-
A teleologia é uma doutrina que estuda os fins últimos da sociedade, humanidade e natureza.
Suas origens remontam a Aristóteles com a sua noção de que as coisas servem a um propósito.
A teleologia contempla também o onde para tudo isto? A questão que busca responder o para-quê de todas as coisas. Aristóteles situa a ciência da praxis em uma perspectiva de estrutura teleológica para a investigação e determinação de seu fim, seu objetivo, o aspecto formal como fim em si mesmo. O Bem em si mesmo é o fim a que todo ser aspira, resultando na perfeição, na excelência, na arte ou na virtude. Todo ser dotado de razão aspira o Bem como fim que possa ser justificado pela razão.
http://www.dicionarioinformal.com.br
-
A capacidade de projetar aquilo que foi idealizado, isto é, a capacidade de elaborar mentalmente para após, concretamente, construir algo, é a capacidade teleológica. Marx n'O Capital (MARX, K. O Capital, Vol. I, 1985) apontava que o que distingue o homem dos animais é a capacidade humana de elaborar no plano das ideias aquilo que se deseja construir no plano concreto. Marx, como exemplo, compara a aranha ao tecelão, visto que aquela primeira tece suas teias assim como o tecelão faz com o tecido, no entanto, o que os distingue é que o segundo antes de iniciar o seu trabalho idealiza o que deseja fazer, enquanto aquela primeira age de forma instintiva. Portanto, o homem é um ser teleológico e é esta capacidade de idealizar antes de se iniciar o processo de trabalho que se quer construir que diferencia o homem dos demais seres.
RESPOSTA: E
-
Ciência que se pauta no conceito de finalidade (causas finais) como essencial na sistematização das alterações da realidade, existindo uma causa fundamental que rege, através de metas, propósitos e objetivos, a humanidade, a natureza, seus seres e fenômenos.
https://www.google.com.br
-
A capacidade de projetar aquilo que foi idealizado, isto é, a capacidade de elaborar mentalmente para após, concretamente, construir algo, é a capacidade teleológica.
o homem é um ser teleológico e é esta capacidade de idealizar antes de se iniciar o processo de trabalho que se quer construir que diferencia o homem dos demais seres.
(Cont. no comentário Qconcurso)