SóProvas


ID
1306471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a testes de sistemas de software, julgue o item a seguir.


Embora o JUnit apresente limitações, como a de não apoiar a aplicação de um critério de teste, esse framework pode ser utilizado ainda que estejam disponíveis apenas o bytecode e a especificação do programa.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Seria o Findbugs para trabalhar sobre os bytcodes

  • questão possivelmente retirada deste trabalho acadêmico da UFRGS.

    www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/25520/000751158.pdf

    De acordo com essa fonte, resposta-gabarito: CERTO.

  • Talvez o JUnit não seja capaz de contribuir para a definição de critérios de teste, mas daí, "apoiar a aplicação de um critério" já definido, aí já é outra discussão...


    Bem, me ajudem aí...

  • Questão com a cara do CESPE

  • Limitações do JUnit: Acesso aos dados de métodos sob teste Métodos private e variáveis locais não podem ser testadas com JUnit Dados devem ser pelo menos package-private (friendly) Possíveis soluções com alteração do design argonavis.com.br Isolar em métodos private apenas código inquebrável Transformar métodos private em package-private Desvantagem: redução do encapsulamento Classes de teste devem estar no mesmo pacote que as classes testadas para que JUnit tenha acesso a elas Solução usando extensão do JUnit (open-source) JUnitX: usa reflection para ter acesso a dados private.

    http://www.extreme-java.de/junitx/index.html 29

    tentando saber onde esse "DEMÕNHO" achou essa afirmação que JUnit "não apoia a aplicação de um critério de teste"

  • Questão para se deixar em branco.

  • A questão versa sobre o JUnit, framework de código-aberto escrito na linguagem JAVA que auxilia desenvolvedores a escrever, documentar e automatizar a execução de testes de unidade. Atualmente, o framework está em sua versão 5 [1].

    Conforme (GURU 99, 2021), vale lembrar que Teste de Unidade é uma categoria de teste software, na qual unidades ou componentes individuais de um software são testados DURANTE O DESENVOLVIMENTO. O seu objetivo é VALIDAR se cada unidade do código funciona conforme o esperado. Uma unidade pode se referir a uma função, método, procedimento, módulo ou um objeto individual [2].

    Dito isso, vamos à análise da questão. De acordo com Delamaro, Maldonado e Jino (2007), o principal problema do JUnit reside no fato de que ele não fornece informação a respeito da cobertura obtida pelos casos de teste e não apoia a aplicação de um critério de teste

    Por outro lado, conforme supramencionados autores, o JUnit pode ser utilizado ainda que somente o bytecode e a especificação do programa estejam disponíveis [3].

    Logo, questão CORRETA.


    Referências:

    [1] JUnit. About JUnit. Disponível em: site oficial do framework JUnit. Acesso em: 7/6/2021.

    [2] GURU 99. Unit Testing Tutorial: What is Types, Tools & Test Example. Disponível em: site do GURU 99. Acesso em: 7/6/2021.

    [3] DELAMARO, Márcio Eduardo; MALDONADO, José Carlos; JINO, Mário. Introdução ao teste de software. Editora Elsevier, 2007.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • nível da questão = missão impossível

    olhando o gabarito do professor eu penso...tinha esse livro na referência bibliográfica nos anexos do edital? ah, esqueci, a CESPE não coloca referência bibliográfica!

    Por que as bancas não seguem o exemplo da ESFCeX ein? Não há problema em cobrar uma questão de um livro aleatório, desde que ele esteja listado em EDITAL!

    Às vezes eu acho que os únicos concursos de TI que não são loteria no Brasil são os militares...