Puxa, depois desses dois comentários acima.... vou apenas resumir para melhorar a compreesão de alguém que não conhece o conceito:
Em outras palavras, esta fase consiste em projetar o sistema antes de construí-lo. Logo, não envolve programadores. Quem projeta o sistema é o projetista (na maioria dos casos é o próprio analista).
Abaixo texto de um artigo:
Esta fase tem como objetivo estabelecer a arquitetura do software e tem como ponto de partida o produto final oriundo da Fase de Análise: a documentação de requisitos. A partir desta documentação é feito o mapeamento dos requisitos nos componentes da arquitetura. A Fase de Design é chamada de Fase de "como", pois é nela que se determina "como" fazer para obter todas as funcionalidades do software.
Nesta fase pode ser elaborado o plano de testes que define os testes necessários para estabelecer a qualidade do software. O plano de testes, também, pode ser feito na Fase de Testes pela Equipe de Testes. De modo geral, o plano de testes é baseado nos cenários típicos e atípicos.
A Equipe de Design, também, indica as prioridades críticas de implementação que consiste de implementar determinadas tarefas de modo que sejam corretamente executadas. Existem duas categorias de tarefas: associadas a construção do software e associadas ao próprio software.
A arquitetura define os componentes, as interfaces e o comportamento do software. Os componentes podem ser construídos do "zero" ou serem derivação de outros já existentes, a interface é o meio de comunicação entre componentes e define um comportamento de resposta a estímulos produzidos por uma ação de outro componente.
Todo o trabalho de Equipe de Design culmina na elaboração de um documento chamado plano de implementação que é o produto final desta fase e servirá de apoio para a Equipe de Implementação.
http://algol.dcc.ufla.br/~heitor/Artigos/Artigo_001.html