SóProvas


ID
1300876
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ideia central da técnica do Benchmarking prende-se

Alternativas
Comentários
  • BENCHMARKING
    O benchmarking, introduzido em 1970 na empresa Xerox, é caracterizado como um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços, processos de trabalho de ouras empresas, a fim de identificar quais são as melhores práticas adotadas por elas. A partir dessa análise, a instituição verifica seus próprios processos e realiza o aprimoramento organizacional, desenvolvendo a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes (benchmarks) em certos aspectos. A meta é definir objetivos de gestão e legitimá-los por meio de comparações externas. A comparação costuma ser um saudável método didático, pois desperta para as ações que as empresas excelentes estão desenvolvendo e que servem delição. A base do benchmarking é não fechar-se em si mesma, no caso da empresa,mas sim observar e avaliar constantemente o mundo exterior.
    Segundo Chiavenato, organização precisa definir:
    o benchmarking exige três objetivos que a organização precisa definir:
                • Conhecer suas operações e avaliar seus pontos fortes e fracos. Deve documentar os passos e práticas de processos de trabalho, definir medidas de desempenho e diagnosticar suas fragilidades.
               • Localizar e conhecer os concorrentes ou organizações líderes domercado, para poder definir as habilidades, conhecendo seus pontos fortes e fracos e compará-los com seus próprios pontos fortes e fracos.
              • Incorporar o melhor do melhor adotando os pontos fortes dosconcorrentes e, se possível, excedendo-os e ultrapassando-os.

    A principal barreira à adoção dessa ferramenta é convencer os administradores de que seus desempenhos podem ser melhorados. Isso requer uma paciente abordagem e apresentação de evidências de melhores métodosutilizados por outras organizações.

    Fonte: PROFa. LILIAN LIMA QUINTÃO

  • A letra E está errada, apesar de dizer muito sobre Benchmarking, não fala sobre os concorrentes. Em contrapartida, a letra D quando diz "da Administração", induz a pensar sobre as empresas de uma maneira geral.

  • Resposta D

    BENCHMARKING processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.

     

  • Gabarito: D

  • LETRA D CORRETA

    benchmarking.

    É um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída.

    Este processo deve ser contínuo, visando sempre a comparação entre produtos/serviços e práticas empresarias, preferencialmente de empresas líderes do seu mercado. É utilizado para identificar as melhores práticas e, posteriormente, adequá-las à realidade da empresa.

    É uma das formas mais rápidas, baratas e úteis de se obter inspiração para melhorar a qualidade em serviços.

    A técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, que façam algo de maneira particularmente bem-feita 

  • Complementando os comentários dos colegas:

    O benchmarking visa a desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes (benchmarks) em certos aspectos, comparar as mesmas práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar as oportunidades de mudanças dentro da organização. A meta é definir objetivos de gestão e legitimá-los por meio de comparações externas.

    Estágios do Benchmarking

    Planejar

    1. Selecionar órgãos ou processos para avaliar;

    2. Identificar o melhor concorrente;

    3. Identificar os benchmarks;

    4. Organizar o grupo de avaliação;

    5. Escolher a metodologia de colheita de dados;

    6. Agendar visitas;

    7. Utilizar a metodologia de colheita de dados.

    Analisar

    8. Comparar a organização com seus concorrentes;

    9. Catalogar as informações e criar um “centro de competência”;

    10. Compreender os processos e as medidas de desempenho.

    Desenvolver

    11. Estabelecer objetivos ou padrões do novo nível de desempenho;

    12. Desenvolver planos de ação para atingir as metas e integrá-los na organização.

    Melhorar

    13. Implementar ações específicas e integrá-las nos processos da organização.

    Revisar

    14. Monitorar os resultados e os melhoramentos;

    15. Revisar os benchmarks e as relações atuais com a organização-alvo.

    Fonte: Administração Geral e Pública - Chiavenato

  • A) BSC – Balanced Score Card

    B) Matriz Ansoff – Penetração de Mercado

    C) Missão (MAXIMIANO, 2007).

    D) Benchmark

    E) SWOT

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre o benchmarking. Para responder corretamente, precisamos marcar a alternativa que apresenta a ideia central do benchmarking.

    Benchmarking se trata de um processo de estudo de concorrentes. Consiste em fazer uma análise das boas práticas usadas por empresas que atuam na mesma área que podem ser aplicadas no empreendimento da organização que faz uso dessa ferramenta. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. É a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.

    Dito isso, podemos observar que a resposta correta pode ser encontrada na alternativa "D".

    GABARITO: D

    Fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.