SóProvas


ID
1305625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere aos princípios, conceitos e legislação arquivística, julgue o item a seguir.

Os documentos produzidos e recebidos pela ANATEL em formato digital não possuem a autenticidade garantida e por isso não integram o arquivo da ANATEL.

Alternativas
Comentários
  • A questão erra ao negar, outras ajudam a responder, vejam:


    Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Arquivologia - Específicos

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: SIGAD; 

    Documento arquivístico digital consiste em documento digital reconhecido e tratado como documento arquivístico.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Autenticidade de documentos; Documentos eletrônicos; Gestão arquivística de documentos digitais;
    Para garantir que os documentos arquivísticos digitais sejam confiáveis e autênticos e possam ser preservados com essas características, é necessário que os sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos incorporem os conceitos arquivísticos e suas implicações no gerenciamento dos documentos digitais.
     
    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Gabarito: Certo

    Antes deresponder essa questão, temos que esclarecer que autenticação é diferente deautenticidade. A autenticidade é a qualidade de o documento ser verdadeiro,isto é, ser exatamente aquele que foi produzido, ao passo que autenticação é a declaraçãoda autenticidade feita em um dado momento por uma pessoa autorizada para tal.Enquanto declaração, a autenticação não garante necessariamente a autenticidadedo documento, na medida em que se pode declarar como autêntico algo que não é.Da mesma forma, um documento pode ser considerado autêntico sem que nele consteuma autenticação.

    A presunção de autenticidade do documentoarquivístico digital se dá com base na análise da forma e do conteúdo e noambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento. Esseambiente compreende: procedimentos de controle, o sistema informatizado e opróprio produtor e/ou custodiador dos documentos.

    Os documentos digitais produzidospela ANATEL passam por procedimentos de controle que compreendem quem produz,mantém/usa e os preserva. Os direitos de acesso são definidos (controle deacesso de usuários), o sistema informatizado é confiável e inclui trilhas deauditoria, métodos robustos para garantir a integridade dos documentos, meiosde armazenamento estáveis e medidas de segurança para controlar o acesso indevidoà infraestrutura tecnológica (computadores, redes e dispositivos de armazenamento).

    Além do dito acima, a ANATELpossui reputação idônea, demonstra capacidade e conhecimento específico paragerenciar os documentos e, consequentemente, inspirar a confiança dos usuários.


  • ITEM INCORRETO. JUSTIFICATIVA: Documentos em meio digital integram, sim, o arquivo da instituição.FULCRO: Professor Elvis Miranda. Gran Cursos – DF. Arquivologia. http://www.grancursos.com.br/blog/questoes-comentadas-da-prova-de-arquivologia-da-anatel/.

  • CUIDADO!!
    Autenticidade nada tem a ver com veracidade! Na arquivologia, um arquivo/documento autentico significa que ele passou por todas as etapas necessárias,seguiu as regras de produção,controle,organização,por exemplo.

  • "Os documentos são autênticos porque são criados, mantidos e conservados sob custódia de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados". 

    Os documentos produzidos e recebidos pela ANATEL em formato digital não possuem a autenticidade garantida e por isso não integram o arquivo da ANATEL.
  • A autenticidade é a capacidade do documento de "provar ser quem diz ser", ou seja, capacidade de atestar que a sua produção seguiu todas as normas, padrões, procedimentos e metodologias adotadas para tal.

    Caso um documento digital seja capaz de informar esses dados, ele será autêntico, e portanto deverá integrar os arquivos institucionais.

    Então o item está incorreto.
  • Errado. Como não?

  • CESPE E ESSA MANIA FEIA DE MENOSPREZAR O DOC.DIGITAL, MILHÕES DE QUESTÕES AFIRMAM Q O DOC. DIGITAL NÃO É DOC. DE ARQUIVO. NÃO CAIAM NESSA. SE FOI P ATENDER DEMANDA DAS ATIVIDADES ADM DA EMPRESA,É DE ARQUIVO,INDEPENDENTE DO SUPORTE.

     

  • Os documentos produzidos e recebidos pela ANATEL em formato digital não possuem a autenticidade garantida – errado legalmente a origem do documento não atesta autenticidade do mesmo, porém por se tratar de documento gerado por órgão público tem a autenticidade presumida

    Assim, a presunção de autenticidade do documento arquivístico digital é realizada por meio da análise da sua forma e do seu conteúdo, bem como do ambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento, e não apenas com base em suas características físicas ou em soluções tecnológicas.

    Pela razão de o documento ser presumido autêntico ele deve integrar o arquivo do órgão tornando a assertiva errada.

    origem:http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/conarq_presuncao_autenticidade_completa.pdf 

  • Lei 8.159 - "Lei dos Arquivos"

     

    Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos ( No caso, a ANATEL ), instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos

     

    --

     

    Gabarito: errado

  • A autenticidade é a capacidade do documento de "provar ser quem diz ser", ou seja, capacidade de atestar que a sua produção seguiu todas as normas, padrões, procedimentos e metodologias adotadas para tal.

    Caso um documento digital seja capaz de informar esses dados, ele será autêntico, e portanto deverá integrar os arquivos institucionais.


    Então o item está incorreto.

    Por: Mayko Gomes

  • Errado. É só pensar que vários documentos são produzidos digitalmente e nunca sequer são repassados para um suporte físico ou outro tipo. Não deixam de ser documento integrante do arquivo e, muito menos de serem autênticos.

  • Errado!!

    O arquivo pode ser impresso ou digital.

  • um documento é autêntico quando possui todas os elementos necessários para que ele possa produzir efeitos. Se um documento digital possui esses elementos, ele é autêntico.

    Aproveito essa questão para chamar a sua atenção para um peguinha das bancas:

    Um documento é arquivístico se ele é orgânico e isso independe do suporte em que ele está registrado. As bancas adoram falar que os documentos digitais recebem tratamento arquivístico diferente dos convencionais por serem digitais. Isso é um erro. As técnicas são as mesmas, a gestão é a mesma. O que pode diferenciar são os cuidados de conservação, mas isso é outra história. Fique atento (a)!

    Resposta: errada