SóProvas


ID
1306510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere a práticas ágeis, julgue o item. 


A integração contínua constitui um dos pilares das práticas ágeis: a constante integração das respectivas partes deve ocorrer diariamente e ser realizada concomitantemente à atividade de programação em pares.

Alternativas
Comentários
  • ah blz, peguei o erro.. não precisa ser concomitantemente à programação pareada

  • A integração contínua é utilizada em eXtreme Programming (XP) que, por sua vez, possui como uma de suas características a programação em pares. No entanto, esse conceito de programação em pares não é condição para haja integração contínua.

    Vale ressaltar que em XP Only "one pair integrates code at a time" (http://www.extremeprogramming.org/rules.html)


  • “Integração Contínua é uma pratica de desenvolvimento de software onde os membros de um time integram seu trabalho frequentemente, geralmente cada pessoa integra pelo menos diariamente – podendo haver multiplas integrações por dia. Cada integração é verificada por um build automatizado (incluindo testes) para detectar erros de integração o mais rápido possível. Muitos times acham que essa abordagem leva a uma significante redução nos problemas de integração e permite que um time desenvolva software coeso mais rapidamente.” Martin Fowler

     

    fonte: http://blog.caelum.com.br/integracao-continua/

  • Diariamente, não é obrigatório ser diariamente.

  • Lembrando que a Integração Contínua prescreve sugestões práticas, não obrigações!

    Não há que se falar em concomitância ao desenvolvimento em pares na integração contínua.

    Adelante guerreiros!

  • A questão cobra conhecimento sobre as práticas ágeis de desenvolvimento de software, mais especificamente sobre a integração contínua.

    Primeiramente, é importante ter em mente que as práticas ágeis são selecionadas para se atingir determinado propósito, almejando o desenvolvimento de software mais eficaz. A Programação em Par, por exemplo, tem o propósito de comunicar, obter feedback, simplificar o sistema, capturar erros etc. Nesse sentido, aplicar uma prática é uma escolha que deve estar alinhada ao contexto e ao propósito. Diante disso, qualquer instrução sobre a aplicação das práticas é uma recomendação, não um dever.   Isso posto, vejamos o conceito de integração contínua e o seu momento de execução.  

    Em um contexto onde diversas equipes trabalham no desenvolvimento do mesmo sistema, a prática de Integração Contínua é recomendada. Ela “consiste em integrar o trabalho diversas vezes ao dia, assegurando que a base de código permaneça consistente ao final de cada integração. Quando um desenvolvedor integra várias vezes ao dia, eventuais erros de integração são detectados mais rapidamente, pois obtém-se feedback sobre o que está sendo integrado várias vezes ao dia. Feedback rápido e menos código produzido significam a possibilidade de solucionar problemas de integração com maior rapidez" [1].

    Nesse contexto de múltiplas equipes, os pares precisam, primeiramente, “assegurar que o projeto compila e que todos os testes automatizados executam com sucesso" [1]. Posteriormente, eles precisam conquistar a sua vez de integrar (seja de forma síncrona ou assíncrona) para então prosseguir com procedimentos de integração.  

    Assim, podemos concluir que: não há “dever" de integração diária, apesar de ser algo fortemente recomendado pela prática, e a integração não ocorre de forma concomitante com à programação.



    Gabarito da professora: ERRADO.



    Referência:

    [1] Vinícius Manhães Teles. Extreme Programming (XP). Práticas - Integração Contínua. 2006. Disponível no site desenvolvimento ágil.