SóProvas


ID
1299715
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                           

                                           Alimentos especiais 

    Gelatinas que podem se transformar em filezinhos ou pós que viram cenouras são alguns dos produtos específicos para idosos desenvolvidos pela indústria alimentícia japonesa, que encontrou um filão no envelhecimento da sua sociedade.

    Cada vez mais empresas japonesas apostam em produtos alimentícios exclusivamente dirigidos aos consumidores de idade avançada, com características como uma textura mais suave do que o habitual ou pré-cozidos e embalados individualmente.

    Esses produtos podem ser encontrados nos supermercados com rótulos como "sênior" e com características adaptadas às dificuldades para mastigar e para engolir dos mais velhos, e preparados para se encaixar em seus hábitos de consumo.

    Muitos japoneses da terceira idade, com mais de 65 anos, vivem e comem sozinhos – entre 20% e 40%, segundo dados da Associação Japonesa da Dieta –, o que tem feito os fabricantes optarem em apresentar os produtos em porções individuais e quase prontos para consumo.
  
                                                                                                                             (Notícias Uol)                                                                                                                                                               

“o que tem feito os fabricantes optarem em apresentar os produtos em porções individuais e quase prontos para consumo”.

A opção dos fabricantes visa a

Alternativas
Comentários
  • Essa eu realmente não entendi, pois achei que traria praticidade e conforto, já que muitos japoneses da terceira idade vivem e moram sozinhos.

  • GABARITO: LETRA B - evitar o desperdício e economizar tempo

    Muitos japoneses da terceira idade, com mais de 65 anos, vivem e comem sozinhos – entre 20% e 40%, segundo dados da Associação Japonesa da Dieta –, o que tem feito os fabricantes optarem em apresentar os produtos em porções individuais (evitar o desperdício) e quase prontos para consumo (economizar tempo).


  • Análise super tendenciosa a partir do gabarito da "C. K.a.". Veja : "com características como uma textura mais suave do que o habitual ou pré-cozidos e embalados individualmente." "características adaptadas às dificuldades para mastigar e para engolir dos mais velhos"(praticididade/facilidade/conforto) Todo o texto condiz com a assertiva "d". A alternativa "b" é uma extrapolação do que foi tratado.

  • Questão pra ser anulada, no texto não nada escrito, objetivamente, sobre evitar desperdício.

  • “o que tem feito os fabricantes optarem em apresentar os produtos em porções individuais e quase prontos para consumo”. 

    "Muitos japoneses da terceira idade, com mais de 65 anos, vivem e comem sozinhos"


    evitar o desperdício : As embalagens individuais evitam o desperdício pois cada embalagem tem produto suficiente para ser consumido por uma única pessoa evitando as sobras, que é a preocupação da maioria das pessoas que moram sozinhas.

    economizar tempo: Se os alimentos ja vêm quase  prontos para o consumo isso econonomiza o tempo do consumidor no cozimento. :)

  • o texto nada fala em desperdício deveria ter sido anulado .....a correta deveria se a letra D o texto quase todo fala sobre isso....

  • Entendo que a correta seja letra "D".

  • Se o texto fala:

    "...Muitos japoneses da terceira idade, com mais de 65 anos, vivem e comem sozinhos – entre 20% e 40%..."

    O trecho acima deixa implícito que se vivem e comem sozinhos a possibilidade seria a LETRA "D".
    Sem dúvida eu entraria com recurso.
  • Entendo que a alternativa correta é letra D

  • FGV raramente anula questões de português, nem fico mais com raiva(mentira). Muitas questões são pura loteria, tem de contar com a sorte.

  • “o que tem feito os fabricantes optarem em apresentar os produtos em porções individuais (=> para evitar o desperdício, já que se as porções fossem para 2 ou mais pessoas a comida seria desperdiçada) e quase prontos para consumo (=> mais rápidos de preparar)”.

  • Patrícia Mendes, seguindo seu raciocínio, podemos chegar a isto:
    “o que tem feito os fabricantes optarem em apresentar os produtos em porções individuais 

    (=> para evitar o desperdício, já que se as porções fossem para 2 ou mais pessoas a comida seria desperdiçada) Ok.

    baratear o custo - Ora, se os produtos são individuais, são mais baratos, pois são vendidos em quantidades menores.  Ok.

    Trazer mais facilidade - O público alvo necessita de alvo mais prático e, como diz o texto, (Muitos japoneses da terceira idade, com mais de 65 anos, vivem e comem sozinhos – entre 20% e 40%), a opção por porções individuais os ajudam a se alimentarem, é mais fácil para eles, pois vivem sozinhos.  Ok.

    e quase prontos para consumo 

    (=> mais rápidos de preparar)”. Ok.

    causar pouco trabalho. (Se são mais rápidos de preparar, causam pouco trabalho, ajudando os idosos)  Ok.

     dar mais conforto. (Se eles já vêm prontos, assim os idosos têm mais conforto para se alimentar, pela rapidez e facilidade.  Ok.