-
ANEXO
Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
CAPÍTULO I
Seção I
Das Regras Deontológicas
(...)IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.
-
Questão correta, outra ajuda a responder vejam:
Prova: CESPE - 2004 - TRE-AL - Técnico Judiciário - Telefonia Disciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Ética na Administração Pública; A qualidade do atendimento ao público fundamenta-se na prestação da informação correta, na cortesia do atendimento, na brevidade da resposta e no ambiente adequado para a realização desse atendimento.
GABARITO: CERTA.
-
Questão anulada!
Justificativa do Cespe: Por haver mais de uma interpretação quanto ao assunto abordado no item, opta-se pela sua anulação.
-
Eu,realmente não entendi o porquê da anulação dessa questao.Será que algum apadrinhado errou essa questão?Não vejo essa ambiguidade mencionada pelo Cespe .Ao meu ver não houve restrição à Administração pública federal,já que acredito que seja o motivo da anulação.
-
Acredito que a questão foi anulada pelo fato da questão falar especificamente "correspondem a valores da administração pública federal", ficando restrito somente a esfera federal, não sendo exigida pelas esferas estaduais e municipais. Acredito que muitos interpretaram assim. Mas esses valores "Cortesia, boa vontade e respeito ao cidadão", fazem parte das regras deontológicas do código de ética. No meu ponto de vista GABARITO: CERTA.
-
Tem tantas questões que deveriam ter sido anuladas... Mas o CESPE resolve anular questões que não vejo o porquê.
-
A CESPE é engraçada, já fiz tantas questões em que se fossem anuladas não seria absurdo, agora uma questão que não tem nada de tão absurdo é anulada e o pior essa questão 99% dos que estudaram acertariam de olhos fechados, cada um com sua opinião, mas apesar de ser a banca que melhor seleciona os concursados (ao meu ver) ao mesmo tempo é banca que mais apela nos enunciados em que por muitas vezes as questões são passiveis de anulação e não são.
-
Têm razão os colegas abaixo, tantas questões absurdas, polêmicas a CESPE anula algumas como essa. Essa banca deve ter TPM, só pode.
-
"IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam O ESFORÇO PELA DISCIPLINA."
e não valores.
Pela minha interpretação essa questão deveria ser considerada como errada face o enunciado da questão mencionar o código de ética.
-
Gente, conforme justificativa do Cespe postada pelo João:
Justificativa do Cespe: "Por haver mais de uma interpretação quanto ao assunto abordado no item, opta-se pela sua anulação"
Interpretação 1 - o dispositivo em questão está dentro do Capítulo das Regras Deontológicas, vejamos o que é deontologia:
A deontologia também se refere ao conjunto de princípios e regras de conduta — os deveres — inerentes a uma determinada profissão. Assim, cada profissional está sujeito a uma deontologia própria a regular o exercício de sua profissão, conforme o Código de Ética de sua categoria.
O próprio significado de deontologia já pressupõe valores - De acordo com essa interpretação, assertiva correta
Interpretação 2 - Literalmente conforme o dispositivo
"IX A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. " De acordo com essa interpretação, assertiva errada.
Portanto, acredito estar correta a banca ao anular a questão.
-
Ouso discordar da maioria dos colegas e acho que a banca fez bem em anular. Concordo com o exposto pela colega Áurea.
A meu ver um candidato mais desatento com certeza marcaria como correta a questão, porém quem conhece o código de ética, e consequentemente está mais preparado, ficaria na dúvida, por vezes marcando como errada devido a não corresponder à literalidade do código.
Como o propósito é selecionar os melhores, questões mal formuladas devem ser anuladas.