, especialmente nos espaços em que há interesses de classes.

Nesse sentido, o planejamento curricular corresponde a um processo de

Alternativas
Comentários
  • Questão 16 (Tipo A) / Questão 11 (Tipo B) / Questão 16 (Tipo C) / Questão 21 (Tipo D): anulada.
    Justificativa: solicitações deferidas.
    A questão foi anulada, pois sua elaboração fundamentou-se no documento Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), entretanto, algumas alternativas não foram construídas com base nesse documento, especialmente a alternativa indicada como correta no gabarito.
    Em função disso, não foi possível fazer correspondência entre a alternativa apontada no gabarito e o texto do referido documento.
    Ressalta-se, entretanto, que a alternativa “E”, apontada como correta, nos recursos, não se refere à Teoria Crítica do Currículo, mas às Teorias Pós-Críticas.
    O referido documento não é claro acerca da distinção entre essas teorias, o que levou a uma compreensão incorreta dos conceitos, induzindo ao erro.
    Salienta-se que o texto da alternativa “E” tem correspondência com fragmentos do texto do Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos, da SEDF.