SóProvas


ID
1305451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do regime diferenciado de contratações públicas (RDC) e sua regulamentação, julgue o item.
O RDC norteia-se, entre outros princípios, pelo princípio da economicidade, previsto constitucionalmente no tocante à fiscalização contábil, financeira e orçamentária da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Segundo a LEI 12. 462/2011

     Art. 3o As licitações e contratações realizadas em conformidade com o RDC deverão observar os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, da economicidade, do desenvolvimento nacional sustentável, da vinculação ao instrumento convocatório e do julgamento objetivo.

  • CF, Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

  • LEI Nº 12.462, DE 4/2011.

    Art. 3º  As licitações e contratações realizadas em conformidade com o RDC deverão observar os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, da economicidade, do desenvolvimento nacional sustentável, da vinculação ao instrumento convocatório e do julgamento objetivo.

  • Princípios do RDC

    Na Lei 8.666/93: LIMP ISSO PRÁ JÁ, VIU?!

    Legalidade

    Impessoalidade

    Publicidade

    Moralidade

    Isonomia

    Probidade administrativa

    Julgamento objetivo

    Vinculação ao instrumento convocatório

     

    RDC acrescenta:

    Eficiência

    Economicidade

    Desenvolvimento Nacional Sustentável

  • LIMPP DIVEJE

  • Economicidade

    Isonomia

    Probidade administrativa

    Vinculação ao instrumento convocatório

    Desenvolvimento nacional sustentável

    Julgamento objetivo

     

    EI, PV,  DJ , LIMPE!!

     

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

     

  • De fato, o princípio da economicidade tem assento constitucional, no ponto em que o texto da Lei Maior aborda o controle financeiro da Administração Pública, nos seguintes termos:

     Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder."

    Por outro lado, igualmente acertado aduzir que o regime diferenciado de contratações públicas (RDC) norteia-se, dentre outros princípios, pelo princípio da economicidade, a teor do art. 3º da Lei 12.462/2011, abaixo transcrito:

    "Art. 3º As licitações e contratações realizadas em conformidade com o RDC deverão observar os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, da economicidade, do desenvolvimento nacional sustentável, da vinculação ao instrumento convocatório e do julgamento objetivo."

    Logo, inteiramente correta a proposição em exame.


    Gabarito do professor: CERTO

  • Pra quem assim como eu ficou em dúvida sobre estrar previsto na CF:

    .

    Economicidade. É um princípio constitucional, expresso no art. 70 da Constituição Federal de 1988. É a obtenção do resultado esperado com o menor custo possível, mantendo a qualidade e buscando a celeridade na prestação do serviço ou no trato com os bens públicos.

    .

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

  • Acerca do regime diferenciado de contratações públicas (RDC) e sua regulamentação, é correto afirmar que: O RDC norteia-se, entre outros princípios, pelo princípio da economicidade, previsto constitucionalmente no tocante à fiscalização contábil, financeira e orçamentária da administração pública.