- 
                                O ensaio de penetração dinâmica, mais conhecido como SPT (Stand Penetration Test), não utiliza amostrador Shelby. Deve-se ressaltar que a questão está errada por trazer o ensaio de SPT, já que as definições do amostrador Shelby estão corretas. 
- 
                                E, com o ensaio de penetração dinâmica, o SPT, não se retira amostras indeformadas, dado seu processo de execução. 
- 
                                A sondagem, para a coleta de amostra indeformada do tipo Shelby, é realizada com o equipamento de sondagem à percussão, de simples reconhecimento. Utilizando tubo de revestimento de, no máximo, 6” de diâmetro, com avanço, por lavagem, até que se tenha atingido a camada argilosa, e a cota em que vai ser realizada a amostragem. Limpa-se o fundo do furo, com trado helicoidal ou lavagem, para garantir a qualidade da amostra. 
- 
                                a norma 13 208 não fala nada de shelby 
- 
                                A afirmativa está correta, exceto pela ausência do tipo de solo.
 Para solos muito resistentes, amostrador DENISON.
 Para argilas, amostrador SHELBY ou de PAREDE FINA ou de PAREDE FINA COM PISTÃO.
 
- 
                                A sondagem, para a coleta de amostra indeformada do tipo Shelby, é realizada com o equipamento de sondagem à percussão, de simples reconhecimento. Utilizando tubo de revestimento de, no máximo, 6” de diâmetro, com avanço, por lavagem, até que se tenha atingido a camada argilosa, e a cota em que vai ser realizada a amostragem. Limpa-se o fundo do furo, com trado helicoidal ou lavagem, para garantir a qualidade da amostra. A qualidade da amostra indeformada coletada, está diretamente relacionada ao diâmetro do amostrador, normalmente de 3” ou 4” polegadas, bem como a operação de coleta, da manipulação da amostra após a coleta, do transporte e do armazenamento da amostra. 
- 
                                Acredito que o erro esteja na forma como penetra o tubo. Ele não deve ser dinâmico (percussão) e sim uma velocidade constante que "empurra" o tubo.   https://www.youtube.com/watch?v=6HWi6iZKciU 
- 
                                  SONDAGENS COM AMOSTRADORES DE PAREDE FINA ( TIPO SHELBY):   - Os amostradores de parede fina, do tipo Shelby, são utilizados para retirada de amostras indeformadas e são utilizados para solos de baixa densidade, acima ou abaixo do nível da água.    - A situação ideal para o uso desse equipamento é a cravação por macaco hidráulico ou talha manual ou elétrica, que proporcionam movimentos contínuos e rápidos, já que a penetração dinâmica ou cravação por golpes poderia abalar a estrutura do solo e comprometer a qualidade da amostra indeformada.   
- 
                                EU ACHO QUE O PROBLEMA ESTÁ NA PARTE DOS "ENSAIOS DE LABORATÓRIO",POIS É UM SONDAGEM DE SIMPLES RECONHECIMENTO, TÁTIL VISUAL. 
- 
                                ERRADO   coleta de amostras indeformadas por amostrador de paredes finas, o tipo shelby é o mais usado. 
- 
                                Shelby é cravado de forma estática.   Fonte: http://www.damascopenna.com.br/GridPortfolio/shelby/   OBS: NBR 9820:1997 - "Não é permitido o uso de percussão para a cravação do amostrador (para amostras indeformadas)" Portanto, não é um tipo de amostrador do SPT.   
- 
                                Estabilidade de encostas (NBR 11682/09)   6.3.3 Tipos   
 As amostras deformadas são aquelas que admitem a destruição total ou parcial da estrutura original do terreno. São obtidas por coleta simples com pá ou picareta, em sondagens a trado ou em sondagens à percussão, e podem servir apenas para caracterização física dos solos.
   
 As amostras indeformadas são aquelas que procuram preservar a estrutura intergranular e a umidade original do terreno. São coletadas em blocos, anéis biselados ou com amestradores especiais tipo Shelby, Denison ou outros. Cuidados especiais devem ser tomados para evitar a violação da embalagem.
 
- 
                                Galera, o shelby é sim usado para coleta de amostras indeformadas. O problema na questao está em dizer que no ensaio de penetraçao DINAMICA, ou seja, SPT, é utilizado esse amostrador quando na vdd utiliza-se o amostrado PADRAO para retirada de amostras DEFORMADAS 
- 
                                NO ENSAIO SPT É UTILIZADO O AMOSTRADOR PADRÃO (TIPO REYNOLD). SHELBY É PARA COLETAR AMOSTRAS INDEFORMADAS. 
- 
                                No ensaio de penetração estática, emprega-se um amostrador especial com tubo de parede fina, conhecido como Shelby, para a retirada de amostras indeformadas, que são necessárias aos ensaios de laboratório.   Ano: 2011 Banca: Marinha Órgão: Quadro Complementar Prova: Marinha - 2011 - Quadro Complementar - Segundo-Tenente - Engenharia Civil   Amostragens indeformadas podem ser obtidas com o uso de amostradores de latão ou alumínio, de parede fina, denominados "Shelby". (certo) 
- 
                                Tipos de amostradores   Shelby (amostrador de parede fina): tipo de amostrador tubular, geralmente de alumínio, utilizado para se coletar amostras indeformadas do solo; indicado para argilas. A cravação é feita de forma estática. Amostrador de pistão: êmbolo ou pistão que corre dentro do tubo de parede fina. Melhora bastante as condições de amostragem em argilas muito moles. Amostrador tipo Osterberg: Amostrador de pistão estacionário onde a amostragem é feita por um tubo interno cravado por pressão hidráulica enquanto o pistão mantém-se fixo. Particularmente indicado para argilas orgânicas moles, siltes argilosos e areias. Amostrador Denison: acionado por uma sonda rotativa. Terceiro tubo interno que recebe amostra cortada por coros de vídia solidária ao tubo externo. Indicado na amostragem de solos resistentes, os quais não é possível a cravação.   @serei.engauditora