-
Correta, outra questão ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico AdministrativoDisciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos; Nas organizações, os arquivos compõem-se dos documentos acumulados no desenvolvimento de suas atividades, independentemente de terem sido produzidos e(ou) recebidos pela atividade fim ou pela atividade meio e do suporte material da informação.
GABARITO: CERTA.
"Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
-
Gabarito: certo
Para responder essa questão, vamos definir o que é fundo de arquivo:
Conjunto de documentos de qualquer natureza – isto é, independentemente da sua idade, suporte, modo de produção, utilização e conteúdo – reunidos automática e organicamente – ou seja, acumulados por um processo natural que decorre da própria atividade da instituição –, criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma família no exercício das suas atividades ou das suas funções.
Se a instituição foi extinta e já não produz documentos estamos, neste caso, perante um fundo fechado. Em contrapartida, o fundo é aberto quando o organismo continua a produzir documentos que se vão reunindo no seu arquivo. O fundo de arquivo representa, em última análise, a unidade fundamental de organização arquivística a partir da qual se vão fixar todas as unidades de trabalho utilizadas pelos arquivistas.
-
Princípio basilar da arquivologia, em respeito aos fundos, princípio da PROVENIÊNCIA!!
GAB CERTO
-
ITEM CORRETO. JUSTIFICATIVA: Entende-se
por fundo de arquivo o conjunto de documentos de uma mesma entidade (pessoa
física ou jurídica), ou seja, o fundo arquivístico ANATEL é o conjunto de
documentos que esta entidade acumulou ao longo de sua existência.FULCRO: Professor Elvis Miranda.
Gran Cursos – DF. Arquivologia. http://www.grancursos.com.br/blog/questoes-comentadas-da-prova-de-arquivologia-da-anatel/.
-
fundo arquivístico = conjunto de documentos de qualquer natureza provenientes de uma mesma pessoa física ou jurídica.
-
Os arquivos são PRODUZIDOS e RECEBIDOS, possuem, em geral, funções administrativas, exceto quando perdem essa função e são recolhidos e passam a se tornar permanentes.
-
Analisando a questão:
Nada mais a acrescentar, o item não apenas descreve perfeitamente o conceito de fundo, como aplica muito bem um bom exemplo.
O fundo arquivístico é constituído por documentos produzidos ou recebidos em decorrência de atividades específicas do produtor, devendo esses documentos não só atender às necessidades administrativas e informacionais do mesmo, com servir de provas e fontes de informação sobre o mesmo.
Portanto, o item está correto.
-
CERTA!
Princípio de respeito aos fundos -> Não se deve misturar arquivos de entidades diferentes.
-
Lei 8.159 - "Lei dos Arquivos"
Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos ( No caso, a autarquia ), instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
--
Gabarito: certo
-
essa questão floreou um pouco mais, mas só quer saber se você entende o conceito de fundo. Não desespera, pessoa!
-“Ah, professora, eu tô calmo (a).
Tá, então desculpa!
A ANATEL é uma instituição que produz documentos para a realização de suas atividades, certo? Então o conjunto de documentos produzidos e recebidos pela ANATEL é o fundo dela. Esses documentos servem para atender demandas finalísticas da instituição (atividades específicas), mas também atendem as demandas administrativas da instituição (de suporte). Está vendo como não é difícil? Nem sempre as bancas vão trazer os conceitos pré-moldados. A tendência, na verdade, é que casos práticos e exemplos estejam cada vez mais inseridos na teoria. Então, fique calmo (a), lei a questão e tente encaixar na teoria.
Resposta: certa