SóProvas


ID
1303282
Banca
FCC
Órgão
TRE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Clécio, servidor público federal encarregado da concessão de licenças, passou a atrasar injustificadamente a conclusão de seus trabalhos, utilizando, como expediente procrastinatório, a solicitação de diligências desnecessárias. De acordo com as disposições do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado nos termos do Decreto nº 1.171/1994, a conduta do servidor

Alternativas
Comentários
  • Podemos matar esse tipo de questão com a seguinte verdade: Comissão de Ética não aplica penalidades de advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria...   De acordo com o Decreto: XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.


    Gabarito E.

  • Resposta E

    A Comissão de Ética só pode aplicar pena de censura.
  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    CAPÍTULO II

     

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

     

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Por falta de atenção, fui seco na letra B e quebrei a cara, pois ao ler as alternativas, não me atentei ao fato de que a questão pede a alternativa relacionada ao Código de Ética.

     

    MUITA CALMA, MUITA ATENÇÃO!

  • Muitas questões da FCC respondemos com o seguinte conceito: 

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • A UNICA PENA É A DE CENSURA

  • Qual é a pena aplicável pela Comissão de Ética?

     

    >>> CENSURA

     

    A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • GABARITO: E

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • A única penalidade prevista no Código de Ética (Decreto nº. 1.171/1994) é a censura. A conduta de Clécio contraria um dos deveres fundamentais do servidor público, por isso está sujeita à penalização por meio de censura.

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    Gabarito: E