-
É mais indicada para PEQUENOS volumes de dados. O resto está correto.
http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2009/07/23/conheca-a-nova-tecnologia-de-armazenamento-chamada-desduplicacao/#&panel1-1
Como funciona
A desduplicação compara blocos de dados que estão sendo enviados para um dispositivo de backup com blocos de dados já armazenados no dispositivo. Quando encontra dados duplicados, em vez de gravar o arquivo por completo, a tecnologia cria uma indicação que fica gravada em um índice. No momento de recuperar o arquivo, o sistema recorre ao índice para encontrar as várias partes do arquivo.
++++
Duas apresentações em Power Point, por exemplo, mesmo tendo conteúdos diferentes, possuem diversas semelhanças. Ao fazer o backup de um desses arquivos, com a desduplicação, apenas as partes específicas de cada apresentação serão gravadas. “O interessante é que, quanto maior for o número de arquivos, mais benefício a tecnologia traz, pois serão encontrados mais dados semelhantes”, diz Costa, da EMC.
Existem dois tipos de desduplicação. O primeiro, indicado para volumes menores de dados, é feito na origem, ou seja, quando o backup está sendo realizado. Segundo Andrea, da HP, a vantagem é a maior rapidez no processo como um todo. Mas, quando o volume de dados é muito grande, no caso de um data center, por exemplo, o mais indicado é a desduplicação no destino, feita após a transmissão das informações para o dispositivo de armazenamento.
Os sistemas de desduplicação vêm embarcados diretamente nos equipamentos e são diferentes em cada fornecedor. Isso significa que não é possível apenas agregar a funcionalidade na infraestrutura existente; é preciso adquirir novos equipamentos. Também não é possível utilizar a tecnologia de desduplicação de determinada empresa em equipamentos de outro fabricante.
-
Errado.
Deduplicação: “É a eliminação de informação redundante dentro de um repositório único, seja ele a origem dos dados, o destino ou ambos.”
Origem
- Agente instalado no Client identifica segmentos de sub-files repetidos na origem;
- Somente segmentos novos e únicos são transferidos através da rede durante o backup;
- Indicado para volumes menores de dados;
- Benefícios: Janela de backup reduzida, baixo consumo de banda.
Destino
- Software de Backup envia os dados de forma nativa para o dispositivo de destino;
- Os dados são deduplicados após chegar ao destino e pode ocorrer durante ou após o backup;
- Indicado quando o volume de dados é muito grande, no caso de um data center, por exemplo;
- Benefícios: Totalmente transparente para o aplicativo de backup - “plug and play”.
-
A deduplicação na origem remove os dados redundantes em ambiente de produção, antes mesmo de serem enviados para o servidor de backup.
-
DEDUPLICAÇAO, PRIMEIRO TEMOS QUE ENTENDER O CONCEITO
É UMA ESPECIE DE COMPACTAÇAO DE DADOS QUE PERMITE DIMINUIR VOLUMES DE DADOS ARMAZENADOS, REMOVE DADOS DUPLICADOS
IN-LINE- REMOVE AS REDUNDANCIAS DURANTE O PROCESSO DE BACAPE
POS- PROCESSAMENTO- FAZ BECAPE DE TUDO E DEPOIS REMOVE O DUPLICADO
DE ORIGEM- REMOVE DUPLICADAS ANTES DO BECAPE
DE DESTINO- REMOVE DUPLICADAS DEPOIS DO BECAPE, LEMBREM-SE É SO ASSOCIAR DESTINO COMEÇA COM D É SO COMPARAR VEM DEPOIS
PMAL 2031