-
O nivel de detalhamento dos processos, do maior para o menor, pode ser definido assim: macroprocesso, processo, subprocesso, atividade e tarefa.
Portanto a questão erra ao dizer que a parte mais rica em descrição é a atividade, uma vez que é a tarefa a parte mais detalhada de um processo.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos
-
3.2 Mapeamento dos Processos de Negócio
Mapeamento e representação dos processos de negócio são fundamentais para entender não apenas processos isolados, mas também o fluxo de informação e recursos através dos processos operacionais e processos de suporte da cadeia interna de valor. Por exemplo, o Centro Americano de Qualidade e Produtividade – AQPC –, define onze macroprocessos, incluindo processos primários tais como projeto de produtos e serviços, marketing e vendas e processos de suporte tais como desenvolvimento e gerenciamento de recursos humanos ou gerenciamento financeiro e de recursos físicos. Estes macroprocessos podem ainda ser desagregados em subprocessos, atividades e tarefas.
Fonte: CARPINETTI, Luiz C. R.. Proposta de um modelo conceitual para o desdobramento de melhorias estratégicas. Gest. Prod. [online]. 2000, vol.7, n.1, pp. 29-42. ISSN 0104-530X. |
-
Acredito que o erro esteja no final: "atividade mais rica em detalhes: Processo". A atividade mais rica em detalhe é a TAREFA.
-
Relatórios:
Drill Down: Categoria -> Detalhamento
Drill Up: Categoria <- Detalhamento
(à medida que baixa o nível, aumenta-se o detalhamento)
- Macroprocesso
- Processo
- Subprocesso
- Atividade
- Tarefa (esse é o mais rico em descrição)
-
Nem precisa saber o que é esse tal de drill down. A tarefa é o menor "elemento" de um processo, ou seja, a tarefa é mais rica em descrição e não a atividade.
-
Gabarito: ERRADA
O refinamento sucessivo de processos, conhecido como drill down, desenvolve-se a partir do contexto mais abstrato, ou macroprocesso, detalhando-o sucessivamente até a parte mais rica em descrição: a atividade.
O único erro da questão é o final! A atividade não é a parte mais detalhada do processo, mas sim a tarefa, como os amigos ali em cima explicaram.
-
a título de informação...
Drill Down é uma técnica que possibilita fazer um "mergulho" nas informações, ou seja, partir de dados globais, consolidados, e gradativamente fazer um detalhamento dos mesmos.
-
O relatório drill é aquele que tem a informação resumida, ou em tópicos. É a partir dele que se decide qual informação se quer ir mais a fundo. O usuário pode aumentar o nível de detalhamento através do Drill Down , ou diminuir o nível de detalhamento através do Drill up.
O erro está em dizer que a parte mais rica em descrição do processo é a atividade, quando na verdade é a tarefa, como alguns colegas já citaram nos comentários.
Fonte: Professor Bernardo Conrado (ponto dos concursos)
-
"Drill down consiste em fazer uma exploração em diferentes níveis de detalhe das informações. Com o Drill Down você pode “subir ou descer” dentro do detalhamento do dado, como, por exemplo, analisar uma informação tanto diariamente quanto anualmente, partindo da mesma base de dados.
Em um desktop, seria acessar pastas hierarquicamente procurando um arquivo específico. Em uma base de dados seria acessar a informação iniciando em uma categoria geral e ir caminhando hierarquicamente de campo a arquivo a registro.
O Drill-Down ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação, diminuindo o grau de granularidade.
Um exemplo seria quando o usuário clica na letra “F” indicando o sexo feminino e então seriam apresentados todos os nomes das mulheres atendias."
Fonte: http://www.coladaweb.com/informatica/tabelas-cruzadas-e-drilldown
-
O refinamento do processo desenvolve-se desde o macroprocesso ou processo até a tarefa, que é a parte mais rica em descrição.
-
ERRADA.
A parte mais rica em detalhes é a tarefa.
-
Criei um mnemonico que nunca mais esqueço da ordem: MP-SAT. Concurseiro tem que usar a criatividade, mesmo que seja criando algo só pra você mesmo entender.
-
Rani ... vc trocou os conceitos !
O nivel de detalhamento dos processos é do maior para o menor, pode ser definido assim: macroprocesso, processo, subprocesso, atividade e tarefa. --------------->
Portanto a questão erra ao dizer que a parte mais rica em descrição é a atividade, uma vez que é a tarefa a parte mais detalhada de um processo e o Menor detalhamento é Macroprocesso .
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
-
NÍVEIS DE DETALHAMENTO DOS PROCESSOS
1. MACROPROCESSO;
2. PROCESSO;
3. SUBPROCESSO;
4. ATIVIDADE;
5. TAREFA.
A parte mais "DETALHADA" é a TAREFA e não a ATIVIDADE.
-
Gabrielle Glalcon, obrigada por me corridor ;)
-
Tarefas ou Procedimento: são ações executadas por pessoas individualmente ou por pequenas equipes dentro do micro enfoque do processo, ou seja, dentro dele em sua parte de menor foco, ou seja, na parte mais específica da ação.
Tarefa parte mais detalhada..
Errado
-
-
MACRO
PROCESSO
SUB
ATIV
TAREF
-
Drill Down: detalhamento do processo.
Tarefa: parte mais rica em descrição.
-
Hierarquia dos processos (Segundo o professor Rafael Barbosa):
I – Macroprocessos: compreende a visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários e envolve mais de uma função organizacional.
II – Processos: Conjunto de atividades interdependentes, ordenadas no tempo e no espaço de forma encadeada, que possuem um objetivo, início, fim, entradas e saídas bem definidas, ou comportamentos executados para alcançar uma ou mais metas.
III – Subprocesso: parte específica do processo, composta por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subproduto(s) que concorre(m) para o produto final do processo. Constitui-se em um nível maior de detalhamento dos processos, que demonstra os fluxos de trabalho e atividades sequenciais e interdependentes, necessárias e suficientes para a execução de cada processo institucional.
IV – Atividade - agrupamento de tarefas.
V – Tarefa: é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde ao fazer, sendo uma partição da atividade com rotina ou procedimento específico.
-
Drill Down: ++++++++++ Detalhamento
Drill Up: - - - - - - -- Detalhamento
(à medida que baixa o nível, aumenta-se o detalhamento)
- Macroprocesso - DETALHAMENTO
- Processo
- Subprocesso
- Atividade
- Tarefa + descrição, + DETALHAMENTO
-
Gab: Errado
O refinamento sucessivo de processos, conhecido como drill down (= detalhamento do processo), desenvolve-se a partir do contexto mais abstrato, ou macroprocesso, detalhando-o sucessivamente até a parte mais rica em descrição: a tarefa.
MP SAT
Macroprocesse
Processo
Subprocesso
Atividade
Tarefa - nível operacional, aqui que fica a parte mais detalhada do processo.
-
Errado.
A menor unidade de trabalho de um processo é a Tarefa, sendo esta a mais rica em detalhamento, devido ao seu desdobramento. O refinamento sucessivo do processo - conhecido como drill down - parte de um nivel mais abstrato e geral para um nível mais rico e detalhado.
-
TAREFA
E
-
Macroprocesso ---------------------------------> Tarefa
-
ERRADO
A parte mais detalhada é a TAREFA !
-
Errado
Tarefa.
-
Gabarito Errado
Fui pela lógica, mesmo não conhecendo o termo " drill down" se começa pelo macroprocesso, logo terá que terminar em tarefas não em atividades. por isso marquei errada.
Níveis de detalhamento dos processos
*O nível de detalhamento dos processos, do maior para o menor:
macroprocesso,
processo,
subprocessos,
atividade
tarefa
Sobre o termo drill down significa "detalhar" detalhamento, ou seja, em português a palavra para nós não é estranha, mas colocando em inglês a banca quer causar uma insegurança kkkk
.
-
o lado bom do CESPE é que, às vezes, sabendo o básicão você mata a questão com uma palavra, que, no caso, é atividades
-
Mnemônico: MPSAP
*DE CIMA PARA BAIXO
*DO GERAL PARA O DETALHADO(AMPLO)
-
ERRADO
Tarefa: é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde a fazer. É uma partição da atividade com rotina ou procedimento específico. Logo, é a que possui um amplo detalhamento.
-
A tarefa é mais detalhada.
-
O refinamento sucessivo de processos, conhecido como drill down, desenvolve-se a partir do contexto mais abstrato, ou macroprocesso, detalhando-o sucessivamente até a parte mais rica em descrição: a atividade. Errado! é a tarefa.
O conceito de drill-down está diretamente relacionado com o fato de sairmos de um nível mais alto da hierarquia e buscarmos informações detalhadas (níveis menores). O inverso é o conceito de drill-up.
Macroprocesso
Processo
Subprocesso
Atividade
Tarefa
-
O maior nível de detalhamento de um macroprocesso é a tarefa. As atividades correspondem ao conjunto de tarefas.
Gabarito: ERRADO
-
obrigada Diana
-
Gab: ERRADO
A parte mais rica em detalhes, na gestão de processos, é a TAREFA. O Macroprocesso dá a visão geral, em seguida os processos, subprocessos, atividades e por fim, as tarefas. Todas as sequências citadas são detalhadas em partes menores até se chegar às tarefas, que vai enriquecendo cada espaço executado em um processo!
-
Zuar com a cara de quem estudou só pode !!
-
A parte mais rica em descrição é a tarefa!!!
-
Drill Down: detalhamento do processo.
MACROPROCESSO
PROCESSO
SUBPROCESSO
ATIVIDADE
TAREFA: Mais detalhado.
-
DETALHAMENTO DE PROCESSOS EM NÍVEIS ( drill down)
MACRO-PROCESSO
⇨ gera alto impacto
⇨ envolve diversas áreas e funções da empresa
PROCESSOS
⇨ Sequência racional de atividades ou subprocessos interrelacionados
SUBPROCESSOS
⇨ processo que está inserido "dentro" de outro processo.
⇨ Demonstra o fluxo de atividades e de tarefas necessários para realizar cada um dos processos
ATIVIDADES
⇨ são trabalhos executados nos processos (conjunto de tarefas)
⇨ subdivididas em ativas (está em execução; ocorrem todos os dias; primárias e secundarias) e latentes (não está em execução; pode ser executada a qualquer momento)
⇨ Classificadas em: principais, secundárias e latentes
TAREFAS ou OPERAÇÕES
⇨ Maior nível de detalhamento
⇨ Uma parte específica de uma atividade ou subdivisão de algum trabal