UDP (PORTA 53): p/ mensagem de consulta e reposta - fornece agilidade.
TCP (PORTA 53): p/ repostas c/ tamanho acima de 512 bytes e p/ transferências de zonas (info. transmitida de um serv. DNS p/ outro serv. DNS)
DNS COMUM: traduz nome em IP (quero IP)
DNS REVERSO: traduz IP em nome (quero NOME)
CESPE ADORA: Lembrando que o DNS funciona em um esquema distribuído (descentralizado) e hierárquico (uma árvore invertida, também chamada de "Domain Name Space", com o ROOT DOMAIN no topo e outras classificações abaixo).
Resumão DNS
- Hierárquico (a banca vai falar que não é hierárquico ou que é relacional)
(CESPE) O DNS é um esquema de gerenciamento de nomes não hierárquico e distribuído. (ERRADO)
(CESPE) O DNS funciona como um banco de dados relacional e distribuído que tem por função traduzir nomes em endereços IP. (ERRADO, RELACIONAL ZORRA NENHUMA)
- Distribuído (a banca vai falar que é centralizado)
(CESPE) Sendo um sistema de nome centralizado e hierárquico, o DNS faz uso do protocolo WWW para resolver um nome em um endereço IP. (ERRADO)
(CESPE) O DNS (domain name system) está relacionado a esquema hierárquico de atribuição de nomes embasado no domínio de um sistema de banco de dados distribuído para implementar esse esquema de nomenclatura. (CERTO, QUESTÃO LINDA)
- O DNS é camada de aplicação (a banca vai trocar a camada)
(CESPE 2015 FUB) O protocolo DNS (domain name service), localizado no nível de aplicação da camada de transporte do TCP, é responsável pelo mapeamento de nomes e de endereços. (ERRADO)
- consUlta → UDP
- Transferência/aTualiza → TCP
(CESPE 2013 MPU) O DNS utiliza o UDP em consultas, mas não em transferências de zona. Para esta operação, é utilizado o TCP. (CERTO)
(CESPE 2015 TRE) Quando o cliente de um serviço DNS (domain name system) envia um pedido de resolução de nomes a um servidor, esse pedido é transportado pelo TCP, que se encarrega de buscar os servidores DNS primário e secundário. (ERRADO) CONSULTA → UDP
(CESPE 2012 TJ) O serviço de DNS (Domain Name Server) utiliza a porta 53 no protocolo UDP. (CERTO)
(CESPE 2010 TRT) Um servidor DNS utiliza apenas a porta 53 UDP para responder a consultas de nomes. (ERRADO)
- Segundo Forouzan (pág. 495),"O DNS usa os serviços do UDP para mensagens de menos de 512 bytes; caso contrário, é usado o TCP."
(CESPE 2014 ANATEL) O DNS (domain name system) organiza o espaço de nomes em uma estrutura hierárquica que permite descentralizar as responsabilidades envolvidas na atribuição de nomes, podendo usar os serviços do UDP ou TCP por meio da porta-padrão 53. (CERTO)