SóProvas


ID
1299631
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A fase do processo de controle que proporciona meios para estabelecer o que deverá ser feito e qual o desempenho ou resultado será aceito como normal ou desejável, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Gente, fiquem atentos a essa banca. Dica: Resolvam as questões da FGV de 2014, você notará a tal diferença e  notará que uma questão foge do conceito proposto pelo examinador de 2013. Aquela abarca o conceito de Controle  de forma mais categórica (e até exagerada), isto é, a função controle garante (utilizou o vocábulo garantir) a ação corretiva, nesta assertiva de 2013 se estabelece padrões ou critérios.  

    Deixo um trecho que propôs o autor  CHIAVENATO (2009, pág. 397): A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidosA essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. Nesse sentido, o controle consiste basicamente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.

     O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases, a saber:

    1. Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho. 

    2. Avaliação ou mensuração do desempenho atual.

    3. Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos.

    4. Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.

    O processo de controle se caracteriza pelo seu aspecto cíclico e repetitivo. Na verdade, o controle deve ser visualizado como um processo sistêmico em que cada etapa influencia eé influenciada pelas demais. 



  • Aos não assinantes,

    GABARITO: C

  • 26_05_2019 errei

    Gab C

  • GABARITO: LETRA C

    FASES DO CONTROLE

    O controle é um processo cíclico composto por quatro fases, a saber:

    1. Estabelecimento de padrões ou critérios. Os padrões representam o desempenho desejado. Os critérios representam normas que guiam as decisões. São balizamentos que proporcionam meios para se definir o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. São os objetivos que o controle deverá assegurar. Os padrões são expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou de índices.

    2. Observação do desempenho. Para se controlar um desempenho deve-se pelo menos conhecer algo a respeito dele, O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos e funciona de acordo com a informação que recebe. A observação ou verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado.

    3. Comparação do desempenho com o padrão estabelecido. Toda atividade proporciona algum tipo de variação, erro ou desvio. Deve-se determinar os limites dentro dos quais essa variação será aceita como normal.

    Nem toda variação exige correções, mas apenas as que ultrapassam os limites da normalidade. O controle separa o que é excepcional para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou nos desvios.

    Para tanto, o desempenho deve ser comparado ao padrão para verificar eventuais desvios. A comparação do desempenho com o padrão estabelecido é feita por

    meio de gráficos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas etc. Esses meios de apresentação supõem técnicas à disposição do controle para que este tenha maior informação sobre aquilo a ser controlado.

    4. Ação corretiva. O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões definidos para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira. Variações, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas. A ação corretiva visa fazer com que aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer.

    AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO.