SóProvas


ID
1301389
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Determinada empresa adotou um estilo para negociação e solução de conflitos internos, que é confrontador e colaborativo ao mesmo tempo; busca a solução para o problema em conjunto, de modo benéfico para ambas as partes. Requer tempo, esforço, compromisso mútuo, comunicação franca e poderes de decisão compartilhados. Essas características, segundo Kurcgant, são compatíveis com o estilo denominado

Alternativas
Comentários
  • abordagem colaborativa ou integrativa das partes coopera para atingir ganhos mútuos, atingindo benefícios, integrando seus interesses e até mesmo identificando outras oportunidades de melhoria. Daí importância de acordos e negociações que visam o relacionamento futuro, o jogo com mais de uma rodada. Nesta abordagem o conflitante e o conflitado passam a ser colaboradores, o conflito passa a ser acordo com ganhos mútuos e ambos cooperam para obter o máximo dos benefícios dispostos na mesa. 

    https://rodrigosouzapm.wordpress.com/2011/04/15/a-importancia-da-abordagem-colaborativaintegrativa-nas-organizacoes/
  • As 5 formas de administrar conflitos

     

    1. Competição

    É uma atitude assertiva e não cooperativa, onde prevalece o uso do poder. Ao competir o indivíduo procura atingir os seus próprios interesses em detrimento dos interesses da outra pessoa. É um estilo agressivo e antagônico onde o indivíduo faz uso do poder para vencer. A competição pode significar “proteger seus direitos”, defender uma posição na qual acredita, ou simplesmente querer ganhar.

     

     2. Acomodação

    É uma atitude inassertiva, cooperativa e autossacrificante, o oposto de competir. Ao acomodar a pessoa renuncia aos seus próprios interesses para satisfazer os interesses da outra parte. A acomodação é identificada por um comportamento generoso, altruísta, dócil à vontade da outra pessoa ou, então, abrindo mão de seu ponto de vista a favor do outro.

     

     3. Afastamento

    É uma atitude inassertiva e não cooperativa. Ao afastar-se a pessoa não se empenha em satisfazer os seus interesses, nem tampouco coopera com a outra pessoa. O indivíduo coloca-se diplomaticamente à margem do conflito, às vezes adiando o assunto para um momento mais adequado, ou então simplesmente recuando diante de uma situação de ameaça (física, emocional ou intelectual).

     

    4. Acordo

    É uma posição intermediária entre assertividade e cooperação. O indivíduo procura soluções mutuamente aceitáveis, que satisfaçam parcialmente os dois lados. Ele abre mão de alguma coisa, desde que em contrapartida receba algo em troca que seja de seu interesse. O acordo significa trocar concessões, ou então procurar por uma rápida solução de meio termo. É uma espécie de “toma-lá-dá-cá”.

     

    5. Colaboração 

    É uma atitude tanto assertiva quanto cooperativa. Ao colaborar o indivíduo procura trabalhar com a outra pessoa tendo em vista encontrar uma solução que satisfaça plenamente os interesses das duas partes. Significa aprofundar o assunto para identificar as necessidades e interesses dos dois lados e encontrar uma solução satisfatória para todos os envolvidos. Ao colaborar, o indivíduo procura aprender com os desacordos, olhando o ponto de vista do outro, bem como resolver situações que de outra forma poderia descambar para competição por recursos, ou ainda tentar encontrar soluções criativas para problemas de relacionamento interpessoal.

     

    Letra A

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/as-5-formas-de-administrar-conflitos/88771/