- 
                                
Alguém pode dar uma luz?
                             
                        
                            - 
                                O índice de endividamento pode ser calculado através da fórmula: Passívo exigível/ Ativo total. 
Ao utilizar os valores fornecidos temos: 0,9= Passivo exigível/ 190, então Passivo exigível= 190 x 0,9= 171.
Se o Ativo é 190 e o Passivo exigível é 171, então Patrimônio líquido é igual a 19.
Para calcular o grau de dependência financeira é necessário relacionar o capital próprio com o capital de terceiros: P/PL.
Creio que a banca inverteu o capital de terceiros com o capital próprio, já que ao montar a fórmula temos 171/19 = 9, ou seja, para cada R$1 de capital próprio tem R$9 de capital de terceiros.
                             
                        
                            - 
                                
                            
 
                        
                            - 
                                
Grau de Endividamento: (PC + PñC) / PL
De acordo com a questão:
PC + PñC / PL = 0,90  --->  Passivo Exígivel = 0,90PL. Sabendo que Ativo = 190, temos que 190 = 0,90PL + PL.  Fazendo a conta, temos que PL = 100. 
Dependência financeira é o Endividamento Geral, dado por Exigível Total / (Exigível + PL, ou ativo):
Dependência = 90/190 = 47,37%
 
 
                             
                        
                            - 
                                
Gabarito: Certo. 
Comentário:
	Está aí uma questão do CESPE em que há uma mistura nas nomenclaturas, episódio que comentei logo antes de dar início à explicação sobre os indicadores de estrutura de capital. A banca mencionou o nome índice de endividamento, se referindo à relação entre o passivo exigível e o patrimônio líquido, o que eu chamei de grau de endividamento.
	É por essas e outras que eu sugeri que você não ficasse preso a nomenclaturas, e procurasse entender o contexto da questão.
	A questão fala em índice de endividamento igual a 0,9: se analisarmos ao pé da letra, usando a nomenclatura predominante na doutrina, estaríamos concluindo que 90% do ativo total é financiado por terceiros; pode acontecer, mas uma situação como essa é rara em uma empresa, pois se trata de uma dependência bastante grande de capital e terceiros (90%). Ainda, a afirmação seguinte perderia totalmente o sentido, e a questão seria MUITO ERRADA!
	A única coisa que a banca queria que você soubesse era que o endividamento (em relação ao PL) era de 0,9, ou seja, o passivo exigível equivalia a 90% do PL, o que nos faz concluir que o passivo exigível é menor do que o PL. Se isso acontece, resta claro que o grau de dependência financeira (dependência de recursos de terceiros) é menor que 50%, pois o passivo exigível é menos do que a metade do ativo:
 

 
Esquematizando, como sempre recomendo, temos:

                             
                        
                            - 
                                
A Banca VIAJOU com as nomenclatura.
 
Ela cita Índice de endividamento (Passivo Exigível/ATIVO TOTAL)
mas aplica Grau de Endividamento (Passivo exígivel/PL)
 
Palavras do prof. Daniel Negreiros:
 
Está aí uma questão do CESPE em que há uma mistura nas nomenclaturas, episódio que comentei logo antes de dar início à explicação sobre os indicadores de estrutura de capital. A banca mencionou o nome índice de endividamento, se referindo à relação entre o passivo exigível e o patrimônio líquido, o que eu chamei de grau de endividamento. É por essas e outras que eu sugeri que você não ficasse preso a nomenclaturas, e procurasse entender o contexto da questão
 
                             
                        
                            - 
                                
A questão fala em índice de endividamento igual a 0,9: se analisarmos ao pé da letra, usando a nomenclatura 
predominante na doutrina, estaríamos concluindo que 90% do ativo total é financiado por terceiros; pode 
acontecer, mas uma situação como essa é rara em uma empresa, pois se trata de uma dependência bastante grande de capital e terceiros (90%). Ainda, a afirmação seguinte perderia totalmente o sentido, e a questão seria MUITO ERRADA! 
 
A questão fala em índice de endividamento igual a 0,9: se analisarmos ao pé da letra, usando a nomenclatura predominante na doutrina, estaríamos concluindo que 90% do ativo total é financiado por terceiros; pode acontecer, mas uma situação como essa é rara em uma empresa, pois se trata de uma dependência bastante grande de capital e terceiros (90%). Ainda, a afirmação seguinte perderia totalmente o sentido, e a questão seria 
MUITO ERRADA!
A única coisa que a banca queria que você soubesse era que o endividamento (em relação ao PL) era de 0,9, ou seja, o passivo exigível equivalia a 90% do PL, o que nos faz concluir que o passivo exigível é menor do que o PL. Se isso acontece, resta claro que o grau de dependência financeira (dependência de recursos de terceiros) é menor que 50%, pois o passivo exigível é menos do que a metade do ativo:
Dep. fin. = PE/AT
= PE/(PE+PL)
= 0.9PL/(0.9PL+PL)
= 0.9PL/1.9PL
=0.474
 =47.4%
 
 
fonte: direção concursos
                             
                        
                            - 
                                
Acredito que a questão esteja usando o Endividamento Financeiro:
 
Índice de Endividamento Geral
 
EG = (Capital de terceiros / Ativos totais) x 100
 
Endividamento Financeiro
 
EF = Dívida Bruta (de curto e longo prazo) / Patrimônio Líquido
 
Fonte das fórmulas : https://www.contasonline.com.br/blog/135/indices-de-endividamento-conheca-os-principais-e-como-utilizar-esse-indicador