1º Vias aéreas: Você deve verificar a permeabilidade (viabilidade, fluxo do ar nas vias aéreas superiores - faringe, laringe, boca e nariz) e se há comprometimento da coluna cervical.
2º Respiração: Examine se a vítima está respirando, observe se há alguma dificuldade ou se a respiração está produzindo algum som estranho. Se a vítima estiver inconsciente, mantenha as vias aéreas abertas, observando se o peito desce e sobe. Escute o som da respiração e sinta o ar saindo do nariz ou da boca (método VOS).
3º Circulação: Verifique se há pulso, se há hemorragia ou risco de estado de choque (pulso carotídeo). Observe na figura como deve ser a avaliação do pulso carotídeo.
4º Hemorragia: A vítima apresenta algum sangramento? Verifique se há sangramentos, olhando o corpo todo. Confira se as roupas apresentam manchas de sangue ou sinais que indiquem sangramentos.
5º Exposição: Realizado para verificar se existem outros ferimentos, deformidades e situações a serem sanadas, deve ser feita com cuidado para preservar a vítima de constrangimentos e maiores riscos à saúde.
Fonte: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – PROFESSOR: MARCOS GIRÃO - www.pontodosconcursos.com.br
ABCDE do Trauma
A sigla é relacionada da seguinte forma:
A – Airway ==> Controle de vias áreas e colar cervical
B – Breathing ==> Boa respiração e ventilação
C – Circulation ==> Circulação com controle de hemorragia
D – Disability ==> Exame neurológico - Avaliar Consciência com escala de coma de Glascow. Avaliar pupila
E – Exposure ==> Exposição das Zonas afetadas
Letra E
Fonte: http://mcj.com.br/abcde-do-trauma/
https://www.facebook.com/EnfConcursos/photos/a.398124923648821.1073741828.393020820825898/1131630650298241/?type=3&theater