SóProvas



Prova IADES - 2014 - SEAP-DF - Professor Temporário


ID
1299070
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o conteúdo vigente da Lei Orgânica do Distrito Federal, assinale a alternativa que apresenta uma disciplina curricular obrigatória, ministrada em todos os níveis da rede escolar.

Alternativas
Comentários
  • LODF

    Art. 233. A educação é direito de todos e deve compreender as áreas cognitiva, afetivo-social e físico-motora.

    § 1º A educação física e a educação artística são disciplinas curriculares obrigatórias, ministradas de forma teórica e prática em todos os níveis de ensino da rede escolar.

  • Art.233.

    § 1º A educação física e a educação artística são disciplinas curriculares obrigatórias, ministradas de forma teórica e prática em todos os níveis de ensino da rede escolar. (Parágrafo com a redação da Emenda à Lei Orgânica n° 7, de 1996.)[1]



    [1] Texto original: § 1º A educação física é disciplina curricular obrigatória, ministrada de forma teórica e prática, em todos os níveis de ensino da rede escolar, nos termos da lei federal.

  • Art. 233. A educação é direito de todos e deve compreender as áreas cognitiva, afetivo-social e físico-motora.

     

    § 1º A educação física e a educação artística são disciplinas curriculares obrigatórias, ministradas de forma teórica e prática em todos os níveis de ensino da rede escolar.

     

    Art. 234. O ensino religioso, de matrícula facultativa, constitui disciplina em horário regular de todas as etapas da educação básica. (Artigo com a redação da Emenda à Lei Orgânica nº 79, de 2014.)  


    Art. 235. A rede oficial de ensino deve incluir em seu currículo, em todos os níveis, conteúdo programático de educação ambiental, educação financeira, educação sexual, educação para o trânsito, saúde oral, comunicação social, artes, prevenção de doenças, cidadania, pluralidade cultural, pluralidade racial, além de outros adequados à realidade específica do Distrito Federal. (Artigo com a redação da Emenda à Lei Orgânica nº 79, de 2014.)  
    § 1º A língua espanhola pode constar como opção de língua estrangeira de todas as etapas da educação básica da rede pública de ensino, tendo em vista o que estabelece o art. 4º, parágrafo único, da Constituição Federal. 

  • Educação fisíca e Educação Artísticas são obrigatórias em todos os níveis de ensino da rede escolar.

     

    Gab.C

  • Gabarito: alternativa "C"  - Educação artística 

    Conforme a LODF, nos termos do artigo Art. 233, consta em seu § 1º "A educação física e a educação artística são disciplinas curriculares obrigatórias, ministradas de forma teórica e prática em todos os níveis de ensino da rede escolar."

  • Eu não tive educação artística no ensimo médio !

  • Ainda bem que a pergunta não foi "O Paulo Américo teve educação artística no ensino médio?"! Já pensou?! Ufa! kkkk

  • kkkk

    Agora já é sabido sobre o ensino médio de Paulo Américo. Essa nao vamos mais errar né Monica Geller ?!

    b:]

  • LODF

    Art. 233. A educação é direito de todos e deve compreender as áreas cognitiva, afetivo-social e físico-motora.

    § 1º A educação física e a educação artística são disciplinas curriculares obrigatórias, ministradas de forma teórica e prática em todos os níveis de ensino da rede escolar.

  • GABARITO LETRA "C" 

     

    -Educaçao fisíca e Educaçao artística oferta pelo poder público e matriculas pelos alunos obrigatória 

     

     

    -Ensino religioso oferta obrigatoria pelo poder público e matrícula facultiva pelos alunos.

  • LETRA DA LEI, ART. 233 DA LODF.

    Mas... Em Brasília seria muito mais útil a alternativa d) -> Educação para o trânsito.

    Rs!

  • LODF

    Art. 233. A educação é direito de todos e deve compreender as áreas cognitiva, afetivo-social e físico-motora.

    § 1º A EDUCAÇÃO FÍSICA e a EDUCAÇÃO ARTÍSTICA são disciplinas curriculares obrigatórias, ministradas de forma teórica e prática em todos os níveis de ensino da rede escolar. (Parágrafo com a redação da Emenda à Lei Orgânica nº 7, de 1996.)

  • Minha educação artística no ensino fundamental era pintar parede da escola kkkkkkkkkk


ID
1299073
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o exposto no Capítulo VI – Dos servidores públicos – da Lei Orgânica do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • APOSENTADORIA:

    Invalidez permanente: provendo integrais no caso de acidente no trabalho e doença grave;

    Compulsória: >=70 anos, com proventos proporcionais ao tempo de serviço;

    Voluntária:

    _ 35 anos Homem e 30 anos Mulher, de tempo de serviço, com proventos integrais;

    _ Magistério: o tempo de serviço é de 25 anos Mulher e 30 anos Homem, com proventos integrais;

    _ Idade: 65 anos Homem e 60 anos Mulher, proventos proporcionais ao tempo de serviço

    65

  • Gabarito: E

    Apenas a título de atualização, as regras de aposentadoria não constam mais na Lei Orgânica do DF devido à alteração feita pela Emenda à LODF nº 80/14, seguindo as regras expostas no art. 40 da CF. 

  • Letra A- ERRADA  Os servidores públicos sujeitos ao regime jurídico único têm como direito a duração do trabalho normal de 44 horas semanais.

    Art. 35. São direitos dos servidores públicos, sujeitos ao regime jurídico único, além dos assegurados no § 2º do art. 39 da Constituição Federal, os seguintes:

    II- duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta horas semanais, facultado ao Poder Público conceder a compensação de horários e a redução da jornada, nos termos da lei;


  • LETRA C= Apenas a título de atualização, a estabilidade do concursado que antes acontecia após 2 anos de efetivo exercício, agora mudou para 3 anos. (Artigo 40 da LODF, com a redação da Emenda à Lei Orgânica nº 80, de 2014)

  • a) Art 35 - II - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta horas semanais, facultado ao Poder Público conceder a compensação de horários e a redução da jornada, nos termos da lei;

     


    b)  Art. 41. O servidor será aposentado: I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais, quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificadas em lei, e proporcionais nos demais casos; (revogado em 31/07/2014)


    c) Art. 40. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.


    d) Art. 41. O servidor será aposentado: II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço;(revogado em 31/07/2014)


    e;) Art. 41. O servidor será aposentado: aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e aos sessenta, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de serviço. (revogado em 31/07/2014)

  • Questão 10 (Tipo A): anulada. Justificativa: solicitações deferidas. A questão foi anulada, pois não há alternativa correta. A alternativa “E”, apontada como gabarito, carece de clareza, não separa por gênero e diverge da última alteração da Lei Orgânica do Distrito Federal.


ID
1299076
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei no 9.394/1996 estabelece as diretrizes e bases da educação e, em seu art. 24, estão descritas as regras comuns da organização da educação básica. Acerca dessa organização, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

    II - a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

    a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola;

    b) por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;

    c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;

    III - nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino;

    IV - poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares;

    V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

    a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

    b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;

    c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;

    d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito;

    e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;

    VI - o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação;

    VII - cabe a cada instituição de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.



  • A opção que é dada como certa está escrito 180 dias, e na lei diz 200 dias.


ID
1299079
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica norteiam os currículos do ensino fundamental, que têm uma base nacional comum complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada. Em relação aos componentes curriculares do ensino fundamental previstos nessas diretrizes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

    § 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

    § 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

    § 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.

    § 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia.

    § 5º Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

    Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, sendo oferecido, sem ônus para os cofres públicos, de acordo com as preferências manifestadas pelos alunos ou por seus responsáveis...


ID
1299082
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o art. 6o da Lei no 4.751/2012, a autonomia da gestão financeira das unidades escolares de ensino público do Distrito Federal será assegurada pela administração dos recursos pela respectiva unidade executora, nos termos de seu projeto político-pedagógico, do plano de gestão e da disponibilidade financeira nela alocada, conforme legislação vigente. Para essa lei, a unidade executora é

Alternativas
Comentários
  • Alguem poderia me esclarecer esta resposta,pois entendo como jurídica de direito Publico.

  • É preciso saber a definição de unidade executora na lei.


  • Também não entendi 

     

  • Seção III-  Da Autonomia Financeira

    Art. 6º A autonomia da gestão financeira das unidades escolares de ensino público do Distrito Federal será assegurada pela administração dos recursos pela respectiva unidade executora, nos termos de seu projeto político-pedagógico, do plano de gestão e da disponibilidade financeira nela alocada, conforme legislação vigente.

    § 1º Entende-se por unidade executora a pessoa jurídica de direito privado, de fins não econômicos, que tenha por finalidade apoiar as unidades escolares ou diretorias regionais de ensino no cumprimento de suas respectivas competências e atribuições

    § 2º Para recebimento dos recursos de que tratam o caput e o art. 7º, a presidência ou função equivalente da unidade executora deverá ser exercida pelo diretor da unidade escolar ou da diretoria regional de ensino apoiada.

  • Letra C

    .

    Da Autonomia Financeira
    Lei 4.751/12

    Art. 6º A autonomia da gestão financeira das unidades escolares de ensino público do Distrito Federal será assegurada pela administração dos recursos
    pela respectiva unidade executora, nos termos de seu projeto políticopedagógico, do plano de gestão e da disponibilidade financeira nela alocada,
    conforme legislação vigente.
    § 1º Entende-se por unidade executora a pessoa jurídica de direito privado, de fins não econômicos, que tenha por finalidade apoiar as
    unidades escolares ou diretorias regionais de ensino no cumprimento de suas respectivas competências e atribuições.

  • Art. 2º Para fins do disposto neste Decreto, entende-se por unidade executora – Uex – a pessoa jurídica de direito privado, Associação de Pais e Mestres - APM, Associações de Pais Alunos e Mestres - APAM, Caixas Escolares - CxE ou similares, de fins não-econômicos, que tenha por finalidade apoiar as unidades escolares e as coordenações regionais de ensino no cumprimento de suas respectivas competências e atribuições.


ID
1299085
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A gestão democrática do sistema de ensino público do Distrito Federal foi estabelecida pela Lei no 4.751/2012. Acerca dos princípios estabelecidos nessa lei para a gestão democrática, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º A gestão democrática da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, cuja finalidade é garantir a centralidade da escola no sistema e seu caráter público quanto ao financiamento, à gestão e à destinação, observará os seguintes princípios:

    I – participação da comunidade escolar na definição e na implementação de decisões pedagógicas, administrativas e financeiras, por meio de órgãos colegiados, e na eleição de diretor e vice-diretor da unidade escolar;

  • Alternativa A – É a alternativa CORRETA, pois sintetiza o princípio da gestão
    democrática da Rede Pública de Ensino do DF, indicado pela Lei Distrital nº
    4.751/2012, art. 2º, I.

    Alternativa B – ERRADA. Trata-se de uma afirmativa fácil de ser entendida
    como errada, em função do absurdo que indica. Imagine se cada Escola tivesse
    autonomia pedagógica suficiente para aprovar seu próprio currículo? Seria um
    caos de disciplinas distintas por unidade escolar. Este princípio não existe (art.
    2º, inc. I ao VII, ver acima), além disso, a afirmativa contraria o art. 4º da Lei
    Distrital nº 4.751/2012, que define os limites da autonomia pedagógica das
    escolas públicas do DF:
    Lei Distrital nº 4.751/2012:
    CAPÍTULO III
    DA AUTONOMIA DA ESCOLA PÚBLICA
    Seção I
    Da Autonomia Pedagógica
    “Art. 4º Cada unidade escolar formulará e implementará seu projeto
    político-pedagógico, em consonância com as políticas educacionais
    vigentes e as normas e diretrizes da Rede Pública de Ensino do Distrito
    Federal.
    Parágrafo único. Cabe à unidade escolar, considerada a sua identidade e
    de sua comunidade escolar, articular o projeto político-pedagógico com
    os planos nacional e distrital de educação.”

    Alternativa C – ERRADA, pois não existe este princípio (art. 2º, inc. I ao VII,
    ver acima), cabendo ressaltar que tal possibilidade não é sequer mencionada
    pela Lei Distrital nº 4.751/2012.

    Alternativa D – ERRADA, pois não existe este princípio (art. 2º, inc. I ao VII,
    ver acima). Embora o art. 2º, I (ver acima) garanta a participação da
    comunidade escolar na definição e na implementação de decisões financeiras,
    a Lei Distrital nº 4.751/2012 não prevê a instituição de orçamento participativo
    como instrumento desta participação. O orçamento participativo refere-se à
    participação da comunidade na definição e aprovação do orçamento que será
    executado pela Escola. No caso do DF, os orçamentos das Escolas públicas
    estão inseridos na Lei Orçamentária anual, aprovada pelo Poder Legislativo do
    Distrito Federal e não pela comunidade escolar.

    Alternativa E – ERRADA. Trata-se de uma afirmativa fácil de ser entendida
    como errada, em função do absurdo que indica. Imagine se, a cada ano, fosse
    definido um plano de cargos e salários para os professores? Seria uma
    insegurança tremenda à carreira. Perceba que o plano de cargos e salários não
    trata somente das tabelas salariais, mas também de outros detalhes da
    carreira (níveis de promoção, gratificações, benefícios, atribuições,...). Este
    princípio não existe (art. 2º, inc. I ao VII, ver acima).

     


ID
1299088
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Condicionantes de ordem econômica, política e cultural afetam a prática escolar, implicando diferentes concepções de sociedade, de homem, de escola e de educação. Essas concepções se materializam em tendências pedagógicas que se fazem presentes, explícita ou implicitamente, no cotidiano das escolas. Segundo a tendência progressista crítico-social dos conteúdos, o papel da escola

Alternativas
Comentários
  • O papel da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
  • Segundo a tendência progessista critico social dos conteúdos, o papel da escola: 

    Consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.


ID
1299091
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia

Na perspectiva da Teoria Crítica do Currículo, são considerados, na organização curricular, conceitos como ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência. A intenção é que o currículo se converta em possibilidade de emancipação pelo conhecimento, seja ideologicamente situado e considere as relações de poder existentes nos múltiplos espaços sociais e educacionais, especialmente nos espaços em que há interesses de classes.

Nesse sentido, o planejamento curricular corresponde a um processo de

Alternativas
Comentários
  • Questão 16 (Tipo A) / Questão 11 (Tipo B) / Questão 16 (Tipo C) / Questão 21 (Tipo D): anulada.
    Justificativa: solicitações deferidas.
    A questão foi anulada, pois sua elaboração fundamentou-se no documento Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), entretanto, algumas alternativas não foram construídas com base nesse documento, especialmente a alternativa indicada como correta no gabarito.
    Em função disso, não foi possível fazer correspondência entre a alternativa apontada no gabarito e o texto do referido documento.
    Ressalta-se, entretanto, que a alternativa “E”, apontada como correta, nos recursos, não se refere à Teoria Crítica do Currículo, mas às Teorias Pós-Críticas.
    O referido documento não é claro acerca da distinção entre essas teorias, o que levou a uma compreensão incorreta dos conceitos, induzindo ao erro.
    Salienta-se que o texto da alternativa “E” tem correspondência com fragmentos do texto do Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos, da SEDF.


ID
1299094
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas teorias buscam explicar os processos de desenvolvimento e aprendizagem humanos. Uma dessas teorias considera que a aprendizagem decorre da relação estímulo-resposta e das consequências das ações praticadas, tendo como objetivo a aquisição de novos comportamentos ou a modificação dos já existentes.

Os aspectos descritos estão coerentes com as teorias

Alternativas
Comentários
  • a) comportamentalista CORRETA
    As teorias Comportamentalistas, focam na relação Estímulo-Resposta, e procuraram saber quais as leis que presidiam ao estabelecimento desta relação. A aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através de relações mais ou menos mecânicas entre um Estímulo e uma Resposta.
    Características: - O indivíduo é visto como passivo em todo o processo; - A aprendizagem é sinónimo de comportamento expresso; - O reforço é um dos principais motores da aprendizagem; - A aprendizagem é vista como uma modelagem do indivíduo.

  • Diversas teórias buscam explicar os processos de desenvolvimento  e aprendizagem humanos. Uma dessas teorias considera que a aprendizagem decorre da relação estímulo - respostas e das consequências das acões praticadas;

    Comportamentalistas , 

     


ID
1299097
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em seus pressupostos teóricos, o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal (DF) dispõe que, na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, o estudo dos conteúdos curriculares adotará a prática social dos estudantes como elemento para a problematização diária na escola e sala de aula e se sustentará na mediação necessária entre os sujeitos, por meio da linguagem que revela os signos e sentidos culturais.

Para o Currículo em Movimento da Educação Básica do DF, a prática social é o conjunto de

Alternativas
Comentários
  • Sacristan: O curriculo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior a escola e a educação, entre o conhecimento e a cultura herdada e a aprendizagem dos alunos, entre a teoria e a prática possível, dada determinadas condições.

    Gabarito: D

  • A Prática social é compreendida como o conjunto de saberes, experiências e percepções construídas pelo estudante em sua trajetória pessoal e acadêmica e que é transposto para o estudo dos conhecimentos científicos.

    CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PRESSUPOSTOS TEÓRICOS - PG:32


ID
1299100
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A psicologia histórico-cultural faz parte dos pressupostos teóricos que fundamentam o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal. Em relação à psicologia histórico-cultural, é correto afirmar que a aprendizagem

Alternativas
Comentários
  • Para Vygotsky a aprendizagem ( que está contida no social) promove o desenvolvimento (do sujeito). Portanto, alternativa C é a correta.

  • para Vygotsky a interação social e o meio que a criança (ou aluno) vive, tem a total conexão com a aprendizagem.
  • Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. ... A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento.


ID
1299103
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal está fundamentada nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede. A esse respeito, é correto afirmar que o princípio da transversalidade deve ser entendido como um princípio que busca

Alternativas
Comentários

ID
1299106
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A trajetória do atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais é marcada pela luta em busca da garantia do direito de todos estarem na escola. Esse direito deverá extrapolar a demanda do acesso, na direção das demandas relacionadas ao fluxo desses estudantes no ambiente escolar, garantindo-lhes condições reais, complementares ou suplementares ao currículo para o desenvolvimento pessoal e para as aprendizagens equivalentes aos demais estudantes. Nesse sentido, a oferta de educação especial deverá contemplar

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    Art. 15. A elaboração dos documentos organizacionais e do currículo, para atender às especificidades desta clientela, deve observar a necessidade de constante revisão e adequação da prática pedagógica, observados os seguintes aspectos:

    I- introdução, eliminação ou adaptação de conteúdos, considerando as condições individuais dos estudantes;

    II - adequação de metodologias, de procedimentos didático-pedagógicos e de processosde avaliação;

    III - prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos;

    IV - terminalidade específica, no ensino fundamental, àqueles que não conseguirem atingir o nível exigido, nos termos da legislação vigente;

    V- aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os estudantes com altas habilidades ou superdotação, nos termos da legislação vigente;

    VI - avaliação do desempenho do estudante e promoção com critérios diferenciados,respeitada a frequência obrigatória;

    VII- atividades especiais complementares, suplementares e diversificadas ou substituiçãodos serviços educacionais comuns, de modo a promover o desenvolvimento daspotencialidades destes estudantes;

    VIII - serviço de apoio pedagógico especializado em salas de recursos multifuncionais que viabilize a complementação e suplementação curricular, utilizando procedimentos,equipamentos e materiais específicos;

    IX - sustentabilidade do processo inclusivo, mediante aprendizagem cooperativa em sala deaula, trabalho de equipe e constituição de redes de apoio com participação da família edemais agentes da comunidade;

    X- formação continuada e disponibilização de professores para o atendimento educacionalespecializado;

    XI - realização e participação em estudos de casos, bem como elaboração do Plano deAtendimento Educacional Individualizado -


ID
1299109
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O art. 14 da Lei no 9.394/1996 estabelece que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

No que se refere à participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, é correto afirmar que cabe aos professores

Alternativas
Comentários
  • Boa questão! A opção "C" induz ao erro, pois realmente parece correta. Porém, o art. 13, II, da LDB diz que cabe aos docentes:

    "Elaborar  e  cumprir  plano  de  trabalho,  segundo  a  proposta  pedagógica  do estabelecimento de ensino."

    Logo, os docentes, antes de cumprirem, elaboram o plano de trabalho levando em conta não as diretrizes estabelecidas pela direção da escola, mas sim a PPP da escola, da qual participaram na elaboração.


  • Resposta correta de acordo com a LDB art 13 - I

    Porem a letra C induz ao erro quando ela diz que o professor deve cumprir com as diretrizes estabelecidas pela direção no PPP, quando o as diretrizes devem ser construídas coletivamente pelos atores escolares e nao só a direção.

    Me corrijam se eu tiver errada. Bjos


ID
1299112
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O projeto político-pedagógico deve ser construído coletivamente pelos atores escolares. Nesse movimento de construção, a escola deve elaborar um plano de ação no qual explicitará objetivamente como pretende alcançar os próprios objetivos e resolver as questões apresentadas a partir do diagnóstico de sua realidade. Acerca desse tema, é correto afirmar que a definição de objetivos no plano de ação tem a função de expressar

Alternativas
Comentários
  • os resultados esperados com o desenvolvimento do projeto ou da ação.

  • A questão busca a assertiva que se relaciona a definição de objetivos no PPP (dica do enunciado: a escola deve elaborar um plano de ação no qual explicitará objetivamente como pretende alcançar os próprios objetivos e resolver as questões apresentadas a partir do diagnóstico de sua realidade.)

    a. Incorreta. as atividades e os procedimentos exequíveis propostos para o alcance de uma meta.

    Entendo como o método

    b. Incorreta. a área de abrangência, a quantidade do efeito e o período previsto para alcançar certo resultado.

    Entendo como cronograma ou programação

    c. Incorreta. a forma de acompanhamento e a avaliação do trabalho pedagógico da escola como um todo.

    Entendo como controle ou avaliação

    d. Correta. os resultados esperados com o desenvolvimento do projeto ou da ação.

    Não gostei muito, me lembra hipótese, mas é pertinente a definição de objetivo, traçar o que vai fazer de acordo com o que se espera alcançar com a ação.

    e. Incorreta. as ações que possibilitarão o alcance das finalidades da escola.

    Esse poderia ser outro gabarito, mas acredito que seriam os resultados da escola, não finalidades.

    Gabarito: Letra D.

  • GAB: D

    Os objetivos demonstram onde quero chegar e são uma boa forma de avaliar se alcançamos o que planejamos durante e ao final do processo.


ID
1299115
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei no 9.394/1996, no art. 23, dispõe que “a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.”

No que diz respeito à organização da educação básica por ciclos, é correto afirmar que os ciclos de aprendizagem

Alternativas
Comentários
  • E) são uma forma de reorganizar o tempo e o espaço escolar, bem como a prática pedagógica, em um processo contínuo, respeitando a diversidade e os diferentes ritmos de aprendizagens dos alunos.

  • Resposta E

    São objetivos da organização escolar por meio dos Ciclos:

    ◊ valorizar as aprendizagens dos estudantes e seu percurso formativo;

    ◊ aprimorar os processos de ensinar, aprender e avaliar;

    ◊ superar o ensino fragmentado criando experiências educativas que possibilitem a aprendizagem, a inclusão e o compromisso com a mudança de relações assimétricas de poder;

    melhorar as condições pedagógicas por meio da reorganização do tempo/espaço do e no cotidiano escolar;

    ◊ corrigir o fluxo escolar com qualidade;

    ◊ tornar mais efetiva, ética e saudável a relação professor-estudante;

    ◊ qualificar a avaliação, incluindo o processo contínuo de recu-peração das aprendizagens


ID
1299118
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que a avaliação realizada em sala de aula pode assumir diferentes funções, assinale a alternativa correta quanto à função formativa da avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Não vejo erro na questão a? Alguém pode esclarecer?

  • CORRETA LETRA B

    O erro da letra A esta em dizer que a avaliação diagnostica nao tem comprometimento com as aprendizagens do estudante como a avaliação formativa tem, e afirmar isso é errado.

    FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO

    De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória).

    a) A avaliação diagnóstica (analítica) é adequada para o inicio do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. O professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de constata os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem.

    b) A avaliação formativa(controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.Esta função da avaliação visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.

    c) A avaliação somativa (classificatória), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.