-
Dentro do recrutamento, temos duas possibilidades de foco: o recrutamento interno e o recrutamento externo. O recrutamento interno ocorre quando a empresa busca atrair pessoas que já trabalham na empresa. Portanto, as pessoas são transferidas ou promovidas para cargos mais elevados.
Já o recrutamento externo ocorre quando a empresa busca atrair pessoas de fora dela. Ou seja, busca atrair pessoas no mercado de trabalho em geral. Cada tipo de recrutamento tem suas vantagens e desvantagens. Vamos ver nos quadros a seguir as principais.
Gabarito C.
-
Confuso, Poque para fazer um recrutamento externo você também deve considerar a Cultura da Organização para atrair aquele candidato que mais se identifica com a Cultura interna.
Mas... o que esperar da banca FGV né?. rsrsrsrs
-
Pra que vou querer ver meu quadro de gestores se minha intenção é buscar pessoas fora da organização?
-
Achei totalmente subjetiva essa questão. Pois acredito que essa análise pode ser feita tanto para o recrutamento externo e interno.
No recrutamento externo: para ser observado as mudanças culturais que ocorrerão no decorrer do tempo, pois nesse tipo de recrutamento pode haver renovação cultural e intelectual. Portanto sangue novo!
No recrutamento interno: pode haver esse tipo de análise para ver como a organização está se comportando culturalmente, ou seja, para ver as diferentes oscilações que podem ocorrer em meio aos conflitos organizacionais, por exemplo.
Mas em fim, achei bastante subjetiva.
-
A análise da cultura organizacional é um requisito do recrutamento interno.
Segundo Chiavenato, quando o recrutamento interno é praticado continuamente leva os colaboradores a um progressivo estancamento nas políticas e diretrizes da organização. Convivendo apenas com os problemas e situações de sua organização, eles se adaptam e perdem criatividade, iniciativa e atitude de inovação. As pessoas passam a raciocinar exclusivamente dentro dos padrões da cultura organizacional.
Portanto, alternativa C é a correta.
GABARITO: C