SóProvas


ID
13027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Cada um dos próximos itens apresenta uma situação
hipotética acerca do comportamento profissional,
seguida de uma afirmativa a ser julgada.

Considere a seguinte situação hipotética. Albertino, servidor público, ao se comunicar com seu chefe, manipula as informações para que elas sejam mais bem aceitas por ele. Nessa situação, Albertino está prejudicando sua comunicação com o chefe, pois está colocando uma barreira interpessoal no processo de comunicação com ele.

Alternativas
Comentários
  • Albertino, ao manipular as informações para que estas pudessem ser bem aceitas por seu chefe constituiu em um coduta anti-étitica, havendo uma barreira nesta situação, porém NÃO SE TRATA DE UMA BARREIRA INTERPESSOAL!
  • Acredito eu que se ele está manipulando as informações a fim de que elas sejam bem aceitas S/ MODIFICAR SEU CONTEÚDO só facilita a compreensão por parte do chefe, logo não seria correto falar em barreira interpesssoal, pois a comunicação, neste caso, não está sendo prejudicada.
  • O verbo manipular deixa um sentido ambíguo na questão, visto q não dá p/ saber se ele manipula no sentido de facilitar a compreensão ou no sentido de prejudicar o entendimento do chefe. Se for neste segundo sentido, acredito q há barreira interpessoal.
  • é uma questão q deixa margem p/ ambiguidade:no momento em q o chefe perceber, será criada uma barreira interpessoal sim: falta de confiança (tanto pessoal quanto profissional); antes de ser um profissional a pessoa é um indivíduo q se relaciona c/ indivíduo(s); o seu caráter como tal ñ difere do profissional.
  • um comentário sobre o q a roberta falou: ele "manipula para ser mais bem aceita" pelo chefe e não melhor compeendida; fica implícito q há uma manipulação de caráter duvidoso.
  • Concordo com a Fernanda: há uma "manipulação" => caráter duvidosoNesse caso, Albertino cria uma barreira à comunicação eficaz.BARREIRAS INTERPESSOAIS E INTRAPESSOAIS. São essas as barreiras: FILTRAGEM - PERCEPÇÃO SELETIVA - SOBRECARGA DE INFORMAÇÕES - DEFESA - LINGUAGEM - JARGÃO.FILTRAGEM = manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
  • creio q não cria uma barreira pelo seguinte fato: ele manipula as informações para q elas sejam mais bem aceitas pelo chefe, ou seja, a forma de falar, de expor as informações...agora se ele o fizesse para obter proveito ou coisa do tipo, então criaria uma barreira sim, pela falta de sinceridade e seria algo anti-ético...
  •  Apesar de ter errado a questão, após ler os comentários e reler a assertiva, acho que poderíamos ter percebido o erro da mesma no seguinte trecho:

    '...Albertino está prejudicando sua comunicação com o chefe.."

    Pelo enunciado, apesar da manipulação, acho que é visível a facilidade de comunicação.

    Sobre a barreira interpessoal concordo com a colega abaixo quando diz que poderá ser criada no futuro se o chefe se sentir manipulado.

  • Albertino é antiético e não respeita as condutas profissionais, mas não prejudica sua comunicação com o chefe, não coloca barreira interpessoal, pois suas ações profissionais tem haver com sua conduta e não com suas relações. Isso poderá mudar quando o chefe de Albertino, por exemplo, descobrir que ele manipula as informações, então sua relação poderá ser prejudicada ao perder a confiança, até lá, a relação não será desfavorecida.
    Bons estudos.
  • Não se trata de uma barreira interpessoal e sim de uma barreira à comunicação eficaz.
  • Concordo com a Roberta, acredito que manipular não é necessariamente algo ruim, se o sujeito manipula  a informação no sentido de dar um tratamento a ela, mas sem modificar a sua essência, não há problema algum nisso, e por conseguinte não haverá barreira interpessoal.

    Obs.: Eu cai na pegadinha! rs... CESPE é muito malvado.

  • Albertino não está criando uma barreira interpessoal , mas
    sim uma barreira na comunicação chamada "filtragem".
    Nesse tipo de barreira, a informação é manipulada para
    que seja recebida de maneira mais favorável ao seu superior.

    Portanto, Gabarito : Errado.

     
  • Na verdade, o servidor em questão está causando um ruído à comunicação impedindo a efetivação da mesma e referindo-se a assertiva da prova, a barreira à comunicação é a FILTRAGEM. Segundo um autor, a filtragem constitui de “manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Acontece que quando um subordinado não quer dar uma má notícia ao chefe ou quer “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. NORMALMENTE, OCORRE QUANDO A FONTE E O DESTINATÁRIO ESTÃO EM NÍVEL HIERÁRQUICOS DIFERENTES”.

  • BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO

    Existem várias barreiras interpessoais e intrapessoais que ajudam a entender por que uma mensagem que é decodificada pelo receptor acaba sendo diferente da que o emissor pretendia comunicar.

    As mais consideráveis são: a filtragem, percepção seletiva, a sobrecarga de informação, a defesa e a linguagem.

    Filtragem: manipulação da informação pelo emissor, para ela seja vista de maneira mais favorável pelo emissor. Por exemplo, quando o administrador diz ao seu superior exatamente aquilo que acredita que o chefe que ouvir, ele está filtrando a informação. A filtragem é comum nas grandes organizações do que nas pequenas.

    Percepção Seletiva: o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais. Exemplo, o entrevistador que acredita que as mulheres sempre colocam a família antes do trabalho, ao selecionar novas funcionárias vai ver essa tendência em todas as candidatas.

    Sobrecarga de informação: Uma condição em que a quantidade de informação excede a capacidade de processamento do indivíduo. Um exemplo é o que acontece com os executivos por terem uma demanda muito grande para atender telefones, a e-mails, fax, reuniões, leitura profissionais etc.

    Defesa: A defesa é usada quando a pessoa se sente de alguma forma ameaçada, assim utiliza-se da defesa para reduzir a capacidade de entendimento mutuo. Assume comportamentos como: ataques verbais, comentários sarcásticos, excesso de julgamento e questionamentos sobre os motivos dos outros. Quando as pessoas assumem este tipo de comportamento, geralmente a resposta defensiva é para prejudicar a comunicação eficaz.

    Linguagem: As palavras têm significados diferentes. "O significado das palavras não está nelas, está em nós". Nas organizações, os funcionários geralmente provêm de origens diferentes e, portanto, possuem padrões diversos de linguagem. Exemplo um advogado ao falar com uma pessoa que não é de sua profissão, será quase certo afirmar que a pessoa não entenderá seu vocabulário.

    http://amigonerd.net/humanas/administracao/comunicacao-nas-organizacoes

  • Sinceramente, só acho que o gabarito está errado. Não consegui ver um erro nessa afirmação.

  • Se a filtragem é considerada uma barreira, por que a questão está errada?

  • Levei em consideração não a filtragem em si, mas a questão da comunicação com o chefe pelo lado interpessoal. Não parece que o chefe está tendo problemas com a comunicação, uma vez que as informações estão sendo bem aceitas, embora manipuladas. A manipulação pode  vir a gerar um problema pro grupo ou chefe de maneira indireta, mas não na comunicação estritamente falando.
    Não é minha área, mas foi essa a análise que fiz.

  • Esse tipo de questão é o seguinte: SE o número de aprovados é muito grande, a banca altera o gabarito de forma que fique como correta a opção com menor numero de candidatos. 100 marcaram C e 20 marcaram E .. então altera-se  o gabarito pra E .

  • Manipular  informação vai contra a ética, se o servido a faz, acredita-se que não dificultará a comunicação.

  • Pessoal, no meu entendimento não há barreira, pois a mensagem foi decodificada pelo seu receptor. Sendo ou não manipulada para que seja aceita a mensagem, fere o código de ética, mas não causa nenhum ruído ou falha na comunicação, que é o que trata a questão.

    Se fosse uma questão sobre ética no serviço público, com certeza, o gabarito seria certo, mas como se trata de comunicação, o gabarito da questão está. Errado.


  • No meu entendimento ele apenas usou uma barreira de filtragem, manipulando a mensagem (emissor) para que ela seja mais favorável ao receptor. 

  • Não podemos discutir com a banca. A questão está errada pois não barreira interpessoal e sim uma barreira na filtragem, pois Albertino manipulou a mensagem para melhor entendimento do chefe. Temos que seguir a banca. vários recursos foram analisados e banca deu essa resposta!

  • Barreira interpessoal seria se a comunicação de Albertino com o seu chefe não existisse justamente por Albertino colocar uma barreira para não se ter essa comunicação. Seja pelo fato do Albertino se esconder quando o chefe se aproxima, ou por fazer alguma tarefa prontamente para que o seu chefe perceba que ele está muito ocupado para se comunicar, enfim, qualquer barreira que impeça haver essa conversa, é uma barreira interpessoal, entre pessoas. Agora, no caso da questão, há sim comunicação, o Albertino conversou com o seu chefe, não correu, não se esconder, não finjiu que estava ocupado, porém, conversou manipulando uma informação, impondo barreira à comunicação, que é a tal da filtragem, explicada pelos colegas acima.

  • O pessoal ta procurando justificativa em leis ou decretos. Essa é, erroneamente, uma forma de achar uma justificativa, pois não traduz o que a questão deseja avaliar. Não se trata de ética, a questão está claramente versando sobre administração geral, especificamente sobre comunicação ascendente entre subordinado e seu chefe, cobrando também conhecimentos sobre barreiras (ruídos).

     

    O erro da questão está justamente em falar sobre barreira interpessoal, onde na verdade ocorreu uma filtragem por parte do emissor.

     

    Filtragem - manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Acontece quando um subordinado não quer dar uma má notícia ao chefe ou quer “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. Normalmente, ocorre quando a fonte e o destinatário estão em níveis hierárquicos diferentes.
     

     

     

     

  • Atrapalha toda a equipe mas a barreira  neste caso é intrapessoal.

  • Obviamente foi uma barreira intrapessoal, pois o fulano ocultou informações para o seu próprio bem

  • É uma barreira no processo de comunicação. Ocorreu filtragem por parte do emissor.