-
Odeio o Cespe quando ele dá uma de bipolar na prova e começa com essas histórias de garantir!!!
Se ele tiver seguido o decreto 5378
Art.2ºIII - PROMOVER a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;
Só promove, mas não garante!
Gab: Errado
-
Lembrando que o edital só inserir "MODELO DE GESPUBLICA" SEM DELIMITAR.
-
Kamyla.... A única coisa que o CESPE garante..é que a acertiva vai estar ERRADA quando na questão GARANTIR alguma coisa..
-
questao desgraçada kkkk
-
Vale lembrar que o foco será sempre a qualidade para o cidadão/cliente, e nem sempre será alcançada a eficiência, pois dependem de outros fatores externos e internos.
-
Não acho que o erro da questão tenha sido na palavra garantir. A questão só fala que um dos OBJETIVOS é garantir(...), não falou que nada é garantido...
Dito isso, acho que o erro da questão pode ter a ver com essa outra questão:
"Q435171 Ano: 2014Banca: CESPE
Órgão: ANATEL
Prova: Técnico Administrativo
A partir de meados da década de 90 do século passado, a noção de qualidade passou a ser incorporada aos objetivos propostos pela reforma gerencial em curso no Brasil. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Originalmente tratado sob os enfoques de resultados e de custos dos produtos e dos serviços, o conceito de qualidade evoluiu para o reconhecimento das necessidades e expectativas do cliente como alvo primordial das ações dentro das organizações.Resposta: CERTO"
Ou seja, o certo seria dize que entre os objetivos primários da aplicação dos princípios da qualidade na administração pública está, por exemplo, o atendimento às necessidades do cliente-cidadão.
-
Podemos ter qualidade sem o servidor ser eficiente, acho mais válido eficácia, que ao menos alcançou o objetivo.
Gab errado
-
Muito boa a explicação do amigo Pedro Passos!
-
garantia da eficiência do gasto público e o contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais: Está relacionada à gestão burocrática.
-
ERRADO. Nao existe "garantia da eficiência do gasto público" como principio.Principios de um programa de qualidade:
1. total satisfação dos clientes 2. gerencia participativa3. desenvolvimento de RH4. constância de propósitos5. aprimoramento contínuo6. gerenciamento de processos7. delegação8. disseminação de informações9. garantia de qualidade 10. não aceitação de erros
-
Como disse Pedro, objetivos primários............. CLIENTE-CIDADÃO.
-
Pessoal, na verdade a regrinha do verbo "garantir" não tem nada a ver, vejam essa questão do CESPE
(CESPE/2013/ANP/ANALISTA) Entendida conforme
parâmetros de satisfação do cliente e observância às suas
especificações, a certificação ISO é um mecanismo utilizado
pelos órgãos públicos para garantir a qualidade
Gabarito: CORRETO
Eu sei que bate o desespero ver a banca se contradizer o tempo todo, mas estamos aqui para tentar decifrá-la. Força na peruca e vamos em frente
-
Tem uma galera viajando no "garantir" rsrs.O que o examinador ta cobrando ai galera é se vocês sabem a diferença de qualidade, nos enfoques patrimonial, burocrático e gerencial...
garantir a eficiência é um princípio constitucional, agora garantir o contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais?
Quem foca em procedimentos e não em resultados é a burocracia galera. Estamos caminhando para resultados,evolução! Modelo Gerencial -
GABARITO: ERRADO
Não se iludam com o Cespe achando q só pq ta garantir lá, vai estar errado...Bons estudos a todos!
-
Concordo com Pedro Passos. Quando falamos em "primários" estamos falando do passado, o que não se encaixa no conceito da questão. Estaria correto se trocássemos o termo primários por contemporâneos.
-
Acho que o Vinícius Menezes respondeu bem ao que a banca queria.
-
Observem o que prevê o Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública: "considerados os objetivos da Reforma do Aparelho do Estado, a implantação da Qualidade na Administração Pública foi destacada como importante instrumento para a eficiência do aparelho estatal, aliada imprescindível para a melhoria da qualidade dos bens e serviços produzidos no País e, principalmente, para a melhoria da qualidade de vida do cidadão" (p.12). Desse programa pode-se interpretar que entre os objetivos primários da aplicação dos princípios da qualidade na
administração pública, incluem-se a garantia da eficiência do gasto
público, mas não podemos afirmar o mesmo para o contínuo aperfeiçoamento dos processos, uma vez que programa de qualidade refere-se à satisfação do cliente (cidadão) e não a processos.
-
Pessoal, lembrem que administração nada é garantido nada é certo!!
-
O único comentário que vai direto ao ponto é do Vinicius Menezes. Pois o gerencialismo foca nos resultados e não no aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais(marca da burocracia).
Pessoal, vocês têm que ter em mente que nem sempre aquelas palavras como: garante(é o caso dessa questão), absolutamente, sempre, nunca, deve etc, torna as questões Cespe erradas. Portanto, essa técnica das palavras só é eficaz caso tiver o conhecimento do assunto consolidado também.
-
1990 Collor - PBQP - Indústria - Interno
1996 FHC - QPAP - Gestão Pública - Interno e Externo
1999 FHC - PQSP - Serviço Público - Externo (cidadão) + SAC e Ouvidorias
2005 Lula - Gespública (D5378) - Resultados para o cidadão - MEGP
-
QUESTÃO DA BESTA FERA!!!
-
Tem muito comentário que mais atrapalha do que ajuda. Por favor, só postem algo a respeito do gabarito com embasamento.
-
GABARITO: ERRADA
QUESTÃO;
Entre os OBJETIVOS primários da aplicação dos princípios da qualidade na administração pública, incluem-se a garantia da eficiência do gasto público e o contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais (ERRADO!)
O CONTÍNUO APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS NÃO FAZ PARTE DOS OBJETIVOS DA APLICAÇÃO DA QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO:
EFICIENCIA
EFICACIA
EFETIVIDADE
ECONOMICIDADE
EXECUÇÃO
EXCELÊNCIA.
DEUS NO COMANDO SEMPRE...
-
Concordo em parte com o cometário de Vínicius Menezes, pois sei que a adm gerencial foca em resultado, logo fica estranho aí aparacer "aperfeiçoamento dos processos organizacionais". Entretanto, a questão tb fala em qualidade, e foco em processos é um dos princípios da qualiade, segundo a ABNT. Então, não sei se o erro da questão é esse mesmo.
-
Dica: direto para a resposta do Pedro Passos, as outras só irão te confundir.
-
QUALIDADE está ligado à ADM GERENCIAL, ONDE O FOCO É A EFETIVIDADE (CIDADÃO É O FOCO)
BUROCRACIA - está ligado à EFICIÊNCIA NOS PROCESSOS ."contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais"
GERENCIAL - está ligado à EFETIVIDADE (QUALIDADE) FOCO NO CIDADÃO
-
entendi não...o modelo gerencial foca nos resultados, é verdade, porém também na eficiência e controle dos processos. É OBVIO que o Estado gerencial deve perseguir atender aos anseios da população, porém com o melhor uso possível dos recursos, com a maior eficiência possível.
qual a repsosta afinal? quem explica o gabarito? Quem melhor respondeu foi o Daniel..mas ainda assim não convence totalmente. Resta a duvida.
Vejam esse trecho (http://www.adminconcursos.com.br/2014/04/qualidade-na-administracao-publica.html):
A Gestão pela Qualidade Total é uma evolução do processo de melhoria contínua. Enquanto a melhoria contínua se aplica no nível operacional, a qualidade total estende-se a toda a organização, de tal forma que todos os funcionários (ou servidores, no caso da gestão pública) sejam envolvidos na busca pela qualidade. O objetivo deve ser acrescentar valor continuamente. Neste contexto, o controle burocrático - rígido, unitário e centralizador - cede lugar para o controle efetuado pelas pessoas envolvidas - solto, coletivo e descentralizado.
-
De acordo com o Decreto 5.378/2005, que institui o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA e o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem(art. 2º):
I - eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal;
II - promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;
III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;
IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados; e
V - promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.
Gabarito: ERRADO.
Comentário Professor Adriel Sá.
-
A verdade em Administração é uma só:
Questões de Administração, em geral, principalmente no estilo "certo/errado", podem ser dadas como CERTAS ou ERRADAS, pois haverá base para fundamentar qualquer das escolhas.
Senta e chora
...
-
Concordo com o Pedro Almeida. Em muitas questões de Administração estamos totalmente nas mãos das bancas.
-
-
No seguinte documento não há sequer a palavra "gasto", no entanto, o "contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais" se faz presente de forma implícita.
Brasil. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Programa da qualidade e participação na administração pública / Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado: Brasília: MARE, 1997.
"O Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública é o principal instrumento de aplicação do Plano Diretor da Reforma do Aparelho Estado, propondo-se a introduzir no Setor Público as mudanças de valores e comportamentos preconizados pela Administração Pública Gerencial, e, ainda, viabilizar a revisão dos processos internos da Administração Pública com vistas à sua maior eficiência e eficácia".
-
Entre os objetivos primários da aplicação dos princípios da qualidade na administração pública, incluem-se a garantia da eficiência do gasto público e o contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais.
Garantia da eficiência do gasto público: modelo gerencial.
Contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais: modelo burocrático.
-
A RESPOSTA CERTA É DO PEDRO PASSOS, AS OUTRAS VÃO SÓ TE CONFUNDIR!
-
*Garantia da eficiência do gasto público (gerencial/resultados)
*Contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais (burocrático)
-
Segundo a ABNT, os princípios da qualidade são:
-
A partir de meados da década de 90 do século passado, a noção de qualidade passou a ser incorporada aos objetivos propostos pela reforma gerencial em curso no Brasil.
Entre os objetivos primários da aplicação dos princípios da qualidade na administração pública, incluem-se:
1) A garantia da eficiência do gasto público - CORRETO, relaciona-se com gerencialismo.
2) O contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais. - ERRADO, pois relaciona-se com burocracia.
-
Falou em processos, pense sério na Burocracia.
-
ERRADO
-
errado
Principios da QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO:
EFICIENCIA
EFICACIA
EFETIVIDADE
ECONOMICIDADE
EXECUÇÃO
EXCELÊNCIA.
Bendito serás!!