-
Errei lá, mais aqui não. Se alguém puder me esclarecer sobre "dimensão física", isso trata do documento ser adaptado, ser do tamanho certo, dimensão certa para ser digitalizado? Tipo não caberia uma cartolina, mapa, planta em uma scanner comum.
Fica duvida, no aguardo.
AVAAANTE!
GAB ERRADO
-
ITEM INCORRETO. JUSTIFICATIVA:
Nem sempre a digitalização gera um representante digital (documento com as
mesmas dimensões ou cores do documento original).
FULCRO: Professor Elvis Miranda. Gran Cursos – DF. Arquivologia.
http://www.grancursos.com.br/blog/questoes-comentadas-da-prova-de-arquivologia-da-anatel/.
-
tb não entendi
-
errei, mas relendo, entendi o item como ERRADO.
o equipamento deverá efetuar captura digital, logo, a representação é obrigatoriamente idêntica, com dimensões físicas e cores exatamente como o original. (é isso mesmo?)
-
Esta é uma questão de interpretação de texto. Meio sem graça.
O que o item está dizendo é que os equipamentos de captura ao gerar um representante digital não precisam levar em consideração a dimensão física e as cores do original.
O que é errado, pois os equipamentos devem gerar um representante digital que reproduza, no mínimo, a mesma dimensão física e cores do original (mesma resolução e qualidade da imagem)
-
O CONARQ recomenda que " os equipamentos utilizados [na digitalização] possibilitem a captura digital de um documento arquivístico de forma a garantir a geração de um representante digital que reproduza, no mínimo, a mesma dimensão física e cores do original em escala 1:1, sem qualquer tipo de processamento posterior através de softwares de tratamento de imagem". Fonte: Renato Fenili.
Desta forma, pessoal, há um requisito mínimo para digitalização que é a geração de um representante digital com as mesmas dimensões (1:1) e cores do original!
Beleza? Vamos pra próxima!
-
FONTE: RECOMENDAÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
ARQUIVÍSTICOS PERMANENTES, do conarq
-
Os equipamentos utilizados para a captura digital (Escâneres de mesa; Escâneres planetários; Câmeras digitais) de um documento arquivístico (aquele produzido e recebido),devem gerar um representante digital (formato de
arquivo digital de um documento originalmente não digital),independentemente da dimensão física ( tamanho 1:1) e das cores do original (escalas de cinza e cores padrões para
a calibração).
questão: ERRADA
-
nao entendi
-
Claudia Ferreira, acho que seu comentário está equivocado!!!! Cuidado com os comentários pessoal!!!
-
" É necessário que os equipamentos utilizados possibilitem a captura digital de um
documento arquivístico de forma a garantir a geração de um representante digital que
reproduza, no mínimo, a mesma dimensão física e cores do original em escala 1:1, sem
qualquer tipo de processamento posterior através de softwares de tratamento de imagem".
Senhores, relembrando que REPRESENTANTE DIGITAL é aquele documento digital resultante de um arquivo originalmente em papel. Serve para diferenciar do documento que JÁ NASCEU DIGITAL. Quando esse papel é escaneado, ele gera um REPRESENTANTE DIGITAL que deverá ter as mesmas características para análise. Imaginem a perícia posterior, para verificar se houve falsificação de assinaturas (a tonalidade da tinta vai mudar se o equipamento não ler a cor exata da tinta) e assim vai.
Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/recomenda/recomendaes_para_digitalizao.pdf
-
Segundo as orientações do Conarq, em Recomendações para Digitalização de Documentos de Arquivo, os equipamentos utilizados para captura de um documento arquivístico devem gerar um representante que reproduza, no mínimo, as mesmas cores e dimensões físicas do original.
O que podemos entender da questão é que o representante digital do documento pode ter qualquer dimensão física e cores, o que não é verdade. O representante digital tem como limitação de tamanho o mínimo das medidas do original, e as cores devem ser as mesmas.
Resposta: ERRADO
-
O decreto 1799/68 enucia: "Art. 5° A microfilmagem, de qualquer espécie, será feita sempre em filme original, com o mínimo de 180 linhas por milímetro de definição, garantida a segurança e a qualidade de imagem e de reprodução". Portanto, quando fala de 180 linhas por milímetro e de qualidade de definição, há o estabelecimento de requisitos com relação direta com as "cores do original" dito na questão. Por outro lado, de fato independe da dimensão física, conforme o mesmo decreto: "Art. 6° Na microfilmagem poderá ser utilizado qualquer grau de redução, garantida a legibilidade e a qualidade de reprodução". O que deixa o item incorreto é afirmar que independe das cores originais.
-
ERRADO
Erro: "independentemente da dimensão física e das cores do original."
Representante Digital deve reproduzir, no mínimo, a mesma dimensão física e cores do original em escala 1:1
-
O representante digital não pode ser “qualquer um”. Se você pede que
alguém o represente, esta pessoa deve ter as mesmas qualificações que você.
E assim deve ser com o representante digital. Portanto, a questão está errada,
pois diz que “independentemente” da dimensão física e das cores do original.
Nada disso! Deve ter o MESMO tamanho e as MESMAS cores.
Estratégia Concursos.
-
Conforme o documento Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivístivos
Permanentes, denomina-se representante digital a representação em formato de arquivo
digital de um documento originalmente não digital. É uma forma de diferenciá-lo do
documento de arquivo nascido originalmente em formato de arquivo digital (born digital).
O CONARQ recomenda que “os equipamentos utilizados [na digitalização] possibilitem a
captura digital de um documento arquivístico de forma a garantir a geração de um
representante digital que reproduza, no mínimo, a mesma dimensão física e cores do original
em escala 1:1, sem qualquer tipo de processamento posterior através de softwares de
tratamento de imagem”.
Assim, a assertiva está errada.
-
O correto para a questão estar errada não seria "Independente"? Pois "Independentemente" quer dizer que deve ser gerado um representante digital quaisquer que forem as dimensão física e as cores do original, o que está correto.
-
A fim de se gerar um representante digital fiel ao documento original, deve-se identificar o menor caractere (linha, traço, ponto, mancha de impressão) a ser digitalizado para a determinação da resolução óptica que garantirá sua legibilidade na versão digital. Para a definição do tipo de equipamento de captura digital a ser utilizado, deve-se observar os tipos documentais existentes no acervo e sua quantificação, além das características físico-químicas de cada tipo de documento, para reduzir os riscos à integridade física do original.
CONARQ
-
Pensei no princípio da autenticidade. Para que representar um item que não corresponde ao documento original?