-
CORRETO. : Segundo Garcia (2001) apud Andrei Trevisan e Hans Bellen (2008), a “avaliação é uma operação na qual é julgado o valor de uma iniciativa organizacional, a partir de um quadro referencial ou padrão comparativo previamente definido”.
É a partir do planejamento, com a definição clara de objetivos e metas, que a organização irá avaliar os resultados e identificar os erros ocorridos no processo de execução. A avaliação de desempenho deve contemplar os níveis institucional, administrativo-gerencial e técnico-operacional.
Atenção → Não existe administração por resultados sem a avaliação de desempenho.
A avaliação de desempenho/resultados promove a aprendizagem e a disseminação do conhecimento nas organizações, e fornece informações para a solução de problemas e para melhorias do serviço, tendo em vista o usuário-cidadão. Ela identifica se os objetivos foram atingidos ou não, proporciona mais transparência às ações de governo e permite comparações entre unidades, departamentos e até mesmo entre organizações.
É necessário fomentar a cultura de avaliação dos resultados, que envolve “a sensibilização e capacitação de gestores, e o aprendizado de novas metodologias, para a construção coletiva de uma cultura gerencial de avaliação de desempenho que se caracterize pela participação e pela transparência” (Ariel Garces; José Silveira, 2002).
A avaliação é realizada com diversas finalidades: determinar a adequação e o alcance dos objetivos; avaliar a eficiência, eficácia e economicidade; avaliar o impacto/efetividade das ações; avaliar a perenidade e a sustentabilidade dos planos/projetos/ações; comprovar o cumprimento das normas e procedimentos; gerar informações para a tomada de decisão quanto à alocação de novos recursos; identificar desvios em relação ao planejado; possibilitar o aprendizado organizacional.
No contexto democrático, a Administração Pública deve ser transparente e as informações devem estar acessíveis a todos. Os resultados das avaliações divulgados pelos governos ou pela mídia tanto podem causar constrangimentos, se forem pífios, quanto podem causar orgulho, se forem ótimos, o que deveria ser suficiente para impulsionar os gestores governamentais a buscarem os melhores resultados possíveis. Segundo Ariel Garces e José Silveira (2002), a gestão orientada para resultados cria percepções de ganhos e perdas. Perdem as estruturas da organização, cujo poder é aparentemente ameaçado pela transparência que decorre da gestão por programas. Ganham os segmentos da sociedade beneficiários dos programas e os gestores de alto nível da Administração Pública, que são avaliados em função dos resultados percebidos pela sociedade em gera
-
Acho que antes de mais nada, é bom colocar o significado da palavra Accountability: Resumindo, este termo significa o fato de o poder público prestar contas sobre suas atividades a uma outro ente ou instituição. Ou seja, remete-se a fiscalização e controle do poder público mediante transparência de suas contas.
Portanto, dá-se para fazer uma analogia direta com a avaliação de desempenho, como descrita na questão, uma vez que essa fiscalização e controle das contas públicas já seria uma avaliação de como os recursos públicos estão sendo investidos.
-
Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judiciário - ContabilidadeDisciplina: Administração Pública | Assuntos: Governabilidade, governança e accountability; Controle da Administração Pública; O conceito de accountability implica a transparência das ações e práticas governamentais que passam a ter mais visibilidade e ser do conhecimento das pessoas em geral, portanto, representa ferramenta de combate à corrupção.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 1Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Gestão Pública; O modelo gerencial compreende a implementação de conceitos como o de accountability na administração pública.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - TCU - Auditor Federal de Controle ExternoDisciplina: Administração Pública
O governo eletrônico associa-se ao conceito de accountability, por proporcionar transparência aos atos do governo e publicidade às informações governamentais.
GABARITO: CERTA.
-
CERTA
Accountability é uma forma de controle social, de sujeição do poder público a formas de moderação do poder a eles outorgado e, porque não, de constrangimento de suas ações à frente da gestão pública, tornando-o obrigado a prestar contas e ser transparente em sua administração.
Observamos diversas ferramentas criadas com esse propósito (divulgação de salários dos servidores públicos, controles pelos Tribunais de Contas, Divulgação de gastos de campanha ou de gabinete). Por isso é correto afirmar que a avaliação de desempenho na gestão pública converge de forma bem acentuada nessa direção.
Bernardo Conrado
-
De acordo com Renato Fenili Accountability refere-se ao dever do agente público de prestar conta aos cidadãos.
-
O conceito de accountability a gente sabe, assim como o conceito de avaliação de desempenho. Agora, não vi nenhuma obra ou professor associar avaliação ao conceito de accountability de forma convincente. É óbvio, a gente faz uma analogia, força a barra, mas isso depois do gabarito. Antes dele, ainda estava na dúvida.
De qualquer forma, quando cair na prova de novo (se cair), nós estaremos vacinados.
Fica o protesto.
-
Accountability é prestação de contas proativa dos RESULTADOS. Considerando que esses resultados serão avaliados, acho que podemos, sim, associar os conceitos de Accountability e avaliação de desempenho (ou seja, avaliação dos resultados atingidos).
-
Isabela, seus comentários incluindo outras questões sobre o assunto são sensacionais e muito úteis! Obrigada!
-
Na administração gerencial do Estado ocorre um maior empoderamento do gestor (liberdade de ação), tendo como consequência uma cobrança de resultados a posteriori.
A Accountability possui 2 conceitos complementares. Accountability inclui a obrigação de prestar contas, mais a responsabilização pelos atos e resultados decorrentes da utilização dos recursos.
É exatamente esse segundo conceito que pode ser relacionado com a avaliação de desempenho. Após essa avaliação, o gestor será responsabilizado pelos resultados que atingiu, sejam eles bons ou ruins.
-
traduzida como prestação de contas, significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por qual motivo faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto-avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou. A obrigação de prestar contas, neste sentido amplo, é tanto maior quanto a função é pública, ou seja, quando se trata do desempenho de cargos pagos pelo dinheiro dos contribuintes.
-
A avaliação de políticas públicas, programas e projetos governamentais têm finalidades bastante precisas:
Accountability, significando estabelecer elementos para julgar e aprovar decisões, ações e seus resultados.
Desenvolver e melhorar estratégias de intervenção na realidade, ou seja, a avaliação tem que ser capaz de propor algo a respeito da política que está sendo avaliada.
-
A boa governança no setor público permite:
a) garantir a entrega de benefícios econômicos, sociais e ambientais para os cidadãos;
b) garantir que a organização seja, e pareça, responsável para com os cidadãos;
c) ter clareza acerca de quais são os produtos e serviços efetivamente prestados para cidadãos e usuários, e manter o foco nesse propósito;
d) ser transparente, mantendo a sociedade informada acerca das decisões tomadas e dos riscos envolvidos;
e) possuir e utilizar informações de qualidade e mecanismos robustos de apoio às tomadas de decisão;
f) dialogar com e prestar contas à sociedade;
g) garantir a qualidade e a efetividade dos serviços prestados aos cidadãos;
h) promover o desenvolvimento contínuo da liderança e dos colaboradores;
i) definir claramente processos, papéis, responsabilidades e limites de poder e de autoridade;
j) institucionalizar estruturas adequadas de governança;
k) selecionar a liderança tendo por base aspectos como conhecimento, habilidades e atitudes (competências individuais);
l) avaliar o desempenho e a conformidade da organização e da liderança, mantendo um balanceamento adequado entre eles;
m) garantir a existência de um sistema efetivo de gestão de riscos;
n) utilizar-se de controles internos para manter os riscos em níveis adequados e aceitáveis;
o) controlar as finanças de forma atenta, robusta e responsável; e
p) prover aos cidadãos dados e informações de qualidade (confiáveis, tempestivas, relevantes e compreensíveis).
A sociedade deve exercer seu papel de principal interessada nos resultados do Estado e demandar dele novas estruturas de governança que possibilitem a ela o desempenho de funções de avaliação, direcionamento e monitoramento de ações. Por isso, espera-se da liderança governamental um comportamento mais ético, profissional e focado no alcance de resultados que estejam alinhados com as expectativas da sociedade.
A governança de órgãos e entidades da administração pública envolve três funções básicas:
a) avaliar o ambiente, os cenários, o desempenho e os resultados atuais e futuros;
b) direcionar e orientar a preparação, a articulação e a coordenação de políticas e planos, alinhando as funções organizacionais às necessidades das partes interessadas (usuários dos serviços, cidadãos e sociedade em geral) e assegurando o alcance dos objetivos estabelecidos; e
c) monitorar os resultados, o desempenho e o cumprimento de políticas e planos, confrontando-os com as metas estabelecidas e as expectativas das partes interessadas.
De acordo com o Banco Mundial, governança diz respeito a estruturas, funções, processos e tradições organizacionais que visam garantir que as ações planejadas (programas) sejam executadas de tal maneira que atinjam seus objetivos e resultados de forma transparente.
Busca, portanto, maior efetividade (produzir os efeitos pretendidos) e maior economicidade (obter o maior benefício possível da utilização dos recursos disponíveis) das ações.
-
Governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para
avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços públicos.
Enquanto a gestão é inerente e integrada aos processos organizacionais, sendo responsável pelo planejamento, execução, controle, ação, enfim, pelo manejo dos recursos e poderes colocados à disposição de órgãos e entidades para a consecução de seus objetivos,
a governança provê direcionamento, monitora, supervisiona e avalia a atuação da gestão, com vistas ao atendimento das necessidades
e expectativas dos cidadãos e demais partes interessadas.
DIRETRIZES PARA A BOA GOVERNANÇA
Para alcançar boa governança em órgãos e entidades da administração pública é importante, de acordo como o CIPFA (2004):
a) focar o propósito da organização em resultados para cidadãos e usuários dos serviços;
b) realizar, efetivamente, as funções e os papéis definidos;
c) tomar decisões embasadas em informações de qualidade;
d) gerenciar riscos;
e) desenvolver a capacidade e a eficácia do corpo diretivo das organizações;
f) prestar contas e envolver efetivamente as partes interessadas;
g) ter clareza acerca do propósito da organização, bem como dos resultados esperados para cidadãos e usuários dos serviços;
h) certificar-se de que os usuários recebem um serviço de alta qualidade;
i) certificar-se de que os contribuintes recebem algo de valor em troca dos aportes financeiros providos;
j) definir claramente as funções das organizações e as responsabilidades da alta administração e dos gestores, certificando-se de seu cumprimento;
l) ser claro sobre as relações entre os membros da alta administração e a sociedade;
m) ser rigoroso e transparente sobre a forma como as decisões são tomadas;
n) ter, e usar, estruturas de aconselhamento, apoio e informação de boa qualidade;
o) certificar-se de que um sistema eficaz de gestão de risco esteja em operação;
p) certificar-se de que os agentes (comissionados ou eleitos) tenham as habilidades, o conhecimento e a experiência necessários para um bom desempenho;
q) desenvolver a capacidade de pessoas com responsabilidades de governo e avaliar o seu desempenho, como indivíduos e como grupo;
r) equilibrar, na composição do corpo diretivo, continuidade e renovação;
s) compreender as relações formais e informais de prestação de contas;
t) tomar ações ativas e planejadas para dialogar com e prestar contas à sociedade, bem como engajar, efetivamente, organizações parceiras e
partes interessadas;
u) tomar ações ativas e planejadas de responsabilização dos agentes;
v) garantir que a alta administração se comporte de maneira exemplar, promovendo, sustentando e garantindo a efetividade da governança; e
x) colocar em prática os valores organizacionais.
-
LEIA-SE:
Atualmente, a avaliação de desempenho na gestão pública está associada ao processo de accountability.(TRANSPARÊNCIA)
GABARITO: CERTO
-
Atualmente, a avaliação de desempenho na gestão pública está associada ao processo de accountability. Resposta: Certo.
Comentário: a avaliação de desempenho está relacionada a prestação de contas dos resultados alcançados pelo agente público. A avaliação de desempenho/resultados proporciona mais transparência às ações de governo e permite comparações entre unidades, departamentos e até mesmo entre organizações, estando associado ao processo de accountability.
-
O termo ACCOUNTABILITY abrange a relação entre o administrador público, encarregado da gerência dos bens da coletividade, e a sociedade civil. Como ele administra bens de terceiros, deve prestar contas desta administração.
O segundo aspecto é a responsabilização do administrador público pelos seus atos e resultados alcançados. Portanto, o administrador público deve responder não só em termos de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, mas também em termos de eficiência.
-
Tanto faz, nesse caso, ATUALMENTE ou DESDE SEMPRE! Rsrs..
-
Para Chiavenato (2006), a avaliação do desempenho é uma responsabilidade gerencial que procura monitorar o trabalho da equipe e de cada membro e os resultados alcançados para compará-los com os resultados esperados.
Em termos de avaliação de desempenho de uma organização pública, a partir da implantação do modelo gerencial, surge a necessidade de uma atuação mais efetiva e democrática de controle. Por um lado, o novo paradigma de administração pública requer reformas na maneira de conduzir o Estado; por outro, requer mudanças na forma de controlá-lo, ultrapassando os limites formais de controle interno e externo, e incluindo nessa perspectiva o controle social.
Essa nova condição caracteriza a relação entre governo e sociedade, verdadeira detentora do poder do Estado, estabelecendo-se a denominada accountability ou responsabilização política do administrador.
Gabarito: CERTO.
CHIAVENATO, I.. Administração geral e pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
-
"Atualmente, a avaliação de desempenho na gestão pública está associada ao processo de accountability".
Avaliação de desempenho na gestão pública associa-se ao processo de accountability na medida em que uma ação pública deve ser transparente ao mesmo tempo em que deve responsabilizar o executor
-
-
O que a transparência e responsabilização tem a ver com isso ? Nanananna
-
✅Correta.
Henrique, é assim... Espero ater ajudado a entender falando de forma mais simples.
Accountability significa o dever de prestar contas, ter essa responsabilidade. Logo, se é um dever, as autoridades devem ser TRANSPARENTES em suas ações.
Fonte: Tendo como base as aulas assistidas do Prof: Rafael Barbosa.
BONS ESTUDOS!!!✍❤️✌
-
accountability é um termo relacionado a "auto responsabilização" e acompanhamento de desempenho tem a ver com o tema, acertei pois já li um livro que tem esse nome como título