SóProvas


ID
1305364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao gerenciamento de processos de negócio, no contexto da administração pública, julgue o próximo item.
A quebra dos silos e feudos funcionais da gestão corporativa presentes nas estruturas burocráticas das organizações governamentais é uma das consequências diretas da aplicação de práticas e tecnologias de apoio ao gerenciamento de processos de negócio.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

     Q365112  Prova: CESPE - 2013 - ANCINE - Analista Administrativo - Área 1

    Disciplina: Administração Geral

    Julgue os itens a seguir, acerca de processos e da gestão de projetos.

    Os impactos que a adoção da gestão de processos ocasiona em uma organização incluem a quebra dos silos e feudos da gestão corporativa tradicional.

    GABARITO: CERTA

    BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO POR PROCESSOS

    Entendimentos e formalização dos processos internos;Visão da cadeia de valor e processos componentes;Agilidade na disponibilidade de novos serviços e produtos para o cliente;Reutilização de recursos tecnológicos e reaproveitamento de legados;Gestão proativa das atividades do processo e monitorias em tempo real;Expressiva redução de custos e tempo na adoção de novas soluções;Melhor uso dos recursos humanos e sua consequente valorização;Quebra dos silos e feudos da gestão corporativa tradicional;Simulação e ensaio de melhorias em ambientes controlados;

    Nota: Itens extraídos do livro Guia para formação de analistas de processo, de Gart Capote.

    http://www.janainaseibert.com.br/consultoria/gerenciamento-de-processos-de-negocio-bpm/

  • Achei que silos e feudos tivesse relação com patrimonialismo...

  • Silos e feudos tem relação com o ISOLAMENTO da gestão tradicional. A gestão por processos promove o INTEGRAMENTO de todas as atividades, promovendo a otimização de rotinas.

  • Aline S

    Analisei da mesma forma...

  • Eu também pensei da mesma forma que o Deividi e a Aline, ou seja, várias pessoas erraram e ela tem um grande potencial de cair de novo (embora as estatísticas digam o contrário haha), pois os examinadores cespianos adoram nossos erros, aí quando aprendemos eles tiram as questões hehe.


    Não me atrevo a comentar sobre tais silos e feudos, eu procurei e surgiram mais dúvidas -__- . Alguém com tal capacidade poderia fazer essa gentileza?

  • Achei que seria errada por falar em gerenciamento DE processos e não POR processos...

  • "A tecnologia veio como forma de facilitar e democratizar o conhecimento. Citando um exemplo prático. Antes, quando se queria efeitos nas fotos, recorria-se a um profissional em Photoshop. Hoje, com instagram e outros aplicativos, qualquer “zé mané” faz uma alteração na foto. Pode não ficar tão boa quanto a do profissional, mas fica satisfatório e infinitas vezes mais barato. No ambiente organizacional o mesmo ocorre. O conhecimento que somente poucos profissionais possuíam é pulverizado através da utilização de ferramentas tecnológicas. Por isso temos a quebra dos “silos e feudos” funcionais."  Gabarito Certo.

    :*

    Fonte: Prof Bernardo Conrado-Administração Geral
    https://pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=12003&prof=%20Prof%20Bernardo%20Conrado&foto=bernardo&disc=Administra%E7%E3o%20Geral

  • Silos e feudos, neste contexto burocrático, nada tem a ver com modelo patrimonialista ou feudal. Aqui diz respeito à falta de integração entre a áreas especializadas, à visão restrita e verticalizada de cada uma (como se cada área tivesse fechada em seu casulo -silo ou feudo- sem se integrar com as demais).


    A questão quer dizer que na Gestão por Processos nós temos uma visão mais sistêmica da Adm. A visão é TRANSVERSAL e integra todas as áreas, gerando valor e a quebra de silos e feudos.

    Ao contrário da visão funcional, que é restrita, verticalizada, pautada na especialização de cada área, o que cria silos e feudos.

  • Eis outra questão do CESPE que ajuda a contextualizar e responder esta aqui, conforme meu comentário anterior:

    ICMBio/2014
    “A gestão de processos surgiu como alternativa às práticas tradicionais de gestão, que mantinham o foco na definição das tarefas associadas a cada área funcional da organização.”

    Gab.: CERTA.

  • CERTA.

    É exatamente o que a gestão de processos faz. Ela ajudou a quebrar os "silos" de cada função da organização, integrando todas elas.

  • Muitas empresas - eu diria até que a esmagadora maioria - não estão organizadas por processos, mas sim por departamentos. Isso provoca a criação dos famosos feudos ou silos organizacionais, geralmente desconectados em termos de objetivos e metas. O que é importante para odepartamento A, não necessariamente o é para o B, não tem nada que ver com as atividades do C, e assim por diante. Bom, se A, B e C não têm o mesmo foco, mas no final do dia devem interagir para entregar resultados, como será que um convence o outro de que o que planejou deve ser priorizado?

    A quebra dos silos e feudos funcionais da gestão corporativa presentes nas estruturas burocráticas das organizações governamentais é uma das consequências diretas da aplicação de práticas e tecnologias de apoio ao gerenciamento de processos de negócio.


  • BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO POR PROCESSOS:
        
    --> ENTENDIMENTOS E FORMALIZAÇÃO DOS PROCESSOS INTERNOS;
    --> VISÃO DA CADEIA DE VALOR E PROCESSOS COMPONENTES;
    --> AGILIDADE NA DISPONIBILIDADE DE NOVOS SERVIÇOS E PRODUTOS PARA O CLIENTE;
    --> REUTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E REAPROVEITAMENTO DE LEGADOS;
    --> GESTÃO PROATIVA DAS ATIVIDADES DO PROCESSO E MONITORIAS EM TEMPO REAL;
    --> EXPRESSIVA REDUÇÃO DE CUSTOS E TEMPO NA ADOÇÃO DE NOVAS SOLUÇÕES;
    --> MELHOR USO DOS RECURSOS HUMANOS E SUA CONSEQUENTE VALORIZAÇÃO;
    --> QUEBRA DOS SILOS E FEUDOS DA GESTÃO CORPORATIVA TRADICIONAL;
    --> SIMULAÇÃO E ENSAIO DE MELHORIAS EM AMBIENTES CONTROLADOS;

     

    O CONHECIMENTO QUE SOMENTE POUCOS PROFISSIONAIS POSSUÍAM É PULVERIZADO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. A IDEIA É DA QUEBRA DO MONOPÓLIO DE DETERMINADO PRODUTO/SERVIÇO POR PARTE DA TECNOLOGIA. POR ISSO TEMOS A QUEBRA DOS “SILOS E FEUDOS” FUNCIONAIS. EX.: OS MONGES COPISTAS E A CRIAÇÃO DA MÁQUINA COPIADORA.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Certa.

    Diferentemente da Administração tradicional, a burocrática não traz tais características trazidas pela questão. 

    Pelo menos na teoria é assim, mas na prática ainda sabemos que os feudos permanecem.

  • Pedro Matos arrazou no comentário show! Vlw !
  • Uma questões que você pode resolver com base no seu conhecimento de história.

    A quebra dos silos e feudos funcionais da gestão corporativa presentes nas estruturas burocráticas das organizações governamentais é uma das consequências diretas da aplicação de práticas e tecnologias de apoio ao gerenciamento de processos de negócio.


    Gostei (

    0

    )


  • GAB:C

    Fazendo a dublagem dessa macumba:

    O  gerenciamento de processos de negócio ajuda na quebra de barreiras entre os departamentos  presentes nas estruturas burocráticas.

     

  • Senhor.... eu sei que tu me sondassssss 

  • Visão integrada.

  • A gestão de processo de negócio busca instituir uma visão transversal, transfuncional, ou seja, que atravesse toda a organização. Sendo assim, a visão funcional será quebrada.

  • li sigilo kkk senhor !!!

    na luta !!

  • Silos organizacionais são resultado da falta de comunicação e, consequentemente, de integração entre os diversos setores de uma empresa.