SóProvas



Questões de DNS (Domain Name System)


ID
6511
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de Internet, protocolos TCP/IP e Segurança da Informação.

I. A assinatura digital é o processo de manter mensagens e dados em segurança, permitindo e assegurando a confidencialidade. Quando utilizam apenas chaves privadas, as assinaturas digitais são usadas para fornecer serviços de integridade de dados, autenticação e não repúdio.

II. Um algoritmo de criptografia simétrica requer que uma chave secreta seja usada na criptografia e uma chave pública diferente e complementar da secreta, utilizada no processo anterior, seja utilizada na decriptografia. Devido à sua baixa velocidade, a criptografia simétrica é usada quando o emissor de uma mensagem precisa criptografar pequenas quantidades de dados. A criptografia simétrica também é chamada criptografia de chave pública.

III. Na Internet, O UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de transporte que presta um serviço de comunicação não orientado a conexão e sem garantia de entrega. Portanto, as aplicações que utilizam este tipo de protocolo devem ser as responsáveis pela recuperação dos dados perdidos.

IV. Os servidores de diretório responsáveis por prover informações como nomes e endereços das máquinas são normalmente chamados servidores de nomes. Na Internet, os serviços de nomes usado é o Domain Name System (DNS). O DNS apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários

  •                                                       UDP

    O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação escreva um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6, e então enviado ao destino. Mas não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar ou não.

    O protocolo UDP não é confiável. Caso garantias sejam necessárias, é preciso implementar uma série de estruturas de controle, tais como timeouts, retransmissões, acknowlegments, controle de fluxo, etc. Cada datagrama UDP tem um tamanho e pode ser considerado como um registro indivisível, diferentemente do TCP, que é um protocolo orientado a fluxos de bytes sem início e sem fim.

  •   DNS


    O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    • Examinar e atualizar seu banco de dados.
    • Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).

    O sistema de distribuição de nomes de domínio foi introduzido em 1984, e com ele, os nomes de hosts residentes em um banco de dados pode ser distribuído entre servidores múltiplos, diminuindo assim a carga em qualquer servidor que provê administração no sistema de nomeação de domínios. Ele baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não degrada tanto quando se adiciona mais servidores nele. Este tipo de servidor usa como porta padrão a 53.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System

  • I) Assinatura digital não garante confidencialidade, só garante Autenticidade, Integridade e Não repúdio. 
    II) É criptografia Assimétrica e não simétrica. 



ID
7387
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DNS é um serviço de nomes que é prestado na porta de comunicação

Alternativas
Comentários
  • Usa UDP nas queries e TCP nas transferências de zona ou quando a resposta da querie é maior que 512 bytes.
  • O DNS utiliza a porta 53 e UDP, com TCP em alguns casos.
  • Gabarito C

    DNS


    Porta: 53

    Protocolos: TCP e UDP.




    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
9085
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos de redes de computadores, seus componentes, protocolos, topologias e servidores:

I. No modelo OSI, a camada de aplicação é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação. Nesta sessão, essas aplicações defi nem como será feita a transmissão de dados e coloca marcações nos dados que estão sendo transmitidos.

II. O SMTP permite que um usuário, utilizando uma máquina A, estabeleça uma sessão interativa com uma máquina B na rede. A partir desta sessão, todas as teclas pressionadas na máquina A são repassadas para a máquina B como se o usuário tivesse um terminal ligado diretamente a ela.

III. O DNS é particularmente importante para o sistema de correio eletrônico. Nele são definidos registros que identificam a máquina que manipula as correspondências relativas a um determinado domínio.

IV. O FTP permite que um usuário em um computador transfira, renomeie ou remova arquivos remotos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • A mensagem é enviada pelo usuário para o seu servidor de e-mail, que, por sua vez, trata de entregar a mensagem até o destino(muitas vezes usando o sistema DNS para descobrir o endereço IP da máquina para a qual ele deve enviar o e-mail.
  • A opção que deve gerar maior duvida é a relacionada com registros de recursos.
    Dentre os vários tipos, o 'mx' especifica o nome do host preparado para receber mensagens de email, o 'ns' encaminha consultas DNS, 'prt' associa um nome a um IP..
  • A afirmação I está completamente ERRADA. A camada de aplicação do modelo OSI é quem faz a interface com os softwares que são utilizados. Na camada de aplicação estão os DADOS que são mostrados para o usuário, abstraindo toda a comunicação que ocorre por trás. Quem faz endereçamento dos pacotes é a camada de rede, convertendo os endereços físicos para lógicos e vice-versa (depende do sentido da comunicação). No Modelos OSI quem estabelece uma SESSÃO é a camada de sessão, que é responsável pode mantê-la durante toda a comunicação. 

    A afirmação II também está errada, pois o SMTP é o protocolo utilizado para envio de mensagem de correio eletrônico. O SMTP trabalha na camada de aplicação e utiliza normalmente a porta TCP 25. Juntamente com os protocolos IMAP e POP3 formam o conjunto de protocolos responsável pela comunicação por e-mail de toda a Internet. Só completando o IMAP e o POP são protocolos de RECEBIMENTO e o SMTP é protocolo de ENVIO.

    A afirmação III está certa. Através do registro MX do DNS é possível identificar as máquinas servidoras de correio e seus domínios relativos.

    A afirmação IV também esta correta. O Protocolo de Aplicação FTP, que utiliza as portas 20 (dados) e 21 (controle) do TCP, permite, entre outras coisas, enviar e receber arquivos remotos (comandos put e get, respectivamente), bem como apagá-los (comando delete ou mdelete) ou renomeá-los (comando rename).

    Portanto, a alternativa correta para esta questão é a C) III e IV

  • Senhores:

     

    lendo meus apontamentos, ou seja, fonte de cursinhos:

    na camada de transporte : tcp ou udp - define qual forma de envio , orientada com mais segurança e lento ( tpc) ou udp.

    na camada de rede: envia o pacote e transporma o ip logico em mac fisico com o ARP. Na camada rede temos o roteador que controla a operação.

    ou seja , questão errada pois cita a camada de rede não define a orientação e sim a camada de transporte.

    O SENHO É MEU PASTOR, NADA ME FALTARA. MAS TENHO QUE ESTUDAR. POIS JESUS TAMBEM DISSE: MEU PAI TRABALHA ATÉ HJ, EU TAMBEM.

     


ID
9265
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

1 Analise as seguintes afirmações relativas a conceitos de Internet.

I. O SPAM é caracterizado pela utilização indevida do servidor POP de uma empresa ou outra entidade para enviar uma grande quantidade de e-mails indesejados por seus destinatários.
II. Os dois servidores envolvidos no envio e recebimento de e-mails são o SMTP e o POP.
III. O esquema de gerenciamento de nomes, hierárquico e distribuído, que define a sintaxe dos nomes na Internet é o DNS.
IV. Quando se envia um e-mail de um computador pessoal para uma conta na Internet, a mensagem passa primeiro pelo servidor POP do remetente, em seguida pelo servidor POP do destinatário e, finalmente, chega ao servidor SMTP do destinatário, onde fica aguardando ser lida.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Longe de mim colocar lenha na fogueira, mas POP e SMTP são "protocolos" da pilha TCP/IP e não "servidores", portanto o item II não estaria de todo correto.
    Com bons argumentos esta questão poderia ser anulada.
  • E também queria saber por que a I está errada...
  • Concordo com Wilson chamar SMTP e POP de "servidores" foi uma colocação mal feita. Quanto a assertiva I: a manipulação para o envio de SPAM só poderia ser feita no servidor SMTP e não no POP que manipula as contas de e-mail individualmente após a devida autenticação.
  • SMTP - Protocolo para ENVIO de mensagens entre computadores, em um correio eletrônico. Para enviar e receber mensagens eletrônicas esses programas seguem um conjunto de normas e regras, ou seja, um protocolo. O protocolo padrão utilizado na estrutura internet TCP/IP é o SMTP.

    POP - RECEBE mensagens de correio eletrônico. É um protocolo utilizado para recebimento de mensagens. Quando o usuário entra no programa de email, automaticamente o protocolo POP verifica se existem novas mensagens recebidas, caso exista, ele transfere as mesmas para o computador local do usuário.

    DOMÍNIO - É um nome que serve para localizar e identificar conjunto de computadores na internet. Na prática, compputadores e por que não dizer sites são identificados por números. No entanto, seria muito ruim ter que decorar que 200.187.64.20 é a identificação do site do INFOLINK na internet,por exemplo. No lugar disso e para facilitar a localização por parte dos visitantes, registramos o domínio infolink.com.br e podemos divulgar o endereço de nosso site. O registro de um domínio é tão importante quanto o registro de uma marca. DNS (Sistema de nomes de domínio).
  • O SPAM é caracterizado pela utilização indevida do servidor SMTP E NÃO POP de uma empresa ou outra entidade para enviar uma grande quantidade de e-mails indesejados por seus destinatários. É POR ISSO Q A I TA ERRADA
  • Não tem nehum erro em chamar de servidor pop, servidor pop é onde fica armazenado as mensagem de e-mail e usa o protocolo pop para realizar a tranferência.
  • De acordo com o livro do João Antônio
    Servidor de Entrada de E-mails: Também conhecido como servidor de recebimento, ou servidor POP, é o servidor, em uma empresa, responsável por armazenar todas as mensagens de correio eletrônico que chegaram à empresa, destinadas aos diversos usuários do serviço (funcionários da
    empresa).
  • Mais uma questão que a banca jamais vai assumir que errou. Na visão deles, na hierarquia universal, primeiro vêm as bancas, depois vem Deus (perceba que eles não se colocam lado a lado com a entidade divina)! Mandado de Segurança é pouco pra dar um basta nestas arbitrariedades das bancas julgadoras.
  • I- SPAM (envio de E-mails não-solicitados) na Internet, das suas origens (devido as “fragilidades” no protocolo SMTP)

     

    IV. Quando se envia um e-mail de um computador pessoal para uma conta na Internet, a mensagem passa primeiro pelo servidor  SMTP do remetente, em seguida pelo servidor  SMTP do destinatário e, finalmente, chega ao  servidor POP do destinatário, onde fica aguardando ser lida.

     

    Fonte: https://br.ccm.net/contents/282-os-protocolos-de-servico-de-mensagens-smtp-pop3-e-imap4


ID
16741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a serviços da camada de aplicação da arquitetura TCP/IP, julgue os itens a seguir.

O serviço DNS (domain name system) tem como principal
objetivo converter nomes em endereços IP. Em sua
arquitetura de funcionamento no mínimo está prevista a
utilização de um servidor principal por domínio e de vários
servidores secundários do domínio principal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Oficial: Certa
    Nessa última eu entendo que no mínimo é necessário apenas 1 servidor secundário.

    Quanto à 51, de novo o problema está na interpretação do texto, e não no conhecimento técnico. A questão não disse que é obrigatório ter vários servidores secundários, mas sim que a arquitetura prevê a existência de vários.

    Caro Professor,

    Com a devida vênia, permita-me discordar.

    A assertiva, na minha opinião, é bastante clara quando afirma:

    "Em sua arquitetura de funcionamento no mínimo está prevista a
    utilização de um servidor principal por domínio e de vários
    servidores secundários do domínio principal."

    Há dois itens nesse período que tornam a interpretação única.

    São eles: "No mínimo" e a conjunção aditiva "e"

    Da forma como está a assertiva ela indica que para que o DNS funcione deve haver ("no mínimo"), ou seja, torna obrigatório a presença desses elementos. Um servidor principal "e" (conjunção aditiva que inclui o item seguinte como parte da obrigatoriedade) vários servidores secundários.

    A banca examinadora pode até ter tido a intenção de colocar um sentido de não obrigatoriedade, mas da forma como está escrito o sentido é de obrigatoriedade. Portanto Errada.

    Se não houvesse a expressão "no mínimo" eu concordaria que a assertiva estaria correta.

    Essa é uma opinião pessoal, se alguém poder explicar (com detalhes) como deveríamos interpretar esse período de modo a chegar a conclusão da não obrigatoriedade do uso dos vários servidores secundários, ficaria bastante agradecido.

    Akasakai

    Hmmm... não tinha atentado para esse "no mínimo". De fato, a configuração mínima para o DNS seria um servidor primário e um secundário (e não vários). Concordo com a sua análise da questão, parece que o CESPE errou nessa.

    Fonte: forum concurseiros - akasakai + Gledson Pompeu
  • Concordo,

    No mínimo um secundário. Questão errada.
  • A meu ver a questão esta quase certa, mas a utilização de converter não ficou bem na questão seria mapeamento.
  • ASSIM COMO OS COLEGAS ACREDITO O O VALOR CORRETO DO GABARITO DEVERIA SER : ERRADO.

    Segundo Ferreira(2008,p.442),"Geralmente é necessário apenas executar um servidor mestre(ou primário) e um escravo(ou secundário). Entretanto, em domínios pequenos, podemos encontrar apenas um servidor mestre e, em domínios grandes, um servidor mestre e mais de um servidor escravo."

    Bibliografia: LIVRO LINUX-GUIA DO ADMINISTRADOR DO SISTEMA-RUBEM E. FERREIRA- EDITORA NOVATEC-2 EDIÇÃO

  • Creio que a assertiva esteja errada, visto que a expressão "no mínimo" arremete à ideia de obrigatoriedade de mais de um servidor secundário, além de um primário, quando, na verdade, o mínimo seria um servidor secundário e um primário.

     

    Bons estudos!

  • Esse vários será que não se refere aos vários domínios...

  • Sim, alguem sabe dizer em q pé ficou esse recurso do apg-bh? Não deu em nada(como tudo neste país)???

    Tanenbaum, até o Sr por aqui? Nossa, agora eu percebi q esse negócio de pandemia é sério mesmo....se até o Sr tá prestando concurso pra pagar as contas. Agora me deu medo!!!

    Mas concordo com vc! A a expressão "no mínimo" arremete à ideia de obrigatoriedade de mais de um servidor secundário. O mínimo seria um servidor secundário e um primário.

    Quem já configou um host em uma rede com IP manual deve se lembrar disso. Hà o campo do DNS primario e dois campos para 2 DNS secundarios, sendo q basta preencher um dos campos para a configuacao ser válido.

    Sendo bem cricri, vc pode configurar nenhum DNS, nem mesmo o primario. Porém, só poderá acessar site pelo IP, pois nao havera resolucao de nomes.

    Essa questao tá errada sem eira nem beira!!!

  • Gab certo

    DNS: Atuação na camada de aplicação,

    Função: Relacionar um endereço nominal a um endereço IP

    Usa os protocolos UDP e TCP

    Atuação Hierárquica: Realiza consultas recursivas:

    Máquina cliente -> DNS Server -> ROOT name server -> outros name servers.

    Cada um dos servidores de nome têm o seu cache!

  • c-

    O serviço de DNS constitui-se, em última instância, de um conjunto de banco de dados distribuído pela Internet, cuja principal finalidade é a de traduzir nomes de servidores em endereços de rede. O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.

    DNS É um serviço e protocolo da família TCP/IP para o armazenamento e consulta de informações sobre recursos da rede e trata, principalmente, da conversão de nomes Internet em seus números correspondentes.


ID
16750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a serviços da camada de aplicação da arquitetura TCP/IP, julgue os itens a seguir.

O SMTP (simple message transport protocol) é utilizado por
servidores para a troca de correio eletrônico em redes. O seu
uso na Internet depende de configurações relacionadas ao
DNS para definição de registros do tipo MX (mail exchange).

Alternativas
Comentários
  • Perfeito! Para um servidor SMTP trabalhar na Internet ele precisa de um registro tipo MX na zona do domínio em questão.
  • Corretíssimo! Porém, SMTP não significa "Simple Message Transport Protocol" e sim "Simple Mail Transfer Protocol"
  • CESPE é terrível heim.
    Marquei como errada justamente pela descrição da sigla não estar correta.

  • ERRADO

    SMTP = Simple Mail Transfer Protocol

    http://www.rfc-base.org/rfc-5321.html

    Infelizmente examinador, a sua questão vai ter que ser anulada! kkkk

  • Eu tbém marquei errado pelo "Transport", mas...

     

    "1.1. Transport of Electronic Mail

    The objective of the Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) is to transfer mail reliably and efficiently. SMTP is independent of the particular transmission subsystem and requires only a reliable ordered data stream channel. While this document specifically discusses transport over TCP, other transports are possible. Appendices to RFC 821 [1] describe some of them. An important feature of SMTP is its capability to transport mail across multiple networks..."

    https://tools.ietf.org/html/rfc5321

     

    "O termo SMTP (sigla da expressão inglesa Simple Mail Transport Protocol) designa um protocolo de transmissão de arquivos usado para correio electrónico.

    O termo SMTP (sigla da expressão inglesa Simple Mail Transport Protocol) designa um protocolo de transmissão de arquivos usado para correio electrónico. "

    http://knoow.net/ciencinformtelec/informatica/smtp-simple-mail-transport-protocol/

  • Se o DNS não operar a parada fica séria na real , a maioria , se não todos os protocolos da camada de aplicação dependem do DNS, este que transforma o endereço IP em domínios e vice versa, o SMTP não foge da regra, de forma que o envio do e-mail/mensagem se transforma de letras em IP.

    Gaba: CERTO


ID
17887
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma pequena empresa disponibiliza um site na Internet em uma infra-estrutura própria. O servidor de DNS apresenta problemas de sobrecarga devido a um grande número de consultas realizadas. Considerando-se que não há mudanças freqüentes de endereços IP e que as consultas, oriundas de usuários legítimos, são relacionadas ao servidor WEB, que alteração pode ser feita na configuração do servidor DNS para reduzir consideravelmente sua sobrecarga?

Alternativas
Comentários
  • Time To Live, é o tempo de vida do pacote, caso não ncontre o destino no tempo de ttl ele dá erro, vc pode aumentar o TTL caso o destino esteja na web ou em um local distante, que necessite de muitos hopes

    TTL == time-to-live. Por cada roteador que o pacote passa o roteador diminui em 1 o ttl do pacote, se por acaso o ttl se esgota, ou seja, se tornar 0 (zero), o pacote é descartado na rede. Isso existe para que pacotes perdidos na rede não fiquem trafegando eternamente, gerando tráfego desnecessário.
  • Comentando os tipos de registros do DNS:Registro SOA record (Start of Authority), que consiste de informação crucial como:- "SERIAL number", o qual é monitorado por outros name servers verificando por mudanças que podem indicar uma mudança de configuração para uma zona, - REFRESH que informa a frequência que um name server secundário deve checar por uma mudança no Serial Number, - RETRY para informar a um server secundário quanto tempo este deve usar sua inforação atual para fazer um refresh e - MINIMUM é quanto tempo os outro name servers devem manter esta informação.Registro NS record que mostra o DNS autoritativo para a zona;Um registro que pontera um nome para um endereço IP;Registro CNAME (canonical naming) que permite um nó ser referenciado por mais de um hostname;Registro MX, que é usado para roteamento de mensagens quando existe muitos redirecionadores de e-mails. Um registro (A) do endereço de um host é necessário para cada conjunto de registros MX;Registros PTR, que mapeiam reversamente um IP a um hostname. Esses registros podem somente fazem sentido nas zonas in-addr.arpa que foram delegadas para o seu controle pelo provedor do bloco IP.
  • Quando um servidor DNS consulta um registro a um DNS de mais alto nível (recursivamente), ele mantém aquele registro em cache durante o tempo especificado em seu campo TTL. No caso dessa questão, já que não há mudanças frequentes de IP's, aumentar o tempo(TTL) em que esses recurso permaneceria em cache nos clientes, servidores locais, secundários, primários etc etc iria diminuir a sobrecarga sobre o servidor DNS da empresa.
  • b-

    A higher TTL reduces the perceived latency of a site and decreases the dependency on the authoritative name servers. The lower the TTL, the sooner the cached record expires. This allows queries for the records to occur more frequently.

    https://docs.rackspace.com/support/how-to/about-ttl-best-practices/


ID
27499
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. O serviço de DNS constitui-se, em última instância, de um conjunto de banco de dados distribuído pela Internet, cuja principal finalidade é a de traduzir nomes de servidores em endereços de rede.
II. O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.
III. É um serviço e protocolo da família TCP/IP para o armazenamento e consulta de informações sobre recursos da rede e trata, principalmente, da conversão de nomes Internet em seus números correspondentes.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado. Esse serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário.

    O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Quando não é possível encontrar um domínio através do servidor primário o sistema tenta resolver o nome através do servidor secundário.

    Normalmente o DNS atua resolvendo o nome do domínio de um host qualquer para seu endereço IP correspondente. O DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host.
  • o DNS BABEIA-SE TAMBEM EM UM COMPUTADOR QUE GERENCIA A LISTA E FAZ QUE OS OUTROS COMPUTADORES O CONSULTEM PARA PROCURAR ENDEREÇOS.
  • O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    Examinar e atualizar seu banco de dados.
    Resolver nomes de servidores em endereços de rede (IPs).

    Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para Aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas Réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.

  • Discordo que a alternativa I esteja correta. A principal função do DNS, como serviço ou protocol, é resolver os nomes de hosts em endereços de Internet, e não nomes de servidores, mesmo sendo estes serviços ou hosts servidores. Existe uma difereça muito grande e conceitual sobre host e server.
  • Esta questão cabe recurso, pois no item III não está especificado o que "É um serviço...", lendo os itens I e II podemos pensar que é sobre o DNS.
    Questão mal formulada!
  • Certamente, questão para recurso.
  • Na minha opinião esta questão não cabe recurso, pelo seguinte:

    I - DNS é definido como um banco de dados e a sua principal finalidade é a tradução de nomes em endereços IP (ver pt.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System, primeiro parágrafo)

    II - Corrobora o item I e fala sobre o DNS reverso, que é a tradução de endereços IP para nomes (ver www.oficinadanet.com.br/artigo/1335/o_que_e_o_dns_reverso, primeiro parágrafo.

    III - Praticamente diz o mesmo que está no Item I. Quanto a ser um serviço, está certo. DNS é considerado um serviço de rede. Quanto a ser um protocolo, está certo também. Na página da Wikipedia citada acima existe esta classificação).

  • tudo certo,

    O serviço DNS (domain name system) tem como principal objetivo converter nomes em endereços IP. Em sua arquitetura de funcionamento no mínimo está prevista a utilização de um servidor principal por domínio e de vários servidores secundários do domínio principal.


ID
27613
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma empresa possui matriz no Rio e escritórios em São Paulo, Fortaleza e Salvador, sendo que em cada uma dessas cidades existem computadores que serão interligados através de uma rede. Os itens abaixo descrevem as necessidades de comunicação que deverão ser atendidas.

I - Em Fortaleza dois escritórios deverão ser interligados por equipamentos que dividam o tráfego entre eles. Neste caso, os equipamentos deverão atuar na camada interface de rede do TCP/IP sendo sua presença transparente para os computadores presentes na rede.
II - Em Salvador vários departamentos deverão ser interligados. Neste caso, os equipamentos deverão atuar na camada de enlace do modelo OSI e dividir o tráfego entre os departamentos bem como possibilitar a comunicação simultânea entre os departamentos. Os equipamentos deverão utilizar uma tabela de endereços de MAC para ajudar a segmentar a rede.
III - Para interligar as redes da matriz e demais localidades deverão ser utilizados equipamentos que atuam na camada de rede do modelo OSI e que permitam filtrar o tráfego. Para direcionar o tráfego ao local apropriado os equipamentos deverão utilizar os endereços de rede.
IV - Cada cidade funcionará como uma sub-rede, sendo que cada uma possuirá servidores que distribuirão automaticamente os endereços IP entre os computadores. A identificação das sub-redes será feita através de um byte sendo o endereço da rede pertencente à classe B.
V - Em cada cidade haverá servidores para traduzir o nome das máquinas em endereços IP, sedo que cada um será responsável por um ou por vários subdomínios. Para suprir as demandas de impressão de São Paulo serão configuradas algumas máquinas Linux para funcionar como servidores de impressão, sendo que as estações de trabalho dos usuários possuem sistema operacional Windows 98 ou superior.

Para atender a cada um destes itens foram propostas, respectivamente, as seguintes soluções:

-  Utilizar pontes.
-  Utilizar comutadores (switches).
-  Utilizar hub.
-  Utilizar o endereço de rede 192.10.0.0, a máscara de rede e de sub-rede 255.255.0.0 e servidores DHCP.
-  Configurar servidores DNS para a tradução de nomes e instalar o protocolo SAMBA nas máquinas Linux para a impressão

Com base nas informações acima, quais itens estariam sendo atendidos pelas soluções propostas?

Alternativas
Comentários
  • I - Em Fortaleza dois escritórios deverão ser interligados por equipamentos que dividam
    o tráfego entre eles. Neste caso, os equipamentos deverão atuar na camada interface de
    rede do TCP/IP sendo sua presença transparente para os computadores presentes na rede.

    - Utilizar comutadores (switches): acho que a banca considera o roteador um comutador,
    e chama isto de switches, como se comutassem pacotes e não quadros.

    II - Em Salvador vários departamentos deverão ser interligados. Neste caso, os
    equipamentos deverão atuar na camada de enlace do modelo OSI e dividir o tráfego
    entre os departamentos bem como possibilitar a comunicação simultânea entre
    departamentos. Os equipamentos deverão utilizar uma tabela de endereços de MAC
    para ajudar a segmentar a rede.

    - Utilizar pontes.

    III - Para interligar as redes da matriz e demais localidades deverão ser utilizados
    equipamentos que atuam na camada de rede do modelo OSI e que permitam filtrar o tráfego.
    Para direcionar o tráfego ao local apropriado os equipamentos deverão utilizar os
    endereços de rede.

    - Seria necessario firewall.

    IV - Cada cidade funcionará como uma sub-rede, sendo que cada uma possuirá
    servidores que distribuirão automaticamente os endereços IP entre os computadores.
    A identificação das sub-redes será feita através de um byte sendo o endereço da rede
    pertencente à classe B.

    - classe B: depende do primeiro byte, sendo que vai de 128 a 191.


    V - Em cada cidade haverá servidores para traduzir o nome das máquinas em endereços IP,
    sedo que cada um será responsável por um ou por vários subdomínios. Para suprir as
    demandas de impressão de São Paulo serão configuradas algumas máquinas Linux para
    funcionar como servidores de impressão, sendo que as estações de trabalho dos usuários
    possuem sistema operacional Windows 98 ou superior.

    - Configurar servidores DNS para a tradução de nomes e instalar o protocolo SAMBA nas
    máquinas Linux para a impressão
  • Para mim a solução para a assertiva V está errada, servidor Samba por si só não permite impressão, é necessário o servidor CUPS também.
  • "Na versão 3, o Samba não só provê arquivos e serviços de impressão para vários Clientes Windows, como pode também integrar-se com Windows Server Domain, tanto como Primary Domain Controller (PDC) ou como um Domain Member. Pode fazer parte também de um Active Directory Domain". Trecho retirado da Wikipedia: pt.wikipedia.org/wiki/Samba_(servidor)

  • III - Para interligar as redes da matriz e demais localidades deverão ser utilizados equipamentos que atuam na camada de rede do modelo OSI e que permitam filtrar o tráfego. Para direcionar o tráfego ao local apropriado os equipamentos deverão utilizar os endereços de rede.-  Utilizar hub.
    hub além de ser da camada 2, não é capaz de filtar o tráfebo. O equipamento da camada de rede (3) capaz de filtrar o tráfego é o switch.

    IV - Cada cidade funcionará como uma sub-rede, sendo que cada uma possuirá servidores que distribuirão automaticamente os endereços IP entre os computadores. A identificação das sub-redes será feita através de um byte sendo o endereço da rede pertencente à classe B.-  Utilizar o endereço de rede 192.10.0.0, a máscara de rede e de sub-rede 255.255.0.0 e servidores DHCP.
    O endereço proposto é classe C. Endereços da classe B estão entre 128.* e 191.*

    Resposta correta b
  • III - Na camada física/OSI estão presentes os repetidores e os hubs. Na camada de enlace/OSI atuam os Switches clássicos enquanto que na camada de rede/OSI atuam os Switches de camada 3 que incorporam algumas funções de roteadores.

    IV -
    1 - Classes de IP:
          A: 0 a 127
          B: 128 a 191
          C: 192 a 223
          x.x.x.0 - Identifica a rede.
          x.x.x.255 - Identifica um broadcast.
     
    2 - Endereços reservados:
          A: 10.x.x.x/8
          B: 172.16.x.x a 172.31.x.x/12
          C: 192.168.x.x/16

ID
28183
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na configuração do mapeamento reverso em um servidor DNS, que tipo de registro é utilizado para responder a nomes de host (hostnames) a partir de endereços IP?

Alternativas
Comentários
  • Questao de tipos de registros:
    cname - nome canônico - cria um nome alternativo que oriente para direção correta do dominio.
    ptr - ponteiro - normalmente associa um nome a um endereço IP.
    mx - Especifica o nome do host preparado para receber mensagens de correio eletrônico.
    ns - Servidores de nomes - Especificam servidores de nomes, encaminham consultas DNS.
  • SOA - indica quem é o responsável por essa zona (a autoridade)
    NS - indica um servidor de nomes para a zona
    MX - indica um servidor de e-mail para a zona
    A - indica o endereço IP relativo a um dado nome de domínio (resolução direta)
    TXT - string descrevendo o host
    HINFO - indica dados de hardware e software do host
    CNAME - indica um alias (sinônimo) de nome de domínio
    PTR - indica o nome de domínio relativo a um dado endereço IP (resolução reversa)
  • b-

    DNS Pointer Record (PTR) dá o nome de dominio associado ao IP, sendo em reverse DNS lookups

    https://de.wikipedia.org/wiki/PTR_Resource_Record


ID
28306
Banca
CESGRANRIO
Órgão
REFAP SA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No DNS do Windows 2000 Server, o que significa IXFR?

Alternativas
Comentários
  • Entre 2 DNS, podem haver zonas sincronizadas, um DNS sendo o Master que contém a zona original, e os outros seus slaves, que contém cópias da zona original. Para manterem-se sincronizados automagicamente, eles usam essa "consulta" especial, o AXFR (transferência "full" ou integral da zona) ou IXFR (transferência incremental, ou apenas alterações, da zona). Ambos acontecem via TCP ao invés de UDP como é o normal de DNS.
  • http://en.wikipedia.org/wiki/IXFRDNS zone transfer, also sometimes known by its (most common) opcode mnemonic AXFR, is a type of DNS transaction. It is one of the many mechanisms available for administrators to employ for replicating the databases containing the DNS data across a set of DNS servers. Zone transfer comes in two flavors, full (opcode AXFR) and incremental (IXFR). Nearly universal at one time, it is now becoming less popular in favor of the use of other database replication mechanisms that modern DNS server packages provide.

ID
41692
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DNS é um protocolo da camada de I e suas requisições são feitas usando a porta 53 do protocolo II na camada de III .

As lacunas I, II e III devem ser preenchidas, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • O DNS é da camada de aplicação e participa na tradução do nome de um site www.site.com para o respectivo endereço IP 200.198.20.1 (apenas exemplos), pois somente assim o site será encontrado.Por isso DNS (Domain Name System) deve responder rapidamente a requisição de um site por um usuário, esta é a razão dele utilizar o protocolo UDP, que é mais rápido, porém menos confiável que o TCP, pois não realiza uma série de tarefas como checar a integridade dos pacotes trasportados pela NET.O UDP como o TCP é um protocolo da camada de aplicação, por isso a resposta correta é a (D).
  • UDP e TCP são da camada de transporte.
  • Só corrigindo o post do Bernado,TCP e UDP são protocolos da camada de transporte e não de aplicação, acho que ele se atrapalhou na hora de escrever.Quem é da camada de aplicação é o DNS, como é visto na resposta da questão.
  • O DNS é um protocolo da camada de aplicação. Até aí todos nós concordamos. Entretanto, o DNS pode utilizar tanto o TCP como o UDP para transporte. Porém, a letra D é a correta pois a questão faz referência a uma porta e neste caso a escolha recai sobre o UDP.
  • Apenas uma observação (pode aparecer em outra questão): o DNS utiliza TCP para transferência entre zonas de servidores. Utiliza a porta TCP/53.

  • Essa questão deveria ser anulada tendo em vista que o DNS pode operar na porta 53 tanto com UDP quanto com TCP, ambos da camada de transporte. O UDP é o padrão, mas não é regra.  Posto isso, D e E são corretas.


ID
46993
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um registro de recurso DNS é uma tupla composta pelos campos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado.Resposta letra Ehttp://www.pciconcursos.com.br/provas/11427019
  • Gabarito corrigido."A Resource Record (RR) is the basic data element in the domain name system. Each record has a type (A, MX, etc.), an expiration time limit, a class, and some type-specific data. "http://en.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System
  • Item correto Letra E

    DNS-Sistema de nomes de domínio, inclui um sistema eficiente e distribuído para atribuir um nome a cada endereço IP de um equipamento. Os servidores DNS contêm RRs (Registros de Recursos)que é uma tupla de quatro elementos: (Name,Value,Type,TTL) O elemento TTL (Time To Live) é utilizado para a remoção do RR da cache do servidor
  • "Os servidores de nomes que juntos implementam o banco de dados distribuido DNS armazenam registros de recursos (RR) que fornecem mapeamentos de nomes de hospedeiros para endereços IP. Um registro de recurso é uma tupla de quatro elementos que contém os seguintes campos: (name, Value,Type, TTL)"

    Livro: Redes de computadores e a internet 3ª edição
    Autor: James F. kurose
    Página: 103
  • e-

    A resource record is a four-tuple that contains the following fields: (Name, Value, Type, TTL) TTL is the time to live of the resource record; it determines the time at which a resource should be removed from a cache.

    http://www2.ic.uff.br/~michael/kr1999/2-application/2_050-dns.htm


ID
46996
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O campo da mensagem do servidor DNS que especifica a operação solicitada e um código de resposta associado é denominado

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Wikipedia:NAME is the fully qualified domain name of the node in the tree. On the wire, the name may be shortened using label compression where ends of domain names mentioned earlier in the packet can be substituted for the end of the current domain name.TYPE is the record type. It indicates the format of the data and it gives a hint of its intended use. For example, the A record is used to translate from a domain name to an IPv4 address, the NS record lists which name servers can answer lookups on a DNS zone, and the MX record specifies the mail server used to handle mail for a domain specified in an e-mail address (see also List of DNS record types).RDATA is data of type-specific relevance, such as the IP address for address records, or the priority and hostname for MX records. Well known record types may use label compression in the RDATA field, but "unknown" record types must not (RFC 3597).The CLASS of a record is set to IN (for Internet) for common DNS records involving Internet hostnames, servers, or IP addresses. In addition, the classes CH (Chaos) and HS (Hesiod) exist. Each class is a completely independent tree with potentially different delegations of DNS zones.In addition to resource records defined in a zone file, the domain name system also defines several request types that are used only in communication with other DNS nodes (on the wire), such as when performing zone transfers (AXFR/IXFR) or for EDNS (OPT).Acertei a questão como "parâmetro" considerando que de alguma forma seria a tradução de TYPE. Não sei de onde a ESAF tirou essa terminologia.
  • parâmetro: so se for uma tradução esquisita de flag, que é um campo da mensagem DNS usado para diferenciar o tipo de mensagem se a é de consulta ou resposta fonte: http://www.univasf.edu.br/~fabio.nelson/arq/redes/redes_aula_09.pdf
  • VIde: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Conceituacao-de-DNS?pagina=4
  • Campos existentes na mensagem DNS:
    • Identificação: numera a mensagem DNS, para que consiga identificar corretamente a resposta;
    • Parâmetros: identifica o tipo de mensagem, 16 bits, conforme abaixo:


    • Número de perguntas: informará a quantidade de perguntas no campo seção de perguntas;
    • Número de respostas: informará a quantidade de respostas no campo seção de respostas;
    • Número de autoridades: informará a quantidade de autoridades no campo seção de autoridades;
    • Número de informações adicionais: informará a quantidade de informações adicionais no campo seção de informações adicionais.
    Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Conceituacao-de-DNS?pagina=4
  • http://penta.ufrgs.br/rc952/trab1/dns_proto_dns.html

     

    ótima referência para consulta.

  • No livro do Tanenbaum chama-se Tipo (RFC 1035 Type).

  • Tem livro que o campo se chama Flags, em outros se chama Parâmetros.

    De qualquer modo, a função deste campo é de definir o tipo da menságem.


ID
76867
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O contrato de link Internet de um órgão público, designado exemplo.gov.br, expirou. Uma nova licitação foi realizada e outro provedor foi declarado vencedor, o que provocará a alteração de endereços IP dos servidores Internet desse órgão. Considere que os servidores DNS autoritativos do domínio exemplo.gov.br são administrados por outro órgão público, em diferente infraestrutura, e que o TTL dos registros é de 172800 segundos. Após a mudança de link para o novo provedor, e consequente alteração de endereços IP e seus respectivos registros DNS,

Alternativas
Comentários
  • Questao totalmente dúbia. 
    O enunciado da questao está mandando considerar o fato de que o TTL é de 172800 segundos, o que significa que o registro do domínio no servidor DNS vai expirar em dois dias. Portanto, a alteração realizada só seria percebida pelo servidor até 2 dias depois, e nenhum usuário conseguiria se conectar ao site. Portanto a letra A não está errada. Tanto não está errada que a letra E confirma isso, afirmando que o TTL deveria ter sido reduzido antes da migração. Porém, isso se opõe ao enunciado da questão, que manda considerar o fato de que o TTL é de 172800 segundos.
  • O erro da letra A é ao afirmar que NENHUM usuário externo conseguirá se conectar, o que não é verdade. Apenas não conseguirão se conectar aqueles que tiverem a informação desatualizada em cache, que terão que esperar que o TTL expire para atualizá-la.

  • A letra "A" está errada porque a questão diz que houve "alteração de endereços IP e seus respectivos DNS". Portanto, o site estará disponível a usuários externos que não tenham acesso ao cache desatualizado. Porém, alguns usuários, que tenham acesso ao cache desatualizado, sofrarão com a indisponibilidade do serviço.
  • Outra forma de entender que a letra 'A' está errada é o fato de que qualquer usuário externo que saiba o novo IP, e portanto dispense a resolução do nome, poderá acessar o site diretamente pelo ip.

    Um exemplo disso é acessar o site http://189.6.76.155 => acessa o site da Google diretamente e não precisa do serviço DNS para resolver o nome www.google.com.
  • A letra A está errada porque daria para se conectar sabendo o endereço IP do site


ID
92242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos conceitos de tecnologias e protocolos utilizados na Web,
julgue os itens a seguir

O DNS (domain name system) é um protocolo de aplicação que faz a conversão de um nome em um endereço IP.

Alternativas
Comentários
  • Os endereços da Internet são mais conhecidos pelos nomes associados aos endereços IP (por exemplo, o nome www.wikipedia.org está associado ao IP 208.80.152.130[1]). Para que isto seja possível, é necessário traduzir (resolver) os nomes em endereços IP. O Domain Name System (DNS) é um mecanismo que converte nomes em endereços IP e endereços IP em nomes. Assim como o endereçamento CIDR, os nomes DNS são hierárquicos e permitem que faixas de espaços de nomes sejam delegados a outros DNS.fonte: wikipedia
  • O DNS é UM PROTOCOLO pelo qual nomes são mapeados para endereços IP e vice-versa.
  • É um protocolo: correto;
    Está na camada de aplicação: correto;

    Faz a conversão de um nome em um IP: correto;

    Questão, 100% correta.

  • Sem comentários. O CESPE q saber se o candidato é alfabetizado!


ID
126556
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a redes de computadores e a características de seus servidores, o servidor DNS

Alternativas
Comentários
    • a) é o único servidor na Internet que não utiliza protocolos da família TCP/IP, pois tem seu protocolo próprio para resolução de nomes e possui comunicação cliente/ servidor dedicada.
    • b) é organizado de forma hierárquica de tal forma que o nome de um domínio DNS pode ser utilizado mais de uma vez em um mesmo nível de hierarquia DNS.
    • c) utiliza uma arquitetura cliente/servidor, onde o servidor DNS primário está localizado obrigatoriamente após o primeiro roteador de origem na rota de comunicação entre duas máquinas clientes, onde a máquina que originou o chamado sempre será denominada servidor DNS secundário do domínio de destino.
    • d) apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta. (CONSULTA RECURSIVA)
    • e) primário em um domínio transfere a informação a partir de outro servidor DNS primário do mesmo domínio e ambos devem ser instalados em redes LAN, isoladas da Internet, para garantir a segurança e impedir a comunicação utilizando protocolo TCP/IP entre eles e seus respectivos servidores DNS secundários.
  • Vamos ver se consigo contribuir nessa:

    a) Servidor DNS usa protocolo udp porta padrão 53 mas pode usar protocolo tcp/ip para atualização de zonas.

    b) Nome de domínio não pode ser utilizado mais de uma vez em qualquer nível, nomes de domínio são únicos.

    c) Essa afirmativa não faz o menor sentido, até porque quem origina os chamados são os clientes e não o DNS secundário, este apenas responde em caso de falhas no DNS primário

    d) Resposta certa e a única coerente, um nome de domínio para ser resolvido envolve consulta a vários servidores DNS, por isso o nome é dividido em pontos. Ex: www.google.com.br.
    "O servidor raiz da internet possui uma tabela que indica qual DNS será responsável pela resolução dos domínios para cada extensão de domínio (Top Level Domain) diferente.

    A tabela em si é muito pequena, possui apenas uma entrada para cada Top Level Domain existente. Os Top Level Domains são de dois tipos: gTLDs (Generic Top Level Domains – domínios genéricos usados no mundo todo) e ccTLDs (Country Code Top Level Domains – extensões de domínios administrados pelos países).

    Por exemplo: todos os domínios terminados em .com serão respondidos pelos servidores da VeriSign; os domínios .br serão respondidos pelos servidores do Registro.br e assim sucessivamente. Cada gTLD ou ccTLD tem apenas uma entrada neste banco de dados."
    Fonte: http://webinsider.uol.com.br/2007/10/13/o-que-e-dns-e-dnssec-bem-explicadinho/

    e) Redes Lan, isoladas da Internet (nada haver, servidores DNS são responsáveis pela resolução de nomes, principalmente na internet) / impedir comunicaçao usando protocolo TCP/IP (nada haver de novo) - Conforme dito anteriormente, DNS usa protocolo UDP porta padrão 53, mas pode utilizar protocolo tcp/ip para atualização de zonas.


ID
126721
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as afirmações a seguir.

O protocolo DNS não apresenta conexão e não é confiável em termos de recuperação de erros de transmissão, enquanto que o protocolo FTP apresenta conexão e é confiável em termos de recuperação de erros de transmissão.

PORQUE

O DNS utiliza o protocolo UDP e o FTP utiliza o protocolo TCP do TCP/IP.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  •  Ressalva (e possível motivo para anulação): a transferência de Zonas DNS entre servidores utiliza TCP e, nesse caso, há a conexao é confiável.

  • Sim, o DNS utiliza TCP/53 para a transferência de Zonas, mas a questão não está considerando esta possibilidade; apenas a recuperação de erros de transmissão. Logo, não cabe recurso.

  • A questao foi clara em citar: "em termos de recuperação de erros de transmissão"

ID
143773
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmações:

(1) Serviço que converte o endereço: http://www.concursosfip.org.br no endereço: 200.201.197.7

(2) Servidor que permite que múltiplas estações com endereços inválidos acessem a Internet utilizando um endereço válido.

(3) Servidor que permite que múltiplas estações com endereços inválidos acessem a Internet utilizando um endereço válido e que realiza a função de cache das páginas acessadas com maior frequência.

É correto afirmar que (1) (2) e (3) são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: "D"

     

    DNS(Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios): É um sistema de nomes hierárquicos que tem como função transformar nomes de domínio, como por exemplo http://www.concursosfip.org.br, em endereços de rede(IP) como: 200.201.197.7 .

    NAT: É uma técnica que consiste em reecrever o endereço IP fazendo com que um computador de uma rede interna tenha acesso a uma rede externa.

    PROXY: É um servidor que atende a requisições repassando os dados do cliente a frente. Um usuário (cliente) conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum serviço, como um arquivo, conexão, website, ou outro recurso disponível em outro servidor.

    Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso sem nem mesmo se conectar ao servidor especificado. Pode também atuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.

     

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Proxy#Proxy_an.C3.B4nimo


ID
149857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O desempenho da Internet e das redes de comunicação
corporativas está fortemente atrelado à eficiência dos algoritmos
de roteamento, dos equipamentos de comutação e dos protocolos
da camada de rede. Acerca desse assunto, julgue os itens
subsequentes.

A tarefa de encontrar um endereço de host, tendo sido fornecido um endereço IP, não é obrigatoriamente realizada pelo protocolo DNS (domain name service).

Alternativas

ID
150415
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma organização pode criar uma entrada para orientar pessoas e programas na direção correta quando é informado um domínio inadequado (p.ex. nome@pa.unv.edu.br quando o correto seria nome@cpa.unv.edu.br). O registro do DNS para o IPv4 que permite essa correção é o

Alternativas
Comentários
  • Registro CNAME: Registros de nomes canônicos são aliases dos registros A. Para cada registro CNAME, você pode selecionar um alias e um host. Os registros Mail Exchange (MX) fazem o envio de e-mails para os servidores de um domínio e são listados em ordem de prioridade. Se um e-mail não puder ser entregue usando o principal registro de prioridade, o segundo registro de prioridade será usado e assim por diante.Os registros do servidor de nomes determinam quais servidores comunicarão as informações de DNS de um domínio. Dois registros NS devem ser definidos para cada domínio. Normalmente, há um registro do servidor de nomes principal e outro secundário. Os registros NS são atualizados junto à empresa de registro de domínio e levam de 24 a 72 horas para entrar em vigor.Registros A (também conhecidos como registros host) são os registros centrais de DNS. Esses registros vinculam um domínio, ou subdomínio, a um endereço IP.http://www.google.com/support/a/bin/answer.py?hl=br&answer=48090
  • Copiei um  fragemento do texto do livro Redes de Computadores, de Tanembaum, que explica bem está questão. Segue:

    "Os registros CNAME permitem a criação de nomes alternativos. Por exemplo, uma pessoa
    familiarizada com a atribuição de nomes na Internet em geral que deseja enviar uma mensagem
    para alguém cujo nome de login seja paul no depar-tamento de ciência da computação do MIT
    poderá imaginar que paul@cs.mit.edu seja o endereço correto. Na realidade, esse endereço não servirá, pois o domínio do departamento
    de ciência da computação do MIT é lcs.mit.edu. No entanto, o MIT poderia criar uma entrada
    CNAME para orientar pessoas e programas na direção correta, oferecendo um serviço para quem
    não sabe disso. Uma entrada como esta poderia executar essa função:

    cs.mit.edu 86400 IN CNAME lcs.mit.edu"
  • Campo Função
    SOA indica quem é o responsável por essa zona (a autoridade)
    NS indica um servidor de nomes para a zona
    MX indica um servidor de e-mail para a zona
    A indica o endereço IP relativo a um dado nome de domínio (resolução direta)
    TXT string descrevendo o host
    HINFO indica dados de hardware e software do host
    CNAME indica um alias (sinônimo) de nome de domínio
    PTR indica o nome de domínio relativo a um dado endereço IP (resolução reversa)
  • Muito bom! Obrigado!


ID
153208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de tecnologias, protocolos e
aplicações de redes de computadores.

No contexto do DNS (domain name system), um servidor de nomes com autoridade deve ser usado por qualquer organização que tenha hospedeiros que possam ser acessados publicamente na Internet, de modo a fornecer registros DNS acessíveis publicamente que mapeiem os nomes desses hospedeiros para endereços IP.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca: anulado porque possibilita diversas interpretações, em função da não-especificação de que o acesso público deveria ter utilizado o nome do hospedeiro.

    Bons estudos!

ID
155794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que concerne aos protocolos e serviços de rede, julgue os
itens que se seguem.

Uma das funções do serviço de nomes (DNS) é fazer a tradução de endereços IP em nomes de domínios qualificados (FQDN), usando o protocolo UDP.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    O Protocolo é Layer 3 é UDP mesmo, já o Fully qualified domain name ou FQDN é o nome de domínio que especifica a posição do nó na hierarquia do Domain Name System (DNS). Um FQDN é estruturado da seguinte forma: "host.3rd-level-domain.2nd-level-domain.top-level-domain

    Usado na questão só para tentar confundir.

     

  • CORRETO, 

    fazer a tradução de endereços IP em nomes de domínios qualificados.

    É outra função do DNS, no caso utilizando o DNS reverso...
  • Neste caso, o tipo (type) do registro de recurso (RR) armazenado pelo servidor DNS é o PTR, que orienta a traduzir um endereço IP para um nome de hospedeiro, sendo o reverso do procedimento realizado pelo tipo (type) A, mais comumente visto, que orienta a traduzir um nome de hospedeiro para um endereço IP.


ID
157573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a arquiteturas, protocolos e serviços em uma rede de computadores.

Uma conexão HTTP realizada para o host prova.com.br primeiro deve ser resolvida no DNS (Domain Name System).

Alternativas
Comentários
  • O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    Examinar e atualizar seu banco de dados. Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).
  • QUESTÃO MUITO VAGA,

    ÚNICA RESPOSTA QUE ENCONTREI,
    FOI O FATO DE COMO NA TRANSMISSÃO DE DADOS UTILIZAR ENDEREÇOS LOGICOS,
    E APÓS INICIADA A CONEXÃO DEVE MONTAR OS PACOTES COM OS ENDEREÇO, ACREDITO
    QUE POR ESSE MOTIVO QUE PRIMEIRO FAZ A RESOLUCÃO DO NOME E OUTRA É NECESSARIO
    FAZER A RESOLUÇÃO PARA VERIFICAR SE HÁ CONECTIVIDADE ENTRE OS HOSTS...
  • Segundo a apostila do Gleyson do Dominando TI, a sequencia de consultas DNS seria

    1- Cache DNS

    2 - Arquivo Host

    3 - Servidor de DNS.  

    Para mim essa questão estaria como errada. 


ID
158488
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma pequena rede TCP/IP que não tenha um servidor DNS

Alternativas
Comentários
  • Questão muito superficial. Típica de FCC.

    Nestes casos temos que pensar assim: "Sei que o que estão me perguntando não faz sentido. Sei que quem formulou a pergunta não sabe do que está falando. Se eu fosse um iniciante no assunto, como eu responderia?"

    A) NÃO EXIGE-SE um arquivo host para localizar servidor web. Posso digitar o IP e vai funcionar normalmente.

    E) Claro que a rede funciona sem servidor DNS. Qual o problema? Aqui na minha casa tenho 3 computadores em rede e, obviamente, não me dei ao trabalho de instalar servidor DNS.

    Enfim, as vezes temos que responder com a cabeça de um leigo e deixar de lado nossas paixões. Não adianta brigar e espernear. Tem que entrar no jogo.

  • A pergunta e as alternativas foram mal elaboradas.
    A alternativa "A" que a banca determinou como certa, está correta, pois é no arquivo de hosts que cada cliente poderá resolver o nome do servido Web para o número de IP dessa mesma rede sem a necessidade de um servidor DNS (Domain Name System). Só que a configuração desse arquivo deveria ser feita em casa máquina da rede.
     

    Uma rede TCP/IP com configurações mínimas funcionará perfeitamente sem um servidor DNS, que é o que a alternativa "B" está afirmando, no caso de acesso a um servidor Web, bastaria digitar na URL o número de IP da máquina onde o Servidor Web está funcionando. Logo a alternativa B também está correta.
     

    Na alternativa "C" também está correta, já que todo os clientes receberiam configurações de rede do servidor DHCP, sendo o acesso a serviços dessa rede feitas como dito na explicação acima.
     

    A alternativa "D" está errada, pois não há obrigatoriedade de um servidor DNS como já afirmado anteriormente.
     

    A alternativa "E" também está correta, por que aqui entende-se por uma rede funcionar, todas as máquinas terem comunicação.
     

    Em resumo uma rede TCP/IP com apenas configuração de IP e máscara de rede funcionará normalmente. sem a necessidade de um servidor DNS, já que a finalidade desse servidor é resolver o acesso a serviços através de nomes e não de números de ip.

     

  • eu também errei a questão, por conta de desconhecer o arquivo hosts.
  • FCC dá nojo.


ID
172159
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DNS define dois tipos de servidores: o primeiro controla e armazena o arquivo sobre a zona que detém autoridade, sendo responsável pela criação, manutenção e atualização do arquivo de zonas. O segundo, transfere as informações completas sobre uma zona de outro servidor e armazena o arquivo em seu disco local, sendo que não cria nem atualiza os arquivos de zona.
Esses servidores são denominados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Qual a diferença entre primário e master e secundário e slave?
  • CARO COLEGA, TECNICAMENTE NENHUMA...
    PORÉM, DEVIDO UTILIZAR SEMPRE O NOME PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO
    E ESTES NOMES SÃO ENCONTRADOS NOS ARQ. DE CONFIG DO SERVER E  EM LIVROS; KUROSE, TANENBAUM...
    É O FATO DE COBRAREM PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO...
  • Resumidamente, o DNS primário contém o arquivo de zona com leitura e escrita, já o secundário contém a cópia do arquivo de zona somente leitura.


ID
175564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na rede de computadores de uma organização pública
brasileira com diversos ativos, como, por exemplo, switches,
roteadores, firewalls, estações de trabalho, hosts servidores de
aplicação web, servidores de bancos de dados, é comum a
ocorrência de ataques e de outros incidentes que comprometem
a segurança de seus sistemas. Nessa organização, a definição de
políticas e metodologias adequadas para se lidar com esse tipo de
problema cabe ao departamento de TI.

A partir da situação apresentada acima, julgue o item abaixo
relativos à segurança da informação.

No caso de o administrador implementar, na ligação da rede à Internet, um firewall do tipo nível de rede, para permitir o funcionamento correto de um servidor DNS no interior de sua rede, será necessário liberar, no firewall, apenas o acesso externo do servidor DNS à porta 53.

Alternativas
Comentários
  • Embora a questão esteja muito mal elaborada(pois não explica qual é a POLITICA DO FIREWALL), de qualquer maneira, se o DNS deve funcionar no INTERIOR da rede, então não é necessário permitir acesso externo do servidor a qualquer porta, ele só precisa funcionar internamente.
  • O servidor dns pode fazer 2 papeis: servir nome de uma zona e resolver recursivamente um nome. Para servir o nome de uma zona para máquinas fora da nossa rede, seria necesário liberar o acesso externo no firewall a porta 53. Contudo a questão não fala nesse cenário. O uso mais comum é o de resolver recursivamente nomes o que não precisa liberar o acesso externo no firewall.
  • A Questao cita o uso de um Firewall do tipo "nivel de rede"(Camada Inter-Redes ou Rede/IP) e ao mesmo tempo define na segunda frase um possivel filtro a nivel de porta(53 DNS). Nesse caso nao sera possivel tal filtragem pois o Firewall atuando na camada de Rede(IP) nao tem visao sobre a camada de Transporte(TCP). O erro da questao consiste nesse cenario.

    FFF

  • Olhem o comentário do Thiago Moraes. O erro está no fato do firewall ser de “nível de rede”. Discordo dos demais colegas: a questão foi bem elaborada e bem capciosa. O cenário dá informações suficientes para sabermos que a ideia seria liberar no firewall

ID
183742
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo que permite o gerenciamento centralizado dos endereços IP (e de outros parâmetros como o endereço do servidor DNS, a máscara da rede e o default gateway) é o

Alternativas
Comentários
  • O DHCP ("Dynamic Host Configuration Protocol" ou "protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede") permite que todos os micros da rede recebam suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem que você precise ficar configurando os endereços manualmente em cada um.

  • O DHCP permite que um computador obtenha informações na inicialização, incluindo o endereço de um roteador padrão (default gateway), o endereço de um servidor de nome de domínio (DNS) e um endereço IP. 

    Fonte: Interligação de redes com TCP/IP, Douglas E. Comer, 5. edição, página 275
  • Letra A. Address Resolution Protocol ou ARP é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (como um endereço IP). NDIS ou Network Driver Interface Specification (NDIS) é uma interface de programação (API) usada para interface de rede por dispositivos da rede (como os antigos Sockets do Windows 3.1 e 3.11). SAP, ou melhor SAP AG, empresa alemã, criadora do software de gestão de negócios SAP ERP. O protocolo ponto-a-ponto (point-to-point protocol, em inglês), também conhecido como PPP, tem o objetivo de transportar todo o tráfego entre 2 dispositivos de rede através de uma única conexão física, enlace direto entre dois nós.
  • DHCP é a sigla para Dynamic Host Configuration Protocol. Trata-se de um protocolo utilizado em redes de computadores que permite a estes obterem um endereço IP automaticamente.

    Protocolo DHCP - InfoWester

    www.infowester.com/dhcp.php


ID
187423
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação ao Domain Name System, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) o sistema não permite que diferentes endereços IP estejam associados a um mesmo nome.

    ERRADO. O DNS permite sim associar diversos IPs a um mesmo nome. Na verdade, essa é a base para poder configurar um balanceamento de carga por meio de DNS. A cada consulta ao NOME um IP diferente será retornado, permitindo balanceamento de requisições entre servidores. Veja mais informações aqui: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc787484%28WS.10%29.aspx

    * b) o sistema não permite que nomes diferentes estejam associados a um mesmo endereço IP.

    ERRADO. Isto se chama ALIAS em DNS.

    * c) a expressão "DNS dinâmico" refere-se à possibilidade de uma máquina alterar o valor de seu endereço IP ou seu nome no sistema.

    CORRETO. É possível configurar o DNS para receber atualizações dinâmicas em sua base.

    * d) o sistema funciona através de uma base de dados centralizada que armazena a informação necessária para efetuar a tradução entre endereços IP e nomes.

    ERRADO. A base de dados do DNS é descentralizada. Cada zone cuida de seu domínio.

    * e) a expressão reverse lookup refere-se à obtenção do endereço IP correspondente a um dado nome.

    ERRADO. A consulta reverse é o fornecimento do IP e o retorno do nome correspondente.

  • Geralmente associamos DNS dinâmico com IP dinâmico. Mas faz sentido, já que se uma máquina trocar de nome também precisa de uma entrada na tabela de Registro de recursos do dns.

  • Gabarito C

    DNS dinâmico (DDNS ou Dynamic DNS) é um método para atualizar automaticamente um servidor de nomes no Domain Name System (DNS), normalmente em tempo real, com a configuração de DDNS ativa de seus nomes de host configurados, endereços ou outras informações. Ele é padronizado pelo RFC 2136.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • c-

    DNS is based on a distributed database that takes some time to update globally. As the system grew it became difficult for any one site to handle, and a new management structure was introduced to spread out the updates among many domain name registrars. Registrars today offer end-user updating to their account information, typically using a web-based form, and the registrar then pushes out update information to other DNS servers.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Dynamic_DNS


ID
189526
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

55 Um órgão público deseja associar um endereço IP ao seu endereço na WEB (www.orgaoexemplo.gov.br). Para tanto, são necessários o registro e configuração do

Alternativas
Comentários
  • Essa é fácil.

    WINS: Serviço de Nomes da Microsoft. Parecido com DNS, mas para o âmbito de uma rede local e não para Internet, cjudo padrão é o DNS.

    SMTPD: SMTPD é um servidor SMTP (Simple Mails Transfer Protocol) chamdao de Postfix.

    IDS: Intrusion Detection System. É um sistema de detecação de intrusão em redes/hosts. Não tem relação com serviço de nomes.

    DNS: Domain Name System. É o serviço de nomes utilizado na Internet. Responsável por associar endereços IP com nomes. Resposta Correta!

    FTP: File Transfer Protocol. Protocolo para transferência de arquivos. Não tem nenhuma relação com o solicitado.

  • Gabarito D

    Domain Name System (DNS) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou numa rede privada. Associa várias informações atribuídas a nomes de domínios a cada entidade participante. Em sua utilização mais comum, traduz nomes de domínios mais facilmente memorizáveis a endereços IPnuméricos necessários à localização e identificação de serviços e dispositivos juntamente aos protocolos de rede subjacentes, processo esse denominado resolução de nome. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não se degrada muito quando se adiciona mais servidores. Por padrão, o DNS usa o protocolo User Datagram Protocol (UDP) na porta 53 para servir as solicitações/requisições.[1]

    O DNS apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta. O servidor DNS resolve nomes para os endereços IP e de endereços IP para nomes respetivos, e permitindo a localização de hosts num domínio determinado.

    Num sistema livre, o serviço é implementado pelo software BIND. Este serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário. O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Assim, ele se torna parte necessária para quem quer usar a internet de uma forma mais fácil, evita que hackers roubem os seus dados pessoais.[2]

    Existem centenas de servidores-raiz DNS (root servers) no mundo todo, agrupados em 13 zonas DNS raiz,[3] das quais sem elas a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, dois na Europa e um na Ásia. Para aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
205453
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito do registro de domínios da Internet no Brasil, realizado pelo 'Registro.br'.

Alternativas
Comentários
  • Pelas atuais regras do registro.br, para que o registro de um domínio seja efetivado, são necessários ao menos dois servidores DNS respondendo com autoridade pelo nome solicitado.

    Fonte: http://registro.br/dominio/regras.html
  • Prezados,

    O registro br exige pelo menos 2 servidores DNS para que um domínio seja registrado, dessa forma se o servidor primário ficar indisponível , o segundo responde.

    Portanto a alternativa correta é a letra A



ID
214240
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Usuários de uma empresa reclamam que os e-mails destinados a certo domínio na Internet não são recebidos pelos destinatários. Os administradores do domínio destino indicam que não há registro de DNS reverso no servidor de e-mail de origem. Para incluir a configuração DNS apontada, o administrador dos servidores da empresa deve cadastrar no DNS registros do tipo

Alternativas
Comentários
  • O DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host. Ou seja, quando temos disponível o endereço IP de um host e não sabemos o endereço do domínio(nome dado à máquina ou outro equipamento que acesse uma rede), tentamos resolver o endereço IP através do DNS reverso que procura qual nome de domínio está associado aquele endereço. Os servidores que utilizam o DNS Reverso conseguem verificar a autenticidade de endereços, verificando se o endereço IP atual corresponde ao endereço IP informado pelo servidor DNS. Isto evita que alguém utilize um domínio que não lhe pertence para enviar spam, por exemplo.

    fonte: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1335/o_que_e_o_dns_reverso

  • Apontamentos de DNS reverso são configurados com registros PTR (enquanto que no DNS direto usa-se registros A).

    Fonte: http://home.heniq.net/bc.asp?id=93
  • SOA - Indica onde começa a autoridade da zona
    NS - indica um servidor de nomes para a zona
    A - Mapeamento de nome para endereço (IPv4)
    AAAA - Mapeamento de nome para endereço (IPv6)
    MX - Indica um Mail eXchanger para um nome (servidor de email)
    CNAME - Mapeia um nome alternativo (alias)
    PTR - Mapeamento de endereço para nome (DNS reverso)
  • e-

    PTR (Pointer record) is a pointer to a canonical name. Unlike a CNAME, DNS processing stops and just the name is returned. The most common use is for implementing reverse DNS lookups.

    https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_DNS_record_types#PTR


ID
223348
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito à administração de uma máquina como sistema operacional Unix, o DNS é implementado por meio do software BIND, que opera de acordo com a filosofia cliente-servidor.

Nessas condições, se o lado servidor é denominado NAMED, o cliente recebe a denominação:

Alternativas
Comentários
  • Não conhecia esta definição.

    "O cliente do BIND , é denominado Resolver , cuja a função é estruturar solicitações de hostnames e envia–las até um servidor DNS. O servidor do BIND , é denominado Named , um processo distinto , cuja a função é responder as solicitações enviadas pelo Resolver".

    Fonte: www.inf.ufes.br/~proinfo/docs/dns/tarefa7/tarefa7.html

  • ...o DNS é utilizado da forma descrita a seguir. Para mapear um nome em um endereço IP, um programa aplicativo chama um procedimento de biblioteca denominado resolvedor e repassa a ele o nome como parâmetro....O resolvedor envia um pacote UDP a um servidor DNS local, que procura o nome e retorna o endereço IP ao resolvedor. Em seguida, o resolvedor retorna o endereço IP ao programa aplicativo que fez a chamada.

    Tanenbaum, 4º ed. pag 617.

  • Como um sistema de resolução de nomes completo, um DNS provê diversas funcionalidades para implementar cada uma de suas três funções básicas. O name space de um DNS é hierárquico e organizado em uma estrutura de diversos níveis, com regras de nomenclatura particulares. O sistema de registro de nomes é baseado na idéia de hierarquia entre domínios, com autoridades de registro responsáveis por ele (no Brasil, temos o CGI.br, executado pelo Registro.br). A resolução de nomes é feita mediante a interaÇão entre name resolver e name servers (tanto do lado cliente quanto do servidor, por  compontentes de software, que consultam bases de dados de registros de recursos DNS e trocam mensagens por protocolo específico).
    A figura abaixo ilustra os diversos componentes de uma chamada para a resolução de nomes.



    Fontes:
    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc750211.aspx
    http://www.tcpipguide.com/free/t_DNSComponentsandGeneralFunctions-2.htm
    http://globalknowledgeblog.com/technology/cisco/gss-dns/
    http://www.cgi.br/sobre-cg/definicao.htm#atribuicoes
  • Complemento em outras palavras.

    Segundo Ferreira(2008,p.441),"O BIND trabalha na arquitetura cliente-servidor. O resolvedor(resolver) é o cliente que faz as perguntas sobre um determinado computador. O servidor de nomes(name server), implementando pelo daemon named no BIND, é o processo que responde às perguntas."

    Bibliografia:

    LIVRO -> LINUX GUIA DO ADMINISTRADOR DO SISTEMA-RUBEM E. FERREIRA-2 EDIÇÃO 2008

  • Q60213  - Esse código refere-se à questão da FGV que trata desse assunto: BIND. Vale a pena conferir, pois, às vezes o enunciado de uma questão pode servir de base para inúmeras questões!

  • Independente do Bind, o resolver é uma aplicação fica no cliente mesmo

    Letra B

  • b-

    DNS client, also known as DNS resolver or DNS lookup, helps to resolve DNS requests using an external DNS server. A resolver is responsible for initiating and sequencing the queries that ultimately lead to a full resolution (translation) of the resource sought, e.g., translation of a domain name into an IP address. DNS resolvers are classified by a variety of query methods, such as recursive, non-recursive, and iterative.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System


ID
224593
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Responsável pela "tradução" do endereço IP do site pelo domínio (nome) do mesmo. O acrônimo DNS significa:

Alternativas
Comentários
  • Domain Name System.

  • O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    • Examinar e atualizar seu banco de dados.
    • Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).
    Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System
  •  Domain Name Server (ou Service, ou System),  é o nome do Sistema de Nomes de Domínios, um dos maiores bancos de dados distribuídos. Apesar do seu porte enorme e de ser acionado bilhões de vezes todo dia, ele trabalha silenciosamente na retaguarda e passa praticamente despercebido para a maioria dos usuários da Internet. Mesmo sendo um ilustre desconhecido, é o DNS que dá sustentação e possibilita a comunicação entre as máquinas que compõem a grande rede. 
  • Em uma prova da FCC em 2010 perguntava-se o significado da sigla DNS. Tinha uma alternativa que dizia Domain Name Server e em outra dizia Domain Name System. A FCC considerou Domain Name System como resposta correta. Aí nessa questão agora considerou Domain Name Service como resposta correta. Vai entender a FCC...
  • Segundo a RFC1035: http://tools.ietf.org/html/rfc1035

    “2.2. Common configurations

    A host can participate in the domain name system in a number of ways, depending on whether...”

    Ainda neste mesmo documento:

    “[IEN-116]  J. Postel, "Internet Name Server", IEN-116, USC/Information Sciences Institute, August 1979.

    A name service obsoleted by the Domain Name System, but  still in use.”

    Ou seja, era Service e agora é System.


ID
226246
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A geração do número de sequência inicial (ISN - Initial Sequence Number) TCP do servidor de e-mails de uma empresa é, estatisticamente, previsível. Essa característica

Alternativas
Comentários
  • do timaster...
    http://br.groups.yahoo.com/group/timasters/message/110706

    Seria algo mais ou menos assim:

    1. Cliente legítimo estabelece conexão com servidor legítimo e inicia a sessão.
    2. Invasor se aproxima e começa a observar o tráfego,
    3. O atacante começa a avaliar os segmentos TCP que vão e que vem, prestando
    atenção na forma que os números de seqüencia evoluem. Nesse ponto ele não atacou
    ainda.
    4. Quando o atacante tiver condições de prever o próximo número de seqüência nos
    dois sentidos, ele se insere no contexto fingindo-se de servidor para o cliente
    e de cliente para o servidor (Essa é apenas uma modalidade de seqüestro se
    seção).

    Analogia com o mundo real:
    http://www.youtube.com/watch?v=x61t3i6xN1I&feature=related

ID
229921
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No tocante ao DNS, é um servidor de DNS amplamente utilizado:

Alternativas
Comentários
  •  

    Opção: A

    a) BIND --> servidor para o protocolo DNS mais utilizado na Internet, especialmente em sistemas do tipo Unix, onde ele pode ser considerado um padrão de facto

    b) SSH --> programa de computador e um protocolo de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade remota.

    c) DMZ --> Também conhecida como Rede de Perímetro, a DMZ é uma pequena rede situada entre uma rede confiável e uma não confiável, geralmente entre a rede local e a Internet.

    d) GOPHER --> Gopher é um protocolo de redes de computadores que foi desenhado para indexar repositórios, atuando assim como um mecanismo de busca, de documentos na Internet. Foi especificado em 1991 por Paul Lindner e Mark McCahill da Universidade de Minesota.

    e) SAM --> O SAM (Gerenciador de Contas de Segurança) mantém um banco de dados com informações sobre todas as contas do usuário e do grupo. O SAM fornece serviços de validação para LSA e compara a entrada do usuário durante o início de sessão com informações no banco de dados.


ID
236890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em determinado local, existe, disponível para um conjunto
de usuários, acesso à Internet por meio de um proxy HTTP, além de
acesso à intranet que dispensa o proxy. O sistema utiliza o
protocolo TCP/IP na versão 4 e todos os serviços de rede
funcionam em suas portas padrões com os respectivos protocolos
padrões.

Com base nessas informações, julgue os seguintes itens.

No caso de haver consulta DNS, o proxy HTTP não terá nenhuma relação com as requisições HTTP do usuário na intranet.

Alternativas
Comentários
  • Conforme comentários do Socrates Filho, o gabarito deveria ser Errado.

    Confira os comentários do Socrates aqui.

    http://socratesfilho.files.wordpress.com/2010/11/comentarios-abin-2010-redes.pdf

    Consultas DNS não tem nada a ver com HTTP. A questão está muito sem pé-nem-cabeça!

  • Realmente DNS não tem nada haver com proxy HTTP. Mas se olharmos o texto do enunciado da questão, percebe-se que a "consulta DNS" entrou só para confundir o candidato, ela não interfere na afirmativa.

    A situação citada na questão refere-se a uma requisição HTTP para um servidor na intranet, havendo consulta ao DNS para resolver o domínio para endereço IP. Como o enunciado diz que dispensa o proxy nos acessos a intranet, não há erro na afirmação.

    Reparem que a avaliação deve ser entre o texto do enunciado e 2a parte da afirmativa.
  • Na prática pode ocorrer o seguinte:

    [Servidor de Internet com DNS/Proxy/Firewall/etc]
    192.168.0.254

    [Servidor de aplicações Java com JBOSS]
    192.168.0.250

    Digamos que no servidor de internet (0.254), na configuração do DNS esteja assim:
    192.168.0.250      meuERP.minhaempresa.com.br

    Quando um terminal qualquer (exemplo: 192.168.0.100) tentar acessar http://meuERP.minhaempresa.com.br, o servidor DNS vai resolver para 192.168.0.250, e o tráfego não será interceptado pelo proxy que está no 192.168.0.254.

    Tenho um ambiente parecido "na prática", e realmente o tráfego do site na intranet não é interceptado pelo proxy (Squid).

    Espero ter ajudado.
  • pessoal,

    eu realmente acho que o erro da questaão esta na palavra intranet. realmente não precisamos usar o proxy para endereços dentro da rede
  • Acho que a questão está errada, pois toda requisição passa pelo proxy, exceto quando configuramos no navegador que aquele determinado ip ou rede não passará pelo proxy mesmo que estejamos na intranet. 

  • A tarefa de traduzir um nome de hospedeiro para endereço IP é feita pelo DNS (domain name system - sistema de nomes de domínio), que é basicamente um conjunto de servidores distribuidos de forma hierárquica que recebe o nome de hospedeiro que o usuário deseja e devolve o endereço IP correspondente. O protocolo DNS utiliza o protocolo UDP e a porta 53 para comunicação. O protocolo DNS não tem relação com o protocolo HTTP

  • Pra que precisa de um Proxy na Intranet? hehe

  • Prezados,

    O próprio texto associado à questão afirma que o proxy é dispensado para o acesso à intranet.

    Portanto a questão está correta.
  • O motivo da questão estar correta é que o Proxy não é utilizado na Intranet.

  • O próprio enunciado fala "além de acesso à intranet que dispensa o proxy" se na intranet se dispensa o proxy, então por que o proxy HTTP teria alguma relação com as requisições HTTP dos usuários na intranet?


ID
236953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos conceitos, das características e dos usos de protocolos,
julgue os próximos itens.

No serviço DNS, o protocolo UDP é utilizado para a troca de arquivos de zona entre servidores DNS.

Alternativas
Comentários
  • Neste caso usa-se TCP

  • DNS utiliza normalmente UDP para a tranmissão de dados. Porém em duas ocasiões específicas ele utiliza o TCP: para troca de arquivos de zona entr servidores DNS e quando o DNS precisar mandar alguma mensagem com mais de 512 bytes de tamanho.
  • o fato de usar TCP na troca de arquivos entre servidores DNS está relacionado ao limite de dados transportados pelo UDP e pelo fato de nao ser orientado a conexão. Por isso o valor d elimiar é 512 bytes.
    Tanto é que o DNS tenta utilizar o UDP para tal, mas é TRUNCADO, bit TC.

  • O protocolo utilizado para troca de zona entre servidores DNS é o TCP porta 53. Já entre o cliente e servidor o protocolo é o UDP porta 53.
    **Eventualmente, o TCP também pode ser utilizado entre o cliente e servidor.

    Que Deus nos Abençoe.
  • O serviço DNS utiliza as portas 53 UDP para consultas e 53 TCP para tranferência de zonas. Eventualmente, o TCP pode ser utilizado para consultas (no caso do payload da consulta ser maior que 512 Bytes). 

    Dados sobre os payloads máximos (por protocolo de transporte usado): 

     - Payload máximo em transporte UDP de 512 bytes.

     - Payload máximo por mensagem DNS em TCP de 64 Kbytes.

    Boas leituras!

  • Consultas (Até 512 bytes) = UDP 53 (Mais comum)
    Consultas (Acima de 512 bytes) = TCP 53 (Mais Raro)
    Troca de Informações entre Servidores = TCP 53 (Sempre)

  • TCP =>  Utilizado para a troca de arquivos de zona entre servidores. - Acima de 512 bytes

     

    UDP =>  Faz a tradução de endereços IP em nomes de domínios - Até 512 bytes

  • Gab.E

    Protocolo utilizado é o TCP.

  • Prezados,

    Um cliente ao tentar obter uma informação do DNS usará o UDP na porta 53, entretanto, entre troca de arquivos de zona entre servidores, é usado o TCP.

    Portanto a questão está errada.
  • UDP - Para consultas.

  • TCU E ABIN, COMO SEMPRE FAZENDO BELÍSSIMAS QUESTÕES.

  • DNS → Pode utilizar o TCP e UDP (Ambos na porta 53):

    • UDP: Consultas (Porta 53) – Até 512 bytes
    • TCP: Transferência de zonas (Porta 53) – Acima de 512 bytes.


ID
237061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens com relação a SMTP (simple mail transfer
protocol
), HTTP (hypertext transfer protocol), DHCP (dynamic
host configuration protocol
) e DNS (domain name system).

O DNS é um esquema de gerenciamento de nomes não hierárquico e distribuído.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois é hierárquico

  • O DNS é (1) um banco de dados distribuido implementado em uma hierarquia de servidores de nome (servidores DNS), e um protocolo de camada de aplicação que permite que hospedeiros consultem o banco de dados distribuido.

    Fonte: Kurose & Ross, Redes de Computadores e a Internet, 5ª Edição.

    Portanto,

    O DNS é um esquema de gerenciamento de nomes não hierárquico e distribuído.
  • ERRADO, pois nas palavras de Tanenbaum(2011,p.384),"A essência do DNS é a criação de um esquema hierárquico de atribuição de nomes baseado no domínio e de um sistema de banco de dados distribuído para implementar esse esquema de nomenclatura."

    **Portanto, o erro da questão está em afirmar que o DNS é um esquema não hierárquico, quando na verdade ele é hierárquico.


    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
  • Gabarito Errado

    Ele é hierárquico e distribuído.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Prezados,

    O DNS é um esquema hierárquico. Existe uma hierarquia de servidores distribuídos que respondem pela resolução de nomes, temos um servidor de nome raiz ( 13 servidores raiz na verdade ), servidores de nome de domínio de alto nível ( domínios .br , .fr , .ru por exemplo ) , servidores de nomes com autoridade e servidores de nome local.

    Portanto a questão está errada.
  • Gab: ERRADO

     

    Nada disso. O DNS estabelece a estrutura hierárquica e organizada dos domínios como conhecemos atualmente na Internet.

  • Possui hierarquia.

  • O DNS é um esquema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído

  • Gab e! Protocolo DNS é hierárquico.

    DNS:

    • Atuação na camada de aplicação
    • Porta 53
    • Domain name sistem
    • Analogia ao telefone
    • Consulta hierárquica recursal
    • Cada server name tem seu cache
    • DNS é ilimitado
    • o IP fica armazenado no cache de cada um dos servidores

ID
237064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens com relação a SMTP (simple mail transfer
protocol
), HTTP (hypertext transfer protocol), DHCP (dynamic
host configuration protocol
) e DNS (domain name system).

O DNS não se limita a manter e a gerenciar endereços da Internet. Cada nome de domínio representa um nó em um banco de dados, que pode conter informações com a definição de várias propriedades.

Alternativas
Comentários
  • O DNS fornece outras informações como:

    O nome do servidor de nomes da rede (NS)

    O nome do servidor de mail da rede (MX)

    Vejam um arquivo de configuração de DNS (Zone Files) aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Zone_file e vocês entenderão que ele fornece muito mais que resolução de nomes.

  • Só um complemento à primeira oração da questão.

    Segundo Kurose (2010,p.97),"O DNS provê alguns outros serviços importantes além da tradução de nomes de hospedeiro para endereços IP,entre eles: apelidos de hospedeiro, apelidos de servidor de correio e distribuição de carga. "


    Bibliografia:



    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.
  • Prezados,

    O DNS armazena outras propriedades, como:
    CNAME : Redirecionamento de um nome para outro nome
    MX : Servidor de email
    TXT : Texto livre
    TLSA : Associação de certificado TLS.

    Portanto a questão está correta.
  • Achei estranha a expressão "nó" em banco de dados. Mas fui pesquisar e achei isso:

    "Um sistema de banco de dados distribuído (BDD) consiste em um relação de nós, cada qual podendo participar na execução de transações que acessam dados em um ou mais nós. Em um sistema de banco de dados distribuído, o banco de dados é armazenadoem diversos computadores (nós)"

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/o-que-e-um-banco-de-dados-distribuido/24762

    Então acredito que a questão tenha deixado implícito se tratar de um banco de dados distribuído o que faz muito sentido pra mim agora.

    Visto que as informações do DNS realmente são distribuídas.

  • DNS

    A - IPv4

     

    AAAA - IPv6


ID
240844
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dado um comando ftp ftp.xxxx.com é fato que o endereço após o ftp necessita ser traduzido para um endereço numérico para o servidor (IP). Quem realiza essa tradução é o protocolo

Alternativas
Comentários
  • a) SMTP - Simple Mail Tranfer Protocol
    Protocolo para envio de e-mails.

    b) DNS = Domain Name System.
    Sua principal função é traduzir um nome de domínio em um endereço IP.
    É a resposta.

    c) HTTP = Hypertext Transfer Protocol
    Protocolo de aplicação responsável pelo tratamento de pedidos e respostas entre cliente e servidor na World Wide Web

    d) TCP = Transmission Control Protocol
    Protocolo da camada de transporte

    e) SNMP = Simple Network Management Protocol
    Protocolo de gerência de redes
  • O DNS Domain Name of Service é o responsável por traduzir nomes legíveis (por exemplo tiagobraga.com.br) em números IPs atribuídos a computadores.
  • LETRA B.

    Segundo Kurose(2010,p.96),"O DNS é comumente empregado por outras entidades da camada de aplicação-inclusive HTTP,SMTP e FTP-para traduzir nomes de hospedeiros fornecidos por usuários para endereços IP."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • DNS: O sistema automatizado usado para traduzir nomes de computador em endereços IP equivalentes. Um servidor DNS responde a uma questão examinando o nome e retornando o endereço.


    Fonte: Redes de Computadores E Internet- Douglas E. Comer


ID
246991
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O endereço Internet Protocol (IP), de forma genérica, é um endereço que indica o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pública. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Percebemos o funcionamento do DNS quando estamos conectados mas não conseguimos navegar.
    Neste caso, podemos entrar nas configurações da rede e colocar como DNS primário o número IP 208.67.222.222 (OpenDNS) e DNS secundário o número IP 8.8.8.8 (Google).
  • a) Falso. O endereço IP versão 4 tem 32 bits
    b) Falso. Um endereço IP pode identitifcar também uma conexão a interrede, além de uma máquina individual
    c) OK
    d) Falso. O certo seria: Os endereços IP podem ser usados tanto para nos referir a redes quanto a um host individual. Por convenção, um endereço de rede tem o campo identificador de host com todos os bits iguais a 0 (zero)
    e) Falso. Os endereços ipv6 possuem 128 bits. Isso dá 3,4x1038 endereços
  • DNS transformar IP em NOME?

    O único local onde vi essa afirmação foi no wikipedia [1]
    "O Domain Name System (DNS) é um mecanismo que converte nomes em endereços IP e endereços IP em nomes. "

    Na prática, nunca vi um servidor DNS transformar IP em nome... até porque em um hosting da vida tem CENTENAS de sites hospedados em um ÚNICO IP.

    [1] http://www.projetofedora.org/wiki/index.php/Endere%C3%A7o_IP

    Se alguém encontrar isso em algum livro consagrado eu agradeço.
  • É isso aí.  DNS traduz de nome para endereço IP.  Nem todo IP tem um nome associado.  É mais uma das várias questões onde está tudo errado.  Isso é imperdoável.  Quando se está lutando por uma vaga de emprego com salario alto, isso não pode acontecer.  E nem adianta falar em recurso.  Se a banca não quiser acatar um argumento, ela não precisa, mesmo provando que ela está errada.

    Nós é que deveríamos estar ganhando muito dinheiro para elaborar testes para essas banquinhas.  É mais uma evidencia de quão injusto esse lugar é.
  • Concordo plenamente com os colegas que marcaram B. Eu também marquei, pois NUNCA ouvi falar que servidores DNS dão o NOME da máquina quando se solicita um IP. Ao pesquisar melhor o assunto, verifiquei que o que existe é uma implementação denominada 'DNS Reverso' e sua abreviatura é rDNS.

    Ao ler parte da página disponível em http://searchnetworking.techtarget.com/definition/reverse-DNS, somos informados que "Reverse DNS (rDNS) is a method of resolving an IP address into a domain name, just as the domain name system (DNS) resolves domain names into associated IP addresses."

    A tradução desse trecho de texto deixa claro que ele atua de forma inversa ao DNS comum.

    Já na página http://en.wikipedia.org/wiki/Reverse_DNS_lookup#Records_other_than_PTR_records,é possível verificar que o mecanismo se utiliza do recurso PTR, presente no cabeçalho do protocolo DNS.

    Mas convenhamos, essa FCC adora uma decoreba!!! Lembrar desse nível de detalhe numa prova com mais de 70 questões é ridículo!!!!
  • boa noite, claro que estamos aqui um pra ajudar o outro, mas a resposta correta é a letra B e não a letra C


ID
249535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de princípios, métodos, processos, técnicas e ferramentas
empregados em redes de comunicação, julgue os itens de 95 a 108.

As aplicações de Internet podem utilizar datagramas ou sockets. As aplicações DNS, NFS e SNMP, por exemplo, utilizam datagramas, enquanto as aplicações FTP, TELNET, SMTP e HTTP/WWW utilizam sockets.

Alternativas
Comentários
  • Datagrama: hoje o termo é aceito para caracterizar qualquer pacote/segmento/... que não seja confiável, ou seja, não garanta a entrega. 

    O protocolo SNMP - Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo de gerência típica de redes UDP, da camada de aplicação, que facilita o intercâmbio de informação entre os dispositivos de rede, como placas e comutadores (em inglês: switches). 

    NFS - Sistema de arquivos é a forma de organização de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnéticos. 

    O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições: Examinar e atualizar seu banco de dados. Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs). 
     
    Socket é uma abstração que mapeia diretamente a uma porta de transporte (TCP ou UDP) e mais um endereço de rede. Com esse conceito, é possível identificar unicamente um aplicativo ou servidor na rede de comunicação IP. 
    A partir desse último parágrafo, RECURSO.
  • Os principais tipos de socket no TCP/IP são STREAM SOCKET e DATAGRAM SOCKETS.

    Vamos experimentar cada um:

    Stream Socket usa o TCP como protocolo fim a fim e assim fornece um serviço confiável de byte-stream. Representa em uma conexão fim a fim TCP um ponto final.

    Datagram Socket utiliza o UDP e fornece um serviço de melhor esforço para entrega dos dados.  

    O comprimento de um datagrama limitado a 60k Bytes

    Datagram Socke são de 3 tipos: Datagrampacket, DatagramSocket, MulticastSocket qu estao definidas na Java.net

    em resumo, ele queria saber quais protocolos usam tcp, quais usam udp
    a questao está mal elaborada, como sempre o péssimo portugues do cespe

     

  • Questão meio enrrolada mesmo.... o DNS mesmo usa porta 53 TCP e UDP. UDP para consultas e TCP para transferências de zona... aí fica difícil de advinhar o que o examinador tá querendo...
  • Como se o UDP não utilizasse socket!

    An Internet socket is characterized by a unique combination of the following:

    • Local socket address: Local IP address and port number
    • Remote socket address: Only for established TCP sockets. As discussed in the Client-Server section below, this is necessary since a TCP server may serve several clients concurrently. The server creates one socket for each client, and these sockets share the same local socket address.
    • Protocol: A transport protocol (e.g., TCP, UDP), raw IP, or others. TCP port 53 and UDP port 53 are consequently different, distinct sockets.
    Quem fez essa questão com certeza não tem conhecimento no assunto, algo que infelizmente está se tornando comum nas questões do CESPE.
  • Questão estremamente mal formulada e repleta de erros (Como é de praxe na FCC).

    Primeira coisa que teriamos que inferir é:
    datagrama = UDP
    socket = TCP


    Segunda coisa que teriamos que inferir é: "As aplicações DNS, NFS e SNMP, por exemplo, utilizam Principalmente, mas não exclusivamente datagramas, enquanto as aplicações FTP, TELNET, SMTP e HTTP/WWW utilizam sockets."

    DNS - utiliza TCP para transferência de Zona (Motivo, tamanho da mensagem)
    SNMP - utiliza TCP para o bulkTransfer (Mesmo motivo do DNS)
    NFS - Versão 3 em diante aceita TCP e UDP; Versão 4 é inclusive feita para ser statefull diferente da versão 2 (stateless)

    Portanto todos os protocolos aceitam sockets (TCP)
  • É errado pow, a partir do NFSv3 se usa TCP. Essa foi uma das melhorias significantes introduzidas a partir do NFSv2 permitindo o uso do protocolo em WANs. E a partir do NFSv4 o protocolo de tornou statefull

  • Só o básico:

    UDP = datagrama

    TCP = socket

    DNS*, NFS*, SNMP ----> UDP

    FTP, TELNET, SMTP e HTTP/WWW(?) ----> TCP

  • Algumas definições

    Sockets: (no primário, q eu consegui concluir às duras penas, tinha maior vergonha das meias soquetes q tinha q usar, mas essa é outra estoria!!!)

    Para[1] "Para se estabelecer uma conexão virtual que permita a comunicação entre processos finais, necessitamos de dois identificadores, o endereço IP e o número da porta. A combinação entre um endereço IP e um número de porta é conhecida como endereço socket.

    O protocolo de camada de transporte(o autor não especifica, então são todos eles) precisa de um par de endereços socket: o endereço socket no cliente e o endereço socket no servidor.

    Datagramas:

    Datagramas são os pacotes UDP dos usuário.

    Agora, vamos aos protocolos mencionados na questão:

    DNS:

    O DNS pode usar tanto o UDP quanto o TCP.

    TELNET:

    O TELNET emprega apenas uma conexão TCP.

    FTP:

    O FTP usa os serviços do TCP (duas conexões TCP).

    HTTP:

    O HTTP usa os serviços do TCP na conhecida porta 80.

    SNMP:

    Usa UDP (é o único da questão que usa apenas UDP).

    Ou seja, a questão erra na parte do socket. Socket nao é sinônimo de TCP, como dá a entender. Socket pode ser tanto TCP quanto UDP.

    Fonte:

    [1] Forouzan

  • alguém avisa a CESPE que existe SOCKET UDP por favor?


ID
250063
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do Sistema de Nomes de Domínio (DNS), analise as seguintes afirmativas:

1. Esse sistema é centralizado, sendo o registro de todos os domínios na Internet controlado por apenas um órgão americano.

2. A porta padrão desse protocolo é a 53.

3. O principal uso do DNS é a recuperação de uma URL dado um endereço IP.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Os servidores DNS são distribuídos, e não centralizados, pela Internet. Números de IP como 208.67.222.222 (OpenDNS) e 8.8.8.8 (Google DNS) identificam os servidores abertos, públicos, que podemos usar quando a nossa conexão está saturada (muitos usuários em determinado horário).
    E a função do DNS é pegar um endereço URL e transformar em IP, para melhor entendimento dos componentes da rede (hub, roteadores, servidores, etc), e não o contrário, como sugere a afirmativa 3.
  • 1. Afirmativa falsa, o DNS é um sistema distribuído que usa um grande número de servidores no mundo, hierarquicamente organizados. Os órgãos de registro também chamados de entidades registradoras são organizados segundo essa hierarquia.

    2. Correta.

    3. Afirmativa falsa por fazer referência a "principal uso", a recuperação de URL a partir de IP é chamada DNS Reverso, mas não é a principal consulta. A principal seria a recuperação do IP a partir da URL.
  • Discordo do comentário do Fernando. O DNS tanto pode resolver um IP em um nome, como um nome em um IP, por exemplo através do comando nslookup do DOS. Para mim essa questão cabe recurso.
  • Mas não é o seu principal uso.
  • Um URL (de Uniform Resource Locator),  é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora etc.) não o nome da máquina.
  • Atenção, corta pra cá!!!

    Segundo essa fonte[1], há diversos tipos de registros DNS, dentre os quais o "PTR - Pointer (PTR) utilizado em zonas reversas, para fazer o mapeamento reverso entre um número IP e um nome (atenção: o registro direto mapeia nome para endereço IP, o reverso mapeia IP para nome)".

    Porém, como sabemos a principal função do DNS é mapear IP em um FQDN, não o contrário.

    Fonte:

    [1] Estratégia Concursos


ID
270817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando as noções de rede de dados, julgue os itens
subsecutivos.

Com o sistema de distribuição de nomes de domínio, os nomes de hosts residentes em um banco de dados podem ser distribuídos entre servidores múltiplos, o que diminui a carga em qualquer servidor que proveja administração no sistema de nomeação de domínios.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    O sistema de distribuição de nomes de domínio é implementado por meio do tipo de regristro A (endereço IP de um host de 32 bits) com mais de um IP de servidores replicados (ex. Web ou FTP) utilizados na distribuição de carga. Ao resolver o nome, o DNS faz um rodízio entre os IPs cadastrados. O que diminui a carga em qualquer servidor que proveja administração no sistema de nomeação de domínios.

    Fonte: Handbook de TI para concursos.
  • O DNS provê alguns outros serviços importantes além da tradução de nomes de hospedeiro para endereços IP:
    [...] Distribuição de carga. O DNS também é usado para realizar distribuição de carga entre servidores replicados, tais como os servidores Web replicados. Sites movimentados como cnn.com são replicados em vários servidores, sendo que cada servidor roda em um sistema final diferente e tem um endereço IP diferente. Assim, no caso de servidores Web replicados, um conjunto de endereços IP fica associado a um único nome canonico e contido no banco de dados do DNS. Quando clientes consultam um nome mapeado para o conjunto de endereços, o DNS responde com o conjunto inteiro de endereços IP, mas faz um rodizio da ordem dos endereços dentro de cada resposta. Como um cliente normalmente envia sua mensagem de requisição HTTP ao endereço IP que ocupa o primeiro lugar no conjunto, o rodizio de DNS distribui o tráfego entre o servidores replicados. O rodizio de DNS também é usado para e-mail de modo que vários servidores de correio podem ter o mesmo apelido.

    Fonte: Kurose & Ross, Redes de Computadores e a Internet, 5ª Edição.

ID
278242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às arquiteturas TCP/IP e cliente-servidor, julgue os
itens a seguir.

Um servidor DNS utiliza apenas a porta 53 UDP para responder a consultas de nomes.

Alternativas
Comentários
  • Embora os servidores DNS escutem tanto na porta 53 TCP, quanto UDP, na prática quase sempre é usada a porta 53 UDP, pois o tempo de resposta é menor. No UDP a requisição é simplesmente respondida da forma mais rápida possível, enquanto que no TCP é necessário abrir e encerrar a conexão (http://www.hardware.com.br/livros/linux-redes/bloqueando-portas-saida.html, acessado em 02 abr de 2011). 
  • Errei essa questão !!! Eu entraria com recurso, pois a porta 53 UDP é utilizada apenas para consulta de nomes. Já a porta 53 TCP é utilizada para transferência de zonas entre os servidores primário e secundário e não consulta de nomes.
  • The Transmission Control Protocol (TCP) is used when the response data size exceeds 512 bytes, or for tasks such as zone transfers.
  • Questão mal formulada! Desta maneira que foi escrita estaria CERTA.

    O servidor DNS usará apenas a porta 53 UDP para responder as consultas DNS. Ele utilizará a porta 53 TCP para transferência entre zonas.
  • O problema está na palavra "apenas"
  • Entendo que a porta 53 é a porta padrão para o DNS, porem isto não impede de utiizar (configurar) outra porta.
  • DNS (Domain Name Server): é um protocolo utilizado para realizar o mapeamento entre nomes e endereço IP. Utiliza a porta 43 do protocolo UDP para resolução de nomes e a porta 53 do protocolo TCP para transferência de zonas
  • Pessoal, o erro está em dizer "APENAS", pois "CONSULTAS DE NOMES" utiliza a porta 53 UDP e a porta 53 TCP (quando utrapassar 512 Bytes). A questão não tem nada haver com transferências de zonas que utiliza a porta 53 TCP.
  • Complemento, visto que os colegas já responderam a capciosa questão .

    Segundo Forouzan(2008,p.495),"O DNS usa os serviços do UDP para mensagens de menos de 512 bytes;caso contrário, é usado o TCP."

    Bibliografia:

    FOROUZAN, B. A.; FEGAN, S. C. Protocolo TCP/IP. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

  • muito boa.. cai nessa merda

     

    2010

    No serviço DNS, o protocolo UDP é utilizado para a troca de arquivos de zona entre servidores DNS.

    Errada --> TCP

  • TCP(53) - para respostas

  • Quando a bibliografia diz que o UDP é utilizado para consultar nomes e mensagens abaixo de 512kb, quer dizer que consulta de nomes e mensagens são a mesma atividade?

  • Outra questão CESPE que ajuda a responder:

    (CESPE) O DNS (domain name system) organiza o espaço de nomes em uma estrutura hierárquica que permite descentralizar as responsabilidades envolvidas na atribuição de nomes, podendo usar os serviços do UDP ou TCP por meio da porta-padrão 53. (C)

    GAB C

  • ERRADO

    UDP (PORTA 53): p/ mensagem de consulta e reposta - fornece agilidade.

    TCP (PORTA 53): p/ repostas c/ tamanho acima de 512 bytes e p/ transferências de zonas (info. transmitida de um serv. DNS p/ outro serv. DNS)

  • gab e! questões que confirmam que DNS usa TCP e UDP, ambos porta 53.

    no: 2015 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Quando o cliente de um serviço DNS (domain name system) envia um pedido de resolução de nomes a um servidor, esse pedido é transportado pelo TCP, que se encarrega de buscar os servidores DNS primário e secundário.

    (Errado, o pedido (query para server name é rápido, sem orientar a conexão pelo UDP)

    Ano: 2015 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Tipicamente, os servidores de nomes usam conexões UDP para o serviço de consultas DNS e conexões TCP para a transferência de zonas a um servidor secundário, ambas as conexões por meio da porta 53.(CORRETO)

    Ano: 2014 Banca:  Órgão:  Prova: 

    O DNS (domain name system) organiza o espaço de nomes em uma estrutura hierárquica que permite descentralizar as responsabilidades envolvidas na atribuição de nomes, podendo usar os serviços do UDP ou TCP por meio da porta-padrão 53. (CORRETO)

    Entendimento:

    DNS usa:

    UDP: porta 53 para comunicação/consultas rápidas

    TCP: porta 53 para:

    Atualização

    Transferência de zona a um servidor secundário

    consultas com respostas maiores que 512 bytes

  • Passou de 512 bytes, é TCP na mente.


ID
308866
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um das facilidades que mais contribuem para o crescimento da Internet é a possibilidade de referenciar seus domínios por cadeias alfanuméricas, como por exemplo: www.mec.gov.br. Essa facilidade é proporcionada por um sistema hierárquico formado por um conjunto integrado de servidores de nomes (DNS). Relativamente a esse sistema, considere as seguintes afirmativas:

I. Por segurança, um domínio pode definir vários servidores DNS, um dos quais como servidor primário e os demais como servidores secundários.
II. Sempre que o servidor DNS primário estiver em manutenção, não será possível resolver nomes de domínio e, portanto, toda requisição será abortada.
III. Cada domínio possui um registro no DNS que define qual o endereço IP do servidor de hospedagem e o IP do servidor de e-mail que respondem por esse domínio.
IV. Devido ao intenso tráfego da Internet e à segurança da rede, o DNS utiliza um banco de dados centralizado, armazenado no servidor raiz da Internet.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. Por segurança, um domínio pode definir vários servidores DNS, um dos quais como servidor primário e os demais como servidores secundários.
    CORRETO. Posso ter um primário e diversos secundários prontos a assumir a função do primário em caso de indisponibilidade ou, também, serem usados na distribuição de carga.

    II. Sempre que o servidor DNS primário estiver em manutenção, não será possível resolver nomes de domínio e, portanto, toda requisição será abortada.
    A requisição poderá ser respondida pelo secundário. Afinal de contas, essa é uma de suas principais funções: prover resiliência

    III. Cada domínio possui um registro no DNS que define qual o endereço IP do servidor de hospedagem e o IP do servidor de e-mail que respondem por esse domínio.

    Exato. Correspondem às entradas NS e MX
    MX
    Descrição : Mail exchanger (MX): Fornece informações utilizadas pelos servidores de e-mail, para o roteamento de mensagens. Cada host definido em um registro MX deve ter um correspondente registro do tipo A em uma zona válida, no servidor DNS.

    Exemplo:

    example.microsoft.com.     MX 10 mailserver1.example.microsoft.com

    Nota : O número de dois dígitos após o MX, é um indicativo da ordem de preferência quando mais de um registro MX é configurado na mesma zona.

    NS
    Descrição : É utilizado para relacionar um nome DNS com o seu dono, ou seja, o servidor que é a autoridade para o nome DNS. Ou em outras palavras, o servidor DNS onde está a zona primária associada ao nome.

    Exemplo:
    example.microsoft.com.     IN NS nameserver1.example.microsoft.com

    IV. Devido ao intenso tráfego da Internet e à segurança da rede, o DNS utiliza um banco de dados centralizado, armazenado no servidor raiz da Internet.
    As informações do DNS estão distribuídas. Essa é a grande sacada do DNS: permitir que a cada domínio controle suas próprias traduções de nome sem necessidade de um banco centralizado e, consequentemente, desatualizado
  • Pra mim só poderia ter 1 DNS secundário...
  • Revisar esta questão pois está com gabarito errado e a opção IV está ausente!
  • GABARITO C:

    I. CORRETO. Mas cuidado para não confundir servidor primário com domínio primário (.)... servidores podem ser primários (tabelas de configuração de DNS local), secundário (recebe atualização do primário, podendo haver mais de um) ou cachindg-only (somente realiza cache).

     

    Bons estudos!

  • O DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínio) é um sistema com uma base de dados hierárquica, distribuída para resolução de nomes de domínios em endereços IP e vice-versa.

    Como funciona? Sempre que o computador solicita a conexão com um recurso pelo nome, ou seja, pelo endereço de internet, esta solicitação é encaminhada a um computador que faz parte do Sistema de Nomes de Domínios (Servidor DNS), é verificado em sua base de dados se este domínio solicitado existe, caso exista, ele retorna ao computador solicitante o endereço IP que está associado ao domínio solicitado e a conexão com o recurso é estabelecida, tudo isso em frações de milésimos de segundo.

    Podemos sempre definir para um domínio um servidor DNS principal e outros servidores como secundários, tornando assim eficiente a busca do domínio e nos garantindo que na falta de um servidor, seja ele primário ou não, este nome de domínio será resolvido. Item I correto e II errado.

    Os servidores DNS são responsáveis por responder questões sobre um domínio, questões que definem endereços de hospedagem, e-mail, FTP, etc. Item III correto.

    Como o registro de domínios no mundo é muito extenso, é quase que impossível o gerenciamento desta lista em uma única base de dados.

    Imagine todos os computadores do mundo pesquisando em um único lugar, com certeza a demora em resoluções de nomes seria enorme, e se este servidor apresentasse algum problema? Bummm!! A internet não funcionaria.

    Para resolver estes e outros problemas, temos no mundo 13(treze) servidores DNS raiz, destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa e para aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003. Item IV errado.

    Portanto, gabarito letra "C"


ID
314635
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O cabeçalho da mensagem DNS possui um tamanho de

Alternativas
Comentários
  • O cabeçalho é formado por 12 bytes, dos quais 16 bits são designados a identificar a consulta.

    Fonte: http://pt.wikiversity.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0s_Redes_de_Computadores/DNS
  • A semântica dos vários campos de um mensagem DNS é a seguinte:
                - Os primeiros 12 bytes formam a seção de cabeçalho, que tem vários campos. O primeiro campo é um número de 16 bitsque identifica a consulta. Esse identificador é copiado para a mensagem de resposta a uma consulta, permitindo que o cliente combine respostas recebidas com consultas enviadas. Há várias flags no campo de flag. Uma flag de consulta/resposta de 1 bit indica se a mensagem é uma consulta (0) ou uma resposta (1). Uma flag de autoridade de 1 bit é marcada em uma mensagem de resposta quando o servidor de nomes é um servidor com autoridade para um nome consultado [...].

    Fonte: Kurose & Ross, Redes de Computadores e a Internet, 5ª Edição.
  • Sério mesmo fazer uma questão como essa para uma prova "genérica"? Sem ser de infra/suporte!
    Como diria um conhecido comediante ... "valha-me, Deus"
    []s

ID
314638
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O cliente DNS faz solicitação a um servidor DNS utilizando nome completo do host, como, por exemplo, www.algo.com.br. O servidor DNS responde ao cliente o endereço IP do host ou um código de erro, caso o endereço não seja resolvido. Trata- se da resolução de nome DNS do tipo

Alternativas
Comentários
  • Kurose, página 101:

    "O exemplo mostrado na figura 2.21 usa consultas recursivas e consultas
    iterativas. A consulta enviada de cis.poly.edu para dns.poly.edu é
    recursiva, visto que pede a dns.poly.edu que obtenha o mapeamento em seu
    nome. Mas as três consultas subsequentes são iterativas, visto que todas as
    respostas são retornadas diretamente a dns.poly.edu. Teoricamente, qualquer
    consulta DNS pode ser iterativa ou recursiva. Por exemplo, a figura 2.22
    mostra uma cadeia de consultas DNS na qual todas são recursivas. Na prática,
    as consultas normalmente seguem o padrão mostrado na Figura 2.21: a consulta
    do hospedeiro requisitanet ao servidor de nomes local é recursiva e todas as
    outras são iterativas."

    Com as figuras fica fácil entender o porquê.

    Figura 2.21:
    http://www.cs.bgu.ac.il/~spl111/wiki.files/fig02_21.gif

    Figura 2.22:
    http://people.westminstercollege.edu/faculty/ggagne/spring2010/352/chapters/chapter2/pure-recursive.png

    by
    ricardoscholz_AT_gmail.com
  • Existem três tipos de resolução de nomes DNS:
    Resolução recursiva; Resolução interativa; Resolução reversa.
    Resolução recursiva: O cliente DNS faz solicitação a um servidor DNS, utilizando nome completo do host, por exemplo, www.fulano.com.br. O servidor DNS responderá ao cliente, o endereço IP do host ou um código de erro caso o endereço não seja resolvido.   Resolução interativa É a solicitação feita por um servidor DNS a outro, isto quando a solicitação não é encontrada em seu cadastro. Por exemplo a solicitação do DNS interno para o DNS externo.   Resolução reversa: É a solicitação que retorna o nome completo do host, dado seu endereço IP. Por exemplo, o cliente DNS faz a solicitação de resolução reversa do endereço IP 192.168.137.101, a resposta desta solicitação na rede interna será smtp.fulano.com.br.

    Fonte: http://redessul.blogspot.com/2010/05/definicao-dns-recursivo-interativo.html
  • Pelo comentario de Misael Ferreira, baseado no Kurose, deu a entender que a resposta correta seria letra B - interativa. O mesmo pensamento é confirmado por Tanenbaum onde é descrito o processo de uma chamada recursiva, o que não se encaixa com a descrição da questão. Já no comentário do Tanaka, baseado em um BLOG sem nenhum fundamento teórico, diz o contrário.O incrível(ou já era de se esperar) é que a banca deve ter pego essa questão desse blog também.   Em uma consulta RECURSIVA se um servidor DNS nao tem a resposta para determinada consulta em seus registros, então ele mesmo pergunta pra outros servidores até encontrar a resposta (RECURSIVAMENTE). Caso não encontre resposta, logicamente, falha.   Já na consulta ITERATIVA (modo de operação padrão) se um servidor DNS não tem a resposta, ele responde com o endereço do servidor que possa ter, e o cliente dns se encarrega de fazer novas requisições até encontrar. (ITERATIVAMENTE)

    Um link que pode ajudar no entendimento: http://dainf.ct.utfpr.edu.br/~maziero/doku.php/espec:servico_dns
  • Concordo com o Hebert.
    Em relação ao comentário do Tanaka está inverito os conceitos de DNS iterativo com o DNS recursivo, pois:
    - DNS recursivo: o próprio servidor tenta resolver o DNS e devolve uma resposta completa ao cliente.
    - DNS interativo (padrão): caso o servidor não possua o IP ele devolve a consulta ao cliente com um provável DNS que saiba aonde encontrá-lo e cabe ao cliente tentar consultar o próximo DNS interativamente.

    Entretanto Hebert, acredito que a questão esteja com o gabarito correto, pois se o servidor fosse:
    - DNS interativo: o servidor OU devolveria o ip OU devolveria um nome de um dns que saiba aonde o cliente possa encontrar o ip.
    Mas, como ele é:
    - DNS recursivo: nesse caso o servidor OU devolveria o ip do dns OU um código de erro, pois ele não achou recursivamente o ip correspondente;

    Eu interpretei mal a questão, errei, mas já me convenci que o gabarito está correto. Essa vai para o caderno!
  • Sobre a resposta de Tanaka, achei a mesma definição que ele achou em:
    http://www.artigocientifico.com.br/uploads/artc_1148560980_24.pdf
  • Vamos à explicação:
    • Recursiva: o Servidor DNS responde:
      • Endereço IP; ou
      • Código de Erro
    • Interativa: o Servidor DNS responde:
      • Endereço IP; ou
      • Próximo servidor para o cliente procurar pelo IP <-----
  • Com vocês, o mestre dos magos:

    It is worth mentioning that the query method described here is known as a recursive query, since each server that does not have the requested information goes and finds it somewhere, then reports back. An alternative form is also possible. In this form, when a query cannot be satisfied locally, the query fails, but the name of the next server along the line to try is returned. Some servers do not implement recursive queries and always return the name of the next server to try.

    Tanenbaum - 4ed - 7.1.3 Name Servers

    Qualquer um da área de TI sabe o que é Recursivo. Perguntar a um nó e ele responder com erro COM CERTEZA NÃO TEM NADA DE RECURSIVO.

    Essa questao está errada, mas como não sou bobo, se cair denovo na prova eu falo o que a FCC quiser :)
  • A resposta já foi dada pelos colegas. Só alguns comentários adicionais.
    1) Não existe consulta INTERATIVA....é ITERATIVA, de ITERAÇÃO...sem o "N". São palavras com significado diferentes. E só existe, para o caso das consultas ao DNS, a ITERATIVA.
    2) Contrário ao último comentário do colega, a resposta referente a uma consulta recursiva pode sim, claro, retornar um erro, reportando que os dados do tipo solicitado não existem ou que o nome de domínio solicitado não existe.
    Pessoal, uma fonte de consulta confiável (além das RFCs, claro) e completa sobre DNS é o "DNS e BIND" do Paul Albitz.
  • O problema é que existem 2 autores falando deste assunto..

    Segundo Kurose, a questão esta correta.... mas eu discordo tb.. 

    Qualquer um da area de TI sabe oque é RECURSIVO, e mesmo que não soubesse, basta consultar o livro do TENENBAUM no capitulo de DNS.. A consulta recursiva é aquele em que um servidor DNS local não encontra o resultado e vai buscar a  informação em outros domínios.... 

    FCC não tem mais jeito
  • Resumindo...
    Cliente DNS solicitando ao Servidor DNS --> Resolução recursiva
    Servidor DNS solicitando a outro servidor DNS --> Resolução interativa.
  • Resolução recursiva:
    O cliente DNS faz solicitação a um servidor DNS, utilizando nome completo do host, por exemplo, www.fulano.com.br. O servidor DNS responderá ao cliente, o endereço IP do host ou um código de erro caso o endereço não seja resolvido.
  • Pessoal, vamos ao que eu entendi sobre o tema, que gerou muita discussão entre os colegas.

    Estamos entre as alternativa B e D certo? Já que a C (consulta reversa) é usada quando um cliente pergunta um IP e o servidor DNS responde um nome completo do host. Ou seja é o inverso do que a questão perguntou. As alternativas A e E são absurdas.
    A alternativa B já estaria errada somente pelo nome "INTERATIVA" quando na verdade, como alguns colegas já comentaram, o correto seria "ITERATIVA". Pois, o que ocorre é uma sequência de consultas a outros DNS. A alternativa correta é a D mesmo (RECURSIVA). Vejamos como é o funcionamento: 
    Uma consulta RECURSIVA, que sempre ocorre de um cliente para um servidor DNS (que é o que a questão exemplifica), pode retornar:
     1- o IP referente ao nome completo do host (sem consultas iterativas, se ele já conhecer a resposta em sua árvore de informações);
     2- o IP referente ao nome completo do host (por meio de consultas iterativas, se ele não conhecer a resposta em sua árvore de informações);
     3- código de erro se nem ele, nem os demais DNSs por meio das consulta iterativas, conhecerem o host solicitado;
    Obs: São os servidores autoritativos que respondem as consultas iterativas, chamadas também de consultas externas. Essa resposta, quando o nome do host é encontrado chama-se "Resposta Autoritária".
    Espero der esclarecido com base em minha interpretação e conhecimento até o momento sobre o assunto!  
  • Gente! cuidado com a interpretação no comentário da colega Fernanda!

    Nota: um servidor ora é cliente ora é servidor. um servidor quando solicita ele é cliente!

    Resolução Iterativa : cada servidor não sabe o mapeamento envia o endereço IP do próximo servidor de volta àquele que solicitou o mapeamento. (Forouzan e Mosharraf, uma abordagem top down, p89).

    Traduzindo

    Resolução Recursiva:  - um servidor pergunta para outro servidor que pergunta para o outro até chegar ao que tem a resposta desejada, a resposta volta pelo mesmo caminho das solicitações.(Minha interpretação)

    Vou contextualizar para que entendam melhor, suponhamos que Adao, Bob, Carlos e Denis são amigos e na agenda telefônica ...

    - Adão tem somente o telefone de Bob, que por sua vez tem somente o telefone de Adão e Carlos

    - Carlos tem somente o telefone de Bob e Denis, este ultimo por sua vez tem somente o telefone de Carlos.

    Logo,

    Adão quer ligar para Denis (Problema! Adão não sabe o numero de telefone de Denis).

    Então vejamos como ele descobriria o telefone de Denis.

    suponha que o simbolo (-->) significa: ligar e pede o numero de Denis

    suponha que o simbolo (<--) significa: ligar e recebe o numero

    Na resolução Recursiva:

    ( Adão liga para Bob pedindo o número de Denis, Como Bob não tem, Bob liga para Carlos que por sua vez tem o número de Denis e passa-o para Bob, Bob passa o número para Adão, agora Adão pode ligar para Denis)

    Adão --> Bob --> Carlos ( Requisição " eu quero o numero de Denis )

    Adão <-- Bob <-- Carlos ( Requisição de resposta com o número de Denis)

    Adão <--> Denis

    Extra: Suponha que Bob já tenha na memoria o número de Denis, e que Carlos é o único que caso Bob envie esse número a Adão essa mensagem é considerada não autoritária.

    Na resolução Iterativa :

    ( Adão liga para Bob pedindo o número de Denis, Como Bob não tem, ele da o telefone de Carlos que pode ter, então Adão liga para Carlos e consegue o número de Denis. agora Adão pode ligar para Denis.)

    Adão --> Bob ( Requisição " eu quero o numero de Denis )

    Adão <-- Bob ( Bob passa número de Carlos )

    Adão --> Carlos ( Requisição " eu quero o numero de Denis )

    Adão <-- Carlos ( Carlos passa o número de Denis )

    Adão <--> Denis


ID
326485
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um usuário entra em contato com o CPD da empresa e reclama que não está recebendo os emails em sua caixa postal, depois de alguns testes iniciais, o técnico percebe que o software que o usuário está usando quando configurado com o nome do servidor de correio eletrônico da empresa, por exemplo, smtp.empresa.com não funciona, mas quando o técnico substitui o nome do servidor pelo endereço ip correspondente funciona. O que pode ser concluído?

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    O problema está no servidor de DNS que atende ao usuário, pois ao tentar acessar o endereço smtp.empresa.com  o servidor não consegue traduzir o nome em endereço IP, necessitando assim fazê-lo manualmente.
  • Esse "que atende ao usuário" confundiu legal, porque no meu ver, não atende somente a ele e sim a todo mundo que tenta acessar pelo DNS.

ID
329344
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre a taxonomia do servidor de nome no serviço DNS implementado pelo software BIND, na distribuição Linux Ubuntu 10.04 LTS, analise:

I. Na configuração somente cache, o servidor executa o daemon named, mas não são fontes oficiais de informação a respeito de domínios.

II. Na configuração servidor mestre, o servidor é a fonte oficial de todas as informações a respeito de um domínio específico.

III. Na configuração servidor mestre, o servidor é a fonte secundária de parte das informações a respeito de um domínio específico.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
332827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca da identificação de códigos maliciosos e de técnicas de phishing e spam, julgue os próximos itens.

Uma das técnicas de phishing consiste em envenenar cache de servidores DNS, fornecendo, assim, URLs falsas aos usuários que consultam esse servidor DNS e apontando para servidores diferentes do original.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de ataques de Phishing Scam

    Ataque ao Servidor DNS

    Ataque baseado na técnica "DNS cache poisoning", ou envenenamento de cache DNS, que consiste em corromper o DNS (Sistema de nomes de domínio) em uma rede de computadores, fazendo com que a URL (localizador uniforme de recursos ou endereço www) de um site passe a apontar para um servidor diferente do original. Ao digitar a URL(endereço) do site que deseja acessar, um banco por exemplo, o servidor DNS converte o endereço em um número IP, correspondente ao do servidor do banco. Se o servidor DNS estiver vulnerável a um ataque de Pharming, o endereço poderá apontar para uma página falsa hospedada em outro servidor com outro endereço IP, que esteja sob controle de um golpista.

    URLs Falsas

    Uma outra maneira é a criação de URLs extensas que dificultam a identificação por parte do usuário. Um exemplo simples pode ser: secure.nomedoseubanco.com.br/internetbanking/eud=651656JFYDHJJUHGRedirectto:maisalgumacoisa.dominiofalso.com Onde o usuário pode diretamente olhar o início da URL e acreditar que está na região segura do site do seu banco, enquanto que na verdade está em um subdomínio do website dominiofalso.com.

    Formulários HTML Falsos em E-mails

    Outra técnica menos frequente é a utilização de formulários em emails com formatação HTML. Com isso, um usuário incauto pode diretamente no seu email incluir as informações requeridas pelo atacante, e com isso, o mesmo nem precisa se preocupar com a clonagem da interface do banco.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Phishing

  • Na verdade envenenamento de DNS é Pharming
    http://en.wikipedia.org/wiki/Pharming
  • Para não confundir, o termo "pharming" é um neologismo baseado na palavras "farming" e "phishing". Portanto é uma forma de phishing.

    Bons estudos.
  • Na realidade as URLs são VERDADEIRAS e a RESOLUÇÃO de NOME para IP que traz um IP FALSO.

    O usuário digita a URL VERDADEIRA, por exemplo: www.uol.com.br e na hora de fazer a conversão do NOME para IP do servidor web do uol, o endereço IP será informado diferente do verdadeiro.

    Assim o Cespe nos quebra...

    E sim, PHARMING é um tipo de PHISHING

     

  • Além do pharming, há outras variantes do phishing:
    Spear phishing: phishing direcionado.

    Whaling: phishing para funcionários da alta direção de uma organização.

  • Gabarito Certo

    Referrals: Atacante usa escuta de rede para capturar requisições de um servidor para o seu servidor raiz e se passa por ele. Dessa forma, ele mesmo (atacante) responde com informações falsas.

     

    Pharming: Atacante se passa pelo servidor DNS raiz e envia pacotes ao servidor DNS mudando endereços de sites conhecidos. A mudança fica no cache do servidor DNS.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A rigor, Pharming é um tipo específico de Phishing.

  • A cespe já considerou o Phishing e o Pharming com a mesma finalidade.

    Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Julgue o item que se segue, a respeito de DNS (domain name service).

    Um tipo de ataque contra o serviço DNS é o pharming, que envolve o redirecionamento do navegador do usuário para sítios falsos por meio da técnica conhecida como envenenamento de cache DNS.

    gab : Certo

  • Os dez tipos mais comuns de Phishing

    6 - O Pharming é um tipo bem perigoso de phishing, pois ele ataca o servidor DNS, principalmente de empresas. O ataque pode ser ou com a instalação de um cavalo de troia em algum computador host ou diretamente na rede. A partir daí, qualquer endereço de site, mesmo que pareça confiável, pode levar a páginas fraudulentas sem que o usuário desconfie. Assim, os hackers conseguem coletar informações de várias pessoas ao mesmo tempo. Os programas de antivírus são muito importantes para evitar esse tipo de contaminação.

    Fonte: techtudo

  • GAB: C

    errei, mas fui pesquisar...

    Pharming é um tipo específico de phishing que envolve a redireção da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System). Neste caso, quando você tenta acessar um site legítimo, o seu navegador Web é redirecionado, de forma transparente, para uma página falsa. Esta redireção pode ocorrer:

    • por meio do comprometimento do servidor de DNS do provedor que você utiliza;
    • pela ação de códigos maliciosos projetados para alterar o comportamento do serviço de DNS do seu computador;
    • pela ação direta de um invasor, que venha a ter acesso às configurações do serviço de DNS do seu computador ou modem de banda larga.

    Fonte: Cartilha

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal

    Um tipo de ataque contra o serviço DNS é o pharming, que envolve o redirecionamento do navegador do usuário para sítios falsos por meio da técnica conhecida como envenenamento de cache DNS. Certo

  • Correto, pharming é um tipo específico de phishing

  • Gabarito "CERTO"

    Comentário: pharming é uma espécie de phishing.

    Diferentes tipos de phishing:

    • Spear Phishing.
    • Whaling.
    • Vishing.
    • Phishing de e-mail.


ID
332893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos protocolos e serviços.

O serviço DNS (domain name server) é necessário para o funcionamento do serviço de email de uma organização, pois o DNS mantém registros que descrevem o endereço do servidor de email responsável pelo domínio.

Alternativas
Comentários
  • Não seria possível funcionar o serviço de email sem a utilização de DNS ? Ou seja, especificando diretamente o IP do servidor. Por exemplo: fulano@192.168.220.1. Desta forma não seria necessaria a tradução de nomes. Essa é uma dúvida. Alguém poderia me ajudar ?


  • É tecnicamente possível usar email sem DNS especificando fulano@192.168.220.1 mas não é viável e não é implementado assim, de forma que se o serviço de DNS parar de funcionar, o recebimento de email não vai funcionar também.
    E DNS é domain name SYSTEM, não SERVER.
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  Onde constou o termo “server” deveria ter constado o termo “system”. Dessa forma, opta-se pela anulação do item.

    Bons estudos!

ID
345205
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma determinada rede de computadores, a comunicação entre sistemas computacionais ocorre através de protocolos IP. Esses protocolos implementam um conjunto de regras de comunicação que permite a transmissão de dados mesmo entre diferentes plataformas.

Com relação aos protocolos utilizados na internet, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

1 – DNS
2 – FTP
3 – SSH
4 – SMTP
5 – NTP

( ) Protocolo usado para transferência de arquivos entre
dois computadores
( ) Protocolo usado para acesso remoto
( ) Protocolo usado para sincronização de relógios dos
computadores
( ) Protocolo usado para transmissão de correio eletrônico
( ) Protocolo usado para tradução de endereços URL para
endereços IP

A sequência correta é:

Alternativas

ID
359758
Banca
CETAP
Órgão
DETRAN-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

São servidores DNS e Proxy comumente usados em Linux, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • b-

    squid é um servidor e web cache que suporta http, ftp e gopher, podendno ser para pequenas redes assim como conectar proxies de pequenas redes assim como WANs


ID
363142
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à Internet, Intranet e segurança da informação, considere:

I. Intranet é uma rede privada com as mesmas características da Internet, porém, com serviços e protocolos diferenciados.

II. Um algoritmo de criptografia simétrica requer que uma chave secreta seja usada na criptografia e uma chave pública complementar para descriptografar a mensagem.

III. Na Internet, o UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de transporte que presta um serviço de comunicação não orientado a conexão e sem garantia de entrega.

IV. DNS é um servidor de diretório responsável por prover informações, como nomes e endereços das máquinas na Internet. Apresenta uma arquitetura cliente/servidor e pode envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Intranet é uma rede privada com as mesmas características da Internet, porém, com serviços e protocolos diferenciados.
    ERRADO: os serviços e os protocolos são os mesmos.

    II. Um algoritmo de criptografia simétrica requer que uma chave secreta seja usada na criptografia e uma chave pública complementar para descriptografar a mensagem. 
    ERRADO: Com algoritmo de criptografia simétrica, apenas uma chave é usada para criptografar e descriptografar 

    III. Na Internet, o UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de transporte que presta um serviço de comunicação não orientado a conexão e sem garantia de entrega. 
    CORRETO

    IV. DNS é um servidor de diretório responsável por prover informações, como nomes e endereços das máquinas na Internet. Apresenta uma arquitetura cliente/servidor e pode envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta. 
    CORRETO
  • DNS é um servidor de diretório?

    Novidade para mim, que eu saiba um servidor de diretório é o Active Directory.

  • "os servidores de diretórios responsáveis por prover informações como nomes e endereços das máquinas são normalmente chamados servidores de nomes".
    Fonte: Wiki. (DNS)

ID
368095
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto da Internet, a sigla DNS significa

Alternativas
Comentários
  • Só podem estar de brincadeira. Esse gabarito só pode estar errado.

    Até a minha avó sabe que DNS significa DOMAIN NAME SYTEM!!!!
  • O Christiano tem razão. A resposta certa é a letra "E". Este gabarito (letra "A") está errado.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System
  • Alguem sabe quais as diferenças entre Domain Name Server x Domain Name System x Domain Name Service ?
  • O gabarito já foi retificado. Como item correto E.

    Eu porém já vi em alguns livros abordagem do DNS como Domain Name Server, inclusive marquei a letra D, mas se a banca pensa assim..... Fazer o que.....
  • Na questao Q74862 a FCC considerou domain name service ....isso so pode ser pegadinha do malandro....

  • As referências bibliográficas consideram Domain Name System ! Não tem erro pessoal !

  • "Na questao Q74862 a FCC considerou domain name service "

    Nesta questão(Q748662) fala SERVICE, e não SERVER(como mostra a opção 'D'). Ou seja, na FCC considera System e Service, seja feliz.
  • Gabarito: Letra E

    - Apenas complementando:


    DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:
    I) Examinar e atualizar seu banco de dados.
    II) Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IP).

    O DNS funciona da seguinte maneira: para mapear um nome em um endereço IP, um programa aplicativo chama um procedimento de bilbioteca denominado RESOLVER e repassa a ele o nome como um parâmetro. O RESOLVER envia um pacote UDP a um servidor DNS local, que procura o nome e retorna o endereço IP ao RESOLVER. Em seguida, o resolvedor retorna o endereço IP ao programa aplicativo que fez a chamada. De posse do endereço IP, o programa pode então estabelecer uma conexão TCP com o destino ou enviar pacotes UDP até ele.

    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS




    FORÇA E HONRA.


ID
370927
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A solicitação de DNS é passada à camada de Transporte que, antes de entregá-la à camada de Rede, envolve-a em um pacote

Alternativas
Comentários
  • DNS é encapsulado em UDP/IP. Entretanto a transferência de zonas DNS é feita através de TCP/IP
  • DNS: O DNS (Domain Name System, Sistema de Nome de Domínio) permite o uso de nomes como apelidos para os endereços IP. Por exemplo, é mais fácil memorizar o nome de nosso site do que o endereço IP que nosso servidor web está usando: é muito mais fácil memorizar clubedohardware.com.br do que 69.41.161.36. Todas as entradas no servidor DNS têm um campo “tempo de vida” (também chamado TTL, Time To Live), que diz ao servidor por quanto tempo aquela informação é válida. Quando a informação vence, ela deve ser atualizada contatando novamente o servidor DNS com um nível hierárquico maior. Isto é feito desta forma porque caso o endereço IP de um servidor mude, o tempo máximo que você precisará aguardar para aprender qual é o novo endereço IP para aquele servidor será o campo TTL da sua entrada no servidor DNS - que pode variar de algumas horas a alguns dias. O DNS é um protocolo da camada de aplicação e suas requisições são feitas usando a porta 53 do protocolo UDP na camada de transporte.

  • No UDP, por sua vez, é feito para transmitir dados pouco sensíveis, como fluxos de áudio e vídeo, ou para comunicação sem conexão como é o caso da negociação DHCP ou tradução de endereços por DNS.
  • DNS (Domain Name System, Sistema de Nome de Domínio) permite o uso de nomes como apelidos para os endereços IP. Por exemplo, é mais fácil memorizar o nome de nosso site do que o endereço IP que nosso servidor web está usando: é muito mais fácil memorizar clubedohardware.com.br do que 69.41.161.36. Todas as entradas no servidor DNS têm um campo “tempo de vida” (também chamado TTL, Time To Live), que diz ao servidor por quanto tempo aquela informação é válida. Quando a informação vence, ela deve ser atualizada contatando novamente o servidor DNS com um nível hierárquico maior. Isto é fei
  • é só lelmbrar:

     

    DNS usa UDP


ID
398155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os seguintes itens com base no modelo de referência TCP/IP.

Os serviços DNS são imprescindíveis para a comunicação em redes TCP/IP, já que, sem eles, a camada de rede se torna totalmente inoperante, fazendo que, em nenhuma situação, ocorra comunicação IP.

Alternativas
Comentários
  • Se o usuário souber o IP do servidor de cabeça, não precisa de DNS.
  • Transmissões em broadcast também são possíveis, caso se saiba o endereço da rede é possível determinar o endereço de broadcast.
  • O DNS é apenas um protocolo que inverte nomes amigaveis em endereçamentos IP, se ele não estiver disponivel, o usuário ainda pode acessar via endereçamento IP puro, (se o mesmo o souber).
  • ERRADO.
    O erro é dizer que a camada de rede ficaria inoperante.
    Uma coisa não tem nada a ver com a outra. (Lembrando que DNS é da camada de aplicação.)

    Dizer que a internet ficaria praticamente inoperante sem o DNS até que poderia ser uma verdade, mas a camada de rede não.
  • O próprio acesso ao servidor de DNS é uma comunicação IP, realizada com o endereço de IP do DNS como destino...
  • Os serviços DNS   ARP são imprescindíveis para a comunicação em redes TCP/IP, já que, sem eles, a camada de rede se torna totalmente inoperante, fazendo que, em nenhuma situação, ocorra comunicação IP

    A questão está falando sobre ARP.  Este foi o erro
    .
  • A galera viaja demais nos comentários... :D

    modelo de referência TCP/IP o DNS está na camada de Aplicação.

    só isso... rsrs

     

  • Sem contar que a camada de rede trabalha com o endereçamento lógico.

  • Sobre o DNS

     

    protocolo UDP porta 53

    exceção

    TCP

    p/ respostas maiores que 512 bytes

    para transferência de zonas

     

     

     

    2010

    (FCC/TRE-PI 2010) O DNS é um protocolo da camada de I  e suas requisições são feitas usando a porta 53 do protocolo _ II na camada de III .

    As lacunas I, II e III devem ser preenchidas, respectivamente, por

    (A) transporte, UDP e rede.

    (B) transporte, TCP e rede.

    (C) aplicação, UDP e enlace.

    (D) aplicação, UDP e transporte.

    (E) aplicação, TCP e transporte.

     

     

     

    Letra D

  • PARA DE SER SENSACIONALISTA, CESPE.

  • DNS - Camada de aplicação

  • Mesmo com o DNS inoperante a rede interna(LAN) vai funcionar normalmente.


ID
441400
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando o modelo TCP/IP de cinco camadas, o DNS é um protocolo da camada

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    O DNS (Domain Name Service) pertence a camada de aplicação.
  • DNS: O DNS (Domain Name System, Sistema de Nome de Domínio) permite o uso de nomes como apelidos para os endereços IP. Por exemplo, é mais fácil memorizar o nome de nosso site do que o endereço IP que nosso servidor web está usando: é muito mais fácil memorizar clubedohardware.com.br do que 69.41.161.36. Todas as entradas no servidor DNS têm um campo “tempo de vida” (também chamado TTL, Time To Live), que diz ao servidor por quanto tempo aquela informação é válida. Quando a informação vence, ela deve ser atualizada contatando novamente o servidor DNS com um nível hierárquico maior. Isto é feito desta forma porque caso o endereço IP de um servidor mude, o tempo máximo que você precisará aguardar para aprender qual é o novo endereço IP para aquele servidor será o campo TTL da sua entrada no servidor DNS - que pode variar de algumas horas a alguns dias. O DNS é um protocolo da camada de aplicação e suas requisições são feitas usando a porta 53 do protocolo UDP na camada de transporte.

  • O autor que considera o modelo TCP de 5 camadas é o KUROSE.(ver 3a edição, cap.1-pag.36 e 37) São elas:

      

    A camada de aplicação é onde residem aplicações de rede e seus protocolos. Ela inclui muitos protocolos, tais como o protocolo HTTP (que provê requisição e transferência de documentos pela o SMTP (que provê transferência de mensagens de correio eletrônico) e o FTP .(que provê a transferência
    vos entre dois sistemas finais).

    Veremos que certas funções de rede, como a tradução de nomes faceis entender dados a sistemas finais da Internet (por exemplo, gaia.cs.umass.edu) para um endereço 32 bits, também são executadas com a ajuda de um protocolo de camada de aplicação, no caso o sistema de nomes de domínio (domain name system -   DNS). 

  • DNS - Camada de Aplicação

ID
457057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de configuração de serviços em sistemas
operacionais, julgue os itens de 86 a 90.

Durante a instalação do Windows Server 2003, por padrão, o DNS não é instalado. Ao instalar o Active Directory, tornando o servidor um Domain Controller, o assistente do Active Directory precisa se comunicar com um servidor DNS que seja a autoridade para o domínio do qual fará parte o servidor configurado.

Alternativas
Comentários
  • https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc816723(v=ws.10).aspx

    Você pode usar este procedimento para instalar uma função de servidor DNS (Sistema de Nome de Domínios) com o Gerenciador de Servidores. A instalação de um servidor DNS envolve a adição da função de servidor DNS a um servidor Windows Server 2008 existente.

    Você pode instalar a função Servidor DNS durante a instalação da função AD DS (Serviços de Domínio Active Directory). Esse é o método preferencial para a instalação da função Servidor DNS caso você queira integrar o seu namespace do domínio DNS ao namespace do domínio Active Directory.


ID
459406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a administração de serviços de rede em servidores
Windows 2003 Server, julgue os itens subseqüentes.

O servidor DNS depende do firewall interno no Windows 2003 Server porque, na porta 53, funciona um mecanismo de consulta do protocolo NTP que pode parar o serviço DNS.

Alternativas
Comentários
  • Quem funciona na porta 53 é o próprio DNS; o NTP utiliza a porta UDP 123.

  • DNS (sistema de nome de domńios)--> porta 53/TCP-UDP

    NTP (protocolo de tempo de rede)--> porta 123/UDP


ID
459559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com referência à configuração de serviços de rede em sistemas
Linux, julgue os itens subseqüentes.

O serviço de DNS no Linux é executado principalmente pelo sistema dig, que funciona como um processo de servidor atendendo a requisições DNS na Internet.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO! Chama-se Bind a implementação nativa do Linux para servidor DNS.

     

    Bons estudos!

  • Dig é um comando!

  • Gabarito Errado

    Dig é um comando, o certo seria Bind.

     

    O Servidor DNS mais usado no Linux é o Bind. O Bind é um software open-source, desenvolvido pelo ISC (Internet Software Consortium) e é amplamente utilizado não somente no Linux, mas também em sistemas Unix em geral, como o FreeBSB e o Mac OS, portanto quase todos os sistemas operacionais com exceção do Windows.

    Para fazer a instalação do Bind, procure pelo pacote bind no gerenciador de pacotes da distribuição utilizada. Nas distribuições derivadas do Debian, o pacote "bind" instala o bind8 enquanto o pacote "bind9" instala o bind9, que é a versão recomendada.

    # apt-get install bind9

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     


ID
464188
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Navegando na web, um usuário escreve, na linha de endereço do navegador, a URL do sítio que deseja acessar. Parte da URL correspondente ao endereço do sítio é convertida em endereço IP pelo serviço

Alternativas
Comentários
  • Item B - correto

    DHCP protocolo de configuração dinâmica de host, oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, uma máscara de sub-rede e outros dados opcionais como o defaut gateway, servidores de DNS.
    DNS Sistema de nomes de domínio inclui um sistema eficiente e distribuído para atribuir um nome a cada endereço IP de um equipamento.
    FTP (File Transfer Protocol) protocolo de transferência de arquivos, transfere, renomeia ou remove arquivos. Permite a cópia de arquivos entre computadores na internet.
    HTTP protocolo de transferência de hipertexto.
    TCP protocolo de aplicação orientado a conexão que garante a entrega das mensagem na mesma ordem que foi enviado sem perda ou erros. Protocolo de camada de transporte
  • O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.

ID
492700
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:
I.A View do BIND 9 é uma opção de configuração que permite separar em dois ou mais servidores DNS os registros que podem ser acessados por toda Internet (DMZ) e os que somente são de interesse da empresa.
II.O Squid é um servidor Proxy sem cache que permite o compartilhamento de acesso a todos os serviços da Web com outros PCs da rede, suportando todos os outros protocolos, além de HTTP e FTP.
III.No OpenSSH a configuração do servidor, independentemente da distribuição usada, é efetuada no arquivo "/etc/ssh/sshd_config", enquanto a configuração do cliente é efetuada no "/etc/ssh/ssh_config".

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Apenas a alternativa II esta errada, pois o Squid é um servidor Proxy COM cache.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
495871
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre protocolos e serviços de rede.

I. Para localizar o serviço de correio eletrônico de um determinado domínio, deve-se criar, nas configurações do servidor DNS, uma entrada do tipo MX apontando para o servidor que disponibiliza este serviço.

II. O protocolo SMTP é utilizado no envio e também na troca de mensagens entre servidores de correio eletrônico.

III. Um servidor DHCP envia informações de confguração, para que as estações tenham acesso à rede, mas, para isso, estas estações precisam ter sido configuradas previamente com o endereço do servidor DHCP.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    O item III está errado porque o servidor DHCP atribui números de IP para as estações, distribuindo números dinâmicos dentro de uma range. A configuração prévia de DHCP é dispensável, porque quando a estação está em um domínio, via gateway, encontra o servidor DHCP daquela faixa.
  • "Um servidor DHCP envia informações de configuração, para que as estações tenham acesso à rede, mas, para isso, estas estações precisam ter sido configuradas previamente com o endereço do servidor DHCP."

    Não precisa tá configurado previamente porque a estação busca o serviço DHCP através do endereço de broadcast. Primeiro a estação envia um "DHCP discover" na rede. Os computadores que não são servidores DHCP ignoram a requisição. Os que são servidores DHCP e estiverem configurados para responder enviam um "DHCP offer" para o endereço MAC da estação oferecendo um endereço IP e outras configurações para a estação. A estação tem uum tempo para receber os "offer" e escolher para quem enviar um "DHCP request" requisitando  ao servidor recém-descoberto o IP e as outras configurações (pode ser o mesmo que o servidor ofereceu ou não). O servidor envia um "DCHP ack" aceitando o "request" da estação. Quando a estação recebe o "ack" ela passa a usar o IP e demais configurações.

    O servidor pode não aceitar o request da estação, e enviar outro offer ao invés de um ack, então a estação envia outro request. Esta é a negociação.
  • I. Para localizar o serviço de correio eletrônico de um determinado domínio, deve-se criar, nas configurações do servidor DNS, uma entrada do tipo MX apontando para o servidor que disponibiliza este serviço. 

    II. O protocolo SMTP é utilizado no envio e também na troca de mensagens entre servidores de correio eletrônico. 

    CORRETAS!
  • Prezados, o item III está errado porque a máquina na verdade, ao solicitar informações de configuração, envia uma mensagem via broadcast para a rede. Esta mensagem será respondida pelo server DHCP, que informará os parâmetros de confoguração da máquina
  • Como o pessoal já fez bons comentários acerca do item III "o errado", falarei sobre oos demais...

    I - A resolução DNS de um servidor SMTP de um dado domínio é possibilitada por sua entrada MX (Mail eXchange).
    II - No contexto do usuário final, o SMTP envia (saída) as mensagens de e-mail. No contexto das trocas de mensagens entre servidores de correio, o SMTP pode enviar e receber mensagens de e-mail.

    Alternativa: A
  • Essa gabarito está errado pois segundo o livro Redes de Computadores e a Internet - Uma Abordagem Top-down - 5ª Ed. Kurose, página 92, o smtp é um protocolo do tipo push (envio apenas) e não pull (recebimento tal como o http). Para o recebimento são utilizados os protocolos IMAP´e POP3
  • While electronic mail servers and other mail transfer agents use SMTP to send and receive mail messages, user-level client mail applications typically use SMTP only for sending messages to a mail server for relaying.
     

ID
533911
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DNS é um protocolo da camada de

Alternativas
Comentários
  • Protocolos Internet (TCP/IP) Camada Protocolo 5.Aplicação HTTP, SMTP, FTP, SSH,Telnet, SIP, RDP, IRC,SNMP, 
    NNTP, POP3, IMAP,BitTorrent, DNS, Ping ... 4.Transporte TCP, UDP, RTP, SCTP,DCCP ... 3.Rede IP (IPv4, IPv6) , ARP, RARP,ICMP, IPsec ... 2.Enlace Ethernet, 802.11 WiFi, IEEE 802.1Q, 802.11g, HDLC,Token ring, FDDI,PPP,
    Switch ,Frame relay, 1.Física Modem, RDIS, RS-232,EIA-422, RS-449,Bluetooth, USB, ...
  • Camada Aplicação 
    Faz a comunicação entre os aplicativos e o protocolo de transporte. 
    As aplicações da internet são responsáveis por funções como transferência de arquivos, acesso a terminais remotos, execução de tarefas remotas, correio eletrônico, etc ... 
    Fornece interface direta com os aplicativos finais de usuário. 
    É onde são tratados as compatibilidades entre os vários protocolos e corresponde ao nível mais alto, onde usuários executam aplicações, que utilizam serviços disponíveis em uma rede TCP/IP. Uma aplicação interage com os protocolos da camada inferior (transporte) para enviar ou receber dados. Cada aplicação escolhe o tipo de transporte, que pode ser uma sequência de mensagens individuais ou uma cadeia contínua de bytes. Os principais protocolos desta camada são: FTP, Telnet, SMTP, DNS e http. 

ID
534022
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação ao Domain Name System (DNS), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Domínios Primários = Top Level Domains = TLDs .com, .net, .gov, .mil

    Domínios Secundários = Country Code TLDs = ccTLDs

ID
605752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, no que diz respeito a redes de
computadores.

O DNS permite o mapeamento de nome em endereço IP a partir de esquema hierárquico de atribuição de nomes com base em certo domínio.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Essa é a função do DNS: Associar endereço IP em Dominios(Nomes). Então quando vamos digitar um site em um determinado browser, por exemplo, www.questoesdeconcursos.com.br, o servidor DNS é responsável por associar esse nome a um IP, onde cada serviço e recurso da internet precisa de um endereço IP. O que torna o acesso a esses serviços bem mais fáceis.

  • DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    • Examinar e atualizar seu banco de dados.
    • Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).

ID
606697
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em servidores DNS, a configuração de um registro MX permite que clientes

Alternativas
Comentários
  • MX (Mail Exchanger) - aponta o servidor de e-mail.

    Vamos na fé.


ID
610144
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às práticas de configuração de redes em ambiente Windows, analise:

I. Endereço IP identifica cada host (estação) da rede, é um número de 32 bits escrito com quatro octetos representados no formato decimal (exemplo: 128.168.254.7). A regra básica de utilização de endereçamento IP é que cada hosts da rede tenha o mesmo endereço IP, para que seja possível a comunicação entre as máquinas.

II. DNS – (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínio) É um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico. O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, permitindo a localização de hosts ou servidores em um domínio ou na internet.

III. DHCP – (Dynamic Host Configuration Protocol – Protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede) Permite que todos os hosts da rede recebam suas configurações de rede automaticamente, como endereço IP, a partir de servidor central.

IV. O endereço MAC é o endereço físico de 48 bits da estação ou, mais especificamente, da interface de rede. O protocolo é responsável pelo controle de acesso de cada estação à rede Ethernet. O endereço MAC deve ser único, cada placa de rede recebe de fábrica um endereço diferente.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa Letra c) II, III, IV

    I. Endereço IP identifica cada host (estação) da rede, é um número de 32 bits escrito com quatro octetos representados no formato decimal (exemplo: 128.168.254.7). A regra básica de utilização de endereçamento IP é que cada hosts da rede tenha o mesmo endereço IP, para que seja possível a comunicação entre as máquinas.

    Não sei em relação aos bits porém numa rede, não pode ter conflitos de IP. Cada estação tem que ter um número de IP e não o Mesmo como diz na afirmativa num. I.

  • Complementando o colega:
    I. Endereço IP identifica cada host (estação) da rede, é um número de 32 bits escrito com quatro octetos representados no formato decimal (exemplo: 128.168.254.7). A regra básica de utilização de endereçamento IP é que cada hosts da rede NÃO tenha o mesmo endereço IP, para que seja possível a comunicação entre as máquinas.
  • A resposta certa é a C. E gerou conflito por ter a afirmativa IV como correta.

    Então cuidado com a banca. A questão só afirmou que protocolo é isso e tal, não diz que MAC é um protocolo. Apesar de estar no mesmo bloco, a afirmativa pode não estar se referindo ao controlador. Tanto que logo na sequência, evidencia que MAC é um endereço.

    Então, muita cautela quando tiverem que responder uma questão de sequência. Essas são as que mais geram dúvidas e erros entre os concurseiros.

    Bons estudos!
  • A questão cabe recurso pois:

    I - Incorreta, pois o endereço IP é usado exatamente para identificar uma único host dentro de uma rede.
    II - Correta
    III- Correta
    IV - Incorreta , pois o endereço MAC não é um protocolo de acesso ao meio. O protocolo utilizado para acesso ao meio no padrão Ethernet é o CSMA/CD.

    Alternativa correta letra e) (Recurso)







  • Alternativa Correta é a letra "E".
    Como o colega mecionou na questão IV, MAC (Media Access Control) não é um protocolo.
    A questão I, não deixa margem de dúvida alguma, logo está INCORRETA.
    "A regra básica de utilização de endereçamento IP é que cada hosts da rede tenha o mesmo endereço IP, para que seja possível a comunicação entre as máquinas".  
    Não é verdade. Posso estar numa rede que utilize DHCP de forma automática onde determinado IP será emprestado ao meu host por tempo determinado. Quando acabar esse tempo, cabe ao servidor DHCP, a depender das configurações feitas pelo administrador, renovar ou não meu IP. Caso não renove, será atribuído novo IP ao meu Host.
    E a outra abordagem, é que se cada host usar o mesmo IP, teríamos conflito e a rede não funcionaria.
  • Pessoal, 


    O erro da alternativa E, é afirmar que "O protocolo é responsável pelo controle de acesso de cada estação à rede Ethernet." ?

     
  • O Mac não é um protocolo. A resposta mais coerente é a letra E.

  • "O protocolo é responsável pelo controle de acesso de cada estação à rede Ethernet."


    Embora seja irrelevante pro contexto da afirmativa, a frase não fez referência ao conceito de MAC. Portanto, está correta.

  • In the IEEE 802 reference model of computer networking, the medium access control or media access control (MAC) layer is the lower sublayer of the data link layer (layer 2) of the seven-layer OSI model. The MAC sublayer provides addressing and channel access control mechanisms that make it possible for several terminals or network nodes to communicate within a multiple access network that incorporates a shared medium, e.g. an Ethernet network. The hardware that implements the MAC is referred to as a media access controller.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Media_access_control

    Quanto ao I ela está duplamente errada pois não diz IPv4 então seria errado afirmar que possui 32 bits.

  • Gabarito da prova: Letra CCCCCCCCCC.


ID
611269
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios) é uma base de dados hierárquica, distribuída para a resolução de nomes de domínios em endereços IP e vice-versa.

II. Sem um servidor DNS corretamente configurado, o seu domínio não estará ativo na Internet.

III. O domínio estabelece os limites de uma rede além de definir seus diversos aspectos estruturais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Letra D. O item III está errado porque o domínio não define os aspectos estruturais (físicos) da rede, mas os aspectos lógicos (configurações, permissões, contas, restrições)

  • Gabarito D

    Apenas a alternativa III está errada.

    Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     


ID
617482
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O BIND (Berkeley Internet Name Domain) é um pacote de software de código fonte aberto que implementa o protocolo DNS e fornece o serviço de nomes, cujo daemon é chamado de named. A configuração desse servidor é feita através do arquivo named.conf. A opção de configuração desse arquivo que faz com que o servidor envie as consultas para um host encaminhador, mas que também processe as consultas diretamente se for necessário, é

Alternativas
Comentários
  • item E.

    forward first;

    Faz com que solicitações do DNS sejam encaminhadas antes de uma tentativa ser feita para resolvê-las por meio dos servidores de nomes raiz. Em vez de forward first, é possível escrever forward only para que todas as solicitações sejam encaminhadas e nenhuma delas seja enviada para os servidores de nomes raiz. Isso faz sentido para configurações de firewall.
     

    Fonte: http://guidalinux.altervista.org/suselinux-manual_pt_BR-10.1-10/sec.dns.named.html
  • Parte do arquivo Named.conf
    options {
                    ...
                    suas opções atuais
                    ...
     
                    forwarders {
                        143.54.1.52;
                        143.54.1.53;
                    };
    //forward only  - Só consulta os servidores listados.
    //forward first - consulta os servidores externos primeiro, se não obtiver resposta, realiza a consulta.
    //         se os servidores listados não responderem.           
                                   
            forward only;
    };
     
     
    forward ( only | first );
     
    forward - só é relevante em conjunto com um válido forwarders informado. Se definido para "only" o servidor só irá encaminhar consultas, se definido como "first" (padrão), o servidor irá encaminhar as consultas e caso não seja atendida, ele próprio tentará responder a consulta.
     
     
    forwarders
     
     forwarders { ip_addr [port ip_port] ; [ ip_addr [port ip_port] ; ... ] };
     forwarders { 10.2.3.4; 192.168.2.5; };
    forwarders define uma lista de endereço IP (es) (e números de portas opcionais) para onde as consultas serão encaminhadas. Só é relevante quando usado com a instrução forward (only ou first).

ID
630868
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Cname - Canonical Name
    O nome informado não é o nome verdadeiro do servidor. É apenas um apelido.
  • Considero o item "a" incorreto também. Abertura de sockets e número de porta não são exclusividade do TCP e não é isso que o define. UDP também funciona com abertura de sockets e comunicação com uma porta. Pior ainda é dizer que o "serviço é obtido" com isso...

    O item E também não tem nada a ver mas não dá pra considerar o A correto. 
  • A alternativa A é incorreta, sem dúvidas. O socket deve ter endereço e porta de origem E destino. Questão que caberia recurso, sem dúvida!
  • O item D também está incorreto. As funções de configurar os parâmetros dos objetos gerenciados e responder às solicitações dos gestores são dos Subagentes. Vide link http://pt.wikipedia.org/wiki/SNMP.
  • CNAME = Nome canônico

    O CNAME é um recurso que permite o servidor DNS (Servidor de Nome de Domínio) atribuir diferentes nomes (alias ou podemos chamar de rótulos) para serviços diferentes que rodam em um mesmo servidor.

    Para entender melhor, vamos a um exemplo:

    Digamos que no mesmo servidor há o serviço de hospedagem de sites, ou seja, webserver, e também o de disponibilização de arquivos por meio de FTP, rodando em portas diferentes.

    Para que o usuário tenha acesso a esses serviços de forma amigável, com o CNAME pode-se configurar um nome para o serviço de hospedagem, por exemplo, www.questoesdeconcursos.com.br e para o FTP um outro nome ftp.questoesdeconcurso.com.br.
  • Não vejo problema na letra A. Abstraindo, é assim mesmo que o TCP trabalha, utilizando sockets que nada mais são do que endereço IP + porta.

    Não adianta ficarmos com preciosismo, quando se trata de FCC esta questão está correta.
  • Não me leve a mal colega Paulo Henrique Coelho mas wikipedia não é fonte confiável, qualquer pessoa pode ir lá e escrever o que quiser que eles não confirmam se a informação é verdadeira ou falsa. Enfim, gostaria apenas de alertá-lo para que não estude por este tipo de fonte, prefira sites de universidades quando for pesquisar pela internet.
    a) Creio que está correto este item pois o TCP é orientado a conexão, já o UDP não, e ele fala em criar pontos extremos (circuito fechado)
    b) Um servidor NFS permite que um sistema compartilhe seus diretórios e arquivos com outros sistemas através da rede, entretanto três configurações no arquivo devem estar ok: portmap_enable="YES"; nfs_server_enable="YES";mountd_flags="-r"
    c) As referidas portas são a TCP 21 e 20. Não confundir com TFTP que utiliza porta UDP.
    d) Correto. No livro Redes de Computadores, Das LANs MANs e WANs (Soares/Lemos/Colcher) há o detalhamento deste processo.
    e) Já comentado.
  • Ao invés de CNAME o correto seria registro do tipo MX

ID
648025
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As mensagens DNS possuem um cabeçalho com tamanho fixo de

Alternativas
Comentários
  • O cabeçalho é formado por 12 bytes, dos quais 16 bits são designados a identificar a consulta. Esse identificador é copiado para a mensagem de retorno à consulta da qual ele foi originado. Assim, a partir da propagação desse identificador, vemos que é possível que o cliente combine respostas recebidas com consultas enviadas. O cabeçalho é ainda composto basicamente por mais cinco campos. São eles: Flags, que indica se uma mensagem é de consulta ou resposta e também se o servidor de nomes indicado na mensagem de resposta se trata de um servidor com autoridade ou não, dentre outras funções; e quatro campos "números de" (Perguntas, Respostas, Autoridade e Informação adicional).

    LETRA D
  • De acordo com o Professor Gabriel Torres, o DNS possui um cabeçalho de tamanho fixo (12 bytes) e uma área de dados variável subdividida em: seções de perguntas, respostas, autoridades e informações adicionais:
    Identificação 16 bits
    Parâmentro 16 bits
    Nº de perguntas 16 bits
    Nº de respostas 16 bits
    Nº de autoridades 16 bits
    Nº de informações adicionais 16 bits
    Seção de perguntas  
    Seção de respostas  
    Seção de autoridades  
    Seção de informações adicionais  

    Assim, a resposta da questão é letra "d".
  • Eis o cabeçalho:


    Mais detalhes: http://www.tcpipguide.com/free/t_DNSMessageHeaderandQuestionSectionFormat.htm

ID
651361
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O sistema responsável pela conversão de nomes de domínios em endereços IP é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • A - UDP.é um protocolo da camada de transporte, utilizando em casos que necessitam de velocidade(stream de áudio e vídeo).

    B - Proxy é um serviço de filtragem de dados em acessos Web. Convencionalmente em conjunto com um firewall.

    C - WWW (World Wide Web) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. 

    D (CORRETO) - DNS é o serviço de tradução de nomes(ex.:www.facebook.com) em IP(Ex:157.240.222.35)

    E - DHCP é o serviço que fornece endereços IP aos computadores presentes em uma dada rede. 


ID
659893
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nome de domínio que especifica a sua localização exata na hierarquia da árvore do Domain Name System - DNS. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Fully qualified domain name ou FQDN é o nome de domínio que especifica a posição do nó na hierarquia do Domain Name System (DNS). Um FQDN é estruturado da seguinte forma: "host.3rd-level-domain.2nd-level-domain.top-level-domain"

  • O número de níveis em um FQDN não é fixo. Caso nenhum domínio seja definido, o domínio default localdomain será usado.
  • Perfeito o comentário dos meninos, mas vamos ver o que são estes outros acrônimos:
    SNMP -  é o protocolo de gerenciamento e diagnóstico de rede, não orientado a conexão e que utiliza a porta 161 UDP.
    OSPF - Open Shortest Path First é o protocolo de roteamento na internet concorrente do RIP projetado especialmente para o ambiente TCP/IP para o uso no interior de uma AS.
    SDN  NÃO SEI O QUE É
    RTCP - Real Time Transport Control Protocol é o protocolo que em conjunto com o RTP torna possível grandes transmissões multicast como também provendo controle e identificação dos participantes da comunicação.

  • SDN(Software Defined Networks)

  • LETRA B

    SDN - É uma espécia de Paradigma de rede que permite criar padrões e alterar redes a partir de programação via software. Ele possibilita a experimentação de novos protocolos sem que seja necessário novos equipamentos.(mais ou menos isso)


ID
661588
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A utilização de Sistemas de Nomes de Domínios (Domain Name System) para mapear um endereço IP em um nome de domínio é chamado de DNS

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    DNS reverse, onde o seu forest.domínio.tipo.país será país.tipo.domínio.forest
    Sem o DNS reverso, o número de IP não poderá ser mapeado, e consequentemente, não será acessado.
  • reverse DNS lookup é A utilização de Sistemas de Nomes de Domínios (Domain Name System) para mapear um endereço IP em um nome de domínio
  • DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    • Examinar e atualizar seu banco de dados.
    • Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).
  • O DNS, por padrão, mapeia um nome de domínio em um endereço IP. Quando tempo o IP, mas não sabemos o nome do domínio usamos o DNS reverso., que é o que a questão fala: " mapear um endereço IP em um nome de domínio", ou seja, dado um ip, qual o domínio associado a ele?
  • Gabarito A

    Normalmente o DNS atua resolvendo o nome do domínio de um host qualquer para seu endereço IP correspondente. O DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host. Ou seja, quando temos disponível o endereço IP de um host e não sabemos o endereço do domínio(nome dado à máquina ou outro equipamento que acesse uma rede), tentamos resolver o endereço IP através do DNS reverso que procura qual nome de domínio está associado aquele endereço. Os servidores que utilizam o DNS Reverso conseguem verificar a autenticidade de endereços, verificando se o endereço IP atual corresponde ao endereço IP informado pelo servidor DNS. Isto evita que alguém utilize um domínio que não lhe pertence para enviar spam, por exemplo.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
662332
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:,
I. Se um pacote DNS for perdido, as operações podem ser repetidas sem danos, graças à utilização do protocolo TCP, que permite ao processo refazer a solicitação DNS.
II. Todos os nomes DNS têm de caber em um único pacote de comprimento mínimo, portanto, os nomes têm de ser mais curtos que 256 bytes.
III. É possível que um computador possa ter dois nomes DNS que se enquadram em diferentes domínios de nível superior, tais como, www.infraero.com


É correto o que consta APENAS

Alternativas
Comentários
  • I - Errado.

    Em regra, o DNS utiliza o protocolo UDP, que não tem características de garantir a entrega do pacote.

    .

    II - Certo.

    Comprimento mínimo do nome DNS: 2 caracteres.
    Comprimento máximo do nome DNS: 63 caracteres.
    O comprimento máximo do nome do host e o nome de domínio totalmente qualificado (FQDN) é 63 bytes por rótulo e 255 bytes por FQDN.

    https://support.microsoft.com/pt-br/help/909264/naming-conventions-in-active-directory-for-computers-domains-sites-and

    .

    III - Certo. É possível uma empresa manter dois domínios, se quiser. www.infraero.com e www.infraero.com.br, por exemplo. Um servidor interno DNS pode ser responsável por eles.

  • 2.3.4. Size limits Various objects and parameters in the DNS have size limits. They are listed below. Some could be easily changed, others are more fundamental. labels 63 octets or less names 255 octets or less TTL positive values of a signed 32 bit number. UDP messages 512 octets or less

    Fonte https://www.ietf.org/rfc/rfc1035.txt


ID
695425
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O sistema hierárquico e distribuído de gerenciamento de nomes utilizado por computadores conectados à Internet, que é utilizado para a resolução ou conversão de nomes de domínios como arpanet.com em endereços IP como 173.254.213.241, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • a) Gateway é um equipamento de rede que serve para comunicar redes distintas e com protocolos de comunicação diferentes. Pode atuar até a camada de Aplicação.
    b) Correto.
    c) Roteador é um equipamento de rede que server para comunicar redes distintas, desde que o protocolo de comunicação seja o mesmo. Alguns autores dizem que gateway e roteador é a mesma coisa, mas na verdade o gateway faz tudo o que um roteador faz e mais um pouco, ou seja, todo gateway é um roteador mas nem todo roteador é um gateway.
    d) Switch é um equipamento de rede que serve para ligar dois seguimentos de rede.
    e) HTTP é um protocolo da camada de Aplicação.
  • Resposta Letra B. O DNS serve para converter nomes em IPs e vice versa. Se não houvesse o serviço de DNS, os usuários precisariam saber o IP do servidor, como por exemplo: 173.194.118.73 ao invés de google.com
  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Diego Carvalho

    A  questão  trata  do  Protocolo  DNS  (Domain  Name  System).  Ele  tem  como  funcionalidade transformar Nomes em Endereços IP e vice-versa. Como seria muito difícil decorar o Endereço IP de cada site, nós damos um nome a este endereço, uma URL (Uniform Resource Locator). 


ID
696535
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Base de dados distribuída, organizada hierarquicamente, é uma descrição sucinta do

Alternativas
Comentários
  • Peer-to-peer é comunicação entre 2 hosts, sendo arbitrário quem é server ou client.

    DNS- apresenta uma base de dados em uma hierarquia devido à estrtura que ele oferece para traduzir ip addresses; cada seção de URL que o usuário coloca no browser é localizada em um tipo de database. www remete a um tipo, .org a outro e assim vai. Look-up segue padrão de recursividade porquanto segue name servers que contêm a informação solicitada e eles podem referir a outros nameservers abaixo deles consoante o que DNS cache deles contém.
  • NSF - Network System File é um protocolo para compartilhamento de recursos via rede que implementa funcionalidades de sistema de arquivos distribuidos.
    DHCP - é um protocolo utilizado para distribuição de endereço IP em uma rede.
    RDP - é um protocolo para conexão remota a um servidor.
  • Segundo Tanenbaum(2011,p.388),"A essência do DNS é a criação de um esquema hierárquico de atribuição de nomes baseado no domínio e de um sistema de banco de dados distribuído para implementar esse esquema de nomenclatura."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.


  • Algumas características do DNS:

    - Hierárquico;

    - Banco de Dados Distribuído;

    - Os hosts também são domínios;

    - Nomes são caminhos de árvore invertida;

    - Nome único para cada nó filhos de um pai;

    - Não existe super/sobre posição.

    Alternativa: E


ID
700222
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um domínio é o nome utilizado, após escolhido e registrado, para identificar um conjunto de computadores na Internet. No Brasil, o órgão responsável pelo registro de nomes de domínios é o(a)

Alternativas
Comentários
  • O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País. O NIC.br é considerado o braço executivo do CGI.br. Dentre suas atribuições estão:
    * o registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o <.br> , e a distribuição de números de Sistema Autônomo (ASN) e endereços IPv4 e IPv6 no País, por meio do Registro.br;

    Fonte: http://www.nic.br/sobre-nic/nicbr.htm
  • Gabarito A

    O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.

    O NIC.br, além de braço executivo do CGI.br, tem entre suas atribuições:

    o registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o <.br> , e a distribuição de números de Sistema Autônomo (ASN) e endereços IPv4 e IPv6 no País, por meio do Registro.br;

    o tratamento e resposta a incidentes de segurança em computadores envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil, atividades do CERT.br;

    projetos que apoiem ou aperfeiçoem a infraestrutura de redes no País, como a interconexão direta entre redes (IX.br) e a distribuição da Hora Legal brasileira (NTP.br). Esses projetos estão a cargo do Ceptro.br;

    a produção e divulgação de indicadores,  estatísticas e informações estratégicas sobre o desenvolvimento da Internet no Brasil, sob responsabilidade do CETIC.br;

    promover estudos e recomendar procedimentos, normas e padrões técnicos e operacionais, para a segurança das redes e serviços de Internet, bem assim para a sua crescente e adequada utilização pela sociedade;

    viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web, atividade desenvolvida pelo Ceweb.br;

    o suporte técnico e operacional ao LACNIC, Registro de Endereços da Internet para a América Latina e Caribe;

    hospedar o Escritório brasileiro do W3C, que tem como principal atribuição desenvolver padrões para Web.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
703093
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre DNS e Domínios, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A essência do DNS é a criação de um esquema hierárquico de atribuição de nomes baseado no domínio, e de um sistema de banco de dados distribuído para implementar esse esquema de nomenclatura.

II. Para a internet, o topo da hierarquia de nomes é controlado por uma organização chamada ICANN.

III. Nome de domínios não fazem distinção entre letras maiúsculas e minúsculas.

IV. Todo domínio, seja um único host, seja um domínio de nível superior, pode ter um conjunto de registros de recursos associado a ele.

Alternativas
Comentários
  • Já que estamos estudando...

    I. A essência do DNS é a criação de um esquema hierárquico de atribuição de nomes baseado no domínio, e de um sistema de banco de dados distribuído para implementar esse esquema de nomenclatura. 


    Comentário: veio substituir as listas de hosts trocadas entre os usuários de uma rede. Com o crescimento da quantidade de hosts existentes, ficou impossível mantê-los à mão e muito perigoso centralizá-los num servidor mundial só. 

    II. Para a internet, o topo da hierarquia de nomes é controlado por uma organização chamada ICANN. 

    Comentário: ICANN (http://www.icann.org),Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, é uma entidade sem fins lucrativos, subordinada ao Governo dos Estados Unidos, responsável pela alocação do espaço de endereços IPv4 e IPv6, pela atribuição de identificadores de protocolo, pela administração do sistema de nomes de domínio de primeiro nível genéricos (gTLDs) e com códigos de países (ccTLDs), assim como as funções de gerenciamento do sistema de servidores-raiz.
    No Brasil, o Comitê Gestor da Internet - CGI.br mantém grupos de trabalho e coordena diversos projetos em áreas de importância fundamental para o funcionamento e o desenvolvimento da internet no país. Para executar suas atividades, o CGI.br criou uma entidade civil, sem fins lucrativos, denominada "Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR" - NIC.br. Desde 1995, o Registro.br é o executor de algumas das atribuições do Comitê Gestor da Internet no Brasil, entre as quais as atividades de registro de nomes de domínio, a administração e a publicação do DNS para o domínio.   III. Nome de domínios não fazem distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. 
    Comentário: isso é sabido de maneira tácita. A RFC 4343 (http://tools.ietf.org/html/rfc4343) explica que foi uma convenção por limintações do ASCII e considerações de segurança e robustez. 

    IV. Todo domínio, seja um único host, seja um domínio de nível superior, pode ter um conjunto de registros de recursos associado a ele. 
    Comentário: cada domínio pode ter diversos RR (Resource Records) associados, que têm basicamente estes campos: NAME, TYPE, CLASS,  TTL, RDLENGTH (tamanho do RDATA) e RDATA Additional RR-specific data.
    O header do DNS tem a seguinte cara:  


    Fonte: http://www.tcpipguide.com/free/t_DNSMessageHeaderandQuestionSectionFormat.htm
  • Examinador preguiçoso!

    I)Segundo Tanenbaum(2011,p.384),"A essência do DNS é a criação de um esquema hierárquico de atribuição de nomes baseado no domínio e de um sistema de banco de dados distribuído para implementar esse esquema de nomenclatura."

    II)Segundo Tanenbaum(2011,p.385),"Para a internet, o topo da hierarquia de nomes é controlado por uma organização chamada ICANN(Internet Corporation for Assigned Names and Numbers)."

    III)Segundo Tanenbaum(2011,p.386),"Os nomes de domínios não fazem distinção entre letras maiúsculas e minúsculas."

    IV)Segundo Tanenbaum(2011,p.387),"Todo domínio, seja um único host, seja um domínio de nível superior, pode ter um conjunto de registros de recursos associado a ele."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • "A essência do DNS é a criação de um esquema hierárquico de atribuição de nomes baseado no domínio" - Alguém pode explicar essa frase melhor por favor.

    Para mim era atribuição de domínios a IP's, mas não de nomes baseados no domínio.

  • Rafael Freitas, veja este link, explica de uma forma simples todo o conceito:
    http://juliobattisti.com.br/artigos/windows/tcpip_p8.asp?

  • Resposta E

    Todas as respostas estão corretas, segundo o examinador.


ID
708973
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo DNS, usado para transformar nomes de máquinas em endereços de rede, é construído com base em consultas a registros de recursos (RR) que possuem um tipo, como, por exemplo:

Alternativas
Comentários
  • a) COM, ORG e BR. (São exemplos de Top Level Domain )
    b) A, NS, TXT e MX. Correto (A - endereço IPv4, NS - authoritative name server, TXT - texto simples, MX - email exchange)
    c) authoritative e non-authoritative. (Não é tipo de Resource Record, é o tipo de resposta dado por um servidor DNS; é uma flag)
    d) GLUE e RECURSIVE. (Nunca ouvi falar de GLUE para DNS)
    e) question, reply e authority. (Flags do DNS)
  • A- address record     retorna 32-bit IPv4 address. Usado para mapear hostnames, salvar subnet masks (RFC1101) etc

    MX- mail exchange record     Mapeia nome de dominio para uma lista de message transfer agents para tal domínio

    NS- name server record  Delega DNS zone para usar determinado authoritative name servers

    TXT- Text record  contém dados acerca de criptografia oportunistica (opportunistic encryption), Sender Policy Framework,DKIM,DMARC DNS-SD etc.

ID
709408
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A função de Servidor DNS no Windows Server 2008 apresenta quatro novos recursos aprimorados para oferecer novas habilidades ao serviço de Servidor DNS ou para melhorar seu desempenho; dentre eles, é INCORRETO incluir:

Alternativas
Comentários
  • A função de Servidor DNS no Windows Server 2008 apresenta quatro novos recursos aprimorados para oferecer novas habilidades ao serviço de Servidor DNS ou melhorar seu desempenho:

    • Carregamento de zona em segundo plano: Servidores DNS que hospedam zonas grandes de DNS que estão armazenadas nos Serviços de Domínio Active Directory (AD DS) respondem às consultas do cliente mais rapidamente quando são reiniciados, pois os dados da zona passam a ser carregados em segundo plano.
       
    • Suporte a IP versão 6 (IPv6): O serviço de Servidor DNS agora suporta endereços mais compridos da especificação IPv6.
       
    • Suporte a controladores de domínio somente para leitura (RODC): A função de Servidor DNS no Windows Server 2008 oferece zonas primárias somente para leitura em RODCs.
       
    • Nomes únicos globais: A zona GlobalNames oferece resolução de nomes com rótulo único para redes de grandes empresas que não implantam o Windows Internet Name Service (WINS). A zona GlobalNames é útil quando o uso de sufixos de nome DNS que oferecem uma resolução de nomes de rótulo único não for conveniente.
    Com esse comentário, a resposta a ser marcada é a letra "E".
  • Visão geral dos aprimoramentos em DNS

    A função de Servidor DNS no Windows Server 2008 apresenta quatro novos recursos aprimorados para oferecer novas habilidades ao serviço de Servidor DNS ou melhorar seu desempenho:

    • Carregamento de zona em segundo plano: Servidores DNS que hospedam zonas grandes de DNS que estão armazenadas nos Serviços de Domínio Active Directory (AD DS) respondem às consultas do cliente mais rapidamente quando são reiniciados, pois os dados da zona passam a ser carregados em segundo plano.
       
    • Suporte a IP versão 6 (IPv6): O serviço de Servidor DNS agora suporta endereços mais compridos da especificação IPv6.
       
    • Suporte a controladores de domínio somente para leitura (RODC): A função de Servidor DNS no Windows Server 2008 oferece zonas primárias somente para leitura em RODCs.
       
    • Nomes únicos globais: A zona GlobalNames oferece resolução de nomes com rótulo único para redes de grandes empresas que não implantam o Windows Internet Name Service (WINS). A zona GlobalNames é útil quando o uso de sufixos de nome DNS que oferecem uma resolução de nomes de rótulo único não for conveniente.
    Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753143%28v=ws.10%29.aspx
  • Letra E

    O Protocolo Online Certificate Status (OCSP) é um protocolo de Internet utilizado para a obtenção do status de revogação de um X.509 certificado digital. É descrito no RFC 2560 e segue os padrões da Internet. Foi criado como uma alternativa para LCR Listas de Revogação de Certificado (CRL), especificamente abordando alguns problemas associados ao uso de LCR em uma infra-estrutura de chave pública (PKI).

    A Autoridade Certificadora é responsável por emitir a LCR.


ID
713191
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um administrador de serviços WEB recebeu a atribuição de instalar um novo servidor secundário de DNS, que atenderá à resolução de nomes externos da sua empresa.
Entre outros cuidados, esse administrador deve

Alternativas

ID
723589
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Domain Name System pode ser visto como uma base de dados onde é possível consultar, entre outras coisas,

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta E.
    os servidores de e-mail responsáveis por receber as mensagens endereçadas a um certo domínio.
    Pois através do registro tipo MX identificamos para qual (quais) servidor(es) os e-mail serão encaminhados.
    Os serviços HTTP, NTP e DHCP não existem entradas específicas para eles. além do que todos eles não precisam OBRIGATORIAMENTE de uma entrada no DNS.
  • Alternativa D. MX é o tipe de registro do DNS que especifica o Servidor de e-mail. 

  • A letra 'B' também está correta, não?! No DNS é possível encontrar quais são os servidores HTTP responsáveis por um domínio. Ex.: Eu pergunto ao DNS qual é o servidor HTTP do domínio "www.google.com.br" e ele me retorna o IP ...

  • Eu acho que o erro da B está em usar o termo "servidor http".. eu acredito que o certo seria usar "servidor web". Não que eu ache errado, mas parece que a FCC tem esse preciosismo.

  • Concordo com o Bruno. A letra B também está correta. Realmente acho que nem um estagiário de TI decente fazeria tantas questões bizarras (com 2 respostas corretas, gabarito evidentemente errado, etc) como a FCC

     

     

     


ID
728170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à arquitetura TCP/IP e aos seus
principais protocolos.

O sistema de DNS caracteriza-se por um banco de dados distribuído de registros de recursos (RRs — resource records), no qual cada registro de recurso possui um campo de TTL (time to live) que indica o tempo que a entrada deve ser mantida no servidor de nomes autoritativos antes de sua exclusão.

Alternativas
Comentários
  • DNS é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico (o que significa os segmentos de URL:www;com;org;gov etc) e tem a tarefa de fazer query look-up & update entries em seu banco de dados e resolver/converter URL simples em IP addresses.
  • Discordo do colega.

    O erro da questão:  "entrada deve ser mantida no servidor de nomes autoritativos antes de sua exclusão."
    O certo seria no servidor cliente (recursivo) ou do cliente. 
    A zona possui um TTL padrão que pode ser definido em $TLL.
  • O colega Adonai Cerqueira está correto.

    O campo TTL é obrigatório e preenchido pelo servidor de nomes autoritativos para informar ao cache do resolver ou de outro servidor DNS quando este deve ser excluido
  • Colegas, cuidado com alguns comentários errados.

    Vamos por parte:
    "O sistema de DNS caracteriza-se por um banco de dados distribuído de registros de recursos (RRs — resource records)" => Está corrreta a definição do DNS.

    "
    no qual cada registro de recurso possui um campo de TTL (time to live) que indica o tempo que a entrada deve ser mantida no servidor de nomes autoritativos antes de sua exclusão." = > ERRADO, pois a entrada NÃO É EXCLUÍDA, apenas o CACHE da entrada não é mantido nos outros servidores que fizeram a consulta no servidor autoritativo.

    O valor Time-to-Live (TTL) em um registro de recurso indica um período de tempo usado por outros servidores DNS para determinar quanto tempo armazenar em cache informações de um registro antes de expirar e serem descartadas.
     

  • "TTL é o tempo de vida útil do registro de recurso; determina quando um recurso deve ser removido de um cache."
  • Time_to_live fornece uma indicação da estabilidade do registro. As informações muito estáveis são definidas com um número alto, como 86.400 (o número de segundos em 1 dia). As informações muito voláteis recebem um número baixo, como 60 (1 minuto). Tanenbaum, pág 442
  • O Ricardo esqueceu de citar a fonte, segue ela abaixo e outros comentários pertinentes a questão:

    Segundo Kurose (2010, p. 112)"TTL é o tempo de vida útil do registro de recurso; determina quando um recurso deve ser removido de um cache."

    ========================================================================================

    Concordo em parte com o Winicius, segue meus comentários abaixo.

    Segundo Tanenbaum (2011, p. 391), "[..] as entradas em cache não devem ter vida longa. Esse é o motivo para o campo Tempo_de_vida ser incluído em cada registro de recurso. Ele diz aos servidores de nomes remotos por quanto tempo manter os registros em cache. Se determinada máquina tiver tido o mesmo endereço IP por anos, pode ser seguro manter essa informação em cache por um dia. Para informações mais voláteis, pode ser mais seguro eliminar os registros após alguns segundos ou minutos"



    Possível correção da questão:

    [O sistema de DNS caracteriza-se por um banco de dados distribuído de registros de recursos (RRs — resource records), no qual cada registro de recurso possui um campo de TTL (time to live) que indica o tempo que a entrada deve ser mantida no (cache) antes de sua exclusão.]

    Conclusão: Os registros de recursos realmente são excluídos ( eliminados ) do cache, e não do servidor de nomes autoritativos como afirma a questão.

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.
    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
  • O TTL é um valor em um registro DNS que determina o número de segundos antes que alterações subsequentes no registro sejam efetuadas. 

    fonte: https://support.google.com/a/answer/48090#U

  • Nao confundir:

    DNS é Hierárquico e Distribuído. (não é centralizado)


ID
747121
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os servidores DNS (Domain Name System) contêm

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "B"

    DNS é um serviço que transforma nomes em endereços IP, exemplo.: www.yahoo.com.br é transformado no ip 123.123.123 (só um exemplo, não é o IP do yahoo).


    Um servidor DNS é um computador com uma base de dados com mapeamento das traduções de domínios de nomes para endereços IP na Internet.
  • b) o banco de dados do DNS com o mapeamento entre os nomes DNS e o respectivo número IP.-correto: O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    Examinar e atualizar seu banco de dados.
    Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).

ID
754099
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DNS (Domain Name System) possui diversos tipos de registros para armazenar as informações de forma estruturada. Os registros que são utilizados para vincular um domínio ou subdomínio a um nome em um endereço IP, e o utilizado para a criação de um alias (apelido) para um servidor, são conhecidos, respectivamente, por registros

Alternativas
Comentários
  • Um registro de nome canônico ou CNAME é o DNS equivalente a um atalho do Microsoft Windows ou a um alias do Apple Mac. Um registro CNAME é um alias do registro Endereço (A) que mapeia um endereço IP para o servidor de destino.
  • Registro CNAME

    O nome canônico ou os registros CNAME vinculam um nome alias a outro nome de domínio canônico. Por exemplo, alias.exemplo.com poderia estar vinculado a exemplo.com. Você precisará utilizar registros CNAME se quiser configurar um URL personalizado para serviços específicos do Google Apps ou um Google Site (como sites.seudominio.com).


    Registro A

    O endereço ou registros A (também conhecidos como registros do host) são os registros centrais de DNS. Esses registros vinculam um domínio a um endereço IP.


    Registro MX

    Os registros Mail Exchange (MX) direcionam e-mails aos servidores de um determinado domínio. Vários registros MX podem ser definidos para um domínio, cada um deles com uma prioridade diferente, em que o número menor indica a prioridade mais alta. Caso o e-mail não possa ser entregue usando o primeiro registro de prioridade, o segundo registro será usado e assim sucessivamente.


    Registro TXT

    Os registros de texto ou TXT podem conter textos arbitrários, mas também podem ser usados para definir textos legíveis por máquina. Os registros TXT são usados principalmente com o Google Apps para fins de confirmação de propriedade de um domínio. Além disso, você precisará usar registros TXT para implementar métodos de prevenção de abuso de e-mail, como SPFDKIM ou DMARC.


    Registro NS

    Os registros de servidor de nomes (NS) determinam quais servidores comunicam informações do DNS para um domínio. Geralmente, um domínio possui registros de servidor de nomes principais e secundários. Se você usa o Google Apps, poderá configurar os registros NS junto a seu registrador ou serviço de hospedagem de domínios de modo que apontem para os servidores do Google para consultas do DNS.
    (Fonte: http://support.google.com/a/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=48090)

  • Existem diversos tipos diferentes de registros DNS disponíveis, no entanto, abaixo serão mostrados apenas os que significam os mais comuns de serem encontrados durante o gerenciamento de um domínio:
    • A- O A, também conhecido por hostname, é o registro central de um DNS, ele vincula um domínio ou subdomínio a um endereço IP direto.
    • AAAA- Executa a mesma função de A, porém, para um endereço IPv6.
    • NS- Name Server (Servidor de Domínio), especifica servidores DNS para o domínio ou subdomínio. Pelo menos, dois registros NS devem ser definidos para cada domínio. Geralmente, um principal e outro secundário.
    • CNAME- Significa Canonical NAME. Especifica um apelido (alias) para o hostname (A). É uma forma de redirecionamento.
    • MX- Sigla para Mail eXchanger. Aponta o servidor de e-mails. Pode-se especificar mais de um endereço, formando-se assim uma lista em ordem de prioridade para que haja alternativas no caso de algum e-mail não puder ser entregue.
    • PTR- PoinTeR, aponta o domínio reverso a partir de um endereço IP.
    • SOA- Start Of Authority. Indica o responsável por respostas autoritárias a um domínio, ou seja, o responsável pelo domínio. Também indica outras informações úteis como número serial da zona, replicação, etc.
    • TXT- Refere-se a TeXT, o qual permite incluir um texto curto em um hostname. Técnica usada para implementar o SPF.
    • SPF - Sender Policy Framework, é uma tentativa de controle de falsos e-mails. Permite ao administrador de um domínio definir os endereços das máquinas autorizadas a enviar mensagens neste domínio.
    • SRV - Abreviação de SeRVice, permite definir localização de serviços disponíveis em um domínio, inclusive seus protocolos e portas.

    Alternativa: C


ID
774247
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Toda interface de rede ligada a uma rede TCP/IP é identificada por um endereço IP formado por 32 bits. Um nome pode ser atribuído a qualquer dispositivo que possua um endereço IP. O DNS ou Domain Name Service foi desenvolvido para oferecer uma alternativa à resolução de nomes através do arquivo hosts.txt que pudesse garantir seu funcionamento eficiente mesmo em face do crescimento explosivo por que vem passando a Internet, permitindo que informações sobre computadores novos sejam rapidamente disseminadas conforme a necessidade. Assinale a alternativa incorreta sobre os conceitos relacionados ao DNS.

Alternativas
Comentários
  • hosts.txt que arquivo é esse, no sistemas windows e linux chama-se "hosts", a questão é passível de recurso e inclusive de anulação (minha opinião).

  • Qual o erro da letra B?

  • Questão completamente mal elaborada. A RFC 952, faz referência ao arquivo hosts.txt, porém, sabemos perfeitamente que na prática, nos sistemas operacionais FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, Linux, MacOS, Solaris e Windows, este arquivo tem nome "hosts" e encontra-se no "/etc/hosts", onde este arquivo não tem EXTENSÃO.

    A questão B está "PARCIALMENTE" errada, pois se considerar um servidor em "laboratório", ou um servidor "caseiro", onde não se faz necessário a publicação deste domínio na internet, e sem a necessidade de replicação do domínio, aí neste caso não se faz necessário a configuração de um servidor SLAVE (secundário, escravo), bastando apenas a configuração do servidor MASTER (servidor, principal). Neste cenário, a letra B está errada.

    Porém, quando se trata de configurar um domínio para publicação na internet, É IMPOSSÍVEL publicar um domínio apenas como MASTER sem o seu respectivo SLAVE, fazendo-se assim A EXIGÊNCIA da configuração MÍNIMA QUE SERIA A CONFIGURAÇÃO DE UM SERVIDOR PRIMÁRIO E UM SECUNDÁRIO. Neste cenário, a letra B está absolutamente correta.

    Ou seja, percebam que a questão não deixa claro em qual cenário se está usando o BIND, logo poderia SIM SER ANULADA ESTÁ QUESTÃO.

  • Questão mal elaborada. Nenhuma alternativa está errada. Sempre vai se usar um servidor DNS secundário num ambiente corporativo. Por isso prefiro as provas da CengranRio !

  • Também achei uma malandragem a questão, principalmente a alternativa B, mas pesquisando encontrei o seguinte.

    Segundo Ferreira(2008,p.441-442),"Existem três configurações básicas de servidor de nomes:

    -Somente cache;

    -Servidor mestre;

    -Servidor escravo."

    **Acho que quem elaborou a questão estava querendo isso, mas mesmo assim a questão não ia ficar errada, porque dentro do contexto do autor que eu mencionei, as configurações de servidor mestre e escravo também são configurações comuns(básicas). Só estaria errada se viesse assim "As configurações mais comuns do BIND são APENAS servidores primários e servidores secundários." Acho que era assim que o camarada quis passar....

    Bibliografia:

    LIVRO LINUX-GUIA DO ADMINISTRADOR DO SISTEMA-RUBEM E. FERREIRA


ID
779302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de arquitetura, protocolos e serviços de redes de
comunicação, julgue os itens subsequentes.

DNS (domain name system) é um serviço de rede capaz de armazenar registros de recursos, os quais mantêm as associações entre um endereço IP e o nome de um computador.

Alternativas
Comentários
  • Um registro de recurso é uma tupla de cinto campos.

    1 - Domain_name
    2 - Time_to_life
    3 - Type
    4 - Class
    5 - Value.

    Tecnicamente falando, quando um resolvedor passa um nome de domínio para o DNS, o que ele obtém são os registros de recursos associados ao nome em questão. Portanto, a verdadeira função do DNS é mapear nomes de domínio em registros de recurso.

    Fonte: Redes de Computadores, Andrew S. Tanenbaum, terceira edição, página 712.
  • Desde quando nome de domínio é a mesma coisa que nome de computador?
    Alguém poderia dar uma ajudinha...
    Vlw!
  • vou te falar que eu acertei a questão, mas "nome de um computador" foi forçado

  • "Nome de computador"....

    Quase respondo ERRADA so por causa dessa palavra.Jurava que era nome de dominio, mas enfim

  • pessoal, nome de computador aqui nesta questão é só uma tradução de hostname, e neste caso a questão fica certinha. Já que um servidor DNS tanto pode mapear nomes de domínios quanto hostnames.
  • Gabarito Certo

    Moleza !!!

    O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode digitar www.baixaki.com.br na barra de endereços do seu navegador para acessar o Baixaki, e não um monte de números e pontos.

    Existem duas formas de acessar uma página na internet: pelo nome de domínio ou pelo endereço IP dos servidores nos quais ela está hospedada. Para que você não precise digitar a sequência de números no navegador sempre que quiser visitar um site, o DNS faz o trabalho pesado de traduzir as palavras que compõem a URL para o endereço IP do servidor.

    Cada servidor possui um endereço IP único, logo, cada domínio leva a um IP específico. Por isso, não é possível ter dois sites diferentes com URLs iguais. Do contrário, diversos endereços diferentes poderiam encaminhar você para o mesmo site.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
788629
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O principal serviço do DNS é traduzir nomes de hospedeiros para endereços IP.
Além desse serviço, o DNS provê outros como, por exemplo, o(a)

Alternativas

ID
801451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à instalação e ao suporte dos protocolos DHCP, DNS,
NIS, CIFS e SMTP, julgue os próximos itens.

O sistema DNS baseia-se na premissa de que as associações de nomes para endereços são relativamente estáveis e não são alteradas com frequência; porém, um sítio que usa DHCP para atribuir endereços IP de modo dinâmico, enquanto as máquinas são inicializadas e se conectam à rede, pode quebrar essa regra constantemente.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa, mas deixa brecha por que no servidor DHCP posso ter endereços reservas, excluido do escopo.

    ats.
  • correto- Handshake do DHCP consiste em um host solicitar um IP address para um DHCP server, o qual retira um IP adrs disponível de um pool de endereços não atribuídos a nenhum outro host. Assim, o host obtém um novo IP address único naquela LAN.
  • DNS dinamico = DDNS.

    DHCP = Dynamic Host Configuration Protocol

ID
805585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos serviços de rede, às características do protocolo de transporte e às suas funções básicas, julgue o  item  que se segue.

Um servidor DNS do tipo autoritativo gera respostas finais que informam o endereço IP e os responsáveis por determinado domínio.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opiniao, ha dois erros:

    Um servidor DNS do tipo autoritativo gera respostas finais -- nao eh ele que gera respostas finais, mas um DNS local, conforme afirma[1]:  "Quando um hospedeiro faz uma consulta ao DNS, ela é enviada ao servidor DNS local, que age como proxy e a retransmite para a hierarquia do servidor DNS".

    que informam o endereço IP e os responsáveis por determinado domínio -- A consulta o usuario ja envio, Ex.: www.algo.com.br; o q ele precisa agora e' apenas o dominio em si, nao os responsaveis por ele.

    Fonte: Kurose


ID
810988
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA, relativa a classes de servidores de DNS da Internet.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Devido ao tamanho da Internet, armazenar todos os pares domínio - endereço IP em um único servidor DNS seria inviável por questões de escalabilidade, que incluem:

    Disponibilidade: se o único servidor de DNS falhasse, o serviço se tornaria indisponível para o mundo inteiro; Volume de tráfego: o servidor deveria tratar os pedidos DNS do planeta inteiro; Distância: grande parte dos usuários estaria muito distante do servidor, onde quer que ele fosse instalado, gerando grandes atrasos para resolver pedidos DNS; Manutenção do banco de dados: o banco de dados deveria armazenar uma quantidade de dados enorme e teria que ser atualizado com uma frequência muito alta (assim que um novo domínio fosse associado a um endereço IP).

    A solução encontrada foi usar uma base de dados distribuída e hierárquica. Os servidores DNS se dividem nas seguintes categorias:

    Servidores-raiz; Servidores de domínio de topo; Servidores com autoridade.





    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
811732
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA, que apresenta os protocolos da camada de aplicação e de transporte que são necessários para um cliente HTTP que queira obter um documento WEB em um dado URL. Inicialmente, o endereço IP do servidor HTTP é desconhecido.

Alternativas

ID
811744
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos tipos de registros de recursos do Serviço de Resolução de Nomes (DNS) para o IPv4 é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • PTR – PoinTeR, aponta o domínio reverso a partir de um endereço IP.

     

    Fonte: https://codigosimples.net/2017/08/14/conheca-os-tipos-de-registros-aaaa-ns-cname-mx-ptr-soa-txt-srv-e-spf-em-um-dns/


ID
814183
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo DNS (Domain Name Service) da camada de aplicação tem como objetivo permitir:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro de Comer

    O protocolo DNS (Domain Name Service): O sistema automatizado usado para traduzir nomes de computador em endereços IP equivalentes. Um servidor DNS responde a uma questão examinando o nome e retornando o endereço.


    Letra d


ID
828073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere que um administrador de rede tendo disponibilizado um servidor de correio eletrônico com o nome mail.empresa.com.br associado a determinado endereço IP. Considere, ainda, que o administrador tendo configurado o recurso de resolução reversa de endereçamento IP, visto que outros servidores de correio eletrônico podem recusar a entrega das mensagens de e-mail, devido a falta desse recurso. O registro de recurso no servidor DNS que faz corretamente a resolução reversa do endereço IP é o

Alternativas
Comentários
  • A questão dá voltas sobre correio eletrônico, induzindo a quem tem mais pressa marcar o MX. Porém, trata-se de uma resolução de endereço, DNS reverso, feito pelo ponteiro (PTR).
  • PTR.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.388),"PTR é um tipo de dados comum do DNS, cuja interpretação depende do contexto do qual se encontra. Na prática, essa entrada é quase sempre usada para associar um nome a um endereço IP, a fim de permitir pesquisas de endereços IP e retornar o nome da máquina correspondente. Essas pesquisas são chamadas pesquisas inversas."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.