-
Acredito que a questão erra ao falar "permanentes ", a meu ver o aquivo setorial cumpre função de arquivo corrente, outra questão ajuda a entender, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Arquivos Correntes;
O arquivo corrente descentralizado é uma das possibilidades de configuração do tipo de arquivo corrente. Nessa modalidade de configuração, cada setor ou unidade do órgão público ou empresa privada é responsável pelo seu arquivo corrente.
GABARITO: CERTA.
"Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
-
Arquivo Setorial: São aqueles que cumprem função de arquivo corrente e, por esta razão, devem ser guardados próximos aos órgãos operacionais e por isso costumam ser descentralizados.Arquivos setoriais são conjuntos documentais, com valor primário e uso frequente, montados nos próprios setores de trabalho em decorrência das atividades exercidas e da necessidade de mantê-los em local próximo. São também considerados arquivos de gestão e de suporte imediato às atividades administrativas ou técnicas.
Já os arquivos gerais, que são aqueles que recebem os documentos de diversos órgãos de uma mesma organização física. Geralmente esses documentos não são consultados com tanta frequência, por isso não há necessidade de ficarem próximos dos setores onde foram criados.
-
Troque permanentes por correntes.
Os arquivos setoriais nada mais é do que aquele junto a repartição, ao setor, sessão de onde é + utilizado, sendo assim, bem perto, alcance, do servidor/funcionário que utilize com frequência.
Arquivo central/geral é mais afastado da sessão, pode-se dizer o protocolo, fazendo a junção do trâmite dos arquivos da repartição e externos.
GAB ERRADO
-
ITEM INCORRETO. JUSTIFICATIVA: Os arquivos
setoriais (montados nos setores de trabalho da instituição) cumprem funções de
arquivos correntes.FULCRO:
Professor Elvis Miranda. Gran Cursos – DF. Arquivologia. http://www.grancursos.com.br/blog/questoes-comentadas-da-prova-de-arquivologia-da-anatel/.
-
A Classificação dos Arquivos Quanto a sua Extensão de Atuação, que são Setoriais e Gerais ou Centrais, só se aplicam na FASE CORRENTE.
Assim como as atividades do protocolo!!
-
O que o colega Anderson Oliveira escreveu está correto: a classificação quanto a extensão de atuação SÓ É APLICADA À ARQUIVOS CORRENTES,
-
Arquivos
Setoriais: aqueles estabelecidos junto a órgãos operacionais (uma
repartição, por exemplo), servindo como arquivo corrente.
-
Arquivos setoriais = arquivos descentralizados = arquivos correntes
-
ERRADA
O correto seria: Os arquivos setoriais possuem a função de arquivos correntes nas organizações públicas.
Os arquivos setoriais são aqueles localizados nos próprios setores em que são gerados os documentos.
Arquivologia Facilitada João Tiago e Leonardo Reis 2Edição PAG26
-
LEMBRANDO QUE !
O unico que pode ser descentralizado e/ou centralizado é o ARQUIVO CORRENTE !
-
Todo documento será criado na fase corrente: A fase corrente será composta pelos arquivos setoriais, localizados nos próprios setores que produzem os documentos, que estará localizado próximo aos setores.
-
Errado.
Arquivos setoriais: são aqueles instalados nos próprios setores que utilizam os documentos no dia a dia.
Arquivos centrais/gerais: são aqueles que estão localizados fora dos setores de trabalho e acumulam, em um único local, documentos provenientes dos diversos setores da instituição, de forma centralizada.
-
Muito cuidado ao responder uma questão, pois o gabarito da questão tem a afirmativa como ERRADA. No entanto, alguns dizem que está correta, levando muitos ao erro. Alguém que tenha acesso ao gabarito, por favor, justifique, mas antes coloque a alternativa correta para ajudar aos nobres colegas concurseiros.
-
Ué, só vi todos dizendo que a questão está incorreta, colega Mayra Sintia. Inclusive com excelentes fundamentações.
-
Os arquivos setoriais são os que estão próximos aos setores de trabalho, pois devido ao seu alto grau de importância administrativa e o tamanho e/ou complexidade da organização institucional, bem como de seus processos, são frequentemente consultados e utilizados.
Diferem dos arquivos centrais ou gerais, onde todos os documentos são armazenados em um único lugar, devido ao tamanho e/ou complexidade reduzida da organização institucional, ou da simplicidade de seus procedimentos.
Como os arquivos setoriais possuem documentos de alto valor administrativo, somente os arquivos correntes podem ter esta configuração. Os arquivos intermediário e permanente somente podem ser centrais ou gerais!
Portanto o item está incorreto.
-
Arquivos setoriais possuem os documentos da fase corrente.Arquivos permanentes e que se concentram nos arquivos cetrais ou gerais.
-
Arquivos Setoriais: Funcionam junto aos criadores do documento ou recebedores dos mesmos, cumprindo funções de arquivo corrente. Descentraliza as atividades do arquivo corrente – junto aos órgãos operacionais.
Arquivos Gerais ou Centrais: Se destinam a receber os documentos dos arquivos setoriais. Centraliza as atividades de um arquivo corrente.
ERRADO
-
FUNÇÃO DE ARQUIVOS CORRENTES.
-
Os arquivos setoriais são os que estão próximos aos setores de trabalho, pois devido ao seu alto grau de importância administrativa e o tamanho e/ou complexidade da organização institucional, bem como de seus processos, são frequentemente consultados e utilizados.
Diferem dos arquivos centrais ou gerais, onde todos os documentos são armazenados em um único lugar, devido ao tamanho e/ou complexidade reduzida da organização institucional, ou da simplicidade de seus procedimentos.
Como os arquivos setoriais possuem documentos de alto valor administrativo, somente os arquivos correntes podem ter esta configuração. Os arquivos intermediário e permanente somente podem ser centrais ou gerais!
Portanto o item está incorreto.
-
Boa noite,
· Setoriais: Instalados juntos aos órgãos operacionais (unidades politico-administrativas) nos próprios setores que utilizam os documentos no dia a dia, cumprindo funções de arquivos correntes.
CORRETA: (CESPE-UNB/MCT) Os arquivos setoriais são localizados nas unidades político-administrativas de uma organização e cumprem a função de arquivos correntes.
· Centrais - Gerais: Instalado em um único local, recebendo documentos provenientes de diversos setores, centralizando os documentos correntes;
Bons estudos
-
ERRADA!
CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS quanto à extensão de sua atuação:
ARQUIVO SETORIAL: são aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais, cumprindo função de arquivo corrente. A instituição que opta por organizar sua estrutura de gestão documental por meio da criação de arquivos setoriais, passa a ter arquivos instalados nas unidades de trabalho do órgão, de forma descentralizada. Eles ficam responsáveis por apoiar as atividades do dia-a-dia.
ARQUIVO CENTRAL OU GERAL: destina-se a receber os documentos correntes provenientes de diversos órgãos que integram a estrutura da instituição, centralizando as atividades de arquivo corrente.
-
Erraado
Arquivos setoriais são aqueles localizados nos próprios setores que produzem ou recebem os documentos , guardando documentos muito utilizados por estes,ou seja, essencialmente arquivos correntes.
-
ARQUIVOS:
- Corrente: descentralizado, arquivos setoriais, próximo do usuário direto, frequência na utilização;
- Intermediário: Centralizado, arquivo central, armazena grande quantidade por baixo custo, racionalização, baixa utilização;
-
Arquivos setoriais tem alto valor administrativo, são os arquivos correntes, que ficam próximos ao usuário.
-
Arquivos setoriais: arquivos correntes
Arquivos gerais/centrais: arquivos intermediários e permanentes
-
Quanto à extensão de sua atuação- Os docs. podem ser setoriais e centrais ou também chamados gerais, ambos estão se referindo aos docs. na sua fase corrente.