SóProvas


ID
1306516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere a práticas ágeis, julgue o item. 


Por não existir relação direta entre as práticas ágeis de integração contínua e de entrega contínua, pode-se garantir a agilidade do processo pela realização de tais atividades em paralelo, ainda que relacionadas à mesma versão.

Alternativas
Comentários
  • "Por não existir relação direta entre as práticas ágeis de integração contínua e de entrega contínua": ao meu ver, a afirmação já começa apresentando uma contradição.

    "pode-se garantir a agilidade do processo pela realização de tais atividades em paralelo, ainda que relacionadas à mesma versão": pela minha ótica, impossível.

  • Integração Contínua (Continuous integration)  As metodologias ágeis de desenvolvimento permitiram entregas rápidas com pequenas e frequentes modificações nos códigos, em vez de versões criadas em períodos longos de tempo com grandes alterações. Com essa otimização, logo o trabalho em paralelo dos membros da equipe de desenvolvimento tornou-se possível. Como as entregas são rápidas, um programador pode atuar em uma parte do código enquanto os demais em outras e assim o desenvolvimento é mais ágil. Integração Contínua é um processo essencial dessas metodologias ágeis que permite a integração do trabalho dos membros de uma equipe o mais rápido possível com a execução de builds e testes automatizados do código.  Entrega Contínua (Continuous Delivery) A Entrega Contínua é um conjunto de práticas com o objetivo de garantir que um novo código esteja apto para ser disponibilizado em ambiente de produção. No entanto, o deploy em ambiente de produção não é automático, sendo é uma decisão de negócio a ser aprovada previamente.  Implantação Contínua (Continuous Deploy) Esta prática é o próximo passo da Entrega contínua. Assim que o programador julga pronto seu código e aciona a solicitação para deploy, são realizadas todas validações previstas nas metodologias anteriores e, se não houverem falhas, o novo código é disponibilizado automaticamente em ambiente de produção.
  • A questão cobra conhecimento sobre as práticas ágeis de desenvolvimento de software, mais especificamente sobre a integração contínua e a entrega contínua.

    A integração contínua  “consiste em integrar o trabalho diversas vezes ao dia, assegurando que a base de código permaneça consistente ao final de cada integração. Quando um desenvolvedor integra várias vezes ao dia, eventuais erros de integração são detectados mais rapidamente, pois obtém-se feedback sobre o que está sendo integrado várias vezes ao dia. Feedback rápido e menos código produzido significam a possibilidade de solucionar problemas de integração com maior rapidez" [1].

    Já a entrega contínua é um dos princípios de agilidade que objetiva a “entrega de software em funcionamento frequentemente, de algumas semanas para alguns meses, dando preferência a intervalos mais curtos" [2].

    Conforme Pressman, um ciclo básico de entrega, aplicado na metodologia ágil Extreme Programming (XP), é representado pela imagem abaixo.



    Fonte: [2]


    Assim, é possível perceber que a integração contínua e a entrega contínua de uma nova versão do software são práticas fortemente interligadas – antes de entregar um incremento de software é preciso fazer a integração dele. Ressalta-se que quanto mais essas práticas forem automatizadas, mais temos a percepção de concomitância de execução delas.


    Gabarito da professora: ERRADO.



    Referências:

    [1] Vinícius Manhães Teles. Extreme Programming (XP). Práticas - Integração Contínua. 2006. Disponível no site desenvolvimento ágil.

    [2] Engenharia de software: uma abordagem profissional, Roger S. Pressman; tradução Ariovaldo Griesi ; revisão técnica Reginaldo Arakaki, Julio Arakaki, Renato Manzan de Andrade. – 7. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : AMGH, 2011.