são os custos totais (não unitários) que variam diretamente proporcional à variação do volume do produto. É o caso dos custos diretos de materiais e de mão de obra, custos de taxas e impostos cobrados proporcionalmente ao volume da obra, etc.
O QUE SÃO CUSTOS FIXOS
DE UMA MANEIRA BEM SIMPLES, PODEMOS DEFINIR OS CUSTOS FIXOS COMO AQUELES QUE NÃO SOFREM ALTERAÇÕES INFLUENCIADAS PELO VOLUME DE PRODUÇÃO. APESAR DO NOME, NÃO SE PODE AFIRMAR QUE ESTES CUSTOS - QUE PODEM TAMBÉM SER CLASSIFICADOS COMO " CUSTOS DE ESTRUTURA" JAMAIS ESTARÃO SUJEITOS A QUALQUR MODIFICAÇÃO. U EXEMPLO CLÁSSICO É O ALUGUEL, QUE PODE SOFRER EM DETERMINADOS MOMENTOS E AINDA ASSIM CONSTINUAR PERTENCENDO AO GRUPO DOS CUSTOS FIXOS, JÁ QUE TAIS REAJUSTES ESTARÃO RELACIONADOS ÀS OSCILAÇÕES NA PRODUÇÃO DA EMPRESA.
O QUE SÃO CUSTOS VARIÁVEIS
OS CUSTOS VARIÁVEIS, POR SUA VEZ, ESTÃO DIRETAMENTE LIGADOS À PRODUÇÃO DA EMPRESA, SOFRENDO ALTERAÇÕES DE UM PERIODO PARA OUTRO. O MELHOR EXEMPLO DESSE TIPO DE CUSTO VEM DAS MATÉRIAS-PRIMAS: QUANTO MAIS SE PRODUZ, MAIS MATERIAL É UTILIZADO E , PORTANTO, MAIOR É O GASTO. AINDA QUE O VOLUME DE PRODUÇÃO PERMANEÇA ESTÁVEL POR ALGUM TEMPO, O CUSTO COM ESSES MATERIAIS NÃO SERÁ ENQUADRADO COMO FIXO, PLEO SIMPLES FATO DE NÃO DEIXAR DE ESTAR ATRELADO À PRODUÇÃO. EX MÃO DE OBR DIRETA, COMISSÕES, FRETES DE VENDAS E INSUMOS DIRETOS.