SóProvas


ID
1305382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação ao comportamento profissional do servidor previsto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item subsequente.
É vedado ao servidor público manter-se habitualmente embriagado, ainda que fora do serviço.

Alternativas
Comentários
  • Correto!! Obvio né?

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - IDisciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Ética na Administração Pública; 

    As disposições desse código não se restringem à conduta do servidor público no âmbito do local de trabalho e às funções precipuamente exercidas. Nesse código, também constam, entre as vedações que compreende, as que dizem respeito a servidorembriagar-se fora do serviço habitualmente e a ligar seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

    GABARITO: CERTA.



     Prova: CESPE - 2013 - MS - Todos os Cargos - Conhecimentos GeraisDisciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Decreto 1.171; 

    O servidor público que se apresentar embriagado habitualmente fora do ambiente de trabalho sujeita-se à penalidade de censura, cuja aplicação deve ser feita pela comissão de ética do órgão a que o servidor se vincula.

     GABARITO: CERTA.


  • HABITUALMENTE, faz toda a diferença. Em se tratando da CESPE, ela poderia omitir o termo e aí pronto, um monte de gente cairia.

  • kkkk, Ta precisando demitir muito servidor público por ai. 

  • questão simples...não devemos nos acostumar com essas questões sem nenhuma dificuldade.....

  • Decreto 1.171 - XV - É vedado ao servidor público:

                              n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente.


    Só pra atentar que a norma trata de duas situações distintas:


    1ª) apresentar-se embriagado no serviço (aqui basta apresentar-se uma única vez embriagado para infringir a norma);


    2ª) apresentar embriagado fora do serviço de forma habitual (aqui só haverá infração ética se o "caboclo"  embriagar-se com muita frequência; em outras palavras, embriagar-se de vez quando fora do serviço é permitido).


    Mas cuidado, não esquecer que tudo que o servidor faz em sua vida particular reflete, sob o aspecto ético, na vida funcional (na dúvida, nunca fique bêbado em público).


    Bons estudos.

  • Macho, questão de concurso publico tem q ser igual mulher..kkk.. ter uma dificuldadezinha, porque se não não tem graça.


    -->  RELAÇÃO À EMBRIAGUEZ... TOME CUIDADO, SE VC FOR UM PEZIM INCHADO..rsrs , QUANDO ENTRAR NO SERVIÇO PÚBLICO TEM QUE EVITAR.... MAS PODEEEE SIMM, BEBER UMAS, SÓ NÃO PODE É HABITUAL... FICAR FELIZÃO DE TER PASSADO E ENCHER A CARA TODO DIA..NÃOOOOOOOOO...AI VC VAI É PERDER ;)

    GABARITO "CERTO"
  • CERTA.

    Pelo Decreto 1171, é vedado ao servidor:

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente.

  • Essa questão cai mais que gente bêbada em fim de festa 

  • É vedado ao servidor público manter-se habitualmente embriagado, ainda que fora do serviço.

     

    #sóumacervejinha

  • - Comentário do prof. Paulo Guimarães (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

    Aqui é útil relembrarmos o inciso I do Código de Ética.
    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    Perceba que há conceitos abertos aqui, como dignidade e decoro, que devem nortear a conduta do servidor público, mesmo fora do ambiente de trabalho.
    _____________________________________________________________________________________________________________

    A resposta definitiva para a nossa questão, porém, está nas proibições impostas pelo Código de Ética ao servidor público, que se encontram no inciso XV.
    XV - E
    vedado ao servidor público:
    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

    A proibição de apresentar-se embriagado habitualmente se estende também a ambientes externos ao serviço, e por isso a assertiva está certa.


    Gabarito: CORRETO

  • fudeu

  • Vedações ao servidor público (inciso XV):

    É vedado ao servidor público:

    n) Apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente.

  • "Manter-se habitualmente embriagado", mas e quando não for habitual, pode? Caí nessa ! Mas para mim, esta questão está errada.

  • Então quer dizer se eu ficar embrigado mas não habitualmente na repartição pode ?.... texto ruim da questão hein... quase parando.

  • O pessoal precisa entender que, para passar em concurso, não basta se matar estudando: é preciso saber fazer provas. Em provas da CESPE, tem que analisar o enunciado e responder de acordo com ele. "Ah, mas então, quando não for habitualmente, daí pode?" Não é isso que o examinador quer saber. Ele está afirmando: "Com relação ao comportamento profissional do servidor previsto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item subsequente. É vedado ao servidor público manter-se habitualmente embriagado, ainda que fora do serviço." Sim, é vedado! Procurar pelo em ovo é o pior que qualquer concursando pode fazer na hora da prova.

  • Atenção para a palavrinha mágica: "HABITUALMENTE..."

  • O enunciado exige o conhecimento da literalidade do Código de Ética. De fato, é vedado ao servidor público apresentar-se embriagado, ainda que fora do serviço, de maneira habitual.

    XV - É vedado ao servidor público;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

    Gabarito: CERTO

  • O Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Para responder a questão o aluno precisa saber as Vedações ao Servidor Público (Seção III do Capítulo I) descritas no referido código.

    Conforme previsto na Seção III do Capítulo I, uma das vedações ao servidor público é apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente".

    Gabarito do professor: CERTO.
  • Será que é assim que acontece? kkkk

  • A função pública se integra na vida particular do servidor público;

  • C

    dentro e fora

  • Essas questões de ética é para o candidato não zerar.