SóProvas


ID
1301419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito de orçamento e composição de custos, julgue o item.

Na elaboração do orçamento embasado no custo unitário básico, como se considera que as diferentes partes de uma obra não são construídas com o mesmo padrão de acabamento — ou seja, as garagens são diferentes dos terraços, que são diferentes dos banheiros etc. —, é necessário transformarem-se as áreas de diferentes padrões de acabamento em áreas equivalentes de construção de uma dessas áreas, tomadas como padrão.

Alternativas
Comentários
  • Cálculo da área Equivalente de Construção

    Para que uma obra possa ser avaliada pelo método do custo por metro quadrado, os avaliadores devem saber calcular a Área Equivalente (Aeq) da construção. O valor do CUB será multiplicado pela Aeq e somado ao custo de instalações especiais e outros equipamentos e elementos não considerados no CUB adotado, para que se obtenha o custo avaliado da obra. O custo avaliado será então multiplicado pelo BDI estimado para a obra, obtendo-se assim o preço global avaliado da obra.

    Muitos engenheiros avaliadores e principalmente os leigos erram ao avaliar com a utilização do CUB, pois o multiplicam pela área coberta ou pela área pavimentada, ao invés da área equivalente. A área equivalente de construção é uma área fictícia, que corresponde a uma homogeneização da área construída, para fins de avaliação adequada. 


  • Não entendi aonde, exatamente, está o erro da afirmação na questão.

  • Estou com uma apostila aberta falando exatamente o que está escrito, porém afirmando que está correto.

  • olha o erro " é necessário transformarem-se as áreas de diferentes padrões de acabamento em áreas equivalentes" são coisas diferentes em relação ao custo e não deve ser considerados como iguais.

  • Acredito que o erro seja que a questão nos induz a transforma a área equivalente para uma das áreas consideradas no projeto.

    Na verdade, utilizamos as áreas do projeto padrão, e não uma das áreas do projeto.