Pessoal, vamos ao que eu entendi sobre o tema, que gerou muita discussão entre os colegas.
Estamos entre as alternativa B e D certo? Já que a C (consulta reversa) é usada quando um cliente pergunta um IP e o servidor DNS responde um nome completo do host. Ou seja é o inverso do que a questão perguntou. As alternativas A e E são absurdas.
A alternativa B já estaria errada somente pelo nome "INTERATIVA" quando na verdade, como alguns colegas já comentaram, o correto seria "ITERATIVA". Pois, o que ocorre é uma sequência de consultas a outros DNS. A alternativa correta é a D mesmo (RECURSIVA). Vejamos como é o funcionamento:
Uma consulta RECURSIVA, que sempre ocorre de um cliente para um servidor DNS (que é o que a questão exemplifica), pode retornar:
1- o IP referente ao nome completo do host (sem consultas iterativas, se ele já conhecer a resposta em sua árvore de informações);
2- o IP referente ao nome completo do host (por meio de consultas iterativas, se ele não conhecer a resposta em sua árvore de informações);
3- código de erro se nem ele, nem os demais DNSs por meio das consulta iterativas, conhecerem o host solicitado;
Obs: São os servidores autoritativos que respondem as consultas iterativas, chamadas também de consultas externas. Essa resposta, quando o nome do host é encontrado chama-se "Resposta Autoritária".
Espero der esclarecido com base em minha interpretação e conhecimento até o momento sobre o assunto!
Gente! cuidado com a interpretação no comentário da colega Fernanda!
Nota: um servidor ora é cliente ora é servidor. um servidor quando solicita ele é cliente!
Resolução Iterativa : cada servidor não sabe o mapeamento envia o endereço IP do próximo servidor de volta àquele que solicitou o mapeamento. (Forouzan e Mosharraf, uma abordagem top down, p89).
Traduzindo
Resolução Recursiva: - um servidor pergunta para outro servidor que pergunta para o outro até chegar ao que tem a resposta desejada, a resposta volta pelo mesmo caminho das solicitações.(Minha interpretação)
Vou contextualizar para que entendam melhor, suponhamos que Adao, Bob, Carlos e Denis são amigos e na agenda telefônica ...
- Adão tem somente o telefone de Bob, que por sua vez tem somente o telefone de Adão e Carlos
- Carlos tem somente o telefone de Bob e Denis, este ultimo por sua vez tem somente o telefone de Carlos.
Logo,
Adão quer ligar para Denis (Problema! Adão não sabe o numero de telefone de Denis).
Então vejamos como ele descobriria o telefone de Denis.
suponha que o simbolo (-->) significa: ligar e pede o numero de Denis
suponha que o simbolo (<--) significa: ligar e recebe o numero
Na resolução Recursiva:
( Adão liga para Bob pedindo o número de Denis, Como Bob não tem, Bob liga para Carlos que por sua vez tem o número de Denis e passa-o para Bob, Bob passa o número para Adão, agora Adão pode ligar para Denis)
Adão --> Bob --> Carlos ( Requisição " eu quero o numero de Denis )
Adão <-- Bob <-- Carlos ( Requisição de resposta com o número de Denis)
Adão <--> Denis
Extra: Suponha que Bob já tenha na memoria o número de Denis, e que Carlos é o único que caso Bob envie esse número a Adão essa mensagem é considerada não autoritária.
Na resolução Iterativa :
( Adão liga para Bob pedindo o número de Denis, Como Bob não tem, ele da o telefone de Carlos que pode ter, então Adão liga para Carlos e consegue o número de Denis. agora Adão pode ligar para Denis.)
Adão --> Bob ( Requisição " eu quero o numero de Denis )
Adão <-- Bob ( Bob passa número de Carlos )
Adão --> Carlos ( Requisição " eu quero o numero de Denis )
Adão <-- Carlos ( Carlos passa o número de Denis )
Adão <--> Denis