-
Segundo MILLS (8 Mills, et al. 2002 apud Dutra, 2010) Outros conceitos de competências organizacionais são descritos por Mills:
Competências essenciais – fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia;
Competências distintivas – reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores; conferem à organização vantagens competitivas (vejam que é o mesmo conceito utilizado anteriormente para as competências essenciais! Isso é utilizado nas provas para confundir o candidato);
Competências de unidades de negócio – pequeno número de atividades-chave (entre três e seis) esperadas pela organização das unidades de negócio;
Competências de suporte – atividades que servem de alicerce para outras atividades da organização. Por exemplo: a construção e o trabalho eficientes em equipes podem ter grande influência na velocidade e qualidade de muitas atividades dentro da organização;
Capacidade dinâmica – condição da organização de adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente
Gabarito ERRADO.
-
Existem diversos Tipos de Processos dentro de uma organização.
Existe os processos de negócio (aqueles mais 'centrais' para que uma organização cumpra a sua missão e atenda aos seus clientes).
processos organizacionais - aqueles que integram todos os setores da instituição e viabilizam os subsistemas da organização.
processos gerenciais - aqueles que facilitam a tomada de decisão gerencial, como os processos de avaliação de desempenho, bem como as pesquisas de opinião.
Uma outra classificação seria no que diz respeito à geração de valor para o cliente, dividindo-se em processos primários e processos de suporte.
Os processos primários são aqueles que geram os produtos e serviços. Seriam os processos principais e que 'definem' o sucesso da organização.
Já os processos de suporte são todos os demais, que naturalmente são necessários para que os processos primários possam existir. Em um hotel de veraneio, por exemplo, o processo de atendimento seria um processo primário. Já o processo de compra dos materiais seria um exemplo de processo de suporte.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos
-
Guerreiros, lembrem-se que:
=> Processos primário: Visão ponta a ponta e interfuncional, Entregam valor ao cliente, Representam as atividades essenciais de uma organização e realizam a cadeia de valor. Pode percorrer organizações funcionais, departamentos, e até mesmo outras organizações, Permite uma visão completa da criação de valor
=> Processos secundários: Visão especializada e funcional, Grande impacto nos processos primários, Não entregam valor diretamente ao cliente e sustentam a realização dos processos primários
Fonte: http://www.mundobpm.com/2011/07/conceitos-fundamentais-de-bpm-tipos-de.htmlBons estudos!
-
Processo De Suporte >>
Existe para prover
suporte a processos primários, mas também pode prover suporte a outros processos de suporte (processos de suporte de segundo nível, terceiro nível e sucessivos) ou processos de gerenciamento. A diferença principal entre os processos primários e os de suporte é que
processos de suporte entregam valor para outros processos e não diretamente para os clientes. São em sua maior parte associados às áreas funcionais, embora não haja impedimento para que sejam interfuncionais.
Fonte:
http://www.adminconcursos.com.br/2014/08/conceitos-fundamentais-em-gerenciamento.html
-
Falou em "cliente", falou em processo finalístico ou primário.
Leiam o guia CBOK, me ajudou bastante: http://c.ymcdn.com/sites/www.abpmp.org/resource/resmgr/Docs/ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.pdf
GABARITO: ERRADO.
-
Processo primário: são as atividades que geram valor para o cliente. Relacionam-se com os processo de negócio
Processo secundário - conjunto de atividades que dá suporte aos processos primários. Relacionam-se com os processos organizacionais e gerenciais.
Rodrigo Rennó
-
O erro da questão está em afirmar que os processo de suporte entregam valor ao produto.
-
- Processos de suporte ou apoio
Os processos de suporte são os conjuntos de atividades que garantem o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos primários (GONÇALVES, 2000). Como exemplo tem-se os processos de: folha de pagamento, call center, recebimento e atendimento de pedido (fornecedor de material).fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/como-entender-os-processos-organizacionais/30037/
-
os processos primários são os que ENTREGAM valor para os clientes.
os processos de suporte servem como base para o funcionamento dos processos principais.
-
Os processos podem ser divididos em processos primários (processos de negócios ou de clientes) e processos de suporte (processos organizacionais e gerenciais). Os processos primários são os que agregam valor para o cliente, já os processos de suporte servem de base para os processos primários e é onde ocorre o fluxo de informação e decisão.
-
(CESPE 2014 TC-DF ANALISTA)- Um processo de suporte gerará valor direto ao cliente caso apoie o desenvolvimento da organização.- Errado quem gera valor direto ao cliente é o o processo primário.
(CESPE/ANS/Analista Administrativo/2013) O processo primário não entrega valor direto ao cliente,mas apenas agrega valor aos colaboradores que lidam com clientes. Errado
• Processos primários: são aqueles que agregam valor para o cliente e que vão de ponta-a-ponta na organização. São equivalentes aos processos de negócio ou de clientes.
• Processos secundários: dão o suporte necessário para que os processos primários funcionem adequadamente. Relacionam-se com os processos de gerenciamento e administrativos.
Prof Carlos Xavier
-
Processos Primários (conhecidos também como processos-chaves, processos centrais, processos de clientes, processos de negócio, processos finalísticos ou processos fundamentais):
- atividade essenciais da organização;
- agregam valor diretamente ao cliente
- onde encontram-se os principais stakeholders
Ex.: logística de entrada, logística de saída, marketing, vendas, pós-venda, desenho de produtos e serviços.
Processos Secundários (conhecidos também como processos de apoio, processos administrativos, processos organizacionais, processos de suporte e processos de integração):
- dão suporte aos processos primários
- voltado para a infraestrutura requerida dos processos primários
- produzem resultados imperceptíveis ao cliente externo mas são essenciais para a gestão efetiva do negócio
- voltados à administração de recursos
Processos de Gerenciamento ( conhecidos também como processos de gestão e processos gerenciais)
- controlam e medem o desempenho das atividades
- não agregam valor diretamente ao cliente mas garante a operação efetiva
- centrados nos gerentes e suas relações de medição e ajustes
-
Basta memorizar:
Processo primário --> agrega valor ao cliente e às atividades da organização; cadeia de valor.
Processo de suporte ou secundário --> sustenta o processo primário; gerenciamento.
GABARITO ERRADO
-
Tipos de processos
-Finalísticos/Principal/Central/Primário/Crítico
Relaciona-se á atividade fim .São aqueles que atendem o cliente diretamente,geram alto impacto para os clientes e falhas comprometem todo o sistema.
-De apoio/De suporte/Secundário Relaciona-se ás atividades meio.Não atendem o cliente de maneira direta e dá suporte aos processos finalísticos.
-De Gestão /Gerenciamento Planejamento e controle.
-
Vou exemplificar para ajudar a gestão de processos:
Gestão de processos na Caixa Economica Federal:
Processo primário(essencial): abrir contas, fazer emprestimos e pagar beneficios sociais (isso agregavalor ao cliente diretamente)
Processo secundário(suporte): tecnologia resolvendo as broncas do sistema, os tecnicos da manutencao de ar condicionado fazendo a revisao dos maquinarios etc (nao agrega diretamente valor ao cliente mas da suporte para o processo primario funcionar bem)
Processo de gestão: faz o acompanhamento geral dos processos primarios e secundarios.
Exemplificar sempre ajuda.
-
Complementando...
Quanto à geração de valor para cliente, os processos podem ser PRIMÁRIOS e de SUPORTE.
PRIMÁRIOS são os processos principais da organização e que definem o sucesso organizacional. Ou seja, são aqueles que geram os produtos e serviços, agregando valor ao cliente.
SUPORTE, por sua vez, são os demais processos, necessários para que os primários possam existir. ¹
RODRIGO RENNÓ
-
Outra questão semelhante
Q393581
Administração Geral Gestão de processos
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TC-DF
Prova: Analista de Administração Pública - Serviços
Um processo de suporte gerara valor direto ao cliente caso apoie o desenvolvimento da organização.
GABARITO: ERRADO
-
De acordo com Gonçalves, existem três tipos de processos empresariais: os processos de negócios (ou de clientes), os processos organizacionais e os processos gerenciais.
Os processos de negócio são os que geram os produtos e serviços desejados pelos clientes. Estão ligados à cadeia de valor, negócio da empresa ou core business. Portanto, são considerados processos essenciais para o funcionamento da organização.
De acordo com Martin, se pensarmos na geração de valor para o cliente, os processos podem ser considerados primários ou de suporte. Os processos primários são, portanto, os processos de negócio, pois são os que “entregam” valor para os clientes.
Já os processos de suporte são relacionados aos processos organizacionais e aos gerenciais. Assim sendo, esses processos servem de base para o funcionamento dos processos principais.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
ERRADA.
Os processos que entregam valores aos clientes e formam cadeias de valor são os primários, não os de suporte/secundários.
-
Processos organizacionais , administrativo, de apoio ou de SUPORTE: são essenciais ao funcionamento efetivo do negócio . Não entregam valo ao cliente.
Processos de negócio , de clientes, finalísticos, primários, ponta-a-ponta ou essenciais: representam a essência da organização , ou seja , entregam valor ao cliente.
-
Item Errado.
Tipos de Processos:
1. Processos de Negócios (Primários): Essência da Empresa, desenhados para o cliente, entrega de valor( Ex. Montagem de Veículos)
2. Processos Organizacionais (Secundários/suporte): Viabilizam o Funcionamento da empresa, não visto pelos clientes. (Ex. Contas a pagar, recebimento de das peças...)
.3. Processos Gerenciais ( Secundários/suporte): Ações de gerência para dar suporte. (Ex. Avaliação de desempenho...)
-
Eles são invisíveis ao cliente externo, porém, essenciais ao funcionamento da organização/negócio.
-
-
• AS ATIVIDADES PRIMÁRIAS/CENTRAIS/PRINCIPAIS SÃO TODAS AS QUE ESTÃO DIRETAMENTE LIGADAS ÀS OPERAÇÕES DE PRODUÇÃO DE PARTE DO PRODUTO REFERENTE AO PROCESSO EM QUESTÃO. SÃO ATIVIDADES QUE CONFERE VALOR AO CLIENTE. EX.: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS.
• ATIVIDADES SECUNDÁRIAS/DE APOIO/DE SUPORTE SÃO AS QUE SUPORTAM AS ATIVIDADES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS, OU SEJA, REALIZAM TODO O TRABALHO DE APOIO, PERMITINDO QUE AS OUTRAS ATIVIDADES CONCENTREM SEU FOCO NAQUILO QUE NECESSITAM FAZER. SÃO ATIVIDADES QUE CONFERE VALOR ÀS ATIVIDADES PRINCIPAIS. EX.: APOIO DE SEGURANÇA FEITO POR EMPRESA DE VIGILÂNCIA.
GABARITO ERRADO
-
Quem forma cadeia de valor é o processo primário, já o processo de suporte como o próprio nome já diz atua como um pilar para execução do primário.
Gabarito ERRADO.
-
ERRADO
PROCESSOS SUPORTE
ENTREGAM VALOR AO PROCESSO - NÃO DIRETAMENTE AO CLIENTE
-
quem entrega valor para os clientes são os processos negociais
-
ERRADO
Os processos finalísticos/primários caracterizam-se pela entrega de valor ao cliente e pela formação da cadeia de valor, podendo percorrer organizações funcionais e departamentos.
Processo de apoio: Existe para prover suporte a processos primários, mas também pode prover suporte a outros processos de suporte (processos de suporte de segundo nível, terceiro nível e sucessivos) ou processos de gerenciamento. A diferença principal entre os processos primários e os de suporte é que processos de suporte entregam valor para outros processos e não diretamente para os clientes.
- CBOK 2013
-
**Processos Primários (conhecidos também como processos-chaves, processos centrais, processos de clientes, processos de negócio, processos finalísticos ou processos fundamentais):
- atividade essenciais da organização;
- agregam valor diretamente ao cliente
- onde encontram-se os principais stakeholders
Ex.: logística de entrada, logística de saída, marketing, vendas, pós-venda, desenho de produtos e serviços.
* Processos Secundários (conhecidos também como processos de apoio, processos administrativos, processos organizacionais, processos de suporte e processos de integração):
- dão suporte aos processos primários
- voltado para a infraestrutura requerida dos processos primários
- produzem resultados imperceptíveis ao cliente externo mas são essenciais para a gestão efetiva do negócio
- voltados à administração de recursos
* Processos de Gerenciamento ( conhecidos também como processos de gestão e processos gerenciais)
- controlam e medem o desempenho das atividades
- não agregam valor diretamente ao cliente mas garante a operação efetiva
- centrados nos gerentes e suas relações de medição e ajustes
-
Definição perfeita dos processos primários também chamados de centrais, essenciais ou negociais e que são voltados para os clientes;
Gab. Errado
Bons estudos
-
Excelente comentários da Diana Lima
-
Errada.
Processos Finalísticos que são responsáveis por gerar valor aos clientes.
-
GAB:E
Processos de suporte/apoio:
--> Dão suporte a alguma atividade fim da organização.
-->Sustentam os suportes primários
-->Não geram valor aos clientes
-->Estão ligados a área funcional e ao fornecimento/administração de recursos.
-
Os processos de suporte não entregam valor direto.
-
Processos finalísticos ou centrais- caracterizam-se pela entrega de valor ao cliente.
Processos de apoio ou suporte- auxiliam na execução dos processos finalísticos ( RH, jurídico, financeiro..)
-
Os processos que realizam as entregas de valor ao cliente (fazem a cadeia de valor) são os processos primários. Os processos de suporte são aqueles que fornecem o apoio necessário para execução dos processos primários.
GABARITO: ERRADO