SóProvas


ID
1301371
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No cuidado de enfermagem ao trabalhador com transtorno bipolar afetivo, em tratamento com lítio, são identificadas manifestações que incluem tremores, diarreia, vômitos, cefaleia, polidipsia, poliúria, letargia, fasciculação, lesão renal e de tireoide. Esse quadro clínico caracteriza

Alternativas
Comentários
  • A Litemia é um exame de sangue que se faz e nele mostra a quantidade de lítio no sangue.

    A litemia ideal é de 0,6 a 1,2 mE/L. O médico poderá ajustar a dose aumentando ou diminuindo a quantidade. Ou ainda, vendo se o paciente está tomando corretamente a medicação.

     

    A toxicidade do lítio está diretamente relacionado às suas concentrações plasmáticas. Níveis séricos acima de 1,5meq/L representam maiores riscos de toxicidade, embora pacientes sensíveis possam apresentar estes quadros com litemia inferior a 1,5meq/L. Diarreia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e alterações da coordenação podem ser os sinais precoces de uma intoxicação por carbonato de lítio e podem ocorrer com litemia inferior a 2,0meq/L. Em níveis plasmáticos superiores, tontura, ataxia, visão borrada, zumbidos e diminuição da capacidade de concentração urinária podem ser observados. Litemias acima de 3,0meq/L podem produzir quadros clínicos complexos envolvendo múltiplos órgãos e sistemas.

     

    Letra D

     

    http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=8974232013&pIdAnexo=1838555

    http://diadepancadasoudebeijinhos.blogspot.com.br/2011/12/litio-e-litemia.html