SóProvas


ID
1305643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

A classificação de documentos de arquivo é utilizada para se permitir a organização desses documentos e seu acesso rápido quando necessário. Na ausência de um código ou plano de classificação, pode-se utilizar o modelo padrão existente nas bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Não se pode nunca confundir os conceitos de arquivo e biblioteca, pois eles possuem funções muito diferentes. O sistema da biblioteca agrupa os vários volumes repetidos por tema, autor, enquanto que o arquivo possue normalmente uma unidade de cada arquivo, e os arquivos são produzidos organicamente pela instituição, não colecionados como na biblioteca. Portanto, o modelo de organização é diferente.

  • A classificação utilizada nas bibliotecas é diferente daquela utilizada nos arquivos, onde cada instituição deve criar o seu próprio plano de classificação, de acordo com suas atividades.

  • Esse pode-se, me fez ir ao erro na prova. 
    Mas os métodos, os procedimentos adotados para arquivos # biblioteca. Até por que o conjunto de documentos têm finalidades diferentes, composição diferente.

    GAB ERRADO,

  • Realmente fiquei na duvida e ainda pensei "será?"

    Pensei so na falta de opção de classificação. E o que seria correto na falta deste?

  • Existem diferenças vitais na organização de uma biblioteca e de um arquivo. Os documentos de uma biblioteca são peças avulsas. Um livro é dotado de individualidade, e ainda que possa ser agrupado em uma coleção, não perde seu caráter individual. O método biblioteconômico é direcionado à catalogação de peças avulsas. E tal método seria um desastre quando utilizado por arquivistas. Os arquivos possuem uma característica interessante: seus documentos estão ligados por um contexto institucional. Desta forma, o documento de um arquivo só possui sentido completo quando unido a outros do mesmo arquivo.

    GAB: errado.

    FONTE: Felipe Cepkauskas Petrachini - Estratégia

  • o erro foi.. 

    pode-se utilizar o modelo padrão existente nas bibliotecas. 



  • ERRADA

    Método de Classificação de Arquivos: Estabelece classificação específica para cada instituição, ditada pelas suas particularidades. Exige conhecimento da relação entre as unidades, a organização e o funcionamento dos órgãos.

    Método de Classificação de Biblioteca: Utiliza métodos predeterminados. Exige conhecimento do sistema, do conteúdo e da significação dos documentos a classificar.


    O método de classificação de arquivos é diferente do das bibliotecas. Com isso, não podemos utilizar o método de classificação das bibliotecas nos arquivos...

    João Tiago e Leonardo Reis 2° Edição

  • Enquanto o arquivo guarda e organiza os documentos com objetivos funcionais (atender a administração é a sua principal finalidade), a biblioteca organiza a informação para fins culturaisDesta forma, informações orgânicas (que comprovam as atividades da instituição e são criadas em decorrências destas atividadessão organizadas e conservadas nos arquivos, enquanto que informações não orgânicas (que não refletem as atividades da instituição) são conservadas nas bibliotecas.

    Bons Estudos!!!

  • A classificação de documentos é a organização lógica dos mesmos, segundo critérios predefinidos, que demonstre sua inter-relação e a relação com o produtor e suas atividades. A classificação também é utilizada para auxiliar nas metodologias de guarda dos documentos, tornando o acesso mais ágil.

    Diferente dos demais órgãos de documentação, o arquivo deve servir à instituição a que está vinculado. Isso significa que todas as suas configurações (tamanho, procedimentos, ferramentas, localização, etc) devem ser planejadas de maneira a melhor atender aos interesses desta instituição. Ou seja, os arquivo não são iguais entre si, o que impossibilita a elaboração de ferramentas ou procedimentos universais.

    Os planos de classificação da biblioteconomia são universais, pois todos os seus documentos se encaixam em alguma área do saber humano (exemplo: ciências). Mas o mesmo não pode ocorrer com arquivo, pois cada instituição possui objetivos e metodologias diferentes (exemplo: o código 100 para uma escola pode ser um determinado assunto, enquanto que para um hospital pode ser outro).

    Sendo assim, cada instituição deve desenvolver seu plano de classificação arquivística, que vai atender as suas necessidades específicas, e não se deve aplicar o plano utilizado para bibliotecas, pois há impossibilidade prática para tal, considerando a natureza distinta dos dois órgãos de documentação.
  • biblioteca e arquivos sãos procedimentos diferentes , se houver comparação entre o assunto na questão sempre estará errada.

    Outra coisa, para fazer a classificação será necessário utilizar  o plano de classificação da instituição . Conceito de classificação : atribuir código ao doc de acordo com o plano de classificação.

  • DIFERENÇA ENTRE ARQUIVO E BIBLIOTECA:

            Arquivos e bibliotecas mantêm em seu acervo um volume enorme de documentos. Tais documentos ingressam na instituição de formas variadas.
    Os documentos de arquivo são produzidos pela própria instituição, no desempenho de suas atividades, ou recebidos de outras instituições, sempre num contexto administrativo ou funcional, ou seja, no interesse das atividades orgânicas da instituição.
          Os documentos de biblioteca, pelo seu caráter não-orgânico (como visto no tópico anterior) são escolhidos pela instituição e adquiridos conforme sua conveniência, formando coleções. Tal aquisição se dá, normalmente, através da compra do material escolhido, ou, ainda, através de doações efetuadas por usuários ou mesmo a permuta (troca) com outras bibliotecas. Quantidade de exemplares de cada documento
           Os documentos de arquivo caracterizam-se por serem produzidos em um único exemplar, tendo, no máximo, um limitado número de cópias para atender a eventuais necessidades administrativas. Já os documentos de biblioteca (os livros, por exemplo), são produzidos em numerosos exemplares, espalhados por bibliotecas diversas.(PROF ELVIS)

  • Nas bibliotecas, o código é padronizado internacionalmente.

    Nos arquivos, cada instituição criará o seu Plano de Classifcação, de acordo com sua estrutura e suas atividades.

    ERRADA!

  •  Na ausência de um código ou plano de classificação o que deveria ser feito?

    alguém poderia me tirar essa dúvida?

  • Errado! 

     

    Gravem assim: Os arquivos não dão certo com a biblioteca, ambos, são intrigados! Kkkkkkkkkkk 

     

    Com esse mnemônico, vc acertará muitas questões parecidas com essa. Bons estudos! Te vejo na posse! 

  • Cada documento recebe uma identificação própria, não é possível que possa existir um modelo padrão de código ou plano de classificação. 

  • relacionou arquivo com biblioteca pode marcar errado
  • Biblioteca --> a priori

    Arquivo --> a posteriori

    O que isso quer dizer??

    Nas bibliotecas, a classificação é feita de forma universal, com requisitos pré determinados. Ou seja, todo mundo vai seguir aquele padrão.

    Já nos aquivos, a classificação deve ser feita posteriormente, com base nas funções e atividades da instituição. Por que isso? Cada instituição possui suas próprias especificidades, atuando de maneira diferente. Assim, a classificação deve ser baseada nas suas rotinas diárias. Isso implica dizer que não há como criar um padrão fechado para todas as instituições. O plano de classificação pode ser alterado de acordo com suas necessidades.

    Dessa forma, não podemos afirmar que a classificação das bibliotecas pode substituir a dos arquivos. Apesar de possuírem a mesma nomenclatura, são instrumentos diferentes, com propostas diferentes.