SóProvas


ID
1302376
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Um exemplo de situação em que o condutor incorre em imprudência acontece quando ele

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    b) Negligencia

    c)Impericia

    d)Irresponsabilidade

    e)Negligencia

  • Imprudência - Ato de agir perigosamente!

  • A - IMPRUDÊNCIA

    B - NEGLIGÊNCIA

    C - NEGLIGÊNCIA

    D - IMPERÍCIA

    E - IMPERÍCIA

  • (A)


    Imprudente é quem age sem a devida cautela e atenção causando danos a outrem.


    Ex: o motorista que corre acima do permitido pela lei e pelas circunstâncias, que fica olhando o celular quando em movimento, que dirige com sono, etc.


    Negligente é quem devia agir, mas deixa de fazê-lo, de forma que sua omissão dá causa a um resultado previsível que devia evitar, possibilitando o dano.


    Ex: o motorista que trafega com seu carro com pneus carecas, quando devia ter colocados novos pneus, que não fez a revisão do carro, quando impunha-se fazê-lo, etc.


    Imperito é quem tem o dever legal de agir de acordo com sua preparação profissional ou preparo técnico específico, mas não utiliza das técnicas exigidas nem dos conhecimentos recebidos ou estudados para a função a que se propôs, como a pessoa que obtém sua carteira de habilitação de motorista, mesmo não sendo um profissional na área.


    Ex: o motorista imperito é o que tecnicamente age com imprudência na sua funçã e/ou, age com negligência quando devia usar dos conhecimentos pelo quais se preparou, como desviar-se de uma possível colisão, evitar um atropelamento, que não sabe controlar o veículo numa curva, que corre acima do permitido, que não obedece as placas de sinalização do trânsito.


     

  • Elemento Subjetivo Culpa salvando questões rsrsrs

  • para os que estudam legislação de trânsito, avançar o sinal vermelho é infração gravíssima (208 CTB), tanto faria ser negligente, tonto ou bobo, 7 pontinhos e multa

    mas entendi o espírito da questão, é negligência saber que avançar sinal tende a causar acidente mas, mesmo assim o faz.

  • Imprudência = falta de cuidado, de cautela.

    Negligência = omissão ou inobservância do dever.

    Imperícia = falta de habilidade técnica necessária.